Influencer digital: o que é e como ser

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O Influencer digital surgiu através das mudanças tecnológicas, e da maneira como as pessoas tendem a buscar informações sobre produtos, ou questões do seu interesse no ambiente digital.

Com o surgimento das redes sociais e também a massificação do seu uso, foi possível que essa profissão ganhasse destaque e reconhecimento.

Hoje é muito comum vermos influenciadores digitais ditando tendências, e modificando comportamentos.

É uma profissão atrativa para quem gosta de estar em foco, e também utilizar as redes sociais.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como iniciar na carreira de Influencer digital, por isso preparamos esse artigo para que você possa esclarecer suas principais dúvidas sobre essa profissão.

O que é Influencer digital?

Se você quer ser um Influencer digital precisamos começar do início e explicar o que é um Influencer digital, correto?

Influencer digital nada mais é do que um produtor de conteúdo que utiliza seus canais, online e offline, para influenciar o comportamento de determinado público. 

Quando falamos sobre criar conteúdo, é porque esses influenciadores são responsáveis por divulgar informações, principalmente na mídia digital.

Eles geralmente possuem um público alvo específico que estão inseridos em contextos específicos, dessa maneira seu público consegue ter uma alta taxa de identificação com os conteúdos.

Assim, esse Influencer digital consegue sempre manter uma boa taxa de engajamento nas suas postagens, e conquistar mais seguidores dentro do seu público-alvo.

No mundo do de Influencer digital podemos chamar isso de entregar conteúdo de valor, que nada mais é do que conteúdo de qualidade  que transmita informação aprofundada sobre determinado tema.

Dessa forma esses influenciadores digitais ganham notoriedade o suficiente para atuar em ações de marketing divulgando produtos ou serviços de empresas que os contratam. 

Pois o Marketing de influência continua sendo uma tática muito utilizada pela mídia e que oferece grande chance de conversão. 

Dessa forma o Influencer digital atua recomendando serviços ou produtos de empresas ou marcas. 

Como surgiram os influencers digitais?

Os influenciadores sempre estiveram presentes desde antes mesmo dos tempos da monarquia.

Um dos primeiros registros de influenciadores foi em 1760 quando Wedgwood fez pela primeira vez um jogo de chá para a esposa do Rei George III.

Dessa maneira, a realeza foram os influenciadores da época, e Wedgwood rapidamente divulgou sua marca como tendo a aprovação “Royal”, fazendo a marca ser sinônimo de sofisticação.

A realeza sempre foi sinônimo de ditar tendências entre os nobres, e com o passar dos anos as tendências foram se modificando.

O mundo da moda também sempre foi considerado uma fonte de tendências, pois a mídia impulsiona cada vez mais esse tipo de ação. 

No mundo da moda podemos citar Coco Chanel, nascida em 1883, que foi uma ditadora de tendências mudando a vida das mulheres ao criar roupas sem o uso do espartilho.

Dessa forma podemos observar que os ditadores de tendências sempre estiveram presentes, mas isso foi se modificando ao longo do tempo conforme as mídias foram evoluindo.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, dos meios de comunicação e a utilização da internet para buscar informação fizeram com que o mercado dos Influencer digital se ampliasse,

Dessa maneira os influenciadores digitais se inseriram no contexto em que: é fácil criar conteúdo e divulgar por meio de blogs, páginas, redes sociais e etc…

Basta observarmos, os dados, no Brasil 135,9 milhões de brasileiros têm acesso a internet. 

As redes sociais contribuíram ainda mais para a difusão dos Influencer digitais, pois nelas é possível identificar públicos segmentados, sem mais fácil de atingir o público certo com determinados conteúdos.

Mas os influenciadores só vieram a ganhar status depois que grandes marcas passaram a utilizar  as redes sociais como estratégia de promoção desses produtos e serviços. 

E para atingirem novos públicos ou então ajudam o consumidor a se identificar com aquela marca em questão.

É uma estratégia de marketing que beneficia ambos os lados.

