O que fazer se não consegue postar Stories no Instagram

atualizado 3 de janeiro de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Constantemente o Instagram é atualizado e novas funcionalidades são implementadas. Em 2016, os Stories do Instagram chegou como uma nova funcionalidade de interação entre os usuários e rapidamente se popularizou dentro da rede social.

Cada vez mais utilizada dentro do Instagram, o Stories é uma ferramenta fundamental para crescimento e interação com o público. Seja para aumentar o engajamento do seu perfil ou elaborar boas estratégias de marketing digital para seu negócio.

Sabendo da importância dessa funcionalidade no dia a dia do uso do Instagram, algumas vezes pode acontecer alguns problemas onde você não consegue postar Stories no Instagram e acaba atrapalhando suas estratégias na rede social.

Não consigo postar Stories no Instagram, e agora? Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a encontrar a solução para o erro que está impedindo você de publicar seus Stories no Instagram.

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer aprender como usar os Stories do Instagram de forma criativa e aumentar o engajamento do seu perfil com esta e outras funcionalidades da rede social.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Você também pode acessar CyberClass, para conhecer os cursos de Instagram disponíveis na plataforma principalmente o curso "Stories que vendem" para gerar melhores resultados no seu perfil.

Por que não consigo postar Stories no Instagram?

Existem diversas possibilidades que podem causar este tipo de problema enquanto utilizamos o Instagram. Muitas vezes uma das soluções que apresentamos podem servir para solucionar esse problema.

Caso não consiga solucionar o problema, não se preocupe, ao final desta lista iremos mostrar como reportar um problema diretamente através do Instagram.

1. Problema na conexão

Um dos problemas mais comuns quando não consigo compartilhar Stories do Instagram é devido a alguma falha de conexão. Seja uma conexão instável, lenta ou até mesmo inativa.

Mesmo quando aparenta estar conectado, às vezes problemas do provedor, como erros de DNS, entre outros, podem afetar nossa conectividade, por isso é importante testar a conexão.

Mas não se preocupe, resolver isso pode ser simples, tente reiniciar sua conexão Wi-Fi, caso esteja ativa. Se está usando dados móveis, desative-os e reative-os por um momento.

Ou também pode reiniciar todos os recursos de conexão habilitando o modo avião e desabilitando em seguida

Imagem de um celular com a logo do Instagram

2. Aplicativo travado

Em alguns momentos o próprio aplicativo do Instagram pode apresentar problemas e ser a razão por não conseguir postar Stories no Instagram. Mesmo que ele não trave completamente, o aplicativo pode apresentar algum comportamento indevido.

Uma solução simples é fechá-lo por completo, forçando a parada do aplicativo. Para quem utiliza iPhone, basta deslizar o aplicativo para cima. Agora para Android, siga os passos abaixo:

Vá até as configurações do seu aparelho e então procure o ícone de Aplicativos. Ao abrir esse menu, procuro na lista pelo Instagram. Em seguida, clique em "Forçar parada", em seguida uma nova tela irá informar que isso encerra completamente o aplicativo.

Não se preocupe, este é um aviso genérico, e neste caso não afetará o funcionamento do mesmo. Confirme a parada e então abra o Instagram normalmente. Com o aplicativo reaberto do zero, tente novamente carregar suas stories!

3. Limpe o cache e dados do Instagram

Para carregar rápido na memória do smartphone, todo aplicativo guarda informações em cache. Porém, algumas vezes esse cache pode dar algum erro ou ficar pesado demais para que seu dispositivo processe em certas condições.

Portanto, limpar o cache do Instagram pode ser uma solução para você que nao consegue compartilhar Stories no Instagram. Para fazer isso é bem simples, para quem utiliza dispositivos iOS, basta desinstalar completamente o aplicativo e instalá-lo novamente na App Store.

Agora quem utiliza Android, basta ir nas configurações de aplicativos do smartphone e abrir o Instagram, então aperte o botão "Limpar Cache".

4. Instagram desatualizado

Outro problema muito comum que pode fazer com que não consiga postar Stories no Instagram é um erro de versão. Ou seja, seu aplicativo pode estar desatualizado. Para solucionar é bem simples, basta atualizar o aplicativo.

Para quem usa dispositivos iOS, basta entrar na App Store e verificar se existe alguma atualização disponível. Agora para o Android, abra a Google Play e toque na opção de "Meus apps e jogos" e aparece a lista com os aplicativos que precisam ser atualizados.

Caso o Instagram esteja na lista, simplesmente aperte em Atualizar e espere que seu smartphone faça o resto. Lembre-se, é necessário estar conectado à Internet.

