Instagram comercial: como criar um perfil e gerar resultados

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo, tanto para usuários quanto para empresas. Em 2018, a rede alcançou o número de 1 bilhão de usuários ativos e atualmente sua uma média de usuários ativos diários é cerca de 500 milhões.

É verdade que a plataforma foi criada originalmente com a proposta de compartilhamento de fotos entre amigos, no entanto, seu crescimento e sua relevância são tão grandes que a rede social integra uma grande parte da estratégia de marketing digital de muitas empresas.

Ao notar a utilização profissional da rede social pelo mercado, o Instagram comercial foi criado com a intenção de facilitar e otimizar os negócios realizados na plataforma. Então, recursos profissionais foram criados para facilitar a divulgação de empresas, produtos e serviços.

Se você deseja aprender como criar uma conta comercial no Instagram e ter acesso às funcionalidades profissionais para vender mais através da rede social, confira o nosso artigo. Além de ensinar o passo a passo da criação, também reunimos algumas dicas que podem ajudar o seu perfil a ter sucesso. Vamos lá?

Faça um curso para se tornar um profissional no Instagram

Se o seu principal objetivo com o Instagram é ganhar dinheiro, considere investir em um curso de Instagram para aprender sobre estratégias e segredos da rede social. Após entender as técnicas de gerenciamento e produção que profissionais utilizam na rede social, suas chances de alcançar o sucesso na plataforma serão muito maiores.

Para descobrir qual é o curso perfeito que irá auxiliar você a alcançar seus objetivos, confira nossa lista com alguns dos melhores cursos online de Instagram para gerar resultados. São diversas opções de conteúdos de qualidade para empreendedores de diferentes níveis. Vale a pena conferir.

O que é o Instagram comercial?

O Instagram comercial, também conhecido como Instagram business, é uma versão da rede social desenvolvida em 2016 para oferecer melhores funcionalidades às pessoas que utilizam a plataforma profissionalmente.

A versão comercial conta com tudo que um perfil pessoal tem acesso, mais uma série de recursos adicionais que facilitam divulgação de marcas, a criação de anúncios e a análise de dados.

Por que a conta comercial no Instagram é importante?

A postura profissional de utilizar um perfil comercial é muito importante para marcas que com estratégias digitais que incluem as redes e desejam gerar reputação, credibilidade e autoridade.

Além disso, a conta comercial é integrada com o Facebook e dá acesso às métricas de desempenho do perfil no Instagram. O acesso a estes dados é fundamental para criar relatórios e fazer análises de sua estratégia utilizando informações confiáveis. Desta forma, é possível melhorar e otimizar seus resultados.

A versão comercial do Instagram também dá acesso à criação da biografia profissional, informações importantes sobre seu negócio, botões de contato e um link clicável para seu site. Com este tipo de conta também é possível criar anúncios e promover suas publicações através da própria rede social.

Por fim, a criação de uma conta comercial é uma das exigências para empreendedores que desejam criar uma loja virtual no Instagram utilizando o Instagram Compras. A plataforma oficial de vendas na rede social que oferece integrações com ecommerces parceiros e a oportunidade de realizar vendas no próprio aplicativo.

Como criar uma conta comercial no Instagram

Criar sua conta no Instagram comercial é um processo muito simples que pode ser feito em alguns instantes. No entanto, é importante destacar que para ter o acesso a este recurso é preciso possuir uma conta no Instagram e ter um perfil no Facebook.

Se você já tem estas contas ou acabou de providenciar sua criação, siga o nosso passo a passo listado logo abaixo e crie sua conta comercial agora mesmo.

  1. Toque no ícone do canto inferior direito para acessar seu perfil.

  2. Toque no ícone de 3 riscos no canto superior direito de sua tela.

  3. Toque em “Configurações”.

  4. Toque em “Conta”.

  5. Toque em “Mudar para conta comercial”.

  6. Uma mensagem de confirmação irá aparecer em sua tela, aceite.

  7. Defina a categoria do seu perfil. Escolha a categoria em que seu perfil comercial se encaixa: criador de conteúdo ou empresa.

O que colocar na sua bio do Instagram?

Uma etapa muito importante após a criação do perfil comercial é a criação de sua bio. Através desse recurso, seu negócio tem a oportunidade de deixar uma boa impressão em apenas algumas palavras e conquistar pessoas que estão visitando seu perfil.

Confira os principais elementos que compõe a biografia do Instagram e algumas dicas de como utilizá-los corretamente.

  • Foto do perfil: a dimensão da foto de perfil deve ser 1:1, ou seja, um quadrado.

  • Biografia: é uma descrição em poucos caracteres que caracterizam seu perfil. Além de recursos de texto, é possível utilizar fontes diferentes, emojis, hashtags, links e até mesmo mencionar outros perfis utilizando o @. Use Calls to Action para chamar a atenção dos visitantes e gerar engajamento ou cliques em seu site.

  • Nome: é o nome completo ou apelido pelo qual o dono daquele perfil é conhecido. Aparece logo abaixo da foto de perfil.

