Como aprender inglês sozinho: 18 dicas para começar

25 de junho de 2021
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os avanços da tecnologia e as estratégias inovadoras criadas no mundo ocidental estão aumentando a importância de as pessoas falarem um segundo idioma, principalmente o inglês.

Muitos optam pela maneira mais tradicional de aprender um idioma: fazer um curso presencial em uma instituição de ensino.

No entanto, também é possível aprender inglês em casa. Contudo, isso não significa que essa será uma tarefa fácil. 

É preciso entender que será necessário ter muita disciplina e dedicação para ter um bom aprendizado.

Contando com isso e as ferramentas certas, será possível até mesmo aprender a ler e falar inglês sozinho na internet.

Para ajudar você nesta jornada de conhecimento, preparamos uma lista com dicas de como aprender inglês sozinho para começar hoje mesmo.

Como aprender inglês sozinho: é importante pensar em um plano de estudos?

O plano de estudos é uma ferramenta extremamente importante para quem busca aprender inglês sozinho.

O estudar sem um plano bem definido e objetivo, é muito provável que você gaste muito tempo sem saber o que estudar e acabe freiando sua evolução no idioma.

Portanto, investir tempo para fazer um plano irá ajudar você a começar seus estudos e a continuar aprendendo de forma progressiva.

Confira a seguir alguns itens extremamente relevantes para montar um bom plano de estudos.

Autoconhecimento

Pense sobre seu histórico de estudos gerais e suas experiências aprendendo inglês. Então, pensa em qual metodologia pode ser a mais interessante para você.

Essa será a base do seu plano. Tente entender quais fatores influenciaram falhas anteriores que o fizeram desistir ou se desanimar com o aprendizado.

Nível de inglês atual

O próximo passo é entender qual deve ser o ponto de partida do seu aprendizado para então construir o plano de estudos.

Busque avaliações para descobrir qual é seu níovel de conhecimento no inglês atualmente. Existem vários testes online gratuitos que podem ajudar nessa tarefa.

Outra forma de fazer isso é praticando com exercícios básicos de inglês, descobrindo quais são suas principais deficiências no idioma.

Definição de objetivos realistas e atingíveis

É preciso ser realista na hora de definir suas metas de como aprender inglês sozinho. Começar do zero e se tornar fluente em pouco tempo não é um objetivo realista.

Entender que o idioma será aprendedido progressivamente e de forma gradual irá ajudar a manter sua evolução.

Evite se preocupar com o tempo que irá gastar no começo e foque na sua evolução semanal. Dessa forma, seu planejamento irá contar com metas menores e que condizem com sua realidade.

Atingir essas metas com frequência irá motivar seus estudos e manter a progressão no seu aprendizado.

12 dicas de como aprender inglês sozinho

Confira a seguir as principais dicas de como aprender inglês sozinho em sua casa.

1. Conheça qual é seu nível de inglês

Reconhecer qual é o seu nível de inglês é algo muito importante antes de começar seus estudos. 

Entenda quais são seus pontos fortes e fracos para criar um plano de estudo que esteja de acordo com suas habilidades e respeite seu ritmo de aprendizado.

Uma forma de descobrir seu nível é fazer testes em plataformas de idioma online. Confira as perguntas e avalie os tipos de questionamentos que têm mais facilidade e dificuldade para responder. 

Também fique atento às palavras que já estão em seu vocabulário e quais termos ainda precisam ser aprimorados.

Faça uma lista com todas essas informações e crie um plano de estudo bem elaborado.

Balão de fala com bandeira dos EUA e ícones de pessoas

2. Encontre o melhor método para você

Existem diversas formas de como aprender inglês sozinho, afinal, existem vários métodos de estudos. Descobrir a melhor opção no seu caso irá contribuir muito com o seu desenvolvimento.

Algumas pessoas aprendem melhor assistindo e escutando. Por isso assistir séries, filmes, ouvir músicas e podcasts pode ser a sua melhor escolha.

Outras pessoas apresentam mais facilidade para aprender lendo e escrevendo. Portanto, livros e aplicativos irão apresentar mais resultados.

