Como trabalhar em casa: 55 ideias para começar hoje

atualizado 21 de agosto de 2023
Tempo de leitura39 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, mas encontrar uma ideia de emprego que pode ser executado dessa forma pode ser desafiador - especialmente para quem nunca teve a oportunidade de gerar renda através do home office.

O fato é que milhares de pessoas ao redor do mundo já trabalham em casa e existem diversas profissões com os mais variados requerimentos técnicos que podem ajudá-lo a atingir este objetivo.

Inclusive, para a maioria das atividades você só precisará de um bom smartphone, computador ou notebook para trabalho.

Além de um dispositivo para manter uma boa produtividade é muito importante que você tenha um ambiente equipado com uma boa mesa e uma cadeira.

Neste artigo apresentaremos 55 ideias para você começar a trabalhar em casa e diversas dicas para melhorar a sua produtividade no home office.

Certamente encontrará algo que gosta de fazer para ganhar dinheiro do conforto de sua residência.

Entenda como trabalhar em casa

Existem diferentes maneiras de começar um trabalho em casa e tudo vai depender do que você está buscando nesse momento e também dos seus recursos disponíveis.

Você pode empreender e começar o seu próprio negócio, trabalhar com produção própria, revenda de produtos através da internet.

Também poderá buscar capacitação para vender os seus serviços através de plataformas específicas, ou seja atuar como freelancer que é o profissional contratado para desempenhar uma tarefa específica.

Ainda existe a possibilidade de você conseguir uma vaga em home office que permite que você exerça as suas funções sem precisar deixar o conforto do lar.

Algumas empresas já atuam com esse modelo, contratando um colaborador com direito a todos os benefícios da empresa. 

É importante que você saiba que cada escolha terão os seus próprios desafios e as suas vantagens, portanto a adaptação pode não ocorrer imediatamente, mas não se preocupe, pois com o tempo saber como trabalhar em casa fica mais fácil. 

O que é importante saber antes começar a trabalhar em casa?

Antes de você conhecer as possibilidades de trabalho remoto, abordar algumas características necessárias para quem deseja saber como trabalhar em casa e por onde começar. Confira:

Você terá que ser multifuncional

Principalmente no início, é comum que você leve um tempo para se organizar e se adaptar a sua nova rotina, e nos primeiros dias você pode acabar misturando sua vida profissional e pessoal.

Entretanto é importante que você aprenda a separa-las, com o passar do tempo e não se acostume com a rotina bagunçada. 

Crie um cronograma e organize horários para cada tipo de atividade, e vá adequando conforme você for se adaptando e aprendendo a como trabalhar em casa e dividir as tarefas.

Precisará estudar muito

Não quer dizer que porque você está em casa é possível relaxar e não buscar atualização e conhecimento. Muito pelo contrário, é preciso sempre se atualizar sobre o nicho de mercado.

Algumas pessoas não sabem como trabalhar em casa justamente porque acabam relaxando com o tempo e não investem em capacitação.

É preciso ser objetivo

Já abordamos algumas maneiras de trabalhar em casa e que essa pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas e também bastante desafiadora.

O importante é ter resiliência e focar nos seus objetivos, definir bem as suas metas e prioridades para conseguir alcançá-las com o tempo. 

Manter o foco é essencial para que você possa desenvolver habilidades que com certeza irão contribuir para que você possa se adaptar mais rapidamente e aprende como trabalhar em casa com foco nos seus objetivos.

Ter organização

Ser organizado é essencial para quem deseja trabalhar em casa, é preciso organizar reuniões, saber quais são as atividades que você precisa realizar ao longo do dia e principalmente não perder documentos importantes.

Portanto, organize um espaço que seja apenas utilizado por você no horário de trabalho, evite fazer confusões e misturar vida pessoal com profissional.

Mantenha as informações importantes anotadas em uma agenda e crie o hábito de sempre olhar a sua caixa de email ou mensageiros para não deixar nenhuma informação passar.

Saiba precificar o seu serviço

Independente do modelo de trabalho que você escolher, é preciso saber se você está cobrando um valor justo pelo seu serviço.

Um erro que muitas pessoas cometem é aceitar valores abaixo do mercado por não se sentirem tão boas nas atividades que desempenham, ou então aceitar vagas que pagam abaixo da média apenas por oferecerem o conforto de poder trabalhar em casa.

Não caia nessas armadilhas, pois trabalhar em casa pode acabar se tornando um trabalho massivo e ao mesmo tempo frustrante.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Conheça 55 maneiras de trabalhar em casa

Agora que você está preparado para saber como trabalhar em casa, preparamos uma lista com 55 atividades que você poderá escolher para começar a trabalhar.

Em alguns itens, também indicamos cursos para que você possa acelerar a sua capacitação e começar a trabalhar em casa o quanto antes.

Vamos conhecer agora quais são as oportunidades para quem deseja entender como trabalhar em casa e ganhar dinheiro.  Confira:

1. Faça uma mentoria para aprender a estruturar seu negócio online

Se tem interesse em aprender como trabalhar em casa através do marketing de afiliados, nossa primeira dica é fazer a mentoria do Alex Vargas, profissional que já tem mais de 14 anos de experiência na área e formou mais de 150 mil alunos.

Em seu curso Fórmula Negócio Online, você aprenderá do zero, mesmo que não tenha qualquer conhecimento e seja inteiramente leigo no assunto, como criar seu negócio na internet e começar a fazer as suas próprias vendas.

O curso é realmente completo e conta com aulas disponíveis online, assim como bônus com aulas ao vivo diretamente com o Alex Vargas ou sua equipe especializada que está sempre pronta para ajudá-lo a ter o melhor rendimento possível durante o curso.

Através dos 18 módulos, você sairá de onde está agora até construir seu próprio negócio online no mercado de afiliação e poderá contar com o apoio tanto da equipe quanto de outros alunos. E você poderá fazer tudo isso de casa.

Para conhecer a fundo a ementa do curso e o trabalho do Alex Varga, confira abaixo.

2. Trabalhe em casa vendendo como afiliado

O marketing de afiliados é uma das melhores formas de ganhar dinheiro sem sair de casa e, na maioria das vezes, você só precisa de um computador ou smartphone com acesso à internet.

Ao afiliar-se à um produto ou negócio que oferece programa de afiliados, seu trabalho é promovê-lo dentro de seu grupo de contatos e através de outras estratégias, como anúncios pagos nas redes sociais, em seu blog, através de um canal no Youtube, perfil nas redes sociais, etc. Existem diversas formas de divulgar seu link de afiliado.

Dessa forma, quando você gerar um lead ou conquistar um novo cliente para a empresa na qual é afiliado, receberá uma comissão de acordo com as especificações do programa.

Algumas páginas que você pode aproveitar para começar a vender produtos de excelente qualidade como afiliado são:

O maior benefício é que você não precisa controlar estoque - a negociação é feita entre o cliente e o fornecedor, seu papel é apenas gerar leads e negócios, ou seja uma maneira fácil como trabalhar em casa.

3. Crie seu próprio Ecommerce

Caso esteja interessado em ser dono de seu próprio negócio, abrir um comércio eletrônico (ecommerce) pode ser uma excelente opção para que consiga vender produtos ou serviços enquanto trabalha em casa.

Hoje, você não precisa ter conhecimentos técnicos para montar sua própria loja virtual, basta contar com soluções prontas, projetadas para ajudá-lo a começar a vender online dentro do menor intervalo de tempo possível, como é o caso das plataformas de ecommerce.

Conheça as melhores plataformas para montar sua loja virtual:

Dessa forma, você poderá vender produtos sem sair de casa e não se esqueça que o JivoChat pode ajudá-lo a conquistar sua primeira venda gratuitamente a partir do chat online em sua loja virtual.

Caso esteja em dúvida sobre o que vender na internet, não deixe de conferir nosso artigo com mais de 100 ideias para começar!

Crie sua loja virtual com a Wix

4. Abra um negócio de Dropshipping

O Dropshipping é uma modalidade de ecommerce que te permite vender produtos sem ter de lidar com controle de estoque, espaço para armazenar produtos ou com a logística de entrega.

Como apresentamos em nosso artigo sobre como começar um negócio de dropshipping, neste modelo você trabalha como um intermediador de negociações entre clientes e fornecedores ou indústrias.

Isso significa que o cliente faz o pedido à você, você recebe sua comissão e envia o pedido ao fornecedor e o fornecedor entrega o produto na casa do cliente. É um modelo que está se tornando cada vez mais popular entre os Ecommerces e entre quem quer aprender como trabalhar em casa.

Venda online através de um negócio de Dropshipping

5. Trabalhar em casa como redator freelancer

Se você domina boa escrita, entende de SEO (Search Engine Optimization) e acredita ter autoridade para falar sobre algum assunto, começar a trabalhar como redator freelancer também pode ser uma excelente ideia.

Para encontrar empregos nessa área e começar a escrever em jornais e blogs ao redor do mundo, recomendamos que utilize as plataformas abaixo:

Recomendamos estes mesmos sites para todos os trabalhos de freelancer mencionados no artigo!

Inclusive, caso seja proficiente em Inglês, poderá expandir suas oportunidades e encontrar vagas para redator no exterior.

Caso esteja preocupado com os pagamentos no exterior abra a sua conta internacional sem custos com a Payoneer para facilitar o pagamento nas plataformas internacionais, como Fiver, e posteriormente fazer transferências na sua conta bancária.

6. Crie seu próprio blog

Outra excelente opção para trabalhar em casa como redator é criar o seu próprio blog. Dessa forma, você poderá produzir seus próprios artigos, formar parcerias, indicar produtos de afiliados e ter controle total sobre o que será produzido.

Hoje, colocar um blog no ar é extremamente fácil através de criadores de sites como:

Existem milhões de ideias sobre o que você pode abordar em seu blog, como assuntos relacionados à beleza, viagens, culinária, música, jogos eletrônicos, marketing digital, etc.

Criar o seu próprio blog é uma das maneiras mais fáceis de aprender como trabalhar em casa, pois as plataformas facilitam a criação e você pode começar instantemente.

Crie seu blog com a Wix

7. Trabalhe como assistente virtual

Hoje é possível aproveitar assistentes virtuais eletrônicos como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, entretanto, os programas baseados em inteligência artificial ainda são significativamente limitados em comparação à um assistente humano.

Por isso, diversos negócios e empresários buscam empregar funcionários para cumprir o papel de assistente virtual e isso é algo que você pode executar ao trabalhar em casa.

Se você é um bom organizador e é capaz de gerenciar perfis em redes sociais, realizar funções administrativas e controlar agendas, poderá encontrar vagas na área nas mesmas páginas que indicamos para redatores freelancer.

8. Trabalhe como programador freelancer

Trabalhos na área de TI (Tecnologia da Informação) frequentemente são realizados inteiramente através de computadores, como é o caso para programadores.

Portanto, se você é proficiente na área e domina alguma linguagem de programação, como C#, Java, Python, ou mesmo linguagens como Javascript, PHP, Html, Ruby on Rails, entre diversas outras - poderá encontrar vagas para programador online.

Assim como as demais vagas de freelancer, procure por vagas em páginas como o Upwork, Freelancer.com, Workana, entre as outras opções mencionadas na dica #4!

E para que você possa se capacitar, separamos alguns cursos na área para quem deseja iniciar sua carreira como programador: 

Programador freelancer

9. Desenvolva um aplicativo mobile

Se não quiser trabalhar desenvolvendo para outras empresas e tiver uma excelente ideia, desenvolver seus próprios aplicativos mobile pode ser uma excelente alternativa.

Lojas de aplicativos como a App Store do iOS e a Google Play do Android estão repletas de soluções criadas por equipes pequenas ou mesmo desenvolvedores independentes que trabalham remotamente.

Além do mobile, você também pode experimentar trabalhar com o desenvolvimento de jogos. Fazer isso sozinho pode ser extremamente desafiador (mas não impossível), nada te impede de encontrar outras pessoas dentro da indústria para colocar um projeto em andamento.

10. Seja um designer freelancer

Trabalhar em casa como designer também é uma excelente opção para quem é profissional na área.

Se você domina programas como o Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Draw e possui um bom portfólio, poderá aproveitar oportunidades de trabalhar como um designer freelancer sem sair de casa.

Inclusive, modeladores 3D e animadores 2D e 3D são frequentemente buscados pela indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos e filmes.

11. Torne-se um tradutor freelancer

Você não precisa dominar diversas línguas para trabalhar como um tradutor freelancer em home office. Ser proficiente em Inglês já é o suficiente para que você consiga encontrar diversas oportunidades de trabalho como tradutor.

Mas claro, quanto mais idiomas você dominar, melhores serão suas chances de encontrar trabalhos ou até mesmo empregos fixos como tradutor para empresas ao redor do mundo!

Aproveite todos os websites indicados na dica neste artigo para encontrar vagas de freelancer!

Mas não se preocupe se você ainda não domina um idioma e deseja saber como trabalhar em casa como tradutor, pois nos cursos abaixo você poderá ampliar seus conhecimentos de idioma. 

12. Torne-se um operador de telemarketing

Operador de telemarketing é outra função extremamente comum em milhares de empresa ao redor do mundo e também permite que você consiga trabalhar em casa sem dificuldades.

Se você é um bom vendedor, possui experiência na área e sabe como prospectar clientes e concretizar vendas através do telefone ou via ligações VoIP, procure por vagas de telemarketing para gerar sua renda.

Operador de telemarketing trabalhando em casa

13. Trabalhe como representante de suporte

Apesar de frequentemente estarem conectados, o telemarketing e o suporte não são necessariamente a mesma coisa. Portanto, se sua proficiência não for vendas, poderá procurar por vagas em empresas de suporte, atendimento ao cliente e help desk.

Em grande parte dos casos você fará parte da equipe de atendimento e sucesso do cliente como um todo, ou seja, trabalhará tanto o telemarketing quanto o suporte.

Mesmo assim, é possível encontrar vagas exclusivas, especialmente em casos de suporte técnico - através de acesso remoto e normalmente relacionado às áreas de TI.

14. Dê aulas online

Outra excelente oportunidade de ganhar dinheiro e trabalhar em casa é através de aulas online. No Brasil, é possível encontrar diversos profissionais que oferecem cursos online nas mais variadas áreas, como:

  • Marketing digital;
  • Música;
  • Culinária;
  • Gestão empresarial;
  • Programação e tecnologia da informação;
  • Administração empresarial;

Entre diversas outras áreas de conhecimento. Tudo isso pode ser feito através da criação de videoaulas, aulas ao vivo, aulas sob demanda e através de materiais digitais, como infoprodutos, Ebooks, etc.

Para isso, você tem a opção de criar sua própria página ou tornar-se professor em canais de educação à distância já existentes, como a própria Kifiwy , por exemplo, e assim saber como trabalhar em casa dando aulas.

15. Grave músicas sob demanda

É um excelente músico e compositor mas não trabalha fazendo shows sozinho ou com uma banda? Então gravar músicas e trabalhar com sonoplastia sob demanda pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar em casa.

Através de websites como o próprio Fiverr, você pode oferecer seus serviços e proficiência musical para quem está em busca de compositores, artistas e sonoplastas.

16. Faça doces e salgados para festa

Além dos diversos trabalhos relacionados ao ambiente digital, você também pode alavancar sua própria cozinha para ganhar dinheiro em casa.

Produzir doces, salgados, bolos e outras receitas em casa e vender para festas e até mesmo lanchonetes, panificadoras e supermercados não é nada novo e pode ser uma ótima forma de fazer o que gosta e trabalhar em casa.

Além disso, é possível escalar sua produção através de máquinas industriais para acompanhar o crescimento da demanda - tudo que você precisa é saber como criar excelentes receitas, divulgar a produção e trabalhar com uma excelente logística de entrega.

Trabalhe em casa fazendo doces

17. Monte um restaurante caseiro com delivery de alimentos

Assim como na produção de doces e salgados, existem outras ideias para ganhar dinheiro cozinhando, como através do preparo de comidas saudáveis ou até mesmo marmitas prontas para agências e empresas.

Da mesma forma que mencionamos acima, o que você precisa para realizar este tipo de trabalho são apenas os equipamentos necessários para escalar a produção, uma carteira de clientes e uma boa logística.

18. Venda produtos artesanais

Se você é bom em criar produtos artesanais, também pode transformar esta prática em seu emprego e trabalhar home office vendendo-os para o público local, via entrega ou até mesmo pela internet para todo o país.

Existem centenas de ideias de artesanato e produtos caseiros que você pode criar para vender dessa forma, como:

  • Doces;
  • Vinhos e bebidas;
  • Tapetes e costura;
  • Objetos decorativos;
  • Bijuterias;

Entre diversas outras opções. Recomendamos que confira mais de 80 ideias de artesanato neste excelente conteúdo da Vidadecora.

19. Monte um salão de beleza em casa

Transformar a sua casa em um espaço de trabalho pronto para receber clientes também é uma excelente forma de gerar renda e tornar-se seu próprio chefe - apesar de não ser uma dica válida para aplicar durante ordens de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus.

Dentre as diversas ideias relacionadas a isso, uma que chama bastante atenção envolve transformar partes de sua residência em um salão de beleza.

Para isso, além de adquirir os equipamentos necessários, será importante obter um endereço fiscal e formalizar-se como empreendedor, seja através do MEI ou ME - basta acessar o portal do empreendedor para saber como fazê-lo.

Existem até mesmo cursos online que podem te capacitar à distância, esses cursos são mais em conta e costumam ter a vantagem de que você pode aprender no seu próprio ritmo, confira:

20. Transforme sua casa em um hotel de pets

Você gosta de animais? Já pensou em trabalhar em casa cuidando dos bichos de estimação de outras pessoas?

Esta situação não é nem um pouco incomum - especialmente para donos de pets que precisam viajar com certa frequência e não possuem com quem deixar seus bichos de estimação.

Dessa forma, aproveite esta oportunidade e dedique cômodos de sua casa para criar um verdadeiro hotel de pets de alta qualidade e mostrar como trabalhar em casa pode ser rentável.

Hotel de pets

21. Alugue um cômodo de sua casa

Outra excelente dica para gerar renda em casa é alugar um cômodo através de serviços como é o caso da própria Airbnb .

Como indicado no próprio website da empresa, ao se tornar um anfitrião, você poderá ganhar até $498 por mês hospedando viajantes em sua própria casa.

O mais recomendado é que você possa fazer isso em uma casa diferente da qual você mora.

Dessa forma, você nem mesmo precisa ter contato direto com os hóspedes - esta é uma das formas mais populares de se ganhar dinheiro com o Airbnb para quem possui mais de um domicílio.

22. Revenda produtos importados

Que tal abrir um negócio online revendendo produtos de outros países? Muitas pessoas valorizam e buscam por calçados, roupas, perfumes, bolsas e vários outros itens importados.

Encontrar um bom fornecedor, definir um nicho de mercado e abrir seu próprio negócio vendendo produtos de fora do Brasil pode ser uma ótima maneira de trabalhar em casa.

Procure utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos e crie um site para facilitar as vendas.

Caso seus clientes sejam locais, será possível entregar seus produtos em suas casas para economizar. Já nas vendas para outras cidades e estados, encontrar uma boa transportadora é a melhor opção.

23. Ofereça consultoria em sua área de aptidão

Você tem expertise e muita experiência em uma área de conhecimento? Comece a oferecer sua consultoria online!

Existem diversas empresas e profissionais autônomos que buscam as opiniões de especialistas para aprimorar seus trabalhos e processos.

Essa é uma opção de trabalho online que exige muita dedicação, pois não existe atalho se tornar um consultor renomado.

É preciso contar com um portfólio que comprove o sucesso de sua atuação na área e mostre clientes que tiveram melhorias práticas após suas mentorias.

A grande vantagem de ser um consultor é a possibilidade de prestar seus serviços online no conforto de sua casa e de uma forma totalmente autônoma, lidando com todos os processos do trabalho por conta própria.

24. Personal stylist e Personal buyer

Está é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar em casa e entende de moda o suficiente para dar dicas e criar diferentes visuais para vários estilos.

As dicas como um Personal stylist podem ser realizadas em visitas às casas de clientes ou em sua própria casa.

Já os Personal buyers podem auxiliar seus clientes a comprarem roupas que combinam com seu estilo de maneira online e utilizando seu networking com lojas para oferecer descontos aos seus clientes.

25. Crie um brechó online

A procura por produtos de boa qualidade e a sustentabilidade estão em alta, o brechó é um modelo de negócio que atende a este público.

Se você tem roupas paradas no fundo de seu armário ou entende o bastante de moda para comprar peças interessantes em bom estado para revender, crie seu próprio brechó online.

26. Torne-se um gestor de redes sociais

O crescimento das redes sociais fez com que a maior parte das marcas que desejam marcar sua presença digital façam parte destes meios de comunicação.

Então, com o aumento da complexidade e as mudanças constantes nas plataformas, os profissionais especializados neste assunto passaram a ser uma necessidade para que a comunicação destas empresas continue efetiva e para que suas campanhas tenham o máximo de eficiência.

Além disso, devido à natureza das atividades relacionadas ao cargo, é possível aprender como trabalhar em casa como um gestor de redes sociais.

As atividades que estes profissionais realizam rotineiramente são a criação de editoriais, planejamento de conteúdos e o aumento do engajamento das páginas.

Para trabalhar com o social media é preciso ter qualificações na área, que podem ser adquiridas online, manter-se atualizado com as tendências da internet e gerar relatórios sobre as principais métricas relacionadas aos perfis das marcas atendidas.

gestor de redes sociais trabalhando em casa com seu smartphone

27. Trabalhe como revisor de textos

Outra opção interessante de como trabalhar em casa é a revisão de textos. É possível trabalhar revisando materiais complexos como livros e revistas, além disso, existe a opção de encontrar vagas para diferentes projetos em sites de freelancers.

Se você é uma pessoa que entende bem as regras da língua portuguesa e é atenta aos detalhes para entrar até mesmo o menor dos erros, comece a procurar por trabalhos de revisão.

Uma ótima dica também é trabalhar como transcritor de vídeos, assim você poderá escrever os textos e também revisá-los.

28. Trabalhe como técnico em manutenção de celulares

Os celulares são dispositivos que integram o dia a dia da maior parte dos brasileiros. Utilizados com muita frequência, naturalmente irão necessitar de algum tipo de manutenção. É aí que existe oportunidade única.

Os serviços de assistência técnica podem ser demorados e em alguns casos, até mesmo distantes para algumas pessoas.

Ao oferecer um serviço de manutenção, você irá apresentar uma nova opção para pessoas de sua região consertarem seus aparelhos de uma maneira mais prática.