  • Nome de usuário: é o nome que irá gerar o link do seu perfil no Instagram e também é a principal maneira de encontrar perfis através do recurso de busca.

  • Categoria: disponível apenas para perfis comerciais e criadores de conteúdo, é uma categoria em que aquele conta se identifica.

  • Site: este é o único local onde é possível utilizar links clicáveis no Instagram. É possível inserir o site principal de sua empresa ou utilizar recursos que redirecionam os seguidores uma página com diversos links.

  • Endereço: é o espaço para colocar sua melhor localização, o recurso geralmente é mais usado por empresas com uma sede física.

Vale lembrar que o espaço destinado ao texto na bio tem um limite de caracteres. Por tanto, invista seu tempo para elaborar um texto criativo que expresse os pontos fortes do seu negócio e chame a atenção dos usuários.

Conhecendo e entendendo as métricas do Instagram comercial

Para avaliar o desempenho do seu perfil de forma assertiva é preciso conhecer e escolher as métricas corretas. Por isso, é preciso identificar dados que representam resultados reais e ignorar as “métricas de vaidade”, números que refletem apenas sobre a quantidade de conteúdo e não consideram a qualidade nem os resultados gerados.

Este é um problema real, pois empreendedores mantêm o foco nestas métricas de vaidade acabam se importando com fatores que não geram retorno para o seu negócio, chegando ao ponto de até mesmo investir na compra de seguidores, uma decisão que não traz resultados práticos.

Tenha em mente que as métricas são importantes para entender o comportamento do seu público e avaliar o engajamento. É preciso estar atento quanto a maneira de como estas pessoas interagem com o seu perfil e como o seu conteúdo está contribuindo com a taxa de conversão.

Após entender um pouco melhor sobre a importância das métricas e um dos cuidados necessários, vamos conferir as principais métricas que você deve acompanhar através do Instagram Insights em sua conta comercial.

Alcance de publicações

O alcance informa a quantidade de contas únicas que visualizaram ao menos uma de suas publicações. Este número representa o total de usuários que foram impactados por suas publicações na última semana.

Impressões

Já as impressões contabilizam a quantidade de vezes que os usuários consumiram seu conteúdo durante a última semana. Lembre-se que um mesmo usuário pode ter visualizado seu conteúdo diversas vezes, portanto, ele será contabilizado nas impressões diversas vezes.

Total de seguidores

Este recurso reúne diversas informações sobre o seu público. Através da opção “Total de seguidores” é possível conferir métricas como: crescimento (número de seguidores adquiridos), localização, faixa etária, gênero e períodos mais ativos.

Visualizações do perfil

É uma das métricas mais simples de compreender. Ela informa a quantidade de vezes que o seu perfil foi visitado por usuários na última semana.

Cliques no site

Esta métrica monitora a quantidade de cliques que o link em sua bio recebeu durante a última semana. O próprio Instagram gera uma comparação do número de cliques alcançados na semana anterior.

Cliques no link

Contas comerciais que atingiram ou superaram a marca dos 10 mil seguidores podem adicionar links externos em seus stories, direcionando seus seguidores a uma página promocional ou sua loja.

Esta métrica indica quantas vezes o link utilizado em um story específico foi clicado.

Atalhos

Esta é uma métrica que monitora quantas vezes as pessoas tocaram na opção voltar para conferir um story anterior, avançaram ou deslizaram para fora do seu conteúdo. Esta métrica pode servir como um indicador dos stories que mais prendem a atenção do seu público.

Respostas

Os stories compartilhados em seu perfil contam com um botão que seus seguidores podem apertar para enviar mensagens. A quantidade de mensagens que um stories específico gerou é contabilizada na métrica “Respostas”.

Métricas de publicações

Além de conferir métricas sobre o seu público e seu engajamento nos stories, também é possível conferir dados de suas publicações para avaliar seu desempenho.

Através deste recurso é possível saber quantas vezes seu conteúdo foi compartilhado, quantas pessoas salvaram sua publicação, quantas pessoas acessaram seu perfil a partir dela, alcance daquela publicação e impressões.

8 Dicas para extrair os melhores resultados do Instagram comercial

Após aprender a criar seu perfil e aprender sobre as principais métricas que devem ser monitoradas para acompanhar seu desempenho, é hora de conferir algumas dicas de como utilizar melhor o Instagram comercial para gerar resultados excelentes.

1. Estude suas métricas para desenvolver estratégias

As métricas são fundamentais para conhecer a fundo quem é seu público e compreender que tipo de conteúdo é mais relevante para os seus seguidores. Para fazer isso, utilize o Instagram Insights para comparar o desempenho de suas publicações e identificar quais elementos comuns estão presentes em conteúdos que fizeram sucesso.

Descubra o impacto que mudar cores, elementos, fotos e textos tem em seu conteúdo. A partir daí, crie uma linha editorial com um cronograma de publicações e adote todos os aspectos que resultarem em um melhor desempenho dos conteúdos.

Publicar com bastante frequência também é importante para conseguir novos seguidores, manter seus seguidores atuais engajados e gerar mais informações para os relatórios que analisam seu perfil.

