Cursos de inglês online: 19 melhores grátis e pagos

Índice

Aprender inglês não é algo tão difícil como muitas pessoas pensam. É claro, aprender um novo idioma sempre será um desafio, no entanto, é um processo simples que exige motivação e ferramentas para funcionar. 

Além do mais, para muitas pessoas, o processo de aprendizagem do inglês pode ser mais suave. Afinal, muitos começam a assimilar e aprender palavras através do consumo de entretenimento, como músicas, filmes, jogos, séries, entre outras coisas. 

Hoje, a tecnologia também está aliada ao ensino para tornar o aprendizado mais fácil. Os cursos de inglês online grátis e pagos proporcionam comodidade e praticidade aos seus alunos para estudar em qualquer lugar, no seu ritmo. Muitas pessoas optam pelo aprendizado online para conseguir aproveitar seu tempo livre e transformá-lo em algo produtivo. 

Aprender uma segunda língua, principalmente o inglês, é algo que aumenta as possibilidades tanto na formação profissional quanto pessoal. Afinal, é o idioma mais falado no mundo, com muita ênfase no setor corporativo. 

Portanto, se deseja aprender inglês através de um curso online, mas não sabe por onde começar, confira o nosso artigo e descubra qual é a melhor alternativa para você. Vamos lá?

Crie seu site com a Wix

Por que é importante aprender inglês?

O inglês é atualmente a língua mais falada do mundo, aprender o idioma pode trazer diversas vantagens tanto para sua vida pessoal quanto profissional. Confira os principais benefícios.

Dominar softwares e aplicativos

No universo da tecnologia e informática, grande parte dos aplicativos e softwares usam a língua inglesa como base. Aprender o idioma é importante para ter completo conhecimento sobre as ferramentas e o funcionamento de uma aplicação, independente do seu uso. 

Oportunidades de trabalho

Um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas começam a fazer um curso de inglês é a qualificação profissional. Adicionar o domínio desta língua ao seu currículo pode fazer a diferença em alguns setores e pode até mesmo ser uma exigência em outras áreas. 

Portanto, se você tem como objetivo um bom trabalho ou uma vaga ainda melhor, considere o investimento. 

Estudos

Aprender a língua é muito importante para quem está estudando para entrar em uma universidade ou já está cursando um curso superior. Diversas disciplinas pedem por trabalhos e artigos científicos que só podem ser encontrados em inglês.

Isso é ainda mais importante para estudantes que desejam fazer um excelente trabalho de conclusão de curso (TCC) e precisam encontrar boas fontes para fortalecer sua argumentação. 

Portanto, se você está planejando fazer um curso do ensino superior, uma pós-graduação ou um mestrado, dominar a língua é uma das necessidades para fazer um trabalho acadêmico diferenciado.

Intercâmbio

Ainda no âmbito acadêmico e profissional, o curso de inglês online é algo essencial para quem tem um intercâmbio em seus planos.

Viagens

Atualmente, viajar é algo que não faz parte dos planos da maioria das pessoas. No entanto, o sonho de muita gente é viajar para o exterior. Por isso, independente do seu destino, saber inglês é algo fundamental pois a língua é universal, sendo usada em hotéis, pontos turísticos, museus, restaurantes e outros lugares. 

Aprender inglês para saber ao menos o básico da comunicação é algo essencial para evitar problemas em suas viagens.

Se tornar um professor

Por fim, aprender inglês ao nível avançado de se tornar fluente na língua proporciona a oportunidade para se tornar um professor na área, criando mais uma possibilidade de carreira profissional. 

Como saber qual é o melhor curso de inglês online? 

Pesquisar por cursos e se ambientar com um curso online é importante antes de tomar uma decisão e escolher um curso para começar. Principalmente se isso envolve um investimento financeiro, como em escolas pagas e cursos que cobram uma taxa para gerar certificados ou taxas de cancelamento. 

É importante ter um certificado?

O certificado do curso de inglês não é tão importante, pois muitos cursos não são validados pelo MEC e empregadores não usam o certificado para avaliar sua fluência. 

Porém, exames internacionais são bastante reconhecidos pelo mundo inteiro. O IELTS, o TOEFL e o Exame de Michigan são alguns dos principais que podem ser feitos no Brasil. 

Existe muito material preparatório para eles. Além disso, o fato de fazer um bom curso online de inglês irá o preparar naturalmente para estes testes.

Certificado de um curso de inglês online

Quanto tempo dura um curso de inglês online?

Muitas pessoas acreditam que o tempo mínimo para aprender a falar inglês é de 3 a 4 anos. Por outro lado, existem cursos que prometem ensinar a língua em apenas 3 meses, algo completamente improvável.

A verdade é que o tempo pode variar muito de pessoa para pessoa. Seu ritmo de aprendizado, a metodologia escolhida, o tempo de estudo, o tempo para praticar e a dedicação são fatores que influenciam diretamente o tempo que cada aluno irá levar para aprender a nova língua. 

19 melhores cursos de inglês online grátis e pagos

Após entender a importância de aprender a língua inglesa, confira a seguir algumas das melhores opções de cursos de inglês online grátis e pagos. 

1. Inglês para iniciantes

O curso Inglês para Iniciantes é uma excelente opção para pessoas que desejam começar a aprender o idioma do zero, de forma prática e fácil.

Ao todo são 15 aulas, somando um total de 20 horas em carga horária. Quem der seus primeiros passos no aprendizado da língua inglesa através do curso irá aprender expressões do dia a dia, o verbo To Be, adjetivos, artigos definidos, artigos indefinidos e conversação básica.

Seu valor é bastante acessível, o que faz do conteúdo uma excelente opção para quem deseja começar mesmo sem saber nada e descobrir se deseja continuar aprendendo com cursos mais avançados.

Banner com informações sobre o curso Inglês para Iniciantes

2. Inglês Descomplicado para Iniciantes

Desenvolvido através de vários anos de ensino de inglês na Universidade de Toronto - Canadá, o curso Inglês descomplicado utiliza métodos para auxiliar pessoas que desejam aprender inglês sem precisar passar anos em uma escola de língua.

Através do curso, os estudantes aprendem inglês a partir do que já sabem em português, facilitando seu aprendizado. 

Os módulos foram estruturados meticulosamente para garantir que os alunos construam uma base forte na língua inglesa, os capacitando a montar frases de forma livre, sem a necessidade de decorar frases prontas. 

O curso é dividido em 10 aulas que abordam temas diversos relacionados à língua e 10 aulas especialmente focadas em vocabulário.

3. Inglês Pro - Curso Eficiente

O Inglês Pro Curso Eficiente é um material desenvolvido para fazer com que qualquer pessoa consiga alcançar um nível de conversação em inglês.

O conteúdo cobre todos os tópicos mais importantes usados no dia a dia em inglês, o que facilita o aprendizado de conversas mais naturais e livres.

O curso ajuda estudantes de todos os níveis, avançado, intermediário e iniciante, a melhorar seu nível de conversação, permitindo que se comuniquem na língua inglesa na maioria das situações.

O material utiliza uma metodologia lógica e direta ao ponto, com uma linguagem muito simples, sem fórmulas mágicas nem técnicas complexas. O estudo utiliza apenas o lógico e o funcional. 

São 21 módulos ao todo, com 58 aulas de conteúdo original completamente focado no aprendizado da conversação.

4. Inglês4ever

O Ingles4Ever é um curso de inglês completo criado pelo professor Diego Corrêa. Ao todo, são mais de 100 aulas, como ferramentas práticas e eficientes para ensinar o inglês do zero ao nível intermediário.

O método é testado e comprovado por profissionais da área, utilizando metodologias que já existem e teorias linguísticas aplicadas na prática.

O curso conta com 5 fases diferentes de ensino:

  • Kick-start: fase inicial onde é aprendido a utilizar o curso e os métodos utilizados.
  • Baby steps: início da jornada de aprendizado, onde os alunos irão dar seus primeiros passos da língua inglesa entendendo contextos básicos e a linguagem contextualizada.
  • Pillars of eternity: módulo em que os alunos irão trabalhar as bases do aprendizado para fixar o que já foi aprendido.
  • Breaking barriers: momento em que as primeiras barreiras do inglês são quebradas, onde os alunos serão capazes de estabelecer os pilares da comunicação e entendimento.
  • Flying solo: etapa onde os estudantes são capazes de entender a comunicação do dia a dia e sua capacidade já permite que se comuniquem em conversas de média complexidade.

5. Alura Língua - Pago

A Alura Língua é uma plataforma que oferece cursos de inglês do nível iniciante ao avançado com exemplos de situações complexas no exterior. 

