Formato de vídeo para Instagram: dimensões e especificações

Com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente, o Instagram é a rede social com maior engajamento desde 2019, superando o Facebook. A plataforma é uma das principais formas de consumir conteúdo usada por jovens, afinal, cerca de 71% dos usuários têm menos de 35 anos de idade. 

Além disso, as pessoas que utilizam a rede social passam em média 53 minutos por dia no aplicativo. Este tempo de uso é dividido entre as diversas formas de conteúdo, como vídeos no IGTV, lives, publicações no feed e Stories. 

Os vídeos para Instagram oferecem excelentes oportunidades para que influenciadores e empresas com perfis na rede consigam aproveitar melhor o tempo que seus seguidores passam no app. Além disso, este formato de conteúdo gera mais engajamento na forma de comentário do que imagens estáticas. 

Portanto, podemos dizer que o conteúdo audiovisual é um dos maiores aliados de perfis que desejam ganhar mais seguidores e gerar mais conversões para o seu negócio. No entanto, a produção de vídeos não é algo tão simples. É preciso entender formatos, tamanho e arquivos para otimizar os resultados. 

Saber qual é o formato de vídeo para Instagram correto de suas publicações irá ajudar a otimizar os resultados do seu perfil. No entanto, é preciso aprender sobre informações técnicas relacionadas à qualidade do vídeo e sua produção, além de conhecer quais os formatos que mais geram interações com seu público.

Por isso, vamos apresentar informações técnicas sobre qual formato de vídeo para Instagram usar, qual o tamanho correto, dicas para gerar seus vídeos e como fazer publicações no IGTV. 

Qual é o melhor formato de vídeo para Instagram?

A configuração padrão de grande parte dos editores de vídeo utilizam as configurações recomendadas para o conteúdo audiovisual no Instagram. Isso significa que na maior parte das vezes não será necessário fazer configurações manuais na hora de renderizar e exportar seus arquivos. 

Já pessoas com algumas limitações na hora de produzir conteúdo, podem usar sites online para converter ou baixar vídeos e usá-los em suas publicações. 

Além disso, o melhor formato para vídeos no Instagram é um dos arquivos mais comuns e editável por qualquer ferramenta: o MP4. Porém, vídeos no formato MOV também podem ser utilizados para gerar bons resultados. 

Também é preciso conferir as especificações técnicas, que geralmente são padrões nas ferramentas de edição. Os arquivos precisam ser gerados da seguinte forma: duração máxima de 60 segundos, largura máxima de 1080 pixels e altura máxima de 920 pixels, taxa de frames de 30 fps, taxa de bits de 3500 kbps, Audio AAC e Codec H.264.

Quais são as melhores dimensões para cada formato de vídeo para Instagram?

Existem três maneiras principais de publicar vídeos no Instagram: Stories, feed e IGTV. O melhor formato para sua publicação irá variar de acordo com o tipo de publicação escolhida e o seu conteúdo. 

Formato de vídeo para Instagram nos Stories

Os vídeos para Stories, em termos técnicos, devem sempre preservar a proporção 9:16. Desta maneira serão visualizados da forma desejada na tela de grande parte dos smartphones. Simplificando este formato e o traduzido como uma dimensão de vídeo, temos o tamanho mais indicado de 1080 x 1920 pixels. 

Portanto, um vídeo que será postado como story deve ter as dimensões de 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura, além de ser exportado no formato MP4 ou MOV. Confira a seguir um modelo ilustrativo com as principais dimensões 9:16. 

formatos de video para instagram stories

Formato de vídeo para Instagram no feed

O feed do Instagram oferece mais liberdade quanto às dimensões dos vídeos que podem ser publicados. Com menos restrições quanto ao tamanho, é possível utilizar as proporções 4:5 e 1.91:1, tamanhos de retrato ou paisagem. 

Vídeos no formato retrato com a proporção 4:5 devem ter 1080 pixels de largura x 1350 pixels de altura. Já os vídeos no formato paisagem usando a proporção 1.91:1 devem ter 1080 pixels de largura x 608 pixels de altura. 

