Como Um Chat Online Faz Vender Mais

Veja estes números que comprovam que um chat online te faz vender mais.

Cada decisão em um negócio pode ser a diferença entre alavancar suas vendas ou gastar tempo e esforço em algo que não dá retorno. Por isso, as decisões devem ser tomadas com cautela e com bastante estudo. Por isso, mostramos nos parágrafos seguintes como um chat online faz seu negócio fechar mais vendas, através de porcentagens e números que comprovam nossa afirmação. Confira abaixo!

Mas lembre-se, para que consiga atingir os melhores resultados com essa estratégia, é importante oferecer um chat que disponibiliza recursos projetados para ajudá-lo a converter e vender mais. Confira os diferenciais do JivoChat e aproveite nossas dicas sobre como impulsionar vendas.

Só de ter o chat online sua chance de fechar negócio aumenta

Pode parecer estranho, mas só em ter o chat online no seu site, sua chance de vender aumenta, sem nem mesmo precisar que faça algum atendimento. Essa informação foi dada pela Furst Person e revelou que que 77% dos consumidores online não irão comprar no seu site se ele não tiver um chat online disponível.

Vendas

Isso significa que sua loja virtual já é levada com mais seriedade simplesmente por ser receptiva com seus visitantes e clientes. Esse dado está diretamente ligado ao fato de que 77% dos consumidores americanos também acreditam que a valorização do seu tempo é a ação mais importante que um negócio pode tomar para oferecer um bom serviço online de atendimento ao consumidor.

O chat online preenche todas as lacunas de atendimento

A principal vantagem do chat online para sua vendas é que ele preenche qualquer lacuna que existe no seu atendimento online. Por exemplo, o email é uma forma de comunicação confiável, mas normalmente leva um tempo a ser respondido, se tornando inviável para quem precisa solucionar uma urgência.

Já o atendimento telefônico é instantâneo, porém exige que tanto o usuário quanto o operador preste 100% de atenção, além do custo envolvido em ligar por uma linha telefônica. Isso sem considerar os altos custos em ter um setor de call center.

O chat online cobre as deficiências desses dois tipos de atendimento, os principais atualmente. Ele permite atender em tempo real, ao mesmo tempo que não demanda nenhum custo do usuário e não obriga ninguém a ficar pendurado no telefone caso não queira. Vale notar também que o chat online permite atender a mais de um cliente simultaneamente.

Preferencia

Essas afirmações são sustentadas pelos próprios consumidores de lojas virtuais, que elegeram o chat online como a plataforma mais satisfatória de atendimento. A pesquisa feita pela empresa J.D Power revelou que 42% dos consumidores online preferem ser atendidos por chat, enquanto 23% optam pelo email e 16% pelas mídias sociais.

Aumento nas conversões, no número de retornos e no valor do cliente

Até o momento havíamos falado apenas de como o chat online é preferido, sem mostrar com isso pode impactar nas conversões e vendas. Apesar das estatísticas demonstradas acima já oferecerem uma noção, ainda faltava alguns dados mais objetivos.

A empresa especializada em pesquisas de mercado Forrester Research revelou em 2015 que o aumento na taxa de conversões de uma empresa que adota o chat online é por volta de 40%. Além disso, cada hora de chat online em funcionamento resulta em um aumento de 48% no faturamento em relação à empresas que não usam a plataforma.

Aumento

Algumas técnicas de vendas também são ideais para usar no chat online e são cada vez mais adotadas. Por exemplo, as técnicas de upsell - quando você aumenta o valor da venda oferecendo um produto mais moderno em relação ao que o cliente esteja comprando - e o cross-sell - quando você aumenta o valor da venda ao vender produtos relacionados -, aumentaram 2,4x o faturamento de lojas virtuais. No geral, usar o chat online traz um acréscimo de 10% no valor médio de compra, conforme o artigo mencionado no parágrafo anterior.

Afiliados JivoChat: Conheça o programa e ganhe até 30% de comissões recorrentes

Utilize o JivoChat para impulsionar sua ecommerce!

Agora que já sabe o que uma plataforma de chat online pode fazer pelo seu negócio, chegou a sua vez de testar uma em primeira mão. O JivoChat conta com as principais funcionalidades - como modelos de respostas, mensagens proativas e aplicativos mobile - do mercado, além de trazer integrações com email, Facebook e telefonia.

Jivochat

Para que possa fazer esse teste, o JivoChat oferece a novos usuários 14 dias GRATUITOS com todas suas funcionalidades desbloqueadas. Clique no link para se registrar e fazer o teste!

2018/07/24

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte