Instagram Stories: aprenda a utilizar

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O Instagram Stories, ou IG Stories,  é uma ferramenta dentro do Instagram que traz muitas vantagens para quem busca interação com o público e aumentar o engajamento do público com o seu negócio.

Criada em 2016, ela tem ajudado os usuários da plataforma a humanizar suas contas e também a melhorar o Storytelling.

Desde que foi criada ela se tornou bastante popular entre os usuários da plataforma e atualmente é bastante utilizada para promover produtos e serviços.

Por isso, vamos te mostrar, nesse artigo, como você pode utilizar essa ferramenta, seja para uso pessoal ou para seus negócios. 

O que é Instagram Stories?

Instagram Stories é uma ferramenta que foi criada pelo Instagram, em 2016, para que as pessoas pudessem registrar e compartilhar seus momentos rotineiros.

Esses registros incluem: fotos, vídeos curtos, textos e outros recursos interativos que a ferramenta oferece. 

Os Instagram Stories ficam disponíveis para visualização do público apenas por 24 horas.

E além do limite de tempo, para a visualização do Story, ele possui outras diferenças de um post convencional no feed.

As fotos ou vídeos publicados no Instagram Stories possuem seu próprio feed, e não são publicadas na linha do tempo do usuário.

Além disso, você pode selecionar para quais usuários você deseja enviar seus Stories.

Há algumas especulações de que o IG Stories tenha sido criado para concorrer com o Snapchat.

Que é outra plataforma que estava se tornando bastante popular na época, e as publicações também duravam apenas 24 horas.

Apesar disso, o Instagram Stories se popularizou entre a maioria dos usuários que já utilizavam o Instagram.

Quando foi criada em 2016, a ferramenta passou a ser utilizada por cerca de 200 milhões de pessoas, e aumentou o tempo que as pessoas passavam dentro da plataforma.

Em 2020  mais de 500 milhões de pessoas eram adeptas ao uso diário dos Stories.

Por conta dessa popularização, a ferramenta recebeu outras atualizações trazendo novos recursos para o usuário explorar.

Instagram Stories: uma poderosa ferramenta de marketing 

Você deve estar se perguntando: O que o Instagram Stories tem de tão especial assim?

No início deste artigo mencionamos sobre a ferramenta ser importante para melhorar o Storytelling, pois ela é utilizada para contar histórias do cotidiano.

Quando você publica vários Stories no mesmo dia eles aparecem em formato de slides como se fossem um filme.

E inicialmente essa era grande premissa da plataforma, atualmente ela é utilizada de muitas outras maneiras. 

Os Stories ainda permitem que você utilize recursos exclusivos como: 

  • As enquetes:  onde cada resposta é direcionada para a sua caixa de mensagens diretas permitindo que você interaja individualmente com quem interagiu com os seus Stories.

  • Os Stickers: Que são adesivos, alguns são interativos e deixam seus Stories mais divertidos.

  • Filtros e efeitos: Agregam mais dinâmica a seus Stories deixando-os mais atraentes.

 

  • Brincadeiras dentro da ferramenta: Como quiz, jogos de ranqueamento que oferecem mais interação entre seus seguidores. 

De uma maneira geral eles são muito mais interativos do que as postagens do feed, e isso faz com que os Stories sejam um grande sucesso.

Por isso, muitos profissionais de Marketing já perceberam que utilizar essa ferramenta para humanizar empresas, e também para se aproximar do seu público é uma grande jogada. 

É dessa forma que muitas empresas contam suas histórias, mostram suas equipes e apresentam seus produtos.

Cerca de 4 milhões de marcas já utilizam a ferramenta para fazer sua publicidade .

Aprenda a criar IG Stories incríveis

Independente de você utilizar o Instagram Stories para uso pessoal ou profissional a plataforma possui muitos recursos para que você possa interagir com o seu público.

Mas para isso você precisa saber como tornar esses recursos ainda mais interessantes para seus Stories não caiam no padrão, e para que os seus seguidores tenham vontade de interagir com eles.  

Mencionamos o potencial interativo dessa ferramenta então você pode explorar ele ao máximo para fazer com que o seu público esteja cada vez mais engajado com a sua marca.

Existem algumas maneiras para que você consiga fazer isso, veja a seguir:

Faça enquetes

As enquetes são um recurso bastante interessante, pois elas podem te ajudar a definir caminhos a seguir.

Naturalmente ao vermos uma pergunta, sentimos vontade de respondê-la ou a respondemos mentalmente. 

Por isso, as enquetes podem te auxiliar até mesmo na criação de novas campanhas até o lançamento de produtos ou simplesmente fazem com que o seu público queira interagir.

Trabalhe para criar enquetes diferentes, que façam com que o público sinta que está por dentro da tomada de decisão do produto ou serviço que você está oferecendo a ele.\ \ Por exemplo, se for lançar uma campanha dê opções e deixe o público decidir. 

Você pode fazer brincadeiras, perguntar curiosidades sobre sua marca ou negócios, para aumentar o engajamento, e ainda fazer com que o seu público conheça os valores da sua empresa.  

Pode até mesmo utilizar as enquetes para saber se o público prefere um produto a outro e utilizar o resultado para criar novas campanhas em cima desse produto.

Mas esteja alerta, e só faça dessa maneira se tiver certeza de que boa parte do seu público se encontra no Instagram.

Pois para que isso dê certo o público que te seguem precisa ser uma parcela representativa do seu público-alvo. 

Além das enquetes, invista também nos CTAs, chamados de call to action, e conduza o seu público para realizar alguma ação como: responder as enquetes ou clicar em algum link. 

Mencione outras contas no seu Instagram

Já está mais do que claro que feedbacks possuem grande impacto na tomada de decisão entre efetivar uma compra ou não. 

Se você vendeu algum produto ou serviço, os Stories podem ser uma potente ferramenta para apresentar os feedbacks do seu trabalho. 

Estimule seus clientes a postar feedbacks.

Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, passa mais credibilidade para a sua marca. 

O caminho inverso também é válido, mencione o Instagram dos clientes para que eles repostem nas suas publicações e assim você conquiste mais visibilidade. 

Conte histórias

Falamos sobre muitas empresas utilizarem os Stories para o Storytelling, pois essa é uma maneira de prender a atenção do público.

Conte histórias que envolvam o seu público e que gerem empatia, independentemente se for uma conta pessoal, aproveite para criar uma narrativa em que seus seguidores se identificam nela.

Isso com certeza vai fazer com que seu público queira interagir com você.

E você não precisa fazer isso em apenas um Story você pode postar várias partes de uma história em diferentes Stories.

Isso serve para vídeos também que tem a duração máxima de 15 segundos.

Você pode editá-lo para que cada pedaço do vídeo apareça em Stories diferentes, aumentando a curiosidade do seu público sobre o seu post.

Adicione extras aos seus Stories

Além das enquetes você pode adicionar stickers, hashtags, efeitos especiais para tornar seus posts mais divertidos, dinâmicos e interativos!

Adicione também áudio ou então crie layouts para reforçar a presença, a autoridade e a identidade visual da sua marca.

Para fazer com que seus Stories sejam mais dinâmicos utilize os recursos como:

  • Boomerang:  esse recurso permite que você realize a gravação de uma animação de poucos segundos que fica se repetindo como um um bumerangue.

  • Filtros patrocinados: Algumas celebridades, influenciadores e empresas possuem parcerias com o Instagram, e por isso podem ter seus próprios filtros dentro da rede social, aproveite para pesquisar os filtros que estão em alta.

  • Máscaras faciais: As máscaras faciais adicionam estilo a seus Stories, elas adicionam efeitos especiais ao seu rosto como, óculos, bonés e maquiagem. 

  • Captura múltipla: Permite que você faça a captura de várias imagens e depois escolha qual delas postar. 

  • Layout: divide a tela, caso você precise exibir mais de um produto ou serviço.

  • Superzoom: além de dar zoom, aplica filtros animados à cenas. Pode deixar uma história romântica, dramática, dar um tom de surpresa, de cliques fotográficos ou programa de tv.

  • Photobooth: Fotografa várias imagens dentro de determinado período, e as exibe em sequência sem precisar publicar vários Stories

Esteja atento ao formato dos seus vídeos

Os Stories oferecem uma experiência de total imersão, pois quando você abre um Instagram Stories você visualiza ele em toda a tela do seu celular. 