A ferramenta é bem estruturada e foi desenvolvida por profissionais poliglotas, que falam diversas línguas, como o inglês, espanhol, russo, francês, entre outras. 

A plataforma oferece aulas rápidas bastante ilustrativas, com animações e conversas entre nativos da língua inglesa. Para facilitar o estudo, a transcrição dos diálogos também fica disponível em inglês e traduzida para o português, além de contar com as explicações sobre a gramática em vídeos separados. 

A prática fica por conta de exercícios que usam a metodologia “spaced repetition”, aplicada por diversos poliglotas do mundo inteiro. Além disso, o sistema é criado com um algoritmo inteligente que foca nos itens que os alunos mais têm dificuldade. 

Os cursos de diversos níveis são pagos, mas são bem estruturados e oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado.

6. Inglês na rota da fluência - Pago

O Inglês na rota da fluência é um curso com metas diárias e aulas para cada dia. Esta é uma forma de diluir o conteúdo e torná-lo mais satisfatório ao completá-lo. 

O curso usa metodologias cientificamente comprovadas para tornar o aprendizado mais prático. Em apenas um mês é possível começar a falar em inglês.

Um fator importante é que as aulas podem ser assistidas com apenas 30 minutos diários para alcançar o nível intermediário em apenas um semestre. Isso é importante porque cursos com aulas mais longas, de 2 horas por dia, podem desmotivar pessoas com rotinas mais cheias.

O curso é pago, pode ser adquirido através de parcelas ou à vista.

7. Inglês com a Gringa - Pago

Como o próprio nome sugere, este curso de inglês online é ministrado por uma professora que tem o inglês com sua língua nativa. A Lecil Alvino, profissional com experiência no ensino para brasileiros, foi quem desenvolveu as aulas. 

O conteúdo é completo e recomendado para quem ainda é iniciante na língua inglesa. Sua principal vantagem é contar com uma professora estrangeira que tem o inglês como idioma nativo, auxiliando com as maneiras corretas de falar no cotidiano. Outra vantagem é a possibilidade de acessar as lives da professora para tirar dúvidas diretamente com ela. 

O curso é pago, porém, tem um bom conteúdo em vídeo e material de apoio, além disso conta com acesso vitalício aos alunos.

8. Duolingo - Grátis

O Duolingo é uma plataforma que ensina a língua inglesa e várias outras línguas como o espanhol através de exercícios de tradução e associação, para fazer com que seus usuários aprendam novas palavras e frases. 

A plataforma também conta um aplicativo que é bastante prático de usar e tem conceitos de gameficiação em seu desenvolvimento, tornando a experiência mais interativa. 

A plataforma é gratuita e é uma boa alternativa para quem tem interesse em começar a aprender uma nova língua, no entanto seus exercícios são repetitivos e muitas vezes ensinam palavras pouco úteis, além de não contar com muitas explicações gramaticais.

9. 30UP English - Pago

O curso foi criado pela professora Rose Pinheiro, com mais de 20 anos de experiência ensinando inglês para adultos. Ela também tem seu conhecimento comprovado, pois viveu no exterior e fez mestrado por lá. 

Seu método de ensino une o lexical e o tradicional com diálogos. Segundo a professora, o tempo para se tornar independente com a língua, a nível intermediário, é de 6 meses. No entanto, o curso do básico ao avançado leva mais tempo. 

O plano pedagógico é bem organizado, com 2 a 3 aulas por semana e exercícios. Mensalmente o curso também conta com aulas para tirar dúvidas. 

O curso é pago, mas tem um bom custo benefício.

página inicial do curso 30UP English

10. Babbel - Grátis

Assim como o Duolingo, o Babbel é uma plataforma de conteúdo, exercícios de associação e tradução para ensinar seus usuários novas palavras e frases. As 2 opções funcionam de forma semelhante. 

O acesso à plataforma é gratuito, porém, conta com uma versão premium com mais recursos.

11. Inglês Rápido e Sozinho - Pago

A proposta por trás do curso Inglês Rápido e Sozinho é bastante diferente de outras alternativas de nossa lista. A metodologia foi desenvolvida com técnicas que os poliglotas usam para aprender novos idiomas mais rapidamente. 

O programa de estudo usado no curso foi criado pela escola de aprendizagem acelerada Accelerated Learning, feito através de uma metodologia desenvolvida pela Universidade de Harvard. 