A verdade é que o feed realmente não apresenta limitações para o seu conteúdo e irá adaptar seu formato. No entanto, durante a edição é importante pensar em como seu material será consumido. Vídeos mal planejados podem acabar com informações sendo cortadas e texto se tornando ilegíveis. 

Aproveite a flexibilidade do feed para trabalhar com dimensões e formatos diferentes. Uma opção clássica usada em publicações estáticas, que também funciona para o conteúdo audiovisual, é o tamanho quadrado. Para fazer conteúdos quadrados, faça edições na proporção 1:1 usando o tamanho de 1080 x 1080 pixels. 

Ao planejar seu conteúdo, tenha a experiência do usuário em mente. A maior parte das pessoas utiliza seus celulares na vertical. Isso significa que vídeos no formato paisagem serão exibidos em uma área menor, ou seja, irão perder detalhes importantes, principalmente na divulgação de produtos. Isso pode afetar os resultados e engajamento no conteúdo. 

Portanto, dê preferência à vídeos verticais que estejam mais alinhados ao modo padrão de utilização dos smartphones. 

Saiba também que as prévias de lives e vídeos no IGTV serão cortados na proporção 4:5 para serem exibidos em seu feed. Portanto, leve isso em consideração e faça testes para criar conteúdos que sejam atrativos e apresentem suas principais informações em todas as formas que forem publicados.

formato de video para instagram feed

Formato de vídeo para Instagram no IGTV

O IGTV apresenta algumas diferenças do Instagram quanto aos arquivos que podem ser publicados. Uma das principais mudanças é a duração, no IGTV os vídeos podem durar até 10 minutos ou 1 hora de acordo com sua conta, caso seja verificada

Os formatos de vídeo padrão podem ser no modo retrato ou modo paisagem, ou seja, proporção de 9:16 para um vídeo vertical e 16:9 para um vídeo horizontal. O conteúdo precisa ter uma taxa mínima de quadros de 30 fps e uma resolução mínima de 720 pixels, caso contrário, o resultado será ruim. 

Arquivos com 10 minutos ou menos de duração podem pesar até 650 MB. Já os vídeos com 1 hora de duração tem um limite de 3,6 GB de tamanho. 

Quanto ao visual, existem algumas recomendações de medidas de margens e limitações do Instagram. Por isso é importante ter muita atenção com textos e legendas em seus vídeos, para que não sejam cortados. A melhor dica é evitar ao máximo colocar informações importantes próximas às bordas da tela.

Além disso tudo, o IGTV permite que um quadro específico ou uma imagem seja carregada para ser utilizada como prévia do seu vídeo. Essa imagem é conhecida como “thumb”. Confira a seguir um guia ilustrativo dos tamanhos corretos para a criação das thumbs para seu conteúdo.

formato de video para IGTV

Duração recomendada para vídeos no Instagram

A duração dos vídeos é algo importante e pode afetar diretamente a porcentagem de tempo assistido pelo seu público. Entender seus limites e possibilidades é importante para produzir conteúdos otimizados especialmente para seus seguidores. 

Confira a seguir um guia com a duração para cada forma de publicação na rede social: 

  • Duração de vídeos nos Stories: até 15 segundos por cada story. Vídeos com uma duração superior a este tempo serão divididos em vários Stories.
  • Duração de vídeos no feed: mínimo de 3 segundos e máximo de 1 minuto. 
  • Duração de vídeos no IGTV: mínimo de 15 segundos e máximo de 10 minutos ou 1 hora, de acordo com sua conta
  • Duração de vídeos para lives: até 1 hora. 

Vantagens de usar o IGTV

Grande parte das marcas e influenciadores que produziram vídeos com durações mais longas publicaram seu material no YouTube. A plataforma IGTV foi a resposta do Instagram à popularidade do YouTube. 

A plataforma criada pela equipe do Instagram oferece aos usuários da rede social um espaço para publicar, compartilhar e consumir conteúdos mais completos e longos. A principal característica que o diferencia de seu concorrente é a flexibilidade. 