Por isso, para que você não corra riscos de as imagens ou vídeos sejam distorcidos na hora que você for publicar seus IG Stories esteja atento para as especificações do tamanho dos vídeos no Instagram:

  • A proporção recomendada é de 9:16, apesar de que diferentes proporções são suportadas, no entanto essa proporção maximiza o formato do Story.

  • Resolução recomendada é 1080X1920 ( e a mínima resolução  que você pode postar é 600x1067).

  • Tamanho máximo é de 30MB para imagens e 4GB para vídeo.

  • Lembre-se que a duração de vídeos é de 15 segundos e vídeos maiores serão cortados. 

Otimize seus Instagram Stories caso eles apareçam na aba de explorar

Quando você abre o aplicativo do Instagram porque deseja pesquisar uma hashtag específica, ou alguma conta, perceba que várias imagens aparecem na aba explorar.

Geralmente essas imagens estão relacionadas com o conteúdo que você segue.

Isso ocorre porque o algoritmo do Instagram trabalha para que você veja publicações que possam ser do seu interesse.

Por isso, é necessário que seus posts sejam chamativos, e que prendam a atenção dos seus seguidores.

No entanto, o Instagram não revela ao certo o que faz um post ou um Story ser selecionado para aparecer na aba explore de outras pessoas.

Mas caso o seu Story apareça certifique-se de que ele está em condições de gerar mais engajamento:

  • Prefira posts em vídeos, pois eles chamam mais atenção além de rodar automaticamente na barra de exploração, mas lembre-se que uma foto de boa qualidade também vale a pena.

  • Dê preferência por imagens sem muito texto e altamente visuais.

  • E não esqueça de postar stories que sejam representativos da sua marca, pois são posts muito diversos então você precisa ser reconhecido facilmente. 

Utilize aplicativos de edição para fazer seus Stories

Os Stories do Insta oferecem muitos recursos, mas lembre-se de que esses recursos estão disponíveis para todos que têm acesso a ferramentas.

E talvez você precise explorar ainda mais a sua criatividade e para isso existem muitos aplicativos disponíveis para você deixar sua criatividade fluir.

Os aplicativos mais populares para você utilizar na criação dos seus Instagram Stories:

  • Canva: Canva é um aplicativo que oferece uma gama muito ampla de stickers e ícones para você criar os mais diversos tipos de arte ele ainda facilita as colagens e já vem com o tamanho do Story pré definido. 

 

  • Hype Type: Adiciona textos animados aos seus Instagram Stories e também oferece  animações e fontes personalizadas. 

  • InShot: Também é um aplicativo que permite a edição de fotos, mas a grande vantagem é que ele permite que você edite vídeos com uma interface amigável e intuitiva.  

Imagem vetorizada de uma mulher segurando um celular para tirar uma selfie com vários ícones de curtida.

Como utilizar o Instagram Stories

Agora que você já conhece algumas das funcionalidades do Instagram Stories, e como deixar seus Stories mais dinâmicos para atrair o seu público iremos te explicar como criar seus IG Stories:

  • Primeiro entre no aplicativo do Instagram.

  • No canto superior esquerdo, próximo a barra de notificação do seu dispositivo móvel e logo abaixo do logo do Instagram, você verá a sua foto de perfil.

  • Abaixo dessa moldura vai estar escrito “Seu Story”.

  • Basta que você clique em cima da sua foto que o aplicativo irá abrir a sua câmera.

  • Assim você terá acesso a todos aqueles efeitos que mencionamos, basta que você comece a explorá-los para aprender a usá-los.

Você só pode postar Stories através do aplicativo pelo celular, no entanto existem algumas ferramentas de gerenciamento de redes sociais que permitem que você poste Stories direto do desktop.

Ou ainda você pode usar o navegador do Chrome e alterar o código da página. Para isso você precisa:

  • Faça login com sua conta no Instagram.

  • Clique com o botão direito do mouse e assim que abrir as opções selecione Inspecionar elemento.

  • Quando abrir a tela com códigos você deve clicar no segundo ícone, que está ao lado de Elements.