3. Crie uma rotina

Criar uma rotina é algo muito importante para organizar seus estudos. Será preciso muita insistência e tempo para estudar sozinho, desenvolver dúvidas e solucioná-las.

Segure sua empolgação nas primeiras semanas para não fazer todas as atividades de uma vez só e acabar se desanimando com o aprendizado.

Portanto, pense bem no seu próprio plano de estudo e desenvolva sua rotina a partir dele, pensando em prioridades, definindo a quantidade de dias estudados por semanas e horas dedicadas a isso. 

4. Escute músicas em inglês

Ouvir músicas em inglês é um hábito muito comum em pessoas que desejam aprender inglês sozinho.

Afinal, essa prática ajudar a aumentar o vocabulário, praticar a escuta e treinar a pronúncia de forma divertida.

Com tantas formas diferentes de escutar música, vale a pena adicionar essa prática em horários variados do seu dia.

Quando puder dedicar mais atenção a essa atividade, busque as letras em inglês e tente entendê-las.

Um dia interessante é buscar por rádios inglesas ou americanas na internet. Dessa forma será possível ouvir várias músicas diferentes e praticar ouvindo as propagandas e falas dos locutores.

5. Mude o idioma do seu celular e computador para inglês

Essa é uma forma de se forçar a aprender novas palavras em inglês. Afinal, até mesmo se conectar a uma nova rede de WiFi ou ajustar configurações podem se tornar tarefas desafiadoras.

Aplicar essa estratégia irá ajudar a manter seu contato com a língua, aprendendo novas palavras e expressões úteis no cotidiano e profissionalmente.

7. Assista séries e filmes em inglês

Essa é com certeza uma das dicas mais populares de aprender inglês. Inclusive, sua popularidade confirma o quão eficiente é essa estratégia.

Assistir filmes e vídeos em inglês e com legendas é apenas o primeiro passo. Quem realmente deseja aprender inglês deve ir além e usar as legendas em inglês.

Isso irá ajudar a se habituar com o idioma falado, além de ter contato com novas palavras.

Quando se sentir confortável, force o aprendizado novamente tirando as legendas por completo.

8. Faça um intercâmbio

Caso tenha a oportunidade e a condição, fazer um intercâmbio é uma das melhores formas de aprender inglês rápido.

A convivência em outro país exige que o inglês seja usada para praticamente tudo, desde as conversas mais casuais até conversas sobre assuntos profissionais, prestação de serviços ou para comprar alguma coisa.

Outra vantagem de fazer um intercâmbio é o contato com uma nova cultura que torna seu aprendizado ainda mais rico.

9. Misture métodos diferentes

Para otimizar seu aprendizado, misture diferentes metodologias. Procure por novos métodos e aplique os aspectos positivos na sua rotina de estudo.

Faça atividades como ler, escrever e ouvir música em seu dia a dia sempre prestando atenção para aumentar seu vocabulário.

10. Compare sua evolução

Definir objetivos e metas é uma parte importante do aprendizado. Desta forma será possível saber onde você deseja chegar aprendendo inglês online e também perceber sua evolução, aumentando sua motivação para continuar.

É através da autoavaliação que será possível entender se as suas escolhas estão sendo efetivas e gerando resultados.

Uma boa forma de fazer isso é refazer os mesmos testes feitos no começo da sua jornada de estudos.

11. Não se preocupe tanto com a gramática

Mantenha o foco apenas em estruturas gramaticais e como usá-las. Descomplique seus objetivos e o que deseja aprender.

Com a evolução do seu conhecimento, se a necessidade de se aprofundar na gramática surgir, prepare-se para abordar esse conteúdo. 

Mas lembre-se, não é preciso saber todos os detalhes para se tornar um falante de uma língua. 

Até porque, mesmo em português não usamos todas as regras gramaticais sempre que falamos.

Mantenha o foco em ler, praticar sua fala e desenvolver bem seu vocabulário.

