Como trabalhar pela internet e ganhar dinheiro?

Índice

Trabalhar pela internet é a maneira que algumas pessoas encontraram de se libertar da desvalorização ou frustração de seus empregos presenciais.

A jornada de trabalho de 44 horas semanais, o desgaste com o deslocamento, alta cobrança  fora a desvalorização que o trabalhador encontra no mercado de trabalho são fatores que podem desencadear problemas sérios de saúde. 

Por outro lado, quem trabalha pela internet em um empreendimento próprio tem a possibilidade de manter uma rotina bem diferente daquelas pessoas que trabalham como colaboradores de uma empresa. 

Ser o seu próprio chefe permite que você  consiga flexibilizar seus horários, gerencie melhor os seus ganhos  e consequentemente tenha mais qualidade de vida.

Além de tudo isso, existe a possibilidade de dar um novo rumo para a sua carreira, principalmente para aqueles que não estão satisfeitos com o rumo da suas carreiras.

A internet é muito vasta e abre amplas possibilidades para profissionais de diversas áreas de atuação.

Se você tem vontade de saber como trabalhar pela internet continue lendo o nosso artigo, pois iremos te apresentar algumas possibilidades para você dar um passo inicial na sua carreira online.

Vamos te mostrar como ganhar dinheiro trabalhando na internet.

7 sites para você começar a  trabalhar pela internet e ganhar dinheiro

Se você já é profissional em alguma área e gosta do que faz, talvez você não precise migrar de carreira, isto é, se existe a possibilidade de que você execute esse serviço remotamente e trabalhe em casa.

Você pode utilizar plataformas para vender o seu produto ou serviço e então trabalhar como um microempreendedor abrindo um CNPJ, ou então atuar como freelancer fazendo trabalho online remunerado.

Atualmente no mercado existem muitas plataformas para que você consiga atuar como freelancer e é bem possível que você consiga conquistar alguns clientes fixos através dessas plataformas, você também pode divulgar seus serviços através das redes sociais. 

Confira a seguir quais são essas plataformas e como elas funcionam.

1. Workana

É uma plataforma de trabalhos freelancer para quem deseja trabalhar pela internet. 

Essa plataforma conecta clientes e prestadores de serviços de diversas áreas.

Para se registrar na Workana, ver os projetos que estão disponíveis, enviar suas propostas e conversar com o cliente você não precisa pagar nada.

Mas se você fechar negócio, você terá de pagar um “custo do serviço” que varia de acordo com o seu histórico dentro da plataforma.

Você pode cobrar até 30 reais por hora pelos seus serviços. 

Workana ainda protege seu trabalho garantindo que você receba o pagamento, assim que o cliente aprovar o resultado final.

Dentro do Workana as áreas que mais possuem contratação são:  TI & Programação e Design & Multimídia

2. Freelancer

É outra plataforma de trabalhos freelancer, ela é  internacional onde profissionais de diversas áreas oferecem seus serviços.

O registro na plataforma é gratuito, bem como, o envio de propostas. Você pagará uma taxa apenas se conseguir fechar negócio com o cliente.

O envio dos projetos é como um leilão e contas gratuitas podem dar apenas 6 lances por mês.

Os pagamentos pela plataforma são realizados via Paypal.

3. 99Freela

É uma plataforma brasileira de trabalhos freelancer para quem deseja trabalhar pela internet, e assim como a Workana e a Freelancer, abrange diversas áreas de serviços, mas principalmente nas áreas de Design, programação e criação de conteúdo. 

O cadastro na plataforma é gratuito, e você pode enviar propostas ilimitadas para potenciais clientes. 

No entanto, a 99Freela adicionou uma taxa de 7% a 15% na sua oferta.

A plataforma ainda conta com planos pagos que oferecem diversas vantagens para conquistar ainda mais clientes. 

4. Fiverr

Se você é bom em inglês e quer vender seus serviços, a Fiverr é uma plataforma que funciona como um marketplace para quem quer trabalhar pela internet.

Para se registrar na plataforma você não precisa pagar nada, a Fiverr fica com 20% do valor de cada serviço que você vende. O pagamento é realizado pelo Paypal.

Ela ainda permite que você elabore pacotes que vão do pacote básico até o premium dependendo da quantidade de serviços extras que você incluir.

