14 dicas para gravar vídeos com o celular para sua loja virtual

atualizado 19 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Marcele Azevedo
Marcele Azevedo
Expert em vendas

Com o lançamento de plataformas como o IGTV e as Stories do Facebook e Instagram, se tornou cada vez mais comum a publicação de vídeo gravados com o celular no formato vertical. A mudança ocorreu principalmente pela forma como os usuários passaram a assistir vídeos na internet: através de seus smartphones. Isso significa que é necessário se adaptar a esse novo padrão. Porém, gravar vídeos na vertical é bastante simples, principalmente se adotar essas 11 dicas que separamos logo abaixo!

1. Procure cenários ou objetos que caibam na imagem

Como o espaço para objetos ou pessoas a se manter em foco é menor, é interessante que grave em locais nos quais o objeto consiga aparecer em sua totalidade. Isso significa que deve evitar colocar objetos que irão te obrigar a ficar subindo e descendo a câmera constantemente. Outra opção é gravar com a câmera próxima ao rosto, ocupando boa parte do espaço e evitando distrações no cenário.

2. Evite ficar gesticulando

Uma dica especial caso esteja gravando um vídeo no qual apareça falando sobre algum assunto. Enquanto no YouTube é comum gesticular já que os vídeos são na horizontal e os movimentos aparecerão na câmera, no IGTV ou nas Stories esses movimentos não aparecerão. Ou seja, gesticular durante a gravação poderá fazer com que tremule a câmera, principalmente se estiver segurando o celular com uma das mãos.

Gravando

3. Em demonstrações, comece de cima para baixo

Ao receber informações visuais, seja em uma demonstração cara a cara, leitura ou infográfico, nosso cérebro está acostumado a começar a absorção do conteúdo de cima para baixo e da esquerda para a direita. Por isso, ao demonstrar um produto para seus seguidores, comece pelo topo no canto esquerdo, indo para o direito antes de descer. Dessa maneira, seus seguidores receberão melhor as informações que estiver demonstrando.

4. Crie vídeos curtos

A principal desvantagem em se assistir vídeos no celular é a alta possibilidade de ser interrompido por notificações. Infelizmente, não há nada que possa fazer sobre isso a não ser evitar criar vídeos muito longos. Quanto mais tempo seu vídeo demorar para terminar, menores são as chances de que um seguidor o assista até o fim.

5. Evite movimentar a câmera rapidamente

Outra diferença significativa em relação aos vídeos horizontais, movimentar a câmera com frequência causa bastante incômodo. Por isso, se precisar mover a câmera para mostrar algo aos seus seguidores, faça isso lentamente. No geral, evite movimentações horizontais ao gravar vídeos com o celular ou na vertical.

Dicas

6. Evite usar muito texto

Como o espaço é mais limitado nos vídeos gravados na vertical, evite utilizar texto, a não ser que precise legendá-los. Ainda assim, não é interessante usar mais do que duas linhas, já que mais linhas que isso fará com que o texto sobreponha ao objeto principal do seu vídeo.

7. Foque no objeto, não no cenário

Enquanto pensar no cenário por trás dos seus vídeos é um aspecto importante ao gravar na horizontal, criar conteúdo vertical exige que se foque no sujeito. Vale lembrar também que as telas dos smartphones são consideravelmente menores que os de uma TV ou monitor. Isso significa que você ou o que estiver mostrando deve ocupar a maior parte do vídeo.

Foco

8. Ative a visualização em grade antes de começar a gravar

A maioria dos apps nativos de câmera dos smartphones permite que ative linhas de grade para suas fotos ou gravações. O processo para isso é bastante simples, bastando apenas que acesse as configurações da câmera e ative uma opção chamada Linhas de grade, ou algo semelhante a isso, já que as nomenclaturas variam dependendo do aparelho.

Grade

9. Grave com duas mãos para evitar tremulação

Quando estiver gravando vídeos com o celular sem equipamento de suporte como tripés, segure o aparelho com as duas mãos enquanto grava. Dessa maneira, o celular ficará mais estável. Aproximar o celular do corpo também é uma boa estratégia, considerando que você será o sujeito principal do vídeo.

10. Converta imagens em vídeos curtos

Ao invés de simplesmente gravar um produto de sua loja virtual, pode usar imagens estáticas de sua própria galeria de imagens para criar vídeos verticais. Você pode editar o vídeo de maneira que a "câmera" se movimente ao longo do produto, mostrando-o em detalhes.

11. Converta vídeos horizontais em vídeos verticais

Outro macete que pode utilizar - principalmente se já tiver um canal estabelecido no YouTube, por exemplo - é converter seus vídeos horizontais para verticais. Esse macete é ideal para reaproveitar conteúdo já publicado em um novo canal como o IGTV ou as Stories. Um aplicativo para computadores chamado Wave pode fazer isso de maneira automática. Clique no link para saber mais sobre o software.

12. Grave em ambientes bem iluminados

Uma dica que serve para ambos os tipos de vídeo, assegure-se de estar em um lugar bem iluminado. O ideal é que aproveite o máximo possível da luz natural, mas se não for uma possibilidade, procure se situar no local mais iluminado pelas lâmpadas de seu escritório ou estúdio.

Luz

13. Bloqueie todo ruído à sua volta

Outro macete que serve independente do tipo de vídeo que está a gravar, mas imensamente importante, é a necessidade de evitar todo tipo de ruído em seu entorno. De preferência faça a gravação em ambiente fechado com isolamento acústico. Além disso, assegure-se também de bloquear todas as notificações do seu celular.

Programa de Afiliados JivoChat: 30% de comissões recorrentes!

14. Adquira acessórios que facilitem a gravação!

Alguns acessórios permitirão melhorar a qualidade de seus vídeos gravados na vertical. A maioria deles não custa muito e pode fazer uma grande diferença. Porém, vale conferir se ele realmente facilitará a gravação dos vídeos na vertical. Um tripé - que comporte seu celular na vertical -, uma pequena luminária e um microfone de lapela são alguns dos equipamentos que facilitarão a criação desse tipo de conteúdo.

Use seus vídeos para atrair seguidores para sua lista de email marketing!

Através do conteúdo em vídeo, você pode melhorar a taxa de engajamento de seu perfil nas redes sociais, além de abrir maiores possibilidades de estreitar o relacionamento com seus seguidores, convencendo-os a tornarem-se leads ou clientes de seu negócio. Após atrair seus seguidores para seu site, use o JivoChat para fazer o atendimento online e guiá-los por todo o processo de venda.

Por isso, não deixe de conhecer todas as funcionalidades do JivoChat aproveitando os 14 dias GRATUITOS para testar nossa plataforma. Clique no link e cadastre-se para começar os testes agora!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download