Texto Grammar com pessoas estudando inglês ao lado

12. Não tenha medo de errar

Errar faz parte do aprendizado. Se não errássemos, não seria necessário estudar e seria muito mais fácil aprender.

A verdade é que o erro é algo natural ao aprender sobre algo novo. Portanto, esqueça da vergonha e não tenha medo de errar.

Isso fará com que suas dificuldades sejam identificadas com mais facilidades. A partir daí será bem mais simples direcionar os esforços em seus estudos.

13. Pratique com exercícios de inglês

Os exercícios são essenciais para quem busca formas de como aprender inglês sozinho. É através deste tipo de atividade que o conhecimento será colocado em prática e fixado.

Portanto, busque materiais disponíveis na internet, portais de conteúdo e gramáticas para exercitar seu inglês de forma contínua e manter uma evolução no aprendizado da língua.

14. Aprenda inglês jogando

Os jogos apresentam uma forma lúdica de aprender inglês. É possível utilizar plataformas interativas como o Duolingo e o Memrise.

Além disso, jogos de videogame mais tradicionais também podem ser jogados com áudio e legendas em inglês para ajudar a praticar e conhecer novas palavras. 

15. Aprenda inglês sozinho conversando

É comum encontrar pessoas com um nível de conhecimento intermediário de inglês que são capazes de ler e escrever de forma satisfatória, mas encontram muitas dificuldades na pronúncia e conversação.

A maneira ideal de trabalhar este aspecto é viajar para um país onde a língua é falada. No entanto, este não é um objetivo fácil de ser alcançado por grande parte das pessoas. 

Uma alternativa é procurar por plataformas de conversação online para interagir com nativos. Diversas ferramentas e cursos online oferecem esta oportunidade.

Outra alternativa é falar sozinho em situações hipotéticas. Pense em como iria recomendar uma banda que gosta para um amigo.

A partir dessa ideia, imagine qual seria a resposta e tente criar um diálogo a partir disso.

Essa é uma técnica real que até mesmo tem nome. "Shows conversations" ou conversas de banho é um método que foi inventado pela poliglota Sid Efromovich para acelerar seu aprendizado.

16. Leia graded readers

Graded readers são livros desenvolvidos em níveis e adaptados para obras originais especialmente para pessoas que estão começando a aprender um novo idioma e que desejam consumir um conteúdo acessível.

Ler bons livros ajuda a desenvolver sua estrutura e seu vocabulário, sendo uma excelente atividade para aprender inglês sozinho.

É possível encontrar este tipo de conteúdo em livrarias, sebos e até mesmo na internet.

17. Mude o idioma de seus aplicativos e redes sociais

Mudar a língua de seus aplicativos e redes sociais pode ajudar você a ter mais contato direto com outra língua.

Isso será feito através da associação de palavras que já são conhecidas com os termos em inglês, trazendo o idioma para mais momentos do seu cotidiano. Afinal, é preciso viver a língua inglesa para desenvolver ao máximo o idioma.

18. Faça um curso de inglês online

Falar inglês sozinho é algo completamente possível, que pode ser alcançado através de muita disciplina e dedicação para estudar de forma autônoma.

No entanto, contar com a ajuda de um professor é algo muito importante para acelerar o aprendizado. 

Isso é algo muito relevante, pois os professores estão preparados para tirar dúvidas e apresentar o melhor caminho para seus alunos continuarem se desenvolvendo.

O conteúdo de um curso online também irá ajudar as pessoas a praticarem sem medo de errar e sem criar vícios errados no idioma.

Grupo de pessoas estudando ao lado de livros de inglês grandes

Se você tem interesse em aprender usando um curso online, conheça 4 das melhores opções disponíveis online.

1. Inglês para iniciantes

Essa é uma boa opção para quem não tem conhecimento algum da língua inglesa e deseja começar do zero, de uma forma prática e dinâmica.

O curso conta com um total de 20 horas de carga horária divididas em 15 aulas.

Seu conteúdo é voltado para os primeiros passos no aprendizado do inglês, com expressões do dia a dia, artigos definidos e indefinidos, conversação básica e expressões do dia a dia.