Enquanto o YouTube permite poucas formas de compartilhar conteúdo, o Instagram permite que seus usuários compartilhem imagens, vídeos, gifs, mensagens, hashtags e mais. Algo que torna o ambiente criativo e incentiva os produtores de conteúdo.

Então, a criação do IGTV, tornou o Instagram uma excelente plataforma para estratégias de Inbound Marketing, tornando o processo de vendas ainda mais forte. 

No entanto, diferente do YouTube, a plataforma de vídeos do Instagram não conta com recursos de publicidade. Ou seja, não é possível monetizar conteúdos IGTV de forma otimizada. 

Apesar disso, o IGTV ainda apresenta muitas possibilidades que podem ser exploradas tanto por produtores de conteúdos, quanto empresas executando estratégias de marketing digital na plataforma. 

pessoas usando o IGTV

Dicas do que postar no IGTV

Procurando por novas ideias para suas publicações? Confira algumas oportunidades de temas para serem explorados no seu conteúdo para gerar mais engajamento.

Teasers

Teasers são vídeos curtos criados com a intenção de provocar curiosidade. Use estes trailers para criar expectativas em seu público sobre uma novidade, anunciando uma nova série de conteúdo, novos produtos, promoções, etc.

Making of e bastidores

Uma maneira de se conectar com seus seguidores é mostrar os bastidores do seu negócio. Gere conteúdo mostrando o making of de eventos, gravações e outras produções para que seu público conheça mais de sua personalidade ou sua marca. 

Entrevistas

A entrevista é um formato de conteúdo muito antigo, porém, popular em todos os canais de comunicação. Trazer personalidades ou pessoas com conhecimento técnico em sua área pode gerar um conteúdo interessante, capaz de prender a atenção dos seus seguidores.

Tutoriais

Tutoriais são vídeos que ensinam a fazer alguma atividade, usar um produto ou serviço corretamente. Diversas pessoas acessam a rede para assistir conteúdos especificamente deste tipo. 

Busque os principais desafios e problemas dos seus seguidores e ensine novas maneiras de solucioná-los através dos seus próprios tutoriais.

Avaliações

Avaliações geralmente são vídeos mais simples onde um produto ou serviço é avaliado. O objeto da avaliação não precisa ser necessariamente algo ligado ao seu negócio ou produtos oferecidos por sua empresa. Uma dica interessante é escolher assuntos que atraem a intenção do seu público, como moda, filmes, ferramentas onlines, jogos, etc.

Webinars

Uma espécie de aula online, o Webinar pode ajudar a criar estratégias de marketing mais elaboradas. Para que sejam interessantes, estes vídeos precisam levar informações de valor e relevantes para os seus seguidores.

Como postar no IGTV 

Os vídeos do IGTV podem ser publicados de 3 formas diferentes: através do próprio aplicativo do IGTV, através do aplicativo do Instagram ou através do navegadores de computadores. 

Como postar no IGTV usando o app do Instagram

A forma como os vídeos são publicados podem mudar com o tempo. Afinal, os aplicativos são atualizados frequentemente e periodicamente recebem mudanças em seu design e sua interface. 

Antigamente, o app do Instagram contava com um atalho no canto superior de sua tela. Porém, esta opção foi removida. 

Para publicar seus vídeos através do app do Instagram é preciso seguir os passos listados logo abaixo: 

  1. Clique no botão “+” no canto inferior da tela.
  2. Selecione o vídeo que será carregado e clique em “Avançar”. 
  3. Para que o vídeo seja publicado no IGTV, selecione a opção “Vídeo longo”.
  4. Carregue uma imagem de capa a partir de sua galeria ou selecione um quadro do vídeo para servir de capa?
  5. Escolha se uma prévia do vídeo completo será publicada em seu perfil no Instagram. 
  6. Clique em “Publicar”. 

Como postar no IGTV em seu navegador web

A publicação através do navegador é uma novidade para o Instagram, que geralmente prefere que seus usuários publiquem conteúdo através dos aplicativos e não por dispositivos desktop. 

Contudo, essa é uma boa mudança que facilita o trabalho de produtores de conteúdo e empresas que estão criando vídeos para a plataforma. Afinal, não será preciso fazer a transferência de arquivos grandes para o celular para que aí então possam ser carregados. 

