Fotos para Instagram: 21 dicas para tirar fotos incríveis

Não existe uma fórmula de sucesso a prova de falhas para conseguir o sucesso no Instagram. Porém, saber como produzir fotos interessantes e criativas é algo que irá ajudar qualquer perfil a ganhar muitos seguidores.

Afinal, o Instagram é uma plataforma criada para ter como seu maior apelo o conteúdo visual. Diariamente milhões de usuários acessam seus aplicativos para conferir fotos e vídeos novos postados tanto no feed quanto nos stories.

Tirar boas fotos é algo que irá captar a atenção destas pessoas, principalmente para negócios com perfis na rede. Que apesar de contar com ferramentas e suporte para promover sua marca, precisam oferecer um conteúdo de qualidade para atrair seguidores e conquistar clientes.

Contudo, assim como existem milhões de pessoas consumindo conteúdo através da plataforma, também existe uma grande parcela de usuários que estão produzindo seu próprio material.

Isso gera um ambiente em que a competitividade pela atenção é muito alta. Por isso, utilizar qualquer foto de um banco de imagem gratuito ou tirar fotos de qualquer jeito sem transmitir uma ideia são ações que não irão gerar resultados. Para competir, é preciso aprender como tirar boas fotos para Instagram.

Não precisa se preocupar mesmo caso não tenha conhecimento na área. Existem cursos que podem ensinar do básico ao avançado da fotografia, mas além disso, é possível aprender a criar imagens muito interessantes estudando através do material gratuito na internet, tendo criatividade e se dedicando.

Confira a seguir 20 dicas que irão ajudar a tirar fotos incríveis e ganhar muitos seguidores para o seu instagram.

1. Escolha um smartphone com uma boa câmera

Mesmo com boas ideias, fotos podem ficar comprometidas se sua câmera não tiver qualidade suficiente para acompanhar sua criatividade. No entanto, não é preciso fazer o investimento em um equipamento fotográfico profissional nem no melhor smartphone do mercado.

Independente do seu objetivo no Instagram, é possível manter a qualidade profissional em suas fotos com smartphones razoáveis que contam com boas câmeras.

O importante é ter um dispositivo capaz de salvar as imagens com o dobro do tamanho de sua resolução. Isso é necessário porque editores de imagem são capazes de ajustar as fotos ao tamanho do Instagram sem que sua qualidade seja perdida.

Além disso, câmeras com boas lentes, mais megapixels, foco automático e zoom mecânico aumentam suas oportunidades de clicar boas fotos.

2. Mantenha a lente do celular limpa

De nada adianta comprar o melhor smartphone do mercado, com uma câmera muito potente se ela estiver sempre embaçada como marcas de dedo ou gordura.

Os celulares nos acompanham em praticamente todos os momentos, onde quer que vamos. Por isso acumular sujeira é algo natural, mesmo nas lentes. Também é preciso considerar que frequentemente nossas mãos tocam nas lentes e acabam deixando marcas que podem interferir nas fotos.

Para evitar que a sujeira atrapalhe o clique de boas imagens, cuide bem de sua lente e sempre faça uma limpeza antes de tirar fotos. Afinal, este é o seu equipamento fotográfico e deve ser muito bem cuidado.

3. Use a luz natural

A iluminação é o principal fator da fotografia. Sem luz é impossível fotografar e quanto mais natural for sua fonte, melhor será o resultado. Ou seja, a luz solar natural do dia a dia é sua maior aliada na hora de fazer fotos excelentes.

Saber aproveitar bem este recurso também é importante. Muitos fotógrafos buscam pela hora dourada na hora de fazer seus cliques, horários antes das 10h e após 16h, quando a luz do sol não está tão intensa.

Escolher fotografar nestes horários evita fotos com muita sobra ou até mesmo muita luz, prejudicando a qualidade final.

No entanto, vale ressaltar que esta não é uma regra que deve ser sempre seguida. Dependendo de sua visão e intenção, outros horários podem proporcionar a iluminação correta para o resultado que você deseja alcançar. Uma dica para aprender a utilizar melhor esses horários e entendê-los bem, é fotografar em vários horários diferentes.

4. Aprenda a usar a iluminação a seu favor

A palavra fotografia significa “escrever com luz”, portanto, não podemos ignorar a importância de algo essencial na hora de produzir imagens.

Existem algumas regras que podem ajudar a produzir fotos com boa qualidade, mas a criatividade com a iluminação também pode gerar efeitos autênticos e imagens muito atrativas.

Para criar efeitos mais dramáticos, use o contraponto a luz: a sombra. A recomendação geral é iluminar bem um objeto, porém, usar itens escuros contra a luz é uma forma de criar silhuetas.

Além disso, sombras de objetos podem dar efeitos e texturas para suas fotografias. Janelas, grades e itens com padrões podem criar “desenhos” com sua sombra, possibilitando a produção de fotos muito criativas e atraentes.