Esses serviços extras possuem valores que você pré-determina assim o cliente tem a possibilidade de decidir incluí-los no pacote ou não. 

Na Fiverr você pode vender serviços de diversas áreas como: estética, saúde, marketing, design, educação, música, arte, entre outros.

5. GetNinjas

Mais uma plataforma para você oferecer seus serviços. Nela você encontra serviços como  conserto de eletrodomésticos, programação, designers e consultoria e muito mais. 

Mas ela não é exclusiva para quem quer trabalhar pela internet, sendo possível encontrar todos os tipos de profissionais freelancer. 

O cadastro na plataforma é gratuito, no entanto, se você quiser entrar em contato com algum cliente para realizar o serviço você precisa fazer o uso de moedas.

E a  GetNinjas não se responsabiliza pelas moedas que você já utilizou caso você não feche negócio com o cliente.

6. Vinteconto

Se você procura por uma maneira rápida de vender seus serviços, na plataforma Vinteconto você pode oferecer seus serviços nos valores a partir de R$ 20,00. 

Será aplicada uma taxa de 20% sobre o valor de cada venda.

É um ótimo site para quem busca vender seus serviços criativos, desde realizar a confecção de apresentações no powerpoint, currículos, até logomarcas e identidade visual.

7. Meu Redator

Atualmente existem muitas possibilidades de trabalhar pela internet para quem gosta de escrever. 

Na plataforma Meu Redator você se cadastra para atuar produzindo conteúdo para empresas, no entanto você precisa ter conhecimento de copywriting, SEO e ainda de marketing de conteúdo. 

Para ter acesso a plataforma você precisa realizar um teste e somente após a aprovação pode ingressar na plataforma. 

Para resgatar o dinheiro dos seus serviços, você precisa ter o valor de no mínimo R$150,00 na sua conta da Meu Redator.

Imagem vetorizada de um trabalhador voltando para casa e tendo que escolher qual das opções de porta que oferecem

10 Carreiras para quem quer trabalhar pela internet

Apresentamos algumas possibilidades para que você possa vender o seu serviço e começar a trabalhar sem sair de casa.

No entanto, algumas pessoas podem estar passando por transição de carreira, querem tentar algo novo ou suas carreiras atuais não permitem que elas trabalhem de casa.

Nesse caso, é necessário buscar uma outra opção. Existem muitas para quem deseja trabalhar pela internet banda larga

Mas lembre-se de que você vai precisar se capacitar nessa nova área para só assim conseguir oferecer o seu serviço.

Por isso, antes de decidir a sua nova carreira, pesquise sobre o mercado de trabalho da carreira que você escolheu para quem trabalha apenas remotamente. 

1. Social Media / Administrador de redes sociais

Para você que gosta de se manter atualizado de tudo que acontece dentro das redes sociais, um bom investimento, seria fazer um curso de Social Media, de Marketing Digital ou ainda um curso da área de comunicação. 

Esse profissional administra as redes sociais de diversas empresas, desde pequenas até grandes empresas, é responsável por desenvolver campanhas de mídia social, se comunicar com clientes, e transmitir os valores da empresa dentro das redes sociais. 

É uma profissão com grande probabilidade de crescimento, uma vez que os negócios têm se voltado cada vez mais para o ambiente virtual. 

2. Professor particular

Se você tem conhecimentos aprofundados em alguma área específica, por que não ajudar outras pessoas que também querem se capacitar? 

Você pode dar aulas, lançar um curso e vender na internet.

E se possuir diploma de licenciatura ou bacharelado ainda pode atuar elaborando materiais com o foco em vestibulares e no Enem. 

Mas lembre-se que as possibilidades de curso vão muito além das disciplinas escolares, basta que você seja um profissional capacitado.

3. Produção de conteúdo

Já apresentamos uma plataforma para quem deseja trabalhar pela internet como redator online. 

A demanda por esse profissional tem se intensificado bastante por conta da estratégia de Marketing SEO,  que visa em colocar o seu site na primeira página da pesquisa do Google.

Há também a possibilidade de escrever conteúdo para as redes sociais, e-mails e até mesmo de páginas de sites ou respostas de chats automáticos.

Lembre-se de que para atuar nessa área é preciso ter conhecimento de Marketing Digital e suas estratégias.

4. Venda de fotos online

Se você gosta de tirar fotos, saiba que existem várias plataformas em que você pode comercializar as suas fotos.

