Como aprender inglês sozinho: 12 dicas para começar

Índice

Os avanços da tecnologia e as estratégias inovadoras criadas no mundo ocidental estão aumentando a importância de as pessoas falarem um segundo idioma, principalmente o inglês.

Muitos optam pela maneira mais tradicional de aprender um idioma: fazer um curso presencial em uma instituição de ensino.

No entanto, também é possível aprender inglês em casa. Contudo, isso não significa que essa será uma tarefa fácil. 

É preciso entender que será necessário ter muita disciplina e dedicação para ter um bom aprendizado.

Contando com isso e as ferramentas certas, será possível até mesmo aprender a ler e falar inglês sozinho na internet.

Para ajudar você nesta jornada de conhecimento, preparamos uma lista com dicas de como aprender inglês sozinho para começar hoje mesmo.

1. Conheça qual é seu nível de inglês

Reconhecer qual é o seu nível de inglês é algo muito importante antes de começar seus estudos. 

Entenda quais são seus pontos fortes e fracos para criar um plano de estudo que esteja de acordo com suas habilidades e respeite seu ritmo de aprendizado.

Uma forma de descobrir seu nível é fazer testes em plataformas de idioma online. Confira as perguntas e avalie os tipos de questionamentos que têm mais facilidade e dificuldade para responder. 

Também fique atento às palavras que já estão em seu vocabulário e quais termos ainda precisam ser aprimorados.

Faça uma lista com todas essas informações e crie um plano de estudo bem elaborado.

Balão de fala com bandeira dos EUA e ícones de pessoas

2. Encontre o melhor método para você

Existem diversas formas de estudar e aprender inglês. Descobrir a melhor opção no seu caso irá contribuir muito com o seu desenvolvimento.

Algumas pessoas aprendem melhor assistindo e escutando. Por isso assistir séries, filmes, ouvir músicas e podcasts pode ser a sua melhor escolha.

Outras pessoas apresentam mais facilidade para aprender lendo e escrevendo. Portanto, livros e aplicativos irão apresentar mais resultados.

3. Crie uma rotina

Criar uma rotina é algo muito importante para organizar seus estudos. Será preciso muita insistência e tempo para estudar sozinho, desenvolver dúvidas e solucioná-las.

Segure sua empolgação nas primeiras semanas para não fazer todas as atividades de uma vez só e acabar se desanimando com o aprendizado.

Portanto, pense bem no seu próprio plano de estudo e desenvolva sua rotina a partir dele, pensando em prioridades, definindo a quantidade de dias estudados por semanas e horas dedicadas a isso. 

4. Misture métodos diferentes

Para otimizar seu aprendizado, misture diferentes metodologias. Procure por novos métodos e aplique os aspectos positivos na sua rotina de estudo.

Faça atividades como ler, escrever e ouvir música em seu dia a dia sempre prestando atenção para aumentar seu vocabulário.

5. Compare sua evolução

Definir objetivos e metas é uma parte importante do aprendizado. Desta forma será possível saber onde você deseja chegar aprendendo inglês online e também perceber sua evolução, aumentando sua motivação para continuar.

É através da autoavaliação que será possível entender se as suas escolhas estão sendo efetivas e gerando resultados.

Uma boa forma de fazer isso é refazer os mesmos testes feitos no começo da sua jornada de estudos.

6. Não se preocupe tanto com a gramática

Mantenha o foco apenas em estruturas gramaticais e como usá-las. Descomplique seus objetivos e o que deseja aprender.

Com a evolução do seu conhecimento, se a necessidade de se aprofundar na gramática surgir, prepare-se para abordar esse conteúdo. 

Mas lembre-se, não é preciso saber todos os detalhes para se tornar um falante de uma língua. 

Até porque, mesmo em português não usamos todas as regras gramaticais sempre que falamos.

Mantenha o foco em ler, praticar sua fala e desenvolver bem seu vocabulário.

Texto Grammar com pessoas estudando inglês ao lado

7. Pratique com exercícios de inglês

Os exercícios são essenciais para quem deseja aprender inglês sozinho. É através deste tipo de atividade que o conhecimento será colocado em prática e fixado.

Portanto, busque materiais disponíveis na internet, portais de conteúdo e gramáticas para exercitar seu inglês de forma contínua e manter uma evolução no aprendizado da língua.

8. Aprenda inglês jogando

Os jogos apresentam uma forma lúdica de aprender inglês. É possível utilizar plataformas interativas como o Duolingo e o Memrise.

Além disso, jogos de videogame mais tradicionais também podem ser jogados com áudio e legendas em inglês para ajudar a praticar e conhecer novas palavras. 

9. Aprenda inglês conversando

É comum encontrar pessoas com um nível de conhecimento intermediário de inglês que são capazes de ler e escrever de forma satisfatória, mas encontram muitas dificuldades na pronúncia e conversação.