O custo-benefício desta atividade pode ser muito promissor, porém, para começar a prestar este tipo de serviço é preciso ter conhecimento técnico, além das ferramentas e das peças necessárias.

29. Faça formatação de trabalhos acadêmicos

Monografias, trabalhos de conclusão de curso e teses de mestrado ou doutorado são trabalhos acadêmicos que precisam seguir à risca as normas da ABNT.

Isso faz com que muitos estudantes busquem a ajuda de outras pessoas para formatarem seu material na busca de economizar tempo e evitar erros.

Os custos são baixos, afinal de contas é preciso apenas de um computador e um programa como o Word ou o LibreOffice.

Além disso, geralmente o trabalho é cobrado por cada página formatada e o valor pode variar de acordo com a complexidade do material e você pode até utilizar sites que fazem resumo para ajudar.

Se você tem o conhecimento necessário, comece a trabalhar em casa oferecendo este serviço.

30. Faça declaração do imposto de renda para terceiros

Está é uma opção de trabalho online sazonal que pode ser bastante lucrativa.

Todos os anos, a declaração do imposto de renda é uma atividade que deve ser executada por milhões de brasileiros, porém, muitos não sabem como fazê-la.

Se você tem o conhecimento técnico necessário para cuidar dos processos e contas com agilidade, além da responsabilidade de lidar com o dinheiro de terceiros, comece a oferecer o serviço de declaração do imposto de renda e garanta uma renda extra sempre que esta época do ano chegar.

31. Invista em uma microfraquia online

Procurando por um investimento para que você finalmente possa trabalhar em casa? Uma excelente opção é investir nas promissoras microfranquias online.

Diversos segmentos de negócios como educação, serviços digitais, tecnologia da informação e marketing digital já oferecem modelos de negócios prontos para serem administrados de uma maneira completamente online.

32. Investidor day trade

Esta é uma ideia muito ousada de trabalho em casa. Por isso, é recomendada apenas para pessoas com muita disciplina, inteligência emocional, conhecimento sobre investimentos, disponibilidade para acompanhar o mercado financeiro e vontade de ganhar dinheiro.

Investidores day trade são pessoas que buscam o retorno rápido do seu dinheiro investindo em ações. Neste modelo, as compras e vendas são feitas no mesmo dia.

O risco é grande e os requisitos já citados são necessários para alcançar o sucesso neste segmento, mas as recompensas podem ser altas, além de ser possível realizar em trabalho de casa.

33. Produtos digitais

Trabalhar em casa com produtos digitais é uma maneira de colocar seu conhecimento e criatividade em prática para ganhar dinheiro.

Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, fazem parte de um segmento muito promissor, pois exigem um baixo investimento, baixo risco, evitar problemas de logística e geram renda passiva através da automatização.

Para garantir bons resultados através desta ideia, invista muito tempo e atenção na produção do seu material para assegurar sua qualidade. Afinal, quando finalizados, estes produtos podem ser vendidos indefinidamente.

E-books, infográficos, audiobooks, cursos online são alguns exemplos de produtos que podem ser vendidos por tempo indeterminado, enquanto seu conteúdo permanecer relevante e depois pode criar o seu próprio ebook de como trabalhar em casa com eficiência.

34. Clube de assinatura

Nem toda assinatura mensal está relacionada ao uso de uma ferramenta ou streaming.

Uma tendência que está se tornando cada vez mais relevante são os clubes de assinatura, planos que vendem produtos de diversos tipos para seus consumidores.

Mensalmente, as empresas que fornecem este serviço selecionam produtos específicos para seu público e enviam para a casa de seus assinantes.

O modelo de negócio tem adquirido muito sucesso e já é popular em todo o país.

Um dos principais aspectos que colabora com sua popularidade é a oportunidade de trabalhar com produtos específicos para um nicho. Artigos de beleza, vinhos, cervejas artesanais, produtos nerd, comida, entre tantas opções.

Se trabalhar pela internet com esta ideia chamou sua atenção, procure encontrar um público específico, bons fornecedores e faça uma curadoria minuciosa dos itens enviados.

Ao selecionar bons produtos, seu público irá sentir que faz parte de um grupo seleto de pessoas.

35. Profissional de recrutamento

O trabalho do profissional de recrutamento era realizado apenas presencialmente até pouco tempo atrás, mas com as mudanças no mercado e a melhoria constante na tecnologia, hoje, a profissão pode ser exercida completamente online.

As responsabilidades deste são: publicar novas vagas de emprego nas plataformas de divulgação online, avaliar quais são os candidatos mais qualificados para serem contratados e até mesmo realizar a primeira avaliação destes profissionais através de conversas por telefone ou reuniões online.

36. Revender hospedagem de sites

A revenda de hospedagem é uma ótima maneira de trabalhar em casa e ganhar dinheiro na internet.

Neste modelo de negócio, empresas especializadas oferecem espaço em seus servidores para que empreendedores construam sua marca de hospedagem vendendo o serviço da empresa fornecedora.

Você é um bom vendedor e entende bem como a hospedagem de sites funciona? Então esta é uma ideia muito promissora para ser seu próximo negócio.

Confira alguns dos principais serviços de revenda de hospedagem:

37. Desenvolvimento de jogos mobile

Procurando um mercado promissor para começar a investir seu tempo em um negócio de sucesso? Comece a estudar ou aprimore seu conhecimento sobre as linguagens de programação e desenvolva jogos mobile.

O mercado dos games já é o segmento mais rentável no ramo do entretenimento, superando a música e o cinema.

De acordo com um relatório da Superdata, em 2019 apenas os jogos para plataformas mobile movimentaram cerca de 64,4 bilhões de dólares pelo mundo.