Se você deseja aprender a publicar vídeos no IGTV usando seu navegador, siga os passos listados abaixo: 

  1. Acesse o site do Instagram e faça o login em sua conta.
  2. Clique em sua foto, no canto superior direito, e selecione a opção perfil. 
  3. Ao acessar a página do seu perfil, clique no item “IGTV”, logo abaixo de sua bio
  4. Clique no botão “Carregar” para ser direcionado à página de publicação.
  5. Arraste e solte o arquivo de vídeo ou clique no ícone de “+” para escolher o arquivo em seu computador.
  6. Preencha o título e a descrição.
  7. Escolha se uma prévia do vídeo será publicada ou não em seu feed.
  8. Clique no botão “Publicar”.

Melhores ferramentas para editar e baixar vídeos para Instagram

celular com video aberto e filme em sua frente

1. Movavi

Simples de usar, com uma interface muito intuitiva, o Movavi é um excelente editor de vídeo para usuários iniciantes e intermediários. Apesar de sua simplicidade, a ferramenta também conta com recursos mais complexos com qualquer outro editor, que permitem a criação de vídeos mais elaborados. 

A ferramenta apresenta as funções mais básicas como cortes, adição de elementos, textos, até opções de ajuste e imagem e cor mais avançadas. 

Uma das maiores vantagens da plataforma é a facilidade de aprendizado. Em apenas 20 minutos, é possível aprender tudo o que você precisa para dominar a edição de vídeos. Isso é possível porque a linha do tempo é otimizada, facilitando a edição com um visual fácil de navegar, faixas múltiplas e faixas independentes.

2. InVideo

O InVideo é uma ferramenta de edição que torna suas tarefas mais fáceis através de modelos prontos para seus vídeos. A opção é recomendada para pessoas com pouca experiência em edição por ser uma das ferramentas mais fáceis de se usar.

Assinantes têm acesso a uma grande diversidade de templates premium que ajudam a dar um toque profissional ao seu conteúdo, além de liberar o acesso ao seu banco de vídeos. 

3. ClipChamp

O ClipChamp também é uma ferramenta indicada para usuários iniciantes. Usando um sistema simples de arrastar e soltar, o editor conta com ferramentas intuitivas e pode gerar ótimos resultados mesmo para pessoas sem experiência com edição. 

A ferramenta pode ser usada através do seu navegador, o que significa que não é preciso fazer o download nem a instalação de programas. 

A ferramenta também conta com templates prontos de videos e clipes de áudio que podem ser customizados pelos usuários. 

4. Adobe Premiere Clip

O Adobe Premiere Clip é um aplicativo de edição exclusivo para dispositivos mobile. O app conta com interações com o Adobe Premiere Pro, mas pode ser usado de forma independente.

Através dele é possível utilizar as funções mais básicas de edição, como corrigir cores, adicionar músicas, fazer cortes e mais. 

O app permite a edição de forma manual, como nos programas de computador. Além disso, ele oferece uma opção exclusiva para edição automática feita pelo próprio app, que irá escolher os cortes e transições para o vídeo.

5. Magisto

O Magisto também é uma opção de editor de vídeo para dispositivos mobile. Suas funções são um pouco mais limitadas, o que permite apenas a criação de conteúdos mais simples. Apesar disso, através dele é possível adicionar fotos, música, efeitos, aparar e mesclar seus clipes. 

O aplicativo também oferece modelos prontos para seus usuários, facilitando e agilizando a edição.

Pronto para criar conteúdos com o formato de vídeo para Instagram correto?

O Instagram é uma excelente ferramenta para gerar engajamento e aproximar marcas de seu público. Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado quais os formatos corretos para seus vídeos e fornecido informações importantes sobre como gerar os vídeos para a rede social. 

Se você deseja aprender mais sobre o Instagram e como utilizá-lo profissionalmente, confira o curso Insta para Negócios. Aprenda o básico, desde a criação de contas business, até o avançando com a criação de estratégias e planejamento de conteúdo.

Início Blog Marketing Formato de vídeo para Instagram: dimensões e especificações
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download