5. Evite fotos com flash

O flash em recurso de sua câmera que pode proporcionar fotos criativas e interessantes. Porém, como toda ferramenta, é algo que precisa ser usado corretamente para gerar bons resultados.

Quando o flash é usado de forma indevida, o ambiente na imagem pode ficar comprometido, pessoas podem ficar com olhos vermelhos e algum objeto da foto pode ficar iluminado demais, enquanto o resto da imagem irá ficar escura demais. Portanto, dê preferência para a luz natural ou uma iluminação pensada para sua fotografia.

Para aprender a usar o flash corretamente, pesquise sobre como a luz afeta suas fotos e que tipos de efeitos o flash pode gerar.

6. Não exagere na iluminação

Fotos muito escuras podem ser iluminadas através de ferramentas de edição, mas fotos superexpostas (iluminadas demais ao ponto de perderem informação) não podem ser corrigidas.

A iluminação excessiva pode ser evitada facilmente. Na hora de tirar fotos com seu smartphone, toque na tela e deslize o dedo para baixo ou para cima para ajustar a iluminação na quantidade desejada.

Uma maneira mais simples de fazer isso e evitar a superexposição é simplesmente tocar na parte mais brilhante da imagem para que o celular ajuste automaticamente a iluminação antes do seu clique.

7. Use a regra dos terços

A regra dos terços, também conhecida como proporção áurea e proporção de ouro, é uma teoria utilizada para compor imagens de uma maneira em que seus elementos estejam distribuídos de uma forma visualmente agradável e atraente.

A regra é bem simples, basta dividir o enquadramento de uma imagem em 3 partes na vertical e 3 partes na horizontal, criando uma grade com 9 espaços iguais semelhantes a um jogo da velha.

Para que as fotos fiquem atraentes usando esta técnica é preciso que os pontos de destaque fiquem na interseção das linhas.

Já em fotos de paisagens e ambientes, a proposta é manter a parte mais interessante da imagem em um terço da foto, enquanto dois terços ficam para elementos com menos destaque.

Comece a aplicar a regra em suas fotos para Instagram e veja o quanto sua qualidade irá aumentar.

8. Ative as grades do celular

Todas as câmeras de smartphones contam com um recurso muito interessante para a aplicação da regra dos terços: as grades. Ao ativar esta funcionalidade, enquadrar os elementos, objetos e paisagens na área correta fica bem mais fácil.

O processo de ativar as grades é diferente em cada celular, mas geralmente pode ser encontrado nas configurações de sua câmera enquanto ela estiver ligada.

9. Use filtros para melhorar suas fotos

Uma das maneiras mais fáceis de destacar os pontos fortes de suas fotos é através do uso de filtros. Disponíveis no Instagram e em aplicativos de edição de imagem, existem diversas opções que podem ser aplicadas para tornar suas fotos mais atraentes.

Porém, não adianta escolher qualquer opção. É preciso usar filtros que compartilhem a temática do seu conteúdo.

10. Tire várias fotos para compor um carrossel

Existem diversas formas criativas de fazer fotos para Instagram. A rede social colabora com a criatividade proporcionando formas diferentes de publicar suas imagens, como o carrossel.

Esse recurso pode ser explorado de diversas maneiras para atrair a atenção dos usuários e ganhar mais seguidores.

É possível criar carrosséis com os melhores momentos de um evento, fazer um antes e depois de um ambiente, publicar fotos panorâmicas que ocupam muito espaço, fazer tutoriais passo a passo. Apenas a criatividade é o seu limite.

11. Evite usar o Zoom

O zoom é uma funcionalidade que aproxima o objeto ou a cena que está sendo fotografada. Porém, diferente de câmeras profissionais que contam com lentes e recursos que aproximam a imagem mantendo a qualidade, a maior parte das câmeras de smartphones conta com zooms digitais que prejudicam a qualidade da imagem.

Isso significa que a imagem captada não está sendo aproximada de verdade, mas está sendo esticada. Isso torna sua foto ainda mais sensível ao movimento, aumentando a probabilidade da imagem ser um borrão.

Portanto, evite ao máximo usar o zoom. Se você deseja capturar um objeto que está longe, fotografe na maior capacidade que seu smartphone pode fotografar e, então, recorte sua foto com um editor de imagens, mantendo sua qualidade.

12. Use o botão de volume na hora do clique

Uma dica rápida e fácil para evitar fotos tremidas ou borradas em um momento importante? Comece a usar o botão de volume do seu celular para clicar suas fotos, desta maneira o resultado será mais consistente devido à firmeza em sua mão.

Praticamente todo smartphone com uma câmera conta com este recurso, confira o seu e faça o teste.

13. Aprenda sobre composição

Fotos muito harmoniosas, criativas, que chamam a atenção e destacam seu objeto principal geralmente não são tiradas por sorte. Bons fotógrafos entendem de composição e preparam todos os itens e elementos que irão compor sua imagem, proporcionando harmonia e estilo.

