Tamanhos Instagram: guia para todos os formatos

atualizado 5 de abril de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Saber os tamanhos Instagram é fundamental para implementar suas estratégias de marketing digital, afinal, publicar imagens de qualidade são primordiais para gerar resultados e conquistar uma ótima base de seguidores.

Não é nenhuma novidade que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e com milhões de acessos diários no Brasil. A rede social surgiu como uma rede de compartilhar imagens, mas hoje é muito mais do que isso.

Além de marcas, diversos usuários começam a criar uma relevância na rede social graças ao seu conteúdo, sabendo utilizar os tamanhos Instagram de forma correta, com isso conseguindo uma base de seguidores engajados.

Por isso, preparamos este guia com os tamanhos do Instagram para sempre utilizar as imagens e fotos no tamanho correto e com qualidade para seus seguidores.

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer produzir conteúdo de qualidade, conquistar seguidores e transformar seu Instagram em um negócio rentável, temos a indicação de um curso que irá te ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil e torná-lo mais atraente.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso Insta para Negócios!

Formatos e tamanhos para Instagram

Atualmente o Instagram trabalha com três formatos de imagens, sendo o quadradinho ou square, o landscape para as imagens horizontais, estilo paisagem e o portrait que são as imagens na vertical.

Vamos te mostrar o tamanho de post no Instagram adequado para cada tipo de mídia na rede social. É preciso lembrar que existe um tamanho mínimo e um recomendado para as imagens do Instagram.

Essa informação é importante pois o Instagram geralmente redimensiona as imagens que não possuem o tamanho mínimo para atingir o padrão de exibição. Já as imagens que possuem o tamanho máximo são exibidas em melhor qualidade.

Tamanho da foto do perfil no instagram

Começando com a foto de perfil, o tamanho mínimo é de 110 x 110 pixels. Entretanto, a versão web apresenta a foto ligeiramente maior, então é recomendado que sua imagem tenha a partir de 180 x 180 pixels para conseguir a melhor qualidade na imagem.

Tamanho das imagens e vídeos no feed no Instagram

Já o feed do Instagram possui suas próprias dimensões, que são um pouco diferentes dos demais recursos do aplicativo, confira!

  • Formato square (quadrado) 1.080 x 1.080

No início do Instagram, o tamanho de post no Instagram padrão de exibição da rede social era no formato quadrado de 600 x 600 pixels, seguindo uma proporção 1:1 tanto para fotos quanto para conteúdos em vídeo.

Por esse motivo, 600 x 600 também é o tamanho de postagem Instagram mínimo para o formato. Se você busca uma exibição com mais qualidade e com maior resolução, recomendamos fotos e vídeos quadrados de 1.080 x 1080 pixels.

  • Formato landscape (horizontal ou paisagem) 1.080 x 608

Já para os conteúdos no formato landscape, sendo horizontal ou paisagem seguem a proporção de 1,91:1, com tamanho de imagem recomendado de 1.080 x 608 pixels, sendo o mínimo em torno de 600 x 315 pixels.

  • Formato portrait (vertical ou retrato) 1.080 x 1.350

Outro formato de imagem e vídeo de tamanhos Instagram é o portrait, podendo ser vertical ou retrato. Esse tipo de conteúdo para feed segue a proporção 4:5 e utiliza um tamanho mínimo de 600 x 750 pixels, mas recomendamos usar 1.080 x 1.350 pixels.

Guia com tamanhos de publicações do Feed do Instagram

(Fonte da Imagem: https://www.ufopa.edu.br/iced/comunica/informes/redes-sociais-do-iced-1/)

Tamanho das imagens e vídeos no Stories do Instagram

Agora para os conteúdos dos Stories do Instagram, também existem tamanhos específicos para esse tipo de conteúdo. Os Stories são os conteúdos com duração de 24 horas que podem ter até 60 segundos de duração.

O problema do tamanho de postagem Instagram de imagens e vídeos dos Stories é que a exibição depende do aparelho, ou seja, não existe um tamanho específico para acertar com todos os seguidores, visto que cada um possui um dispositivo diferente.

Entretanto, recomendamos que siga a proporção 9:16 das imagens e vídeos para os Stories, pensando na reprodução vertical. Então, as dimensões indicadas são 1080 x 1920 e as mínimas de 600 x 1067 pixels.

E uma dica para quem produz conteúdo para os Stories do Instagram, centralize os itens mais importantes em suas publicações e deixe um espaço livre nas bordas. Isso deve garantir a visualização na maioria dos aparelhos.

Tamanho das imagens e vídeos IGTV

Para os conteúdos do IGTV, existem algumas diferenças entre os demais conteúdos, relacionado ao tamanho da thumbnail dos vídeos e do preview feito no feed. Para que uma capa do IGTV encaixe certinho deve ter uma resolução 1080 x 1920 pixels na proporção 9:16.

Os vídeos verticais do IGTV devem possuir uma dimensão mínima de 4:5 e no máximo de 9:16. Já os vídeos horizontais devem ter o mínimo de 5:4 e o máximo de 16:9.

Tamanho para Vídeo do Reels no Instagram

Os reels também possuem um tamanho de postagem Instagram específico para esse tipo de conteúdo. Sua resolução recomendada é de 1080 x 1920 pixels e utiliza uma proporção 9:16.

Por que é importante seguir o tamanho de post Instagram

Agora que você entende melhor o tamanho de postagem Instagram para você publicar as melhores imagens e vídeos nas melhores resoluções, vamos te mostrar alguns motivos que vale a pena prestar atenção no tamanho das suas publicações.

Em qualquer estratégia de marketing digital na atualidade, as redes sociais possuem um lugar fundamental. Visto que a maioria dos usuários da internet estão presentes nas redes e se mantém constantemente conectadas através de dispositivos mobile ou pela web.

Se você busca atuar com efetividade nas redes sociais, é fundamental prestar atenção às especificidades de cada plataforma, independente se você faz isso pelo computador ou diretamente pelo celular.

Printscreen do Shutterstock Creative Flow

Atualmente existem inúmeras ferramentas e editores de fotos que te auxiliam com os tamanhos Instagram através de templates e modelos prontos. O Shutterstock: Creative Flow é uma ferramenta completa de edição que possibilita você criar posts para o Instagram a partir de templates.

O editor pode ser utilizado em seu navegador ou através do seu smartphone como um aplicativo. Ele conta com uma interface intuitiva, prática e fácil de usar.

A variedade de layouts prontos do Shutterstock: Creative Flow é ótima para quem quer alimentar seu feed com imagens criativas e atraentes.

PrintScreen dos modelos de post do Shutterstock Creative Flow

São várias opções para stories, posts, capas do Facebook. Além disso, o Shutterstock: Creative Flow também com recursos para criação de materiais que serão impressos como cartazes, cartões de visita e até mesmo logos.

Após finalizar suas edições, as imagens ficarão salvas na própria ferramenta e poderão ser alteradas ou baixadas novamente.

Aprendeu os tamanhos Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar os tamanhos para Instagram ideal para cada tipo de publicação na rede social.

Se você utiliza o Instagram em suas campanhas de marketing digital e está buscando crescer na plataforma é importante acompanhar os números das suas publicações, para isso conheça nosso artigo sobre impressões do Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download