5 Sinais Que Indicam a Hora de Investir no Chat Online

Seja capaz de identificar a hora certa de instalar o chat online em seu ecommerce

Fazer com que o atendimento ao cliente seja um diferencial competitivo de seu ecommerce é uma excelente forma de sair à frente de seus concorrentes e destacar-se em seu nicho de mercado. Pensando nisso, talvez seja a hora de investir no chat online em seu ecommerce, buscando oferecer o melhor canal de atendimento no âmbito digital.

Se estiver pensando em investir em um chat online, escolha uma plataforma profissional que oferece recursos projetados para ajudá-lo a conquistar clientes, como o JivoChat.

Por quê investir no chat online?

Você deve estar se perguntando o que realmente faz com que o chat online se destaque entre os demais canais de atendimento ao cliente, como o e-mail, telefone, redes sociais, etc. A melhor forma de apresentar os diferenciais competitivos que o chat traz para seu negócio é analisando algumas pesquisas e estatísticas que comprovam seu potencial.

Para isso, podemos referenciar o infográfico da Invesp sobre as principais tendências e dados a respeito do chat online. Ele aponta que 73% dos consumidores online afirmam que o chat online é a forma mais satisfatória de se comunicar com uma empresa.

Além disso, o mesmo estudo indica que 42% dos clientes são mais propensos à informar dados para contato através deste canal, e 44% dos consumidores concordam que ser capaz de conversar com um atendente em tempo real durante uma compra online é um dos recursos mais importantes que um ecommerce pode oferecer.

Levando estes dados em consideração, observe os principais sinais que podem ajudá-lo a determinar se está na hora de investir no chat online em seu ecommerce.

1. Você precisa aumentar sua taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das principais métricas que você deve acompanhar em seu ecommerce. Seu cálculo leva como base o número de visitantes em sua página em determinado período de tempo (mensal, por exemplo), assim como quantos destes de fato finalizaram alguma compra.

Se a sua loja recebe visitas, mas não é capaz de converter, investir no atendimento online pode ser a solução. É importante levar em consideração que as dúvidas que surgem durante a jornada do cliente são o principal motivo por trás dos carrinhos abandonados e vendas perdidas na página de checkout.

Tendo em vista que o chat online é uma plataforma presente diretamente na página de seu ecommerce, ele apresenta o maior potencial de conversão entre os demais canais de atendimento. Sempre que necessário, seus clientes poderão contar com sua equipe para ter suas dúvidas sanadas imediatamente, em tempo real.

Leia também: Como um chat online faz vender mais

2. Sua loja virtual precisa reter mais visitantes

As melhores plataformas de chat online oferecem um dos melhores recursos disponíveis no mercado para aumentar suas chances de retenção. Estamos falando dos convites proativos, mensagens customizáveis enviadas automaticamente ao cliente enquanto navegam por suas páginas.

Este recurso faz uso dos chatbots, juntamente com o monitoramento de visitantes, para identificar onde cada cliente se encontra em sua loja virtual e abrindo a janela de chat com mensagens que se encaixem melhor para cada situação.

Considerando a possibilidade de personalização, estas mensagens podem variar desde um simples “Olá, posso ajudá-lo?” até recomendações de produtos, alertas sobre promoções ou mesmo para entregar cupons de desconto aos seus visitantes.

Inclusive, os convites proativos têm um grande impacto nas vendas quando utilizado na página de produto do seu ecommerce.

3. Seu ecommerce não oferece suporte ao consumidor mobile

O uso de smartphones e tablets para navegar pela Internet vem aumentando significativamente a cada ano. Isso significa que uma grande parcela de visitantes acessando seu ecommerce estão utilizando dispositivos móveis.

Para embasar este dado, podemos avaliar uma pesquisa do Mundo do Marketing, apontando que, no ano de 2018, mais de 40% das vendas em ecommerces de móveis e multicategorias ocorreram pelo mobile.

Estar pronto para oferecer o melhor atendimento possível ao consumidor mobile é forte diferencial competitivo de qualquer ecommerce, independente de seu nicho e, considerando a popularidade dos aplicativos mensageiros, não é difícil entender o porquê do chat online ser o canal preferido nos dispositivos móveis.

Mas isso não é tudo, plataformas de atendimento omnichannel oferecem também ferramentas de Callback juntamente ao chat. Este recurso permite que o visitante informe seu número de telefone e solicite uma ligação de sua equipe. Isso ajuda a evitar tempos de espera na linha aguardando pela disponibilidade dos atendentes, impactando diretamente a satisfação dos clientes.

Hora de Investir no Chat Online Consumidor Mobile

4. Você precisa capturar leads de forma segmentada

Diferente de canais como as redes sociais e o e-mail, o chat online permite que seus representantes conversem com visitantes em tempo real, diretamente de dentro do site. Aproveite essa oportunidade para conhecer melhor quem é seu público alvo e levar em consideração as preferências e interesses de cada lead ao adicioná-los à sua base.

Trabalhar com uma base de clientes segmentada aumenta significativamente o desempenho e resultados de suas campanhas de marketing digital, como disparos de e-mail marketing, por exemplo. Isso porque você estará sempre levando conteúdo relevante para cada perfil de cliente em seu ecommerce.

5. Seus clientes estão insatisfeitos com o atendimento

O tempo de resposta é um dos fatores com maior impacto na satisfação dos clientes em relação ao atendimento. O consumidor online sabe que pode facilmente encontrar alternativas em concorrentes com apenas alguns cliques, por isso, ser capaz de responder as dúvidas de seus visitantes no menor tempo possível pode ser a diferença entre uma venda e uma oportunidade perdida.

De acordo com uma pesquisa da Econsultancy, 79% dos clientes apontam a velocidade do atendimento como o maior benefício e principal motivo da popularidade do chat online.

Além disso, este canal permite que um único agente possa atender, em média, até 4 visitantes ao mesmo tempo, tendo um grande impacto na eficiência de sua equipe.

Esta na hora de investir no chat online!

Se você pôde identificar seu ecommerce em algum dos sinais apontados em nosso conteúdo, está na hora de investir em uma plataforma de chat online e aumentar suas chances de conversão e retenção de clientes, além de poder abordar visitantes na loja em tempo real, através dos convites proativos.

Para isso, recomendamos que observe como escolher o melhor chat online para seu ecommerce, levando em consideração suas necessidades. Além disso, você também pode instalar o JivoChat em seu ecommerce agora mesmo, gratuitamente para até 5 agentes e comprovar como este canal te ajuda a transformar visitantes em clientes!

2019/03/ 8

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