Então, comece a aprimorar suas habilidades de programação, estudo sobre design de games e marketing digital para ganhar dinheiro com este mercado que continua crescendo.

38. Edição de vídeo

Para trabalhar em casa como um editor de vídeo é preciso apenas de um computador, conexão com a internet, conhecimento e um programa de edição de vídeo.

Seja criando vídeos para empresas, editando o conteúdo de canais no YouTube ou produzindo conteúdo para influenciadores digitais.

Trabalhar com edição de vídeo exige um investimento inicial relativamente baixo e pode trazer um retorno contínuo.

39. Canal no YouTube

Se você tem afinidade com produção de vídeos e conteúdo, ao invés de criar material para outras pessoas, é possível criar seu próprio canal no YouTube.

Quem fala bem em frente às câmeras, entende bastante de um assunto, gosta de dar avaliações sobre produtos ou temas tem boas chances de conseguir gerar renda através do conteúdo na plataforma de vídeos.

É claro, para o investimento começar a gerar resultados é preciso conquistar um número de inscritos relevantes.

A partir deste ponto, a atividade pode ser monetizada através de anúncios do Google, anúncios de empresas parceiras e até mesmo a divulgação de links de afiliados.

Para criar o seu próprio canal no Youtube e obter resultados mais rapidamente, aprenda com quem já é mestre no assunto, com o curso Viver de YouTube

40. Produza podcasts

Os podcasts estão conquistando cada vez mais espaço entre as mídias mais importantes da internet.

Muitas pessoas produzem seu conteúdo neste formato como um projeto paralelo ou até mesmo um hobby, mas esta mídia oferece diversas oportunidades para trabalhar em casa e ganhar dinheiro.

O modelo mais comum de podcast é muito semelhante a entrevistas e conversas realizadas no rádio, mas seu formato é livre para a criatividade e permite a execução de inúmeras ideias diferentes.

É possível monetizar seu conteúdo através da produção de um podcast próprio ou especializar-se na produção e edição do programa de terceiros.

41. Terapeuta online

Profissionais qualificados que já oferecem o serviço de terapia presencialmente podem garantir mais liberdade ao seu dia a dia e sua carreira oferecendo a terapia online.

Existem várias maneiras de prestar este serviço, através de aplicativos, chamadas por voz ou conversas por vídeo.

Vale ressaltar que para seguir esta carreira, primeiro é preciso ser um terapeuta com formação e registrado, o que garante a qualidade do serviço e segurança das pessoas que passam pela terapia.

42. Personal trainer online

A evolução do mercado e a mudança gerada no comportamento das pessoas graças aos avanços da tecnologia também proporcionou aos profissionais que oferecem serviços de personal trainer uma oportunidade de trabalhar em casa através da internet.

Pessoas com conhecimento aprofundados em educação física e ligadas ao universo fitness podem ser contratadas por pessoas que desejam praticar exercícios para manter sua saúde ou melhorar sua estética através do acompanhamento online.

O personal trainer pode oferecer o acompanhamento personalizado individual, sessões de treino coletivas através de aplicativos como o Zoom e até mesmo criar conteúdo relacionado ao assunto com o objetivo de monetização.

43. Coaching

Muitas pessoas que desejam planejar sua carreira, escolher uma área de atuação ou melhorar em diferentes aspectos de suas vidas procuram coachs para tornar estes processos mais práticos.

O que torna este tipo de carreira interessante é quantidade de temas específicos que podem ser trabalhados, desde coaching sobre uma vida saudável até como alcançar as metas de sua carreira.

Contudo, nem todo mundo pode oferecer serviços de coach. Apesar de sua popularidade, é preciso de muito conhecimento no assunto abordado e contar com certificações para ser um coach profissional.

Trabalhar como coach é uma ótima oportunidade para você mostrar para os outros como trabalhar em casa e contar a sua história.

44. Dublador

Que tal trabalhar para fazer sua voz ser ouvida no mercado do entretenimento? Se você tem um bom controle de voz e já fez aulas de teatro, considere trabalhar profissionalmente com dublagem.

Filmes, videogames, desenhos animados, trailers, entre várias outras formas de mídia precisam que uma pessoa empreste sua voz para que o produto seja finalizado.

Considere investir em seus próprios equipamentos e será possível trabalhar mesmo de casa.

Além das dublagens feitas diretamente para o ramo do entretenimento, também é possível vender o serviço de narração para anúncios e vídeos comerciais de empresas.

45. Escreva livros

Você tem muita criatividade, histórias ou conhecimento para compartilhar? Ganhe dinheiro escrevendo livros.

É possível trabalhar da maneira convencional e encontrar editoras independentes para publicar seu material.

No entanto, hoje é possível utilizar ferramentas para escrever online e vender seu conteúdo de uma maneira completamente autônoma.

A Amazon oferece através do serviço Kindle Direct Publishin uma ferramenta para escritores criarem, editarem, revisarem e publicarem seus livros diretamente na plataforma da empresa, onde os livros são vendidos virtualmente.

46. Ilustração

Pessoas que trabalharam sua habilidade de desenho a um nível profissional podem aproveitar seu talento para oferecer serviços freelances.

Apenas com um computador e uma mesa digitalizadora você pode trabalhar em casa criando ilustrações para diferentes mercados e finalidades.

Um passo muito importante para garantir que seu trabalho seja reconhecido é a criação de um portfólio com suas ilustrações, processo criativo e experiências profissionais.

Desta maneira, será possível encontrar novos clientes através de divulgação e assegurar confiança no seu trabalho.

47. Estamparia

Várias pessoas já estão trabalhando em casas com estamparia. O serviço é simples, mas permite muita criatividade e exige o investimento inicial em máquinas de impressão em tecidos e canecas.

Uma opção interessante é trabalhar com a personalização, oferecendo a oportunidade de pessoas imprimirem suas próprias estampas para criar produtos customizados.

