Como fazer vídeo tutoriais de uso do seu produto

Antigamente, a única maneira de saber como funcionava um produto era através de um manual de instruções. Como a comunicação entre empresa e cliente se dava majoritariamente por telefone, o comum era ligar para o atendimento de uma empresa caso precisasse de uma ajuda extra para resolver um problema ou simplesmente para saber como usar o produto comprado. Embora esses canais nunca venham a deixar de existir, atualmente existem maneiras mais eficazes de ensinar seu consumidor a usar o que eles compram em sua loja virtual. A mais eficiente delas são os vídeo tutoriais.

Como se fossem canais do YouTube, a empresa que utiliza desse formato para educar seus clientes procura mostrar o passo a passo para usar um produto, mostrando tudo o que precisam nos mínimos detalhes. Mas se nunca pensou em fazer isso e está começando a se interessar pelo assunto, dê uma olhada em nosso passo a passo logo abaixo antes de pegar sua câmera e começar a gravar!

Mesmo assim, nem sempre clientes irão assistir seus videos e guias. Portanto, instale o JivoChat em sua página e esteja pronto para ajudá-los em tempo real!

Veja também no blog JivoChat: 13 dicas básicas de SEO que todo site precisa ter

Iluminação

Igual a esse texto onde demos dicas para tirar melhores fotos de seus produtos no ecommerce, a iluminação é essencial para que produza um bom vídeo tutorial. Procure sempre tirar vantagem da iluminação natural, principalmente ao nascer ou ao pôr do sol, considerado os horários que possuem melhor iluminação.

Iluminação

Caso não seja possível aproveitar desse tipo de luz, assegure-se de ter uma fonte de iluminação contínua e focada ao longo de toda a gravação. Evite também que outras fontes de luz não relacionadas ao vídeo estejam presentes, pois ela podem acabar desviando o foco de quem estiver assistindo.

Roteiro

Improvisar nunca é uma boa ideia quando o assunto é fazer vídeo tutoriais. Diferente de vídeos de comédia ou programas artísticos, aqui é essencial que saiba o que irá fazer do início ao fim. Porém, não é muito difícil criar um roteiro para esse tipo de conteúdo. Normalmente, pode simplesmente escrever uma introdução do produto e do assunto do vídeo tutorial e, em seguida, descrever cada passo do que é necessário que o cliente faça para usar seu produto.

Uma outra ideia é utilizar um storyboard para criar o roteiro. Como o vídeo tutorial é focado em demonstrar como usar um produto, pode roteirizar seu vídeo como se estivesse a criar uma história em quadrinhos, separando cada estágio em quadros desenhados. Mas vale lembrar que não é necessário caprichar no desenho, apenas usá-lo como uma forma de ilustrar como será a evolução do vídeo em si.

Storyboard

Gravação

Assim como em qualquer outro tipo de conteúdo em vídeo, é essencial seguir alguns passos importantes na hora de começar a gravar seu vídeo. A principal delas é relacionada ao som. Assegure-se de que esteja em um ambiente silencioso e sem ruídos. Aparelhos como ar condicionado ou ventilador podem produzir um ruído indesejável e difícil de tirar no momento da edição.

Além disso, é importante que o local no qual esteja gravando tenha o menor risco de interferência humana, ou seja, com pouca probabilidade de alguém aparecer e começar a falar no meio da gravação. Caso seja vendedor de infoprodutos e esteja fazendo um vídeo tutorial a partir da tela de seu PC, é ideal que também evite “teclar forte” ou usar um mouse barulhento, cujo som pode acabar sendo captado pelo microfone.

Edição

Após ajustar a iluminação, criar o roteiro e gravar o vídeo, chega a hora de fazer a edição. Esse é o momento no qual deve cortar pausas longas, abafar ruídos que podem ter sido captados e revisar o trabalho de gravação. Dependendo do seu nível de conhecimento na área, pode adicionar efeitos especiais ou transições, mas lembre-se de não usá-los em excesso e até mesmo evitá-los, já que o foco é demonstrar como usar seu produto. Outra dica importante é utilizar legendas nos vídeos, que permite que o vídeo seja aproveitado por pessoas que não possuem audição e atende quem prefere seguir instruções escritas.

Edição

3 dicas para criar novos vídeo tutoriais

Além de ensinar como usar as funções básicas de seu produto, pode expandir o nível de conteúdo dos vídeo tutoriais, mostrando maneiras diferentes de utilizá-lo ou auxiliando os clientes a resolver problemas simples que podem ter acontecido. Alguns produtos possuem mais facilidade na hora de criar conteúdo - utensílios e eletrodomésticos relacionados à cozinha, por exemplo, possuem potencial infinito já que pode fazer vídeo tutoriais de receitas - que outros, mas é possível ir além de um tutorial simples. Confira abaixo 3 dicas para saber como ter ideias para criar novos vídeo tutoriais!

1. Usar o arquivo do JivoChat para criar novas pautas

Nada melhor do que seu histórico de conversas no JivoChat para encontrar novas pautas e criar mais vídeo tutoriais. Seu arquivo pode revelar questões importantes que seus clientes tem e é um prato cheio para novas pautas para trabalhar em vídeo. Se estiver sem ideias, passar pelo arquivo poderá ser bastante frutífero para criação de uma nova leva de vídeos.

Arquivo

2. Descubra pautas visualizando as respostas prontas do JivoChat

O JivoChat conta com uma funcionalidade que permite aos operadores registrar respostas prontas, agilizando o atendimento ao cliente e evitando que eles repitam frases comuns do atendimento online. Além de consultar os históricos das conversas, é uma boa ideia conferir o arquivo de respostas prontas e criar novas pautas para vídeo tutoriais a partir desses registros.

Dica: Se ainda não possui um arquivo de respostas prontas amplo, pode conferir nosso artigo com 10 reclamações de clientes e 3 respostas para cada uma delas!

3. Veja os melhores temas em sua própria seção de FAQ

Se possui uma área de FAQ sobre os produtos e serviços que oferece, ela já é um bom começo para ter ideias para fazer vídeo tutoriais. Como elas já tratam de questões frequentes, são excelentes temas para trabalhar em seus vídeos.

Parcerias JivoChat: nosso programa de afiliados paga 30% recorrentes.

Bônus: Use o Google Keyword Planner para ver o volume de busca de suas pautas!

Agora que já anotou todas as pautas que pode abordar com as três dicas acima, chegou a hora de determinar em qual ordem produzirá os vídeos ou avaliará se realmente vale a pena fazê-lo. Para te ajudar nessa tarefa, você pode acessar o link e fazer login com sua conta Google no Keyword Planner.

Planejador

Com o planejador, você pode verificar quais palavras-chave dos tutoriais que planeja criar são os mais procurados no Google. Ao inserir as palavras e obter os resultados, pode começar a criar e publicar seus vídeos de acordo com os termos mais procurados, ajudando também a melhorar o SEO de seu site.

Início Blog Tutoriais Como fazer vídeo tutoriais de uso do seu produto
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download