Muitas empresas estão em busca de fotografias que sejam representativas e relevantes para o nicho em que atuam, pois o algoritmo do Google também leva isso em consideração na hora de posicionar o site na rede de pesquisa.

5. Vendas

Você já pensou em trabalhar pela internet vendendo algum produto? 

A busca por compras no ambiente online tem aumentado junto com a expansão no número de ecommerces.

Atualmente existem muitas plataformas que facilitam para que você consiga montar o seu próprio ecommerce.

Você pode vender desde roupas, produtos personalizados, acessórios,  eletrônicos e muitas outras possibilidades, basta ser criativo.

Se não quiser abrir um ecommerce, também existe a possibilidade de você utilizar os marketplaces, como o Mercado Livre, OLX e até mesmo as redes sociais para vender os seus produtos.

6. Gestor de tráfego

Assim como o Social Media atua nas redes sociais, o Gestor de Tráfego também pode atuar,  mas na criação e otimização de campanhas para que os anúncios ganhem mais visibilidade.

Pode atuar também em todas as plataformas de anúncios pagas, como o Google Ads e ainda atuar na coordenação de tráfego orgânico.

Também é uma profissão que está bastante em alta por causa da crescente demanda do mercado digital.

7. Designer

O trabalho de um designer é muito importante para toda a comunicação online e offline. 

Se você gosta de trabalhar com programas de edição de imagens, por que não arriscar na carreira de designer? 

Esse profissional pode atuar na produção de peças para as redes sociais, sites, campanhas e até mesmo no desdobramento de peças publicitárias como banners, cartões de visita.

8. Programador

Cada vez mais requisitados nas áreas de T.I, os programadores trabalham desenvolvendo aplicativos, páginas de site ou na manutenção de sistemas de empresas.

Para ser programador você pode cursar alguma das áreas ligadas a computação ou ainda fazer cursos de programação e estudar as diferentes linguagens de programação disponíveis.

9. Marketing de afiliados

Você pode criar um blog, produzir conteúdo relevante e divulgar o produto de outras empresas, por meio do seu blog, que atuam no mesmo nicho.

Assim você ganha comissão pela divulgação dos produtos ou serviços das empresas, isso se chama Marketing de afiliados.

Para iniciar nesse mercado, você vai precisar conhecer as estratégias de Marketing e principalmente de SEO para que o seu blog esteja sempre na primeira página de pesquisa atraindo mais visitantes, e consequentemente mais vendas para o produto que você está divulgando. 

10. Youtuber / Influenciadores

Há ainda uma maneira de trabalhar pela internet criando conteúdo no Youtube, desenvolvendo vídeos para determinado público, e a partir do seu crescimento conseguir que o Youtube monetize seus vídeos e até mesmo ganhar patrocinadores.

Para influenciadores também precisam cativar seu público, e entregar conteúdo relevante para que ganhem mais engajamento e atinjam o patamar de influenciadores.

No entanto, esse mercado é muito difícil pois você precisa fazer com que seu público engaje, e se mantenha sempre de olho nas métricas e nas tendências. 

Comece agora o seu trabalho pela internet!

Nesse artigo exibimos algumas maneiras de quem deseja trabalhar pela internet, seja vendendo seu produto ou serviço, ou até mesmo mudando  sua área de atuação. 

Ainda citamos 10 profissões para quem deseja mudar de carreira e investir em um carreira do mercado digital.  

É bem provável que existam mais possibilidades de trabalho online, pois a internet é um ambiente vasto, você só precisa explorá-la e encontrar uma oportunidade que se adeque às habilidades.

Lembre-se de que embora o trabalho em casa tenha muitas vantagens em relação ao conforto é preciso ter disciplina e foco para manter um ritmo produtivo.

Se puder optar por fazer uma transição do seu trabalho atual para o trabalho remoto, será mais fácil a adaptação, e você não será pego de surpresa por imprevistos.

E ainda que você não se sinta seguro em ter um negócio próprio ou atuar como freelancer pela internet muitas empresas oferecem vagas de emprego online. Basta procurá-las e estar capacitado para as vagas. 

Se tiver habilidades ou interesse em design, você ainda pode explorar a carreira de UI designer e empreender para grandes empresas através dela.

Boa sorte na sua nova carreira!

Início Blog Comunicação Como trabalhar pela internet e ganhar dinheiro?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download