Outra ideia muito válida, principalmente para quem tem experiência com ilustração é a criação de designs únicos para vender produtos exclusivos em seu negócio.

48. Projetista

O CAD é um tipo de software criado para estruturação de instalações e a criação de projetos variados em 3D. Profissionais especializados em utilizar esta ferramenta estão encontrando novas oportunidades de conquistar espaço no mercado de trabalho.

Empresas na área de arquitetura e construção civil muitas vezes agilizam seus processos internos com a contratação de profissionais autônomos especializados em CAD.

Vale destacar que não é necessário um diploma de ensino superior para atuar nesta área, no entanto, o conhecimento técnico é necessário.

Pessoas interessadas em ganhar dinheiro desta maneira podem fazer cursos, participar de oficinas online ou aprender a utilizar a ferramenta de maneira autônoma até chegar ao nível profissional.

49. Jornalista

Hoje, jornalistas podem trabalhar em casa de uma forma completamente autônoma.

É possível criar um site próprio para cobrir temas específicos ou trabalhar como freelancer para veículos de comunicação ou diretamente para empresas.

50. Contador

Contadores com formação e experiência em sua área de atuação que desejam autonomia para ter seus próprios e tomar suas próprias decisões podem se tornar empreendedores para fazer seu próprio trabalho em casa.

O contador é uma função que sempre será necessária. Seu serviço é ainda mais importante para pequenos negócios que não contam com os recursos para contratarem um colaborador em tempo integral.

Divulgar seus serviços para encontrar um bom número de clientes irá trazer retorno o suficiente para que seu trabalho autônomo de contador possa ser realizado em tempo integral.

51. Fabricar e vender produtos de perfumaria

Criar velas aromatizadas, sabonetes, cremes hidratantes é um hobby para muitas pessoas, mas esta atividade pode ser monetizada e trazer bons resultados financeiros.

Produtos com muita qualidade e originalidade atraem a atenção das pessoas. Se você é capaz de produzir materiais interessantes, comece a divulgar seu trabalho e vender por encomenda.

Participe de feiras de artesanato, alimente redes sociais com conteúdo e crie até mesmo um site dedicado ao seu negócio. Desta maneira será possível alcançar novas pessoas que tenham interesse nos seus produtos.

52. Oficina de costura

Costurar é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar em casa. Quem tem experiência com as atividades simples como pregar botões e etiquetas até as mais complexas como ajustes de tamanho e personalização de roupas pode gerar uma boa renda através do seu talento.

Uma outra oportunidade é aproveitar a popularidade de um nicho específico, com o cosplay e criar roupas para que as pessoas possam se vestir como seus personagens preferidos.

53. Cuidador de pets

Você ama pets e deseja passar o dia cercado por eles? Considere começar como "babá" de animais de estimação.

Pessoas que são responsáveis, organizadas, carinhosas e tem espaço em suas casas podem oferecer este serviço para seus conhecidos e através da internet.

Além disso, o trabalho também permite que outros projetos sejam executados paralelamente, abrindo outras oportunidades executar uma atividade que gere renda.

54. Indique móveis para alugar

Esta ideia para trabalhar em casa é muito prática e fácil, porém, é indicada apenas como um método de gerar renda extra e não como um trabalho integral.

Se você tem um grande círculo de amigos e conhecidos, conversa bem e entende um pouquinho de imóveis, faça um cadastro nos programas de indicação de imóveis que alguns sites oferecem. É possível ganhar dinheiro através deles por cada indicação.

Confira alguns sites que oferecem este sistema de indicação:

  • indica aí
  • Desenrola
  • Emcasa
  • Ops Ganhei
  • Quinto Andar

55. Mecânico de bicicleta

Gosta de consertar tudo o que está quebrado e sente que tem um talento para isso? Transforme esta habilidade em um trabalho.

Se você já teve algum tipo de experiência consertando bicicletas de diferentes marcas e tamanhos, divulgue seu serviço em sua região e através da internet para conquistar clientes.

É bem provável que várias pessoas busquem seu serviço para outros tipos de conserto ao descobrir sobre as suas habilidades. Caso a ideia seja interessante, também será possível começar a se promover como um "faz-tudo" e realizar consertos gerais.

Dicas de produtividade para trabalhar em casa

O trabalho home office pode ser realmente desafiador em algumas circunstâncias, como por exemplo caso você tenha filhos pequenos ou outras distrações que podem atrapalhar o seu desempenho.

Para resolver isso, confira algumas dicas de produtividade para manter-se eficiente.

Crie seu ambiente de trabalho home office

Ter uma área ou cômodo dedicado para trabalho pode fazer toda a diferença. Evite que seu ambiente de trabalho seja próximo de distrações comuns como por exemplo a sua televisão.

Dê preferencia para ambientes silenciosos, separados das áreas comuns e nos quais você possa se concentrar no trabalho sem interrupções.

Além disso, você precisa ter o equipamento necessário para executar a sua função, como por exemplo um notebook para trabalho, microfone, câmera, entre outros conforme necessário.

Converse com outros residentes e defina limites

Caso você divida sua casa com mais pessoas, como por exemplo seus pais, filhos ou colegas de trabalho, converse com os mesmos para clarificar seus horários de trabalho e peça para que evitem interrompê-lo.

Não é incomum que outras pessoas em sua residência imagem que você está disponível por estar trabalhando em casa, mas o fato é que qualquer interrupção tem grande impacto em sua produtividade.

Delimite seu horário de trabalho

Ao trabalhar em casa, pode ser difícil determinar exatamente quando seu horário de trabalho começa e termina.

É importante evitar esse tipo de situação para que você não entre em um estado de burnout e acabe ficando muito cansado por, essencialmente, nunca conseguir "sair do escritório".