A grande diferença é a abordagem, o método ensina a segunda língua como aprendemos a primeira. O objetivo em 8 semanas de curso é aprender cerca de 1500 palavras e desenvolver a língua a partir desse ponto.

O objetivo do curso é ajudar pessoas que precisam aprender o inglês rapidamente, porque vão fazer alguma prova ou se candidatar a uma vaga, mas têm pouco tempo.

O curso promete que seus alunos estarão prontos para falar uma nova língua em 8 semanas, um objetivo bastante desafiador que só pode ser alcançado com muita dedicação e estudo. 

O curso é pago e também conta com uma garantia incondicional de 30 dias.

12. Open English - Pago

Quem optar pelo curso da Open English irá contar com professores nativos americanos, aulas ao vivo oferecidas 24 por dia e exercícios online que permitem mensurar o desenvolvimento dos alunos. 

Quem escolher o Open English poderá escolher entre aulas individuais, aulas em grupos pequenos e aulas em um modelo mais tradicional. Uma das vantagens do curso é contar com professores nativos e ter aulas ao vivo, facilitando na hora de tirar as dúvidas. 

O curso é pago através de um sistema de mensalidade. 

13. Busuu - Grátis

O Busuu é uma ferramenta online gratuita criada para ensinar idiomas, o inglês é um deles. Segundo a própria empresa, a plataforma conta com mais de 80 milhões de usuários. 

No entanto, apesar de ser gratuito, o serviço conta com um método “freemium” de monetização. Ou seja, para aproveitar todos os seus recursos é preciso pagar alguns valores. 

Já a vantagem é funcionar até mesmo offline no celular. O aplicativo permite que seus usuários baixem as aulas e possam assisti-las mesmo sem conexão.

14. EF English Live - Pago

Antigamente conhecido como English Town, o curso funciona de forma tradicional tanto nas aulas quanto no método de contratação. O curso oferece horários flexíveis e promete um aprendizado rápido, mas os alunos precisam ter determinação e disciplina para fazer as aulas corretamente.

Assim como o Open English, as aulas são com professores nativos dos Estados Unidos e também são online. Um de seus destaques é a certificação em tecnologia educacional reconhecida pelo MEC. 

Um ponto negativo é que alunos pouco experientes podem não estar preparados para acompanhar o conteúdo em aulas em grupo. 

O curso é pago e é possível escolher entre aulas em grupo ou aulas particulares.

Página inicial do curso EF English Live

15. LingQ - Grátis

Esta é uma plataforma de aprendizado um pouco diferente. O aprendizado através do LingQ é feito com a correção de textos escritos e a leituras de texto com áudio. A opção conta com um curso de inglês online recomendado para usuários com conhecimento do intermediário ao avançado. 

A inscrição é gratuita, mas a ferramenta funciona através de pontos feitos pela correção de textos de outros usuários ou comprados com dinheiro.

16. Curso de Inglês Britânico - Pago

O Curso de Inglês Britânico foi desenvolvido por um casal: Dave Nicholas, professor de inglês nativo da Inglaterra e Mariana, professora licenciada com a qualificação TEFL e brasileira. O curso ajuda de forma didática a compreender os principais aspectos da língua com o foco no Inglês Britânico.

O curso tem 4 fases: na primeira fase os conceitos básicos são ensinados para ajudar a entender a língua de forma mais rápida; na segunda fase os alunos ganham mais vocabulário para a conversação; na terceira fase os alunos aprendem palavras em um contexto britânico; e na quarta fase os professores ajudam os alunos a praticar e fixar o conhecimento adquirido durante o curso.

O curso é pago e como a maioria das opções, conta com uma garantia de 7 dias.

17. Deep English - Pago

O Deep English é um curso de inglês online desenvolvido para alunos do nível intermediário ao avançado. Pessoas que têm um bom conhecimento de leitura, mas não praticam a conversação podem aproveitar bastante o conteúdo. 

Ao todo são 132 lições com situações reais e conversas transcritas de nativos. Contudo, o curso não é interativo e todo o material é previamente gravado, o que limita os alunos a apenas responder aos áudios que já estão gravados. Os áudios têm 3 velocidades e 3 tempos verbais diferentes.

Para ter acesso ao curso e seu conteúdo é preciso pagar um valor em dólar.

