Como criar filtros no Instagram em poucos minutos

atualizado 12 de março de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Ao conferir o que as pessoas estão publicando em seus stories é comum encontrar efeitos que adicionam uma orelha de gato ou cachorro, mudam o cabelo, sobrepõe o uso de óculos em um rosto e até mesmo dão alguns retoques de maquiagem.

Estes feitos são os filtros do Instagram. Um recurso de realidade aumentada que pode ser utilizado de maneira criativa para alterar fotos e vídeos de pessoas na rede social.

Nem todos sabem, mas estes filtros podem ser criados por qualquer pessoa através de uma ferramenta completamente gratuita: o Spark AR Studio. Este é um programa disponibilizado pelo Facebook para que a comunidade da rede social também possa expressar sua criatividade através dos filtros utilizados nos stories.

A criação de efeitos pode ser utilizada de uma maneira interessante para gerar engajamento e estreitar a conexão de um perfil com seus seguidores. Ou seja, as marcas também podem aproveitar este recurso em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Se você não sabe por onde começar, mas tem o desejo criar filtro no Instagram para impactar seus resultados de maneira positiva, confira o nosso conteúdo.

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Qualquer perfil pode criar filtros no Instagram?

A criação de filtros é um recurso liberado para todas as categorias de perfis: pessoais e comerciais. No entanto, pessoas que desejam alcançar resultados expressivos com suas criações ou até mesmo realizar divulgações através de seus efeitos podem tirar maior proveito a utilização de um perfil comercial.

Se você deseja aprender a criar uma conta business e aprender como gerenciá-la para alcançar melhores resultados, considere fazer uma especialização na plataforma.

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O que são os filtros de realidade aumentada do Instagram?

Os filtros do Instagram são recursos que utilizam a realidade aumentada para aplicar efeitos criados por computadores em imagens do mundo real, que são exibidas através das câmeras de celulares.

Alguns exemplos efeitos populares são as orelhas e nariz de cachorro aplicados no rosto de uma pessoa, diferentes tipos de óculos virtuais e até mesmo textos com frases famosas ou memes, todos eles sobrepostos e acompanhando o movimento do rosto de quem os usa.

No entanto, não confunda o termo com os filtros padrões do Instagram, um recurso que usa configurações predefinidas de ajustes que buscam melhorar a qualidade de uma foto.

Como criar um filtro no Instagram

O processo da criação de um filtro no Instagram utilizando o Spark AR Studio não é muito complexo. No entanto, o software conta com uma interface que não é muito amigável com usuários iniciantes.

Por isso, as primeiras criações normalmente dão mais trabalham e levam mais tempo. Porém, será mais fácil de entender como a ferramenta funciona conforme seu tempo de uso da ferramenta aumenta. Vamos lá?

Faça o download e instale o Spark AR Studio

O primeiro passo é muito simples. Baixe o Spark AR Studio gratuitamente em seu site oficial e instale em seu computador.

Após a instalação, abra o aplicativo e faça o login com sua conta do Facebook.

Comece um novo projeto e crie seu filtro

Depois de acessar sua conta através da ferramenta, é hora de você aprender como criar filtro no Instagram.

  • Toda criação deve começar a partir de um novo projeto. Clique na opção "New Project" para criar seu filtro do zero ou escolha um dos modelos pré-definidos para customizá-los.
  • Caso você tenha escolhido a opção "New Project", será possível começar um projeto sem nenhum elemento ou escolher a base de 3 estilos diferentes de filtros: face tracking, plane tracking e target tracking.
  • A categoria de filtros do estilo"face tracking" é uma das mais populares e simples de criar, por isso vamos usá-la com exemplo e recomendamos ela para sua primeira criação.
  • Se você começou seu filtro do zero, clique na opção "Add Object". Após uma janela ser aberta, selecione a opção "Face Tracker" e clique em "Insert".
  • Na aba "Scene", clique com o botão direito no item "faceTracker0", passe o mouse na opção "Add" e selecione o item "Plane".
  • Um elemento será criado e está vinculado ao rastreio do rosto. Ele será aplicado em um vídeo reproduzido pelo Spar AR para mostrar sua prévia.
  • Com o item "Plane" selecionado, clique na opção do canto inferior à esquerda "Add Asset" e então selecione "Material".
  • A partir deste momento será possível fazer customização do filtro adicionando imagens ou frases de seu computador. Para fazer isso, clique novamente em "Add Asset" e selecione o item "Import From Computer...". É importante que o Spark AR ofereça suporte para o arquivo, GIFs e extensões de vídeo são exemplos de formatos que não podem ser usados.
  • Após criar um elemento personalizado com um editor de imagens e importá-lo para o Spark AR, clique em "material". Então, na aba direita, clique no ícone em frente ao item "Texture" e selecione o arquivo que foi importado.
  • Selecione novamente o item "Plane", abaixo de "Face Tracker". Nas opções da direita, clique no ícone de "+" em frente ao item "Materials" e selecione o item que você acabou de ajustar.
  • Pronto, o item de pré-visualização será trocado pela imagem criada por você.
  • A partir deste ponto é possível no tamanho, posicionamento e rotação da imagem adicionada através dos itens na aba "Transformation" ou clicando no elemento e o configurando com seu mouse.
  • Antes de finalizar seu filtro, é possível conferir como ele irá se comportar em um celular para ver se alguns ajustes serão necessários através da utilização do app Spark AR Player.