2. Inglês Descomplicado para Iniciantes

O curso Inglês Descomplicado para Iniciantes foi criado utilizando métodos de ensino desenvolvidos pela Universidade de Toronto do Canadá.

O conteúdo é descomplicado e simples, feito para facilitar o processo de aprendizado de pessoas que querem aprender a nova língua sem precisarem passar anos estudando em uma escola de língua.

Cada módulo é desenvolvido detalhadamente para garantir que todos os alunos criem uma base forte da língua inglesa.

O curso é dividido em 10 aulas focadas apenas em vocabulário e mais 10 aulas com temas diversos.

3. Inglês Pro - Curso Eficiente

O conteúdo do curso Inglês Pro foi criado para ajudar qualquer pessoa que deseja alcançar um bom nível de conversação em inglês.

Seu material conta com termos usados no dia a dia para tornar o aprendizado de conversas naturais, com termos realmente usados no dia a dia. 

O curso conta com um total de 58 aulas com conteúdo completamente original desenvolvidos completamente para melhorar a conversação.

4. Inglês Extremo - Curso Completo do Zero à Fluência (Udemy)

O professor que desenvolveu este curso é o Paulo, que conta com mais de 16 anos de experiência e viabilizou o aprendizado de inglês online com um método único.

O material está disponível na Udemy, com uma excelente nota e tendo ensinado mais de 94 mil alunos.

O curso entende que promessas de falar fluente em alguns meses sem gramática não é possível, afinal, essa é uma jornada de aprendizado sem prazo definido.

Por isso o material conta com 17 horas de vídeo sob demanda, 87 recursos extras para download e 16 artigos para leitura.

Como aprender inglês sozinho de graça

Muitas pessoas buscam por formas de como aprender inglês sozinho como uma boa alternativa aos vários métodos pagos mais populares.

Por isso separamos algumas das principais plataformas e aplicativos para quem quer aprender inglês sozinho de graça.

Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos para aprender idiomas mais populares no Brasil.

A ferramenta conta com um acervo enorme de conteúdo para aprender inglês que é oferecido, quase em sua totalidade, de forma gratuita.

A proposta do app é transformar o aprendizado em um jogo. Dessa forma quem aprende pelo Duolingo evolui e recebe conteúdos cada vez mais difíceis.

O app permite praticar escrita, leitura, audição e fala. Além disso, pessoas interessadas podem pagar para receber mais recursos dentro do app.

Busuu

O Busuu é uma plataforma que oferece duas versões, uma paga e outra gratuita.

A opção gratuita permite aprender inglês através de fichas de vocabulário que ensinam muitas palavras.

A proposta é que os usuários aprendam inglês estudando 10 minutos por dias, estabelecendo metas viáveis e recebendo dicas de falantes nativos.

Forvo

O Forvo é uma plataforma que funciona como um grande acervo de pronúncias.

É possível usar o site ou app para ter sua pronúncia avaliada e avaliara pronúncia de outros usuários.

Além disso, o site conta com miniguias de viagens que apresentam cerca de 25 das frases mais usadas entre viajantes.

Memrise

O Memrise é um bom aplicativo para quem quer começar a aprender inglês sozinho. Contudo, suas aulas gratuitas têm um limite e após certo ponto é preciso pagar para aprofundar seu aprendizado.

O aplicativo apresenta vídeos e áudios variados para que seus usuários fixem os conteúdos das lições.

Também oferece exercícios para revisão, dicas de vocabulário e uma comunidade onde é possível se organizar para cursos online coletivos.

Pronto para começar a aprender inglês sozinho?

Aprender inglês sozinho pode ser um desafio, no entanto, pessoas com disciplina e determinação são completamente capazes de dominar a língua de forma autônoma.

Antes de sair, não deixe de conferir os recursos do JivoChat, uma ferramenta de atendimento profissional. 

Através dela é possível unificar seus canais de atendimento em um só lugar e interagir em tempo real com os visitantes do seu site, seu WhatsApp e redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download