18. Cambly - Pago

O Cambly é um aplicativo para quem busca aulas com um professor particular. As aulas são feitas por vídeo chamada e os alunos podem escolher seus professores. Também é possível optar por fazer aulas com outros alunos de qualquer parte do mundo. 

Seu conteúdo é bem avaliado por estudantes de todos os níveis que já fizeram o curso, seja com o objetivo de aprender o idioma para conversação ou para fazer um teste de proficiência internacional.

19. Doing English - Pago

O último item na nossa lista de cursos de inglês online é o Doing English. O conteúdo das aulas foi desenvolvido para pessoas que já tem um bom nível de inglês, não tem muita prática na fala e desejam alcançar a fluência. 

O curso é pago e tem um valor alto, porém, pode ser cancelado sem multa a qualquer momento. O criador do curso é o profissional americano Julian Northbrook. O material disponibilizado oferece mais de 200 aulas já dadas e semanalmente uma nova aula é adicionada ao acervo de conteúdo. 

O curso também proporciona o contato com outros grupos de alunos e professores, oferecendo a oportunidade de trocar experiências e tirar suas dúvidas em tempo real.

Página inicial do curso Doing English

Entenda as metodologias dos cursos de inglês

Os cursos de inglês podem usar uma ou várias metodologias. Não existem alternativas objetivamente melhores, é preciso que os alunos conheçam os métodos e descubram com qual se identificam mais para aprender a nova língua com mais facilidade. 

Confira a seguir as principais metodologias usadas em cursos de inglês online e presenciais.

Metodologia Lexical

É uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular. O foco do estudo está em como a língua é utilizada pelos nativos. Portanto, os alunos focam em aprender o vocabulário. 

O método tem se provado muito eficiente em termos de fluência na comunicação tanto falada quanto escrita.

Metodologia Psicolinguística

É uma forma atualizada de aprender a língua. O método é personalizado e se baseia na relação entre aluno e professor, focando na habilidade de se comunicar e na gramática.

Metodologia Tradicional

Uma das formas mais conhecidas de aprender inglês. Primeiro é ensinado a gramática, o uso de suas regras e a tradução literal dos termos. Apresenta bons resultados no começo, porém, não oferece muitas oportunidades de desenvolver habilidades de comunicação.

Metodologia Áudio-oral

Desde o começo, este método foca no “listening” (ouvir) e no “speaking” (falar), dando menos atenção para a escrita. 

Metodologia Direta

Método em que os professores deixam de lado a língua materna dos alunos e falam apenas na língua que está sendo ensinada, se comunicando através de gestos e imagens.

Perguntas frequentes sobre os cursos de inglês online

Se você ainda tem algumas dúvidas sobre os cursos de inglês que listamos, confira algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto e suas respostas.

Os cursos de inglês online oferecem garantia? 

Por lei, cursos no Brasil precisam ter um mínimo de 7 dias de garantia. No entanto, ao escolher cursos estrangeiros, é preciso conferir em suas informações se eles oferecem esta opção.

Os cursos de inglês online exigem escolaridade mínima?

Os cursos não exigem um nível de escolaridade mínima, porém, é necessário ter a alfabetização mínima a ponto de saber ler, escrever e interpretar texto.

É preciso fazer um curso para aprender inglês?

É possível sim aprender inglês sozinho. Porém, é preciso muita dedicação e autodisciplina. Muitas pessoas são capazes, porém, grande parte prefere trilhar um caminho mais certo, seguro e com o auxílio profissional. 

Até porque, contar com um professor que entende da língua, principalmente nativos e com experiência, permite que você tenha um estudo mais direcionado e interaja com a língua, acelerando o processo de aprendizagem. 

Fazer o curso de inglês online vale a pena?

O curso vale a pena para pessoas que estão em busca de conhecimento e novas experiências, principalmente para pessoas que desejam se aperfeiçoar profissionalmente. 

No entanto, o curso não vale a pena para alunos que assistem apenas metade das aulas ou nada, para quem faz as aulas sem prestar atenção, para pessoas que não estudam e para pessoas que não praticam o conhecimento adquirido. 

Pronto para escolher um curso de inglês online?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre os cursos de inglês online, além de apresentar opções interessantes para começar a aprender agora mesmo.

Caso você ainda não tenha certeza de que quer ter o inglês como segundo idioma, confira a nossa lista com os melhores cursos de espanhol online.

Início Blog Reviews Cursos de inglês online: 19 melhores grátis e pagos
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download