A maneira ideal de trabalhar este aspecto é viajar para um país onde a língua é falada. No entanto, este não é um objetivo fácil de ser alcançado por grande parte das pessoas. 

Uma alternativa é procurar por plataformas de conversação online para interagir com nativos. Diversas ferramentas e cursos online oferecem esta oportunidade.

10. Leia graded readers

Graded readers são livros desenvolvidos em níveis e adaptados para obras originais especialmente para pessoas que estão começando a aprender um novo idioma e que desejam consumir um conteúdo acessível.

Ler bons livros ajuda a desenvolver sua estrutura e seu vocabulário, praticando o novo idioma.

É possível encontrar este tipo de conteúdo em livrarias, sebos e até mesmo na internet.

11. Mude o idioma de seus aplicativos e redes sociais

Mudar a língua de seus aplicativos e redes sociais pode ajudar você a ter mais contato direto com outra língua.

Isso será feito através da associação de palavras que já são conhecidas com os termos em inglês, trazendo o idioma para mais momentos do seu cotidiano. Afinal, é preciso viver a língua inglesa para desenvolver ao máximo o idioma.

12. Faça um curso de inglês online

Falar inglês sozinho é algo completamente possível, que pode ser alcançado através de muita disciplina e dedicação para estudar de forma autônoma.

No entanto, contar com a ajuda de um professor é algo muito importante para acelerar o aprendizado. 

Isso é algo muito relevante, pois os professores estão preparados para tirar dúvidas e apresentar o melhor caminho para seus alunos continuarem se desenvolvendo.

O conteúdo de um curso online também irá ajudar as pessoas a praticarem sem medo de errar e sem criar vícios errados no idioma.

Grupo de pessoas estudando ao lado de livros de inglês grandes

Se você tem interesse em aprender usando um curso online, conheça 4 das melhores opções disponíveis online.

1. Inglês para iniciantes

Essa é uma boa opção para quem não tem conhecimento algum da língua inglesa e deseja começar do zero, de uma forma prática e dinâmica.

O curso conta com um total de 20 horas de carga horária divididas em 15 aulas.

Seu conteúdo é voltado para os primeiros passos no aprendizado do inglês, com expressões do dia a dia, artigos definidos e indefinidos, conversação básica e expressões do dia a dia.

2. Inglês descomplicado para iniciantes

O curso Inglês Descomplicado para Iniciantes foi criado utilizando métodos de ensino desenvolvidos pela Universidade de Toronto do Canadá.

O conteúdo é descomplicado e simples, feito para facilitar o processo de aprendizado de pessoas que querem aprender a nova língua sem precisarem passar anos estudando em uma escola de língua.

Cada módulo é desenvolvido detalhadamente para garantir que todos os alunos criem uma base forte da língua inglesa.

O curso é dividido em 10 aulas focadas apenas em vocabulário e mais 10 aulas com temas diversos.

3. Inglês Pro - Curso Eficiente

O conteúdo do curso Inglês Pro foi criado para ajudar qualquer pessoa que deseja alcançar um bom nível de conversação em inglês.

Seu material conta com termos usados no dia a dia para tornar o aprendizado de conversas naturais, com termos realmente usados no dia a dia. 

O curso conta com um total de 58 aulas com conteúdo completamente original desenvolvidos completamente para melhorar a conversação.

4. Inglês4Ever

Por fim, o Inglês4Ever é um curso com mais de 100 aulas e ferramentas práticas para aprender inglês do zero ao intermediário,

O método é testado, comprovado por profissionais da área. A metodologia consiste em usar as 5 fases do ensino para facilitar o aprendizado, elas são:

  • Kick-start: fase inicial onde é aprendido a utilizar o curso e os métodos utilizados.
  • Baby steps: início da jornada de aprendizado, onde os alunos irão dar seus primeiros passos da língua inglesa entendendo contextos básicos e a linguagem contextualizada.
  • Pillars of eternity: módulo em que os alunos irão trabalhar as bases do aprendizado para fixar o que já foi aprendido.
  • Breaking barriers: momento em que as primeiras barreiras do inglês são quebradas, onde os alunos serão capazes de estabelecer os pilares da comunicação e entendimento.
  • Flying solo: etapa onde os estudantes são capazes de entender a comunicação do dia a dia e sua capacidade já permite que se comuniquem em conversas de média complexidade.

Pronto para começar a aprender inglês sozinho?

Aprender inglês sozinho pode ser um desafio, no entanto, pessoas com disciplina e determinação são completamente capazes de dominar a língua de forma autônoma.

Antes de sair, não deixe de conferir os recursos do JivoChat, uma ferramenta de atendimento profissional. 

Através dela é possível unificar seus canais de atendimento em um só lugar e interagir em tempo real com os visitantes do seu site, seu WhatsApp e redes sociais.

Início Blog Comunicação Como aprender inglês sozinho: 12 dicas para começar
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download