Curso de inglês instrumental: o que é e melhores opções

atualizado 6 de março de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Aprender um novo idioma, como o inglês por exemplo, pode abrir diversas oportunidades de trabalho, melhorando tanto o seu currículo quanto sua vida pessoal, permitindo você se comunicar em diversos lugares do mundo utilizando o idioma mais falado.

Seja para trabalho remoto em uma empresa estrangeira, para um mestrado ou apenas para aprender um segundo idioma, independente do motivo, muitos alunos buscam por um curso de inglês online.

É aí que entra o inglês instrumental, você já ouviu falar sobre esse método? Preparamos este artigo para te mostrarmos tudo sobre o que é e opção de curso de inglês instrumental e como essa metodologia pode te ajudar em seus objetivos profissionais.

O que é inglês instrumental?

O inglês instrumental é uma metodologia direcionada para um objetivo profissional específico, ou seja, o inglês instrumental foca no aprendizado do vocabulário e pontos fundamentais de uma área específica de trabalho ou estudo.

Inicialmente, esse método era conhecido como English for Specific Purposes, ou ESP, também chamado de inglês técnico e para fins específicos. Dessa forma, ela atende as demandas linguísticas de áreas específicas, como medicina, turismo e muitas outras.

Para que serve o inglês instrumental?

Focado na compreensão de livros e artigos estrangeiros, o inglês instrumental é mais direcionado a leitura do que a conversação. Muitos profissionais buscam esse método para melhorar seus conhecimentos em diversas áreas profissionais.

Devido ao seu contato direto com um vocabulário mais específico de cada área, junto ao conhecimento do profissional, o inglês instrumental é uma metodologia de curso diretamente focada nos interesses do aluno.

Além disso, o inglês instrumental é muito procurado por pessoas que estudam para provas de concursos públicos, vestibulares, teses ou testes de proficiência buscando um mestrado ou doutorado, também por alunos que buscam participar de projetos no exterior.

A utilidade do inglês instrumental varia de acordo com o objetivo de cada profissional, você pode utilizar o método para se preparar para um processo seletivo de mestrado ou para uma entrevista de emprego home office em alguma empresa estrangeira.

Uma caneta e um óculos em cima de um livro em inglês

Quando surgiu o inglês instrumental?

Aprender um novo idioma de forma mais direcionada para um objetivo específico sempre existiu, entretanto, sempre de maneiras mais informais e não como uma técnica.

Não se sabe ao certo quando foi seu surgimento, pois ele apareceu em diversos lugares do mundo de acordo com a necessidade das pessoas em estudarem o inglês para seus próprios objetivos.

Entretanto, no Brasil, o inglês instrumental começou a ser ensinado para o público acadêmico nas faculdades brasileiras por volta de 1970.

Qual a diferença entre o inglês instrumental e o convencional?

Como falamos brevemente acima, um curso de inglês instrumental foca mais na leitura, no reading, enquanto o inglês convencional aborda as quatro habilidades linguísticas, como leitura (reading), speaking (fala), listening (escuta) e writing (escrita).

Como o inglês instrumental busca, principalmente, dar acesso e entendimento a materiais técnicos de áreas específicas, a técnica reforça a parte da leitura na língua estrangeira. Confira algumas diferenças:

Foto de um livro em inglês com pronuncias de palavras

Inglês convencional

  • Trabalha as quatro competências linguísticas;
  • Voltada para qualquer finalidade;
  • Método de longo prazo.

Inglês instrumental

  • Trabalha apenas uma competência linguística, a leitura;
  • Voltada, principalmente, para fins profissionais;
  • Método de curto prazo.

Confira também nossa lista com os cursos de inglês gratuitos.

Melhores cursos de inglês instrumental

Antes de tudo, como o inglês instrumental é algo direcionado para um objetivo específico, como uma área de atuação profissional, você precisa entender quais são suas necessidades e o que você busca.

Como por exemplo, estudar para um concurso, prova de proficiência de um mestrado, entre outras necessidades. Separamos aqui algumas das melhores opções de curso de inglês instrumental, confira!

Seria um concurso? Um exame de proficiência do doutorado? Acessar materiais mais completos da sua área?

1. Curso de Inglês com a Gringa

Se você quer aprender o inglês falado no cotidiano através de um método novo e prático, você não deve deixar de conhecer o curso "Inglês com a Gringa".

Através dos ensinamentos da tutora Lecil Alvino, que é uma norte-americana fluente em português e inglês, é possível focar no que realmente importa para que você alcance a fluência no idioma.

Com esse curso você terá acesso a uma metodologia de ensino exclusiva que vai reunir a conversação, vocabulário prático e aprender a estruturar frases da maneira correta.

A partir do método LEAC que é um método se baseia em 4 pilares:

  • Leitura e gramática
  • Escrita e estruturação
  • Audição e contexto
  • Conversação e pronúncia

Tudo isso sem precisar levar anos para aprender a se comunicar fluentemente com a língua inglesa e independente do seu nível de inglês.

E, o melhor é que você pode aprender diretamente do seu celular, tablet ou do computador, pois o curso é totalmente online.

Ou seja, você terá acesso a aulas em vídeo, grupo de estudos e lives com a gringa toda semana.

Ficha técnica:

Certificado: Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Lições em níveis básicos e avançados
  • Aprenderá os verbos, conjunções, preposições
  • Aulas práticas

Inglês instrumental

2. Inglês para iniciantes

Com 15 aulas, totalizando uma carga horária de 20 horas, o curso Inglês para Iniciantes é uma excelente opção de curso de inglês para quem deseja começar a aprender o idioma do zero, de forma prática e fácil.

Com um valor bem acessível, o curso de inglês apresenta o conteúdo de forma que quem deseja começar mesmo sem saber nada tenha interesse e possivelmente descubra se deseja continuar com cursos mais avançados.

Nesse curso de inglês você irá aprender expressões do dia a dia, o verbo To Be, adjetivos, artigos definidos, artigos indefinidos e conversação básica.

Banner curso de inglês para iniciantes

3. Inglês Instrumental (Udemy)

Outra opção de curso de inglês instrumental é o curso desenvolvido pelo professor Mauricio Atalla. Esse curso de inglês instrumental é indicado para quem precisa ler artigos e conteúdos em inglês, como candidatos a mestrado e doutorado.

Sem a necessidade de conhecimento prévio de inglês, o curso começa no nível iniciante e em 2,5 horas de conteúdo e mais de 50 conteúdos para download, os alunos estarão habilitados a ler artigos e textos em inglês.

Encontrou o melhor curso de inglês instrumental?

Esperamos que este artigo tenha te apresentado tudo sobre o que é inglês instrumental e as melhores opções de cursos para você se preparar para provas de proficiência de mestrado, doutorado e muito mais.

Aprender um novo idioma pode possibilitar novas oportunidades de trabalho, permitindo você trabalhar em diversos locais, até mesmo em casa, confira nosso artigo com ideias de como trabalhar em casa.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download