E as próprias redes sociais contribuem com o crescimento dos influenciadores digitais através do uso de hashtags, métricas que podem ser analisadas dentro das redes sociais e ferramentas diferentes para atrair a atenção do público.

No Brasil, a era dos influenciadores digitais teve início em meados dos anos de 2010. 

Com os primeiros youtubers como Guilherme Zaiden, que iniciou sua carreira como Youtuber no ano de 2006 que criou vídeos abordando assuntos que estavam em alta na época com humor ácido.

Posteriormente podemos citar, talvez um dos mais famosos e reconhecidos mundialmente, Felipe Neto, que começou a postar vídeos em meados de 2010 assim como Zaiden fazendo críticas a comportamentos de famosos e celebridades da época, 

Depois surgiram outros influenciadores digitais e nomes famosos: Whinderson Nunes, Kefera, Carlinhos Maia, entre outros que estão inseridos em diferentes nichos e conquistando diferentes públicos para esses nichos. 

Como ser influencer digital?

Como você deve ter percebido, os influencers ocupam um espaço dentro da sociedade tanto no contexto profissional quanto no contexto educacional.

Por tanto, se você quer ser Influencer digital, definimos alguns passos importantes para você exercer essa profissão. Confira:

Defina seu nicho e público alvo

Definir um nicho com certeza não é uma tarefa fácil, pois você precisa ter um pouco de autoconhecimento. 

Pois você precisa encontrar um nicho do qual você tenha afinidade, afinal você irá escrever muitos conteúdos sobre esse nicho.

Além disso, sem um nicho definido você não consegue definir  um público alvo, aquele público que vai ter interesse nas suas publicações.

E não segmentar o seu público faz com que você tenha um baixo retorno uma vez que está atingindo pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo. 

Por isso, pense em coisas que você gosta de fazer, pesquise sobre como outros influenciadores abordam esse assunto, busque a sua identificação nesse tema.

Depois disso você pode criar uma persona do seu público e tentar entender quais são os comportamentos cotidianos para então traçar estratégias de conteúdo. 

Lembre-se de ter autenticidade, e que a sua imagem é muito importante no processo para se tornar um Influencer digital, por tanto não defenda causas que você realmente não apoia.

Seja você mesmo, assim previne que você enfrente conflitos, pois um Influencer digital é uma pessoa pública. 

Escolha qual vai ser a sua rede social de entrada

Esse é um passo muito importante para um Influencer digital.

Você deve ter a certeza de que o seu público-alvo acessa e busca por conteúdos na rede social que você vai investir.

Você pode buscar pelos seus concorrentes e ver qual é o retorno que eles possuem em cada uma das redes sociais e assim investir na mais adequada. 

De acordo com a pesquisa do Medikix, de 2019, existem redes sociais que são preferidas entre os influenciadores: 

  • Instagram (89%)
  • YouTube (70%)
  • Facebook (45%)
  • Blogs (44%)
  • Twitter (33%)
  • LinkedIn (19%)
  • Snapchat (3%)

Provavelmente o Instagram é uma das redes sociais mais escolhidas, pois é mais fácil você pensar em uma produção fotográfica do que em vídeos.

E ele também conta com uma série de recursos que permite que você compartilhe vídeos dentro da plataforma.

Ele acabou se tornando um atrativo para os influencers digitais. 

Crie conteúdo de valor e de qualidade

Abordamos no início desse artigo qual é a importância de criar um conteúdo de valor e que gere identificação com o seu público alvo. 

Assim as pessoas encontram um motivo para continuar interagindo com você, e com suas postagens.

Para ser um Influencer digital não basta apenas ter fotos boas, você precisa mostrar que está oferecendo informações de qualidade para o seu público e para mantê-lo interessado. 

Nessa etapa também é importante ficar de olho na concorrência, para não repetir os conteúdos que o seu público alvo já viu.

Traga novidades, sempre que possível e diversifique seu conteúdo.

Faça um planejamento para o seu conteúdo e sempre pense a frente, mesmo que mais tarde você precise readequar o conteúdo proposto.

Utilize programas de gerenciamento de redes sociais

Na fase de planejamento das suas publicações é preciso manter consistência, por isso é bom que você tenha bem definido quais são os dias que você irá realizar as suas publicações.

E você inclusive pode agendar suas publicações para ter mais segurança e organização na hora de enviar seus conteúdos para as redes sociais.

Ferramentas como o SocialGram, que é inteiramente dedicado ao Instagram, por exemplo, podem ajudá-lo a gerar seus perfis nas redes sociais, assim com ajudá-lo, neste caso, a ganhar seguidores reais no Instagram.

Interaja com seus seguidores e os estimule a interagir com você

Na maioria das redes sociais, a interação com suas publicações é importante para seu crescimento, isso porque as redes sociais funcionam baseadas em algoritmos.

Quanto mais interações o seu conteúdo tiver, mais ele vai ser entregue para os seus seguidores.

Por isso, mesmo que você já tenha pensado em conteúdos de valor, não esqueça de fazer um call to action no final dos seus posts.

Call to action são chamadas para ação como: “Não se esqueça de curtir o vídeo”, “curta se você gostou do post”, “Esteve em alguma situação parecida?” Compartilhe nos comentários”

Quanto mais interações você tiver nos seus posts, maior é o alcance para os seus seguidores. 

Não esqueça também de utilizar hashtags para que seu post seja encontrado com mais facilidade.

Faça imagens de boa qualidade 

Dependendo do seu nicho de atuação, você vai precisar investir em imagens de boa qualidade.

Talvez até mesmo investir em um editor para deixar elas com um estilo único e que seu público reconheça imediatamente no feed dele.

Além disso, se for apostar no Youtube, é preciso que você esteja atento à iluminação dos seus vídeos, ambiente em que esses vídeos são feitos, para que não tenham ruídos e ainda possuir um bom editor de vídeos. 

O Movavi, por exemplo, oferece  recursos de edição mais robustos para tornar seu vídeo mais interativo e interessante.

Se o seu foco é criar Stories para o Instagram, o InVideo possui uma série de designs diferentes para você explorar e atrair a atenção do seu público alvo. 

Produza o seu media Kit

Lembra que falamos sobre suas métricas de alcance e como elas são importantes?

No início da sua carreira como Influencer digital é bem provável que você precise ir atrás das marcas para conseguir alguma parceria.

Por isso, comece procurando marcas locais e tenha em mãos o seu media kit que nada mais é do que uma apresentação sua como Influencer digital.

O seu media kit pode conter dados como:

  • Público alvo
  • Métricas 
  • Cases de sucesso
  • Também orçamento para o trabalho

Elabore uma apresentação que transmita o quão profissional você é, e o quanto leva o seu trabalho a sério.

Divulgue seu perfil

Para ser conhecido você tem que primeiro você deve ser encontrado, por isso atue ativamente na divulgação do seu perfil e do seu conteúdo. 

Participe de grupos, compartilhe seu conteúdo nesses grupos, e também peça para amigos e parentes compartilharem suas publicações.

Essa é apenas uma das maneiras de adquirir reconhecimento, pois você pode trabalhar com anúncios pagos que melhorem seu alcance dentro das plataformas.

Para isso, basta impulsionar suas postagens.

Não esqueça de utilizar as hashtags e participar dos desafios da moda para ganhar visibilidade. 

Fique por dentro das tendências atuais.

Colabore com outros influenciadores

Buscar influencers para uma colaboração também é uma maneira de divulgar o seu trabalho, além de ser uma ação mutuamente benéfica.

Uma colaboração acontece quando dois ou mais influencers digitais se unem  para realizar uma ação de colaboração em conjunto, através de um vídeo, fotos ou um post, gerando mais exposição para ambos.

Encontre YouTubers, Instagrammers ou blogueiros que falam do mesmo nicho que o seu e se proponha a criar conteúdo juntos para aumentar a sua visibilidade.

Tenha paciência

Por último, mas não menos importante é: Tenha paciência.

Embora na internet seja mais fácil de você ganhar público, isso ainda pode levar um tempo.

E não tente práticas como comprar seguidores, pois essa prática não é bem vista, além disso a compra de seguidores piora o seu engajamento nas redes sociais.

Por isso, não foque tanto no número de seguidores e sim em ter uma base sólida com seguidores que gostam do seu conteúdo. 

Imagem vetorizada de pessoas utilizando as redes sociais para ser influencer digital

Como ganhar dinheiro sendo Influencer digital

Agora vamos explorar como você pode ganhar dinheiro exercendo essa profissão.

Parceria paga

Parcerias pagas são o método mais comum de ganho entre os Influencer digitais e o motivo disso está nos dados que veremos à seguir:

  • De acordo com uma pesquisa do site bigcommerce, 17% das empresas gastam mais da metade de seu orçamento de marketing com influenciadores.
  • 50% dos consumidores tomam ações após ler uma revisão positiva, por airfluencers.

Esse é um dos motivos das marcas investirem em influenciadores para criar a sua publicidade.

Os posts patrocinados são uma das principais estratégias para divulgar um produto dentro do mercado 

As empresas remuneram os influenciadores para divulgarem seus produtos e serviços, onde o influenciador deve dar sua opinião autêntica a respeito da marca.

Por isso, é importante que o influenciador escolha bem quais são as marcas que ele vai promover, uma vez que ele estará expondo sua imagem.

Para esse tipo de parceria é natural que seja sinalizado a fim de manter a credibilidade sobre a imagem do influenciador. 

Nessa modalidade o influenciador ainda pode divulgar os produtos ou serviços da empresa por meio de:

  • conteúdo patrocinado pela marca: Onde a empresa mostra como esse influenciador deve apresentar o produto. Geralmente utilizando hashtags, textos e imagens que representem a marca.
  • Produtos recebidos: Quando a empresa lança algum produto e o influenciador é um dos primeiros a receber fazendo um review. A opinião do influenciador deve ser autêntica.
  • Participação em eventos: Participação em eventos para promover produtos e serviços da empresa. 

Marketing de afiliados

O influenciador irá anunciar produtos de outras pessoas, e compartilhar o link desses produtos.

Sempre que uma pessoa efetuar uma compra através do link compartilhado, o influenciador vai ganhar uma comissão em cima daquela venda. 

Existem algumas plataformas onde você pode encontrar produtos para se tornar afiliado.

Como: 

E para conseguir mais comissões lembre-se de conhecer mais sobre Marketing de Conteúdo, com o curso Treinamento Máquina de Conteúdo você aprende a criar conteúdo de valor, principalmente se você quiser entrar no mercado de afiliados.  

Cursos online e mentorias

Você produz algum material através do seu conteúdo?

A possibilidade de ingressar nesse mercado vai depender do nicho que você atua e também se produz algum produto.

Por exemplo, se você é um influencer que trabalha no ramo da culinária. Pode vender suas receitas,  oferecer cursos ou lançar ebooks que ajudem as outras pessoas.

Ainda pode elaborar palestras para os seus seguidores e mostrar que você tem autoridade sobre o que fala e oferece. 

Anúncios

É muito comum em vídeos do Youtube e também em blogs.

Através do Google Adsense no caso de blogs, o influenciador disponibiliza um espaço no seu blog ou vídeo, assim toda vez que alguém clicar no anúncio exibido o influenciador ganha uma quantia em dinheiro.

Mas para que isso seja rentável, o influenciador precisa ter um grande  volume de acessos ou visualizações do vídeo, se tornando uma maneira bem difícil de monetizar para influenciadores iniciantes. 

Se você quer saber como ter boas visualizações, e atingir seu público alvo, com o cursoViver de YouTube você conta com a aula do Peter Jordan que é apresentador e criador do canal Ei Nerd e Acredite ou Não.

Ele é um dos maiores produtores de conteúdo geeks do Brasil, e conta com o maior canal nerd apresentado do mundo, com mais de 9 milhões de inscritos e mais de 100 milhões de visualizações.

Quanto ganha um Influencer digital? 

Seus ganhos como Influencer digital vão depender de diversos fatores como: o número de seguidores que você possui, as taxas de engajamento, rede social que você utiliza e entre outras. 

YouTube

De acordo com a Revista Época Negócios, a rede social campeã de rendimentos no Brasil é o Youtube. 

Não pra menos a plataforma está em segundo lugar naquela lista que citamos mais acima das redes sociais favoritas para os Influencer digitais.

No Brasil um Influencer digital ganha entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube, já canais menores recebem entre R$ 1 mil a R$ 5 mil.

Instagram

No Instagram, os cachês são negociados a partir do CPM (custo por mil impressões, que são as visualizações do anúncio).

Por isso, estima-se que um usuário com mais de 100 mil seguidores na rede pode receber entre 5 mil e 10 mil reais por anúncio patrocinado.

Esse valor pode aumentar se o Influencer fizer mais de um post e utilizar outros recursos da plataforma, como os Stories, IGTV e etc…

Twitter e Facebook

De acordo Bloglovin, uma agência de publicidade de Nova York, em um estudo com mais 2.500 influenciadores norte-americano revelou: 

  • 90% dos entrevistados cobram menos de US$ 250 por post no Facebook.
  • No Twitter, 96% dos influenciadores cobram menos de US$ 100 por post.

Blogs

Quando se trata de blog, o site Dummies revelou que os influenciadores podem ganhar entre

U$175 e U$ 5000 por postagem patrocinada.

Mas esse valor depende de quantas visitas mensais seu blog recebe e é calculado por cada postagem patrocinada:

  • 10.000 a 50.000 visitas mensais: U$175 a U$250 por post
  • 50.000 a 100.000 visitas mensais: U$250 a U$500 por post
  • 100.000 a 500.000 visitas mensais: U$500 a U$1,000 por post
  • Mais de 500.000 visitas mensais: U$1,000 a $5,000 por post

Os benefícios de ser um Influencer digital

Depois de saber mais sobre a profissão, você pode estar se perguntando quais são os benefícios em trabalhar como Influencer digital, e essa profissão oferece alguns bem atrativos. Confira:

Trabalho de Remoto

Como já abordamos, a criação de conteúdo e estudo do mercado é um trabalho extenso.

Você deve se conectar com o seu público para tentar saber qual conteúdo vai se adequar mais e como vai elaborar um conteúdo de qualidade e criativo para atrair a atenção do seu público.

Dessa forma se você vai ser um Influencer digital vai trabalhar muito dentro de casa, ou durante suas viagens. 

Basta que você sempre esteja preparado com seu notebook, e câmera para começar a produzir em qualquer lugar onde você estiver. 

Trabalhar com algo que você gosta

Mencionamos no início desse texto o quanto é importante você se identificar com o nicho que irá trabalhar de maneira que ele possa transmitir autenticidade para quem irá receber esse conteúdo. 

Por exemplo, se você gosta de viajar , você pode ser um Influencer digital sobre esse assunto.

Além de oferecer uma experiência nova para as pessoas que te seguem, você vai estar contribuindo com o seu bem estar. 

E trabalhar com o que se gosta traz muitos benefícios à saúde, por exemplo:

  • Você se torna uma pessoa mais produtiva e motivada.
  • Grandes chances de se tornar referência na sua área de atuação.
  • Tem maiores chances de equilibrar sua vida profissional e pessoal

Vantagens exclusivas

Quando um influenciador fecha contrato com uma marca ele pode ter acesso a vantagens exclusivas como:  descontos, reduções de taxas, brindes e etc…

Isso é muito comum para influenciadores que ainda estão no início da carreira e não tem muita autoridade sobre o nicho que trabalham.

Pode também ocorrer uma troca de serviços serviços onde a empresa cede um produto em troca do review ou divulgação. 

Flexibilidade de horário

Apesar do grande volume de trabalho para produzir conteúdo de qualidade e valor que despertem o interesse do público, o Influencer digital possui uma agenda flexível. 

Seja para agendar eventos ou para tratar de questões pessoais, o Influencer está livre para organizar os eventos na sua agenda como bem entender. 

Contato com o público

Talvez seja uma das grandes vantagens da profissão que é manter contato com o seu público alvo e através disso ampliar o seu networking.

Tanto profissional quanto pessoal você pode conhecer pessoas de diferentes países do mundo, e fornecer uma troca de experiências.

Além de receber o carinho daquelas pessoas que gostam de você pelo conteúdo ótimo que você produz. 

As desvantagens em ser um Influencer digital

Assim como tudo tem um lado bom também tem seu lado ruim e não é diferente para um Influencer digital.  Confira quais são algumas das desvantagens dessa profissão:

Menos tempo para atividades pessoais

À medida que você ganha mais reconhecimento dentro do mercado, você passa a ser cada vez mais requisitado para participar de eventos e viagens.

Isso aliado ao fato de que você precisa continuar mantendo a constância da sua presença dentro das redes sociais e produzindo continuamente seu conteúdo pode demandar algum tempo que você provavelmente destinaria a sua família e amigos. 

Além disso, hobbies e atividades que você gosta podem acabar ficando em segundo plano por conta do trabalho. 

Mas lembre-se de não trabalhar em excesso e reservar um período para descanso caso isso aconteça. 

Menos privacidade

Mais reconhecimento também faz com que as pessoas se sintam mais interessadas sobre as suas vidas. 

Por isso é natural que você tenha que dispor de um tempo que talvez não fosse o mais adequado para dar atenção ao seu público, principalmente naqueles dias de mau humor. 

Esteja preparado para atender pedidos de selfies, assinaturas e para dispor a atenção. 

Mas lembre-se de estabelecer limites, sem ser rude e com educação, para evitar sofrer comentários que podem prejudicar sua imagem. 

Comentários maliciosos

Assim como você pode conquistar uma boa legião de seguidores, você também vai estar exposto a pessoas que não vão gostar de algumas características suas. 

E é muito normal que elas queiram expressar seus descontentamento através de comentários maliciosos, mas você não precisa responder a esses comentários.

Basta que você tire um print e reporte para a plataforma onde esses comentários aconteceram. 

Emocional abalado

Algumas das desvantagens que citamos anteriormente podem ter um forte impacto no seu emocional, como a privação de contato com os amigos ou até mesmo os comentários maliciosos.

Portanto esteja preparado para lidar com situações difíceis e cuide da sua saúde física e mental. 

Não esqueça também de cuidar da ansiedade, pois essa profissão é uma profissão em que as oportunidades mudam de um dia para o outro. 

Calotes

Influencer digital também não está livre de sofrer calotes, garanta que a companhia ou empresa que está requisitando seus serviços é confiável através de pesquisa online.

Além disso, sempre formalize os contratos antes do evento ou antes de executar qualquer ação, dessa forma você evita passar por estresse e dor de cabeça.

Estude para ter sucesso na sua carreira de Influencer digital

Vimos que esse profissional ocupa um importante papel na sociedade e também no marketing de uma empresa.

E embora seja uma profissão que ofereça vantagens, também é uma profissão que requer bastante dedicação e estudo.

Por isso, é recomendado que além dos conhecimentos no seu nicho de atuação, você também saiba como se comunicar adequadamente com o seu público.

Você precisa também estudar as estratégias de Marketing digital para saber como criar conteúdos mais atraentes através das estratégias. 

Busque conhecimentos sobre Inbound Marketing, hashtags e aprenda todas as funcionalidades das redes sociais para usar os recursos e captar a atenção do seu público alvo.

E se você não se sente seguro, você ainda pode buscar agências especializadas em fazer Influencer digital desenvolverem e criar parcerias.

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