5. Confirme se o conteúdo respeita os termos de uso do Instagram

Um dos motivos para você não conseguir postar no Stories no Instagram pode ser devido ao teor do conteúdo que você deseja publicar. O Instagram é capaz de identificar se a publicação está ferindo alguma das diretrizes da rede social.

Ilustração de uma mão segurando um celular com o Instagram aberto

É importante ficar atento a isso, pois postagem ofensivas e que vão contra os termos de uso do Instagram podem resultar em punições, bloqueios e até mesmo em um banimento definitivo da conta.

6. Problema no smartphone

Apesar de parecer improvável, mas talvez alguma coisa não esteja funcionando de forma correta em seu smartphone. Nesse caso, tente reiniciá-lo normalmente, apesar de ser um procedimento simples, muitas vezes pode solucionar problemas em diferentes aplicativos.

7. Exclua o Instagram (e instale novamente)

Caso nenhuma das alternativas tenha funcionado, uma sugestão inclusive dada pelos desenvolvedores do Instagram, é deletar o aplicativo e instalá-lo novamente.

8. Ajuste a data e hora do aparelho

Apesar de parecer estranho, mas uma das razões para que você não consiga postar Stories no Instagram pode ser por causa das configurações de data e hora do aparelho. Esse erro é comum principalmente quando acessamos a internet através de IPs diferentes.

Certifique-se que a data e horário do seu smartphone estão corretas e de preferência sendo atualizadas automaticamente. Para verificar isso em dispositivos iOS, acesse as configurações gerais e selecione "Data e Hora".

No Android, o procedimento é parecido. Vá em Configurações, encontre a opção Data e Hora e também ative a opção de ajuste automático.

9. Formato de arquivo incompatível

Muitas vezes o formato do arquivo que você está tentando publicar nos Stories pode ser o motivo para você não conseguir postar Stories no Instagram. O Instagram tem limite de arquivos de no máximo 15MB e devem estar no formato mp4.

Além disso, a duração não pode passar de 1 minuto e a largura máxima do vídeo não deve ultrapassar 1080 pixels. Para te ajudar você pode usar um editor de vídeo para celular.

10. Compartilhe diretamente pela galeria

Não consigo postar Stories no Instagram pode acontecer por algum problema para compartilhar um Stories diretamente do Instagram. Tente publicar o vídeo ou foto diretamente da galeria do seu celular.

11. Reporte um problema

Caso nenhuma das soluções que apresentamos tenha funcionado e ainda assim nao consigo compartilhar Stories no Instagram, vale a pena verificar a central de suporte do Instagram e procurar pelo seu erro.

Caso não encontre, também é possível reportar um problema através do próprio aplicativo, confira como você pode fazer isso:

  • Abra seu Instagram e no seu perfil clique no ícone com 3 linhas no canto superior direito da tela;

Menu do Instagram

  • Em seguida, clique em Configurações;
  • Agora procure pela opção "Ajuda" e em seguida selecione a opção de "Relatar um problema";

Menu de configurações do Instagram

  • Ao selecionar essa opção, você poderá adicionar capturas da tela com algum erro, além de descrever de forma resumida o problema que você está tendo e envie. Então, aguarde um retorno da equipe do Instagram sobre seu problema.

Menu de ajuda do Instagram

Por que não consigo compartilhar posts no Stories?

Se você está tentando compartilhar um post de outro usuário nos seus Stories mas ele não carrega, os motivos podem ser mais simples do que você pensa.

  • Conta privada: Contas privadas não possuem a opção de compartilhar seus posts como Stories. Portanto, caso seja isso, é o motivo de você não visualizar a opção "Adicionar publicação ao seu Story" quando clica no ícone de compartilhamento do Instagram.
  • Permissão para compartilhar: Caso a conta seja pública e mesmo assim você não consegue encontrar a opção de adicionar a publicação aos Stories. Possivelmente o usuário desativou o recurso de compartilhamento.

Diversos usuários do Instagram relataram dificuldades para compartilhar publicações do feed nos Stories. O ícone de avião de papel, que permite compartilhar fotos e vídeos, sumiu do feed.

A ausência desse botão aconteceu devido a uma atualização que inclui a opção de "Recompartilhar" nos stickers dos Stories. Porém, a novidade ainda está em teste.

Se o ícone continua não aparecendo para você, basta criar um novo Story e acessar a opção Criar, na lateral direita da tela. Depois, toque sobre o ícone de Sticker e opte por Recompartilhar.

Descobriu por que não consegue postar Stories no Instagram?

Espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar solução para que você consiga postar Stories no Instagram sem problemas.

Se você está querendo salvar stories de outros perfis que você viu na rede social, confira nosso artigo com as melhores ferramentas para baixar Stories.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download