Aprender sobre composição é algo que pode elevar o nível do seu conteúdo. O assunto envolve tudo que faz parte de sua imagem, cores, objetos, iluminação, linhas, sombras e mais. Investir no aprendizado com certeza irá gerar boas fotos para Instagram.

14. Escolha cenários neutros

Boas fotos geralmente tem seu objeto de interesse destacado, seja uma pessoa, um animal, literalmente um objeto ou uma paisagem. O importante é não criar confusão em sua imagem enquanto destaca os pontos de interesse, contando de uma certa forma alguma história.

Uma dica para manter suas fotos claras é buscar por cenários neutros, como pouca decoração para não competir com a atenção pelo item principal. É claro que existem exceções, por exemplo, deixar que as pessoas descubram por segredos escondidos em seu cenário.

15. Busque ângulos diferentes

Quando tiramos uma foto com o celular temos a tendência de segurar o aparelho no nível dos olhos. É um hábito bastante comum praticado por todos, porém, também é algo que pode limitar a qualidade de suas fotos.

Utilizar ângulos diferentes irá proporcionar a oportunidades de captar momentos por perspectivas diferentes, criando imagens interessantes que enchem os olhos dos seguidores.

Desafie a si mesmo para encontrar o melhor ângulo para sua ideia. Tire fotos de cima, próxima ao chão, próximo ao objeto, suba em algum lugar e clique fotos super interessantes.

16. Utilize “linhas” para chamar atenção

Assim como a regra dos terços pode facilitar a produção de fotos interessantes, as “linhas principais” que percorrem uma imagem podem conquistar a atenção e guiar os olhos, enquanto dão profundidade à foto.

Estas linhas podem ser estradas, prédios, construções, detalhes de arquitetura, elementos naturais, árvores e muitos outros.

Portanto, procure por linhas para guiar sua imagem, destacando um objeto principal ou passando a sensação de movimento.

17. Use acessórios para melhorar a qualidade de suas fotos

A compra de acessórios não é uma necessidade para melhorar a qualidade de suas fotos para Instagram. Porém, se você puder fazer este investimento, irá resultar na melhoria do seu conteúdo.

Alguns dos equipamentos mais básicos e importantes que podem ajudar são: tripés, luminárias, mini estúdio e lentes para smartphones.

18. Edite suas fotos

Editar suas fotos é mais do que apenas aplicar filtros. Ferramentas de edição contam com recursos para fazer retoques e ajustar diversos aspectos de suas imagens, como contraste, brilho, saturação, cor, nitidez e mais.

Além disso, ferramentas como o Canva também permitem a criação de layouts diferenciados, utilização de templates e até mesmo montagens para compor posts carrosséis.

19. Não tire as fotos pela câmera do Instagram

Uma dica básica, porém muito importante, é não usar câmera dentro do aplicativo do Instagram.

Isso é importante porque a versão do Instagram não apresenta o HDR, que corrige fotos automaticamente e o aplicativo corta suas fotos de forma automática para se encaixar no formato da rede social.

Portanto, a melhor maneira de tirar fotos de qualidade é utilizando o aplicativo de câmera padrão em seu smartphone.

20. Busque referências

Não sabe como produzir fotos interessantes, criativas e até mesmo desafiadoras? Pesquise referências!

A criatividade é algo que trabalhamos através da prática e do estudo, conferir o trabalho de profissionais que admiramos irá aumentar nosso repertório de ideias e proporcionar a chance de criar fotos únicas.

Pesquise por fotógrafos do estilo que você gosta e acompanhe o trabalho deles através das redes sociais. Até mesmo a recriação de suas fotos pode ser um exercício que irá ensinar bastante sobre fotografia.

21. Pratique

A melhor maneira para melhorar a qualidade de suas fotos é praticar o máximo possível. Então, esteja sempre pronto para colocar as dicas do nosso artigo em prática e capturar momentos interessantes, aprendendo sobre cenário, luz e enquadramento no processo.

Aproveite o aprendizado para pesquisar sobre técnicas e testá-las. Crie composições, ajuste as configurações de sua câmera e edite sua foto até alcançar os resultados que deseja, com fotos interessantes, nítidas, com boas cores e ideias.

Assim como qualquer aprendizado, não será simples no início, mas com o tempo e prática a qualidade do seu conteúdo irá melhorar naturalmente.

Preparado para tirar ótimas fotos para Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade de suas fotos de forma prática e objetiva. Mas sempre vale a pena ressaltar que será preciso praticar muito para continuar evoluindo.

Agora, se você deseja aprender a gerenciar melhor seu perfil para conquistar ainda mais seguidores, considere começar um dos 14 melhores cursos online de Instagram para gerar resultados.

Início Blog Comunicação Fotos para Instagram: 21 dicas para tirar fotos incríveis
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download