Para isso, recomendamos que configure alarmes indicando exatamente quando você deve começar e parar. Além disso, não deixe de conferir técnicas de produtividade para melhorar o trabalho home office, como por exemplo fazer ciclos pomodorino.

Não trabalhe de pijama

Pode parecer bobagem, mas diversas pesquisas na área indicam que trabalhar de pijama te condiciona a diminuir o ritmo de suas atividades, pois a sensação de conforto extra é capaz de atrapalhar sua habilidade de focar em tarefas, deixando-o mais lento e, consequentemente, menos produtivo.

Claro, isso não significa que você deve se vestir com roupas formais ou da mesma forma que faria caso precisasses ir ao escritório de uma empresa.

O recomendado é usar trajes leves e roupas que você normalmente utilizaria em casa, mas não as roupas que usa para dormir. Curioso, não é mesmo?

Crie e mantenha sua rotina

Por fim, pode parecer bobagem, mas manter uma rotina ao trabalhar em casa tem um impacto direto em sua produtividade.

Agrupando todas as dicas anteriores, através de uma rotina, seus familiares ou colegas entenderão que você não está disponível durante seu período de trabalho e você mesmo conseguira eliminar distrações e se concentrar apenas no que deve ser feito.

Trabalhar de mais ou trabalhar de forma irregular, tendo de compensar períodos perdidos devido à interrupções e distrações são outros fatores que podem levá-lo a se sentir perpetuamente cansado durante o trabalho home office.

4 itens importantes para quem deseja abrir um negócio

Depois de conferir inúmeras ideias para dar o primeiro passo e começar a trabalhar em casa, confira alguns itens muito importantes na hora de abrir e manter um negócio produtivo.

Pesquisa de mercado

Após escolher as ideias que você colocará em prática, realize um estudo de mercado sobre o seu segmento.

Busque encontrar o máximo de informações relevantes como os preços praticados, quais são seus concorrentes e seus principais problemas.

A partir daí, elabore um planejamento e crie metas para o seu negócio. Ao trabalhar com objetivos específicos a curto, médio e longo prazo, será mais fácil organizar seu trabalho e alcançar resultados expressivos.

Público-alvo

A partir da pesquisa de mercado será possível definir quem é seu público-alvo.

Com esta informação em mãos, estude o comportamento, dores e desejos destas pessoas e crie uma persona para representar seu público.

Ao direcionar suas estratégias para a persona, sua comunicação se tornará mais personalizada e efetiva com o público-alvo.

Estratégia de marketing

A divulgação dos seus produtos ou serviços é fundamental para que as pessoas conheçam a sua marca e comecem a consumir o que você oferece. Por isso é muito importante elaborar uma estratégia de marketing.

Avaliando seu público, determine quais as principais redes sociais para criar perfis do seu negócio, crie seu próprio site e faça anúncios na internet.

Controle das finanças

Todo empreendimento bem-sucedido tem um controle de finanças bem feito. Lembre-se de encontrar tempo a parte das atividades do seu negócio para controlar suas despesas, avaliar o lucro e tomar as melhores decisões financeiras, mostre que você entendeu como trabalhar em casa.

Principais dificuldades de trabalhar em casa

Depois de tudo que apresentamos nesse artigo e você conheceu mais sobre como trabalhar em casa é importante que você esteja preparado para lidar com as principais dificuldades de trabalhar sem sair de casa. 

Barulho externo 

Se você não mora sozinho, esteja preparado para ter que lidar com interrupções e barulhos que só percebemos quando passamos longos períodos em casa.

Em ambientes privados é mais fácil se tornar produtivo, pois eles promovem concentração uma vez que todos estão alinhados pelo mesmo objetivo e mantém um ambiente silencioso.

A não ser que o sua casa ou apartamento seja à prova de som esteja preparado, pois você terá que lidar com interfone ou telefone tocando, vizinho, barulho de carro, cachorro latindo e todas as interrupções do Home office.

Falta de contato social

Se você é uma pessoa sociável é bem provável que sinta mais falta de se relacionar com outras pessoas.

Mas isso pode ser facilmente sanado se você utilizar a internet para encontrar grupos de pessoas que também trabalham no mesmo nicho que você.

Portanto, não deixe de participar de workshops, entrar em grupos no WhatsApp e também no Facebook para criar novas conexões e diminuir a falta de contato social.

Sobrecarga de trabalho

Mesmo que você faça limitações de horários, algumas vezes, você terá que sacrificar um pouco do seu tempo de lazer para conseguir dar conta de tudo e colocar tudo em ordem.

Lembre-se que é preciso estar bem mentalmente, então quando isso acontecer tente se recompensar encontrando alguma maneira de se distrair e aliviar o estresse.

Muitas vezes por estar trabalhando em casa julgamos, erroneamente, que o trabalho é mais fácil, mas geralmente ele não é. 

Pausas não programadas

Antes de começar a trabalhar em casa certifique-se de ter uma poupança com dinheiro extra, pois imprevistos podem acontecer e ao contrário do trabalho em ambiente privado você deve arcar com todos os prejuízos.

Lembre-se que se você ficar sem um equipamento, por exemplo, é tempo de trabalho perdido e também dinheiro perdido.

Portanto, dê atenção especial para o seu lado financeiro para saber como trabalhar em casa com tranquilidade.

Gostou das ideias para trabalhar em casa em 2023?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para que você possa ganhar dinheiro em casa, seja por preferência ou devido à situações adversas como a pandemia do Covid-19 que trouxe um grave impacto econômico ao Brasil.

Lembre-se, você sempre pode contar com o JivoChat para conversar com clientes em tempo real através de sua página.

Instale o chat online gratuitamente, integre-o aos demais canais de atendimento e alavanque a comunicação com clientes para gerar cada vez mais negócios. Boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download