Instagram Reels: aprenda a usar para criar vídeos que engajam

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Criado com o objetivo de concorrer com o TikTok, o Reels do Instagram é uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos usando uma base de áudios e efeitos criativos.

Conhecer este recurso é algo muito importante para quem deseja ganhar seguidores no Instagram. Explorar ao máximo todos os recursos disponíveis na plataforma. 

Desta forma, será possível trabalhar sua presença na rede para desenvolver uma base sólida de seguidores, garantindo uma boa audiência a pessoas interessadas em consumir seu conteúdo. 

Mas a verdade é que poucas pessoas têm realmente aproveitado este recurso disponível no Instagram. 

Para entender mais sobre o Reels como utilizá-lo em sua estratégia de conteúdo para as redes sociais, confira o nosso artigo. Vamos lá?

O que é o Instagram Reels?

O Reels é um recurso do Instagram que permite a criação de vídeos de 15 até 30  segundos. 

Bastante inspirado no TikTok, é possível usar a funcionalidade para gravar e editar materiais curtos, adicionando efeitos visuais, filtros e efeitos sonoros de uma base para deixar o conteúdo mais interessante. 

A ferramenta é bastante intuitiva e simples, o que proporciona facilidade para qualquer tipo de usuário produzir vídeos através dela.

A ideia do Instagram por trás da criação deste recurso foi reter usuários na plataforma, oferecendo um segmento de sua rede muito semelhante à concorrência.

Por que meu Instagram não tem Reels?

Um dos principais motivos pelo qual o Reels pode ainda não estar em seu Instagram  é que o seu smartphone não está com a última versão do aplicativo instalada.

Para descobrir se o seu aplicativo está atualizado, acesse a loja de aplicativos do seu celular e pesquise pelo Instagram. 

Caso alguma atualização esteja disponível, atualize seu app. Caso nenhuma atualização esteja disponível, tente desinstalar e reinstalar seu aplicativo.

celular com um ícone de "Play" em sua tela

Qual é a importância do Instagram Reels?

Conhecer as plataformas e seus recursos disponíveis é algo muito importante para fazer o marketing digital nas redes sociais.

Deixar de lado novas alternativas de interação significa que um negócio está deixando de aproveitar novas oportunidades de engajamento e a possibilidade de criar uma relação mais próxima com seus seguidores.

No Reels do Instagram os vídeos são exibidos através da área do Explore. Aproveitar as hashtags e desafios em alta são ações que podem melhorar expressivamente o alcance de suas publicações.

Os vídeos exibidos no Reels podem apresentar sua marca para pessoas que ainda não a conheciam. 

Isso é importante porque os vídeos podem ser criados com facilidade, gerando a possibilidade de conteúdos orgânicos serem criados com sua marca. 

Portanto, podemos dizer que as principais qualidades deste recurso são: a facilidade de criar vídeos, edição simplificada, instantaneidade da ferramenta e a popularidade do recurso.

Qual o melhor horário para postar no Reels do Instagram?

Postar nos melhores horários é algo muito importante para aumentar seu engajamento e potencializar seus resultados.

Confira a seguir os principais horários para publicar seu conteúdo no Instagram Reels de acordo com as informações coletadas pelo MarketingHub,

  • Domingo, às 7h, 8h e 16h
  • Segunda-feira, às 6h, 10h e