Processo de criação do filtro no Instagram com a ferramenta Spark AR Studio

Publique e divulgue seu filtro no Instagram

Após fazer os ajustes necessários e garantir que seu filtro está pronto, você já pode exportá-lo para enviar seu arquivo para aguardar a aprovação do Instagram.

  • No canto inferior esquerdo da tela, clique no item representado por uma seta para cima chamado "Upload and Export".
  • Uma janela informando detalhes e a compatibilidade com dispositivos mobile irá aparecer. Então, clique no botão azul "Upload".
  • A Central do Spark AR será aberta em uma página no seu navegador padrão.
  • Nesta página, para dar prosseguimento, você precisa dar nome ao filtro, escolher sua plataforma de publicação, definir o proprietário, selecionar sua categoria, carregar um ícone e enviar uma amostra de vídeo testando o filtro de no máximo 15 segundos.
  • Após cumprir estas exigências, seu filtro será enviado para aprovação.

Depois de aprovado, o filtro será liberado para uso por todas as pessoas que estão na plataforma. Aproveite este momento para fazer stories e divulgar sua criação, assim seus seguidores ficarão cientes do seu conteúdo e também poderão começar a utilizar seu filtro no Instagram.

Porque vale a pena criar filtros no Instagram

Ao criar filtros no Instagram e disponibilizá-los para o público, sua marca encontra novas e efetivas maneiras conectar-sem com seus seguidores enquanto gera engajamento.

Através das interações geradas nos stories, sua marca irá ganhar espaço e oportunidades para conseguir mais seguidores. Afinal, quando pessoas utilizam os filtros criados por sua marca elas estão fazendo marketing indireto para sua empresa, ao divulgar seu conteúdo.

Estes benefícios são tão importantes que multinacionais como a Disney, Netflix, Adidas, entre várias outras empresas utilizam o recurso para alcançar seus fãs.

Além disso, os filtros também podem ser usados para personalizad como você apresenta produtos vendidos no Instagram comercial.

Dicas para garantir criatividade e filtros de qualidade

Deseja utilizar esta plataforma para conseguir resultados relevantes com sua estratégia de marketing nas redes sociais? Confira algumas dicas que podem ajudar você a ter sucesso na hora de criar filtros no Instagram.

Crie e customize os elementos de seus filtros

Ao utilizar elementos prontos sem nem ao menos customizá-los, suas criações podem se tornar muito genéricas e não atraírem a atenção do seu público.

Assegure a autenticidade e originalidade do seu conteúdo. Procure criar opções com temas relacionados à sua marca e crie elementos que a representem através de cores e ícones. Assim, várias pessoas poderão reconhecer que aquele conteúdo é seu.

Experimente e teste

Agora que você já aprendeu como criar seu primeiro filtro no Instagram, teste as ferramentas disponíveis Spar AR Studio, faça testes e não se limite apenas a um tipo de filtro.

Pesquise por referências

A melhor maneira para se manter atualizado quanto às tendências do Instagram é pesquisar por referências constantemente.

Aproveito o recurso oferecido no próprio Stories e explore diferentes temas e pesquise na internet e procure pelo trabalho dos criadores de conteúdo da plataforma para conferir ideias criativas.

Confira tutoriais para aprender novas técnicas

Para aprender a reproduzir os filtros que estão em alto ou então aplicar uma ideia interessante após conferir algumas referências, busque por tutoriais na internet.

Existem várias opções para quem deseja aprender a criar seus próprios efeitos. Guias oficiais, guias com fotos e diversos canais no YouTube ensinam como utilizar as ferramentas disponíveis no Spark AR Studio para criar filtros que podem garantir muita visibilidade ao seu perfil.

Participe de uma comunidade voltada para filtros do Instagram

O Instagram e o Spark AR Studio fazem parte da empresa Facebook. Por isso, a rede social conta com um grupo oficial dedicado aos criadores de conteúdo da ferramenta.

Ao entrar no grupo e interagir com seus integrantes é possível conferir várias referências, ver tutoriais feitos por estes criadores e até mesmo tirar suas dúvidas diretamente com os integrantes da comunidade.

Mas não se limite apenas ao grupo oficial, se você tem interesse em criar filtros com qualidade profissional, participe de outros grupos de discussão e continue aprendendo.

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Pronto para aumentar seu engajamento após aprender como criar filtro no Instagram?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha levado informações relevantes e ajudado você a aprender como criar seus filtros no Instagram.

Caso a criação de efeitos para os stories faça parte de uma estratégia de conteúdo para gerar tráfego ao seu site, considere começar a usar um chat online. Através do JivoChat, sua equipe poderá abordar os visitantes provindos do Instagram com convites proativos de conversa e mensagens em tempo real.

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