Por fim, utilize as métricas para identificar os dias e os horários com picos de acesso em seu perfil ou conteúdo para veicular suas publicações em horários estratégicos. O resultado será um engajamento ainda maior.

2. Mantenha o foco no relacionamento

Hoje as redes sociais oferecem ótimos espaços para a compra de anúncios online, no entanto, a plataforma não deve se limitar apenas a este uso. As redes sociais são ambientes perfeitos para que maracas criem e estreitem o relacionamento com seu público, no Instagram não é diferente.

Aproveita esta oportunidade que a plataforma oferece para produzir um conteúdo atraente que gere engajamento com seus seguidores. Então, esteja pronto para interagir e responder seus seguidores.

Desta forma, o algoritmo do Instagram irá notar a elevação do engajamento em seu perfil e fará com que sua conta tenha mais relevância para seus seguidores e para pessoas que se importam com o conteúdo gerado em suas publicações.

3. Otimize o uso de hashtags

Quando utilizadas corretamente e estrategicamente, as hashtags ajudam a promover seu perfil e atrair novos seguidores interessados no tema abordado pelo seu conteúdo. Sua utilização é muito básica, basta apenas adicioná-las nas legendas de suas publicações.

No entanto, é preciso prestar muita atenção em quais hashtags devem estar presentes nas publicações. Para acertar no uso deste recurso, encontre palavras-chave relacionadas ao seu negócio, seu produto ou serviço e ao assunto abordado na postagem. Busque também descobrir hashtags utilizadas pela concorrência e por influenciadores do mesmo segmento que o seu negócio.

4. Invista nos stories

Os stories mudaram a maneira de como o conteúdo é consumido nas redes sociais. Sua importância é tão grande que a maior parte das atualizações e novos recursos adicionados à rede estão relacionados aos stories.

Este formato proporciona inúmeras maneiras de produzir conteúdos criativos que irão gerar interações entre seus seguidores e sua marca.

Dentre as principais possibilidades, crie quizes e enquetes relacionados à sua marca, faça lives, mostre o dia a dia de sua empresa, utilize o recurso de perguntas para iniciar um diálogo com os seguidores, crie vídeos de tendências atuais com o “Cenas”, crie seus próprios filtros no Instagram com o Spark AR, entre tantas outras opções.

5. Aproveito o recurso de geolocalização

Aproveite oportunidades para adicionar o local onde uma foto ou vídeo foram feitas, seja em suas publicações no feed ou nos stories. Essa é uma ação simples que aumenta a visibilidade do seu conteúdo.

Fazer isso é muito fácil e pode ajudar o seu perfil a conquistar novos seguidores e aumentar seu alcance orgânico. Lembre-se também de adicionar a localização do seu negócio em sua bio na conta do Instagram comercial, desta forma, sua audiência terá mais informações sobre o seu negócio e sentirá mais confiança na hora de fechar uma negociação.

6. Crie conteúdo para o IGTV

Não deixe a produção de conteúdos mais elaborados apenas para seu canal no YouTube. O Instagram conta com um espaço feito especialmente para vídeos mais longos e complexos, o IGTV.

Através desta área da rede social é possível gerar interações com seu público ao publicar vídeos ricos em conteúdo que geram valor aos seus seguidores.

Ao criar vídeos para o IGTV, considere que contas verificadas podem ter conteúdos de até 60 minutos, enquanto contas sem verificação tem um limite de 10 minutos. Capriche também nas capas para os vídeos do IGTV com títulos criativos que atraiam a atenção do seu público.

7. Impulsione seus anúncios

Além dos anúncios com o propósito direto de vendas, é possível utilizar o Instagram Ads para tornar seu perfil mais robusto. Para isso, crie campanhas com o intuito de ganhar mais seguidores, aumentar seu alcance e gerar mais engajamento.

Uma das melhores formas para aprender a desenvolver anúncios eficientes é através dos cursos de Instagram para gerar resultados. Desta forma, seu dinheiro será bem investido e o impacto positivo será o aumento do desempenho do seu perfil.

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8. Crie publicações de qualidade

Uma tática muito comum adotada por diversas empresas é a contratação de uma agência de marketing digital para cuidar de suas redes sociais. Desta forma, as marcas contam com profissionais especializados produzindo conteúdo de qualidade para suas publicações.

Já os empreendedores médios e pequenos que não desejam arcar com os custos de contratação de uma agência podem produzir seu próprio conteúdo. Ferramentas como o Canva podem ser utilizadas para a produção de publicações com o nível profissional até mesmo por pessoas sem experiência em design gráfico.

Pronto para gerar resultados com o Instagram comercial?

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo tenha apresentado informações úteis e relevantes para otimizar o uso do Instagram.

Caso seu objetivo com a rede social seja gerar tráfego para um site ou loja virtual, considere instalar um chat online em suas páginas para atender o público direcionado a partir do seu Instagram.

Com o JivoChat é possível abordar novos visitantes com convites proativos de conversa, monitorar as páginas acessadas, atender seus clientes em tempo real e muito mais.

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