  • Depois disso você vai notar que a tela modificou de tamanho ficando semelhante ao tamanho de uma tela de celular.

  • Basta que você recarregue a página para ver o mesmo ícone do aplicativo de celular. Selecione uma imagem e pronto.

Como ver os Stories dos meus seguidores

Se você deseja ficar por dentro do que seus seguidores estão postando nos Stories, você pode fazer isso de duas maneiras:

A primeira delas consiste em acessar os Stories através do perfil do seguidor:

  • Basta que você entre no perfil da pessoa que você deseja visualizar os Stories.

  • Verifique se ao redor da imagem de perfil contém uma borda colorida. Se a barra colorida estiver presente, é porque essa pessoa postou um Stories nas últimas 24 horas.

  • Sendo assim basta que você clique na foto para ver todos os Stories disponíveis.

  • Note que após visualizar os Stories a borda fica branca, que é o indicativo de que você já visualizou aquele Story.

O segundo jeito consiste em: 

  • Assim que você acessa o aplicativo, na barra superior, o Instagram mostra várias fotos de perfis dos seus amigos.

  • Essas fotos indicam quais dos seus amigos também postaram Stories nas últimas 24 horas. 

  • Basta que você clique sobre a imagem de perfil para conseguir visualizar os Stories.

  • Se quiser continuar visualizando os mais recentes é só dar um breve toque no canto direito da tela para avançar. 

Como avaliar as visualizações do seu Stories

Se você for criador de conteúdo ou utilizar o Instagram para negócios deve sempre estar de olho nas métricas para saber como sua estratégia está avançando.  

Para quem utiliza o Instagram pessoal também é possível visualizar quem visualizou seus Stories.

  • No aplicativo do Instagram, clique no ícone “seu story”, localizado no canto superior esquerdo.

  • No canto inferior esquerdo do seu Story você verá uma lista com todos os usuários que visualizaram seu Story até o momento

  • Deslize a tela para cima para ver a lista de usuários que visualizaram seus Stories

Se você tem uma conta profissional, você também pode ir nos insights para saber quantas pessoas visualizaram o seu Stories dos últimos 14 dias.

Dê destaques aos seus Instagram Stories favoritos

Os highlights, ou destaques, são Stories que ficam fixados no seu perfil. 

Eles são ótimos para você manter conteúdos importantes a vista para quem visita seu perfil, porque eles não somem após 24 horas.

É uma ótima maneira de você apresentar sua equipe, se for do ramo alimentício pode exibir seus cardápios, mostrar lançamentos de produtos e até mesmo criar destaques para todos os feedbacks que você já teve.

Eles facilitam o acesso, pois você pode nomear eles assim seu seguidor vai saber do que aquele destaque se trata. 

Para criar um destaque de Instagram Stories você precisa:

  • Abrir o aplicativo do Instagram.

  •  Ir até o seu perfil.

  • Abaixo dos botões de “editar perfil” você verá um círculo com um sinal de “+” escrito novo em baixo.

  • Aperte e escolha os Stories que vai fixar nesse destaque.

É muito comum usar capas para cada tipo de destaque e elas variam de acordo com a sua criatividade. 

Já sabe como utilizar o Instagram Stories e todos os seus recursos?

O Instagram Stories é uma ferramenta divertida, para quem gosta de compartilhar momentos do seu dia a dia, mas também é uma ferramenta poderosa para quem busca crescer dentro da plataforma.

Saber como utilizar o Instagram Stories e como fazer com que o seu público se interesse pelas suas publicações pode ser a chave para uma estratégia de sucesso.

Além das dicas que demos aqui, você pode fazer o uso de Hashtags para melhorar o alcance dos seus Stories e fazer com que ele seja descoberto por outras pessoas.

Para quem trabalha como Social Media, utilizar os Insights para verificar os resultados também é um fator essencial na sua estratégia de Marketing.

Promova seus Stories para que eles ganhem um alcance ainda maior.

E não esqueça que os Stories somem após 24 horas, mas aqueles que estão fixados nos destaques ficam até quando você desejar.

Agora você já sabe como utilizar todos os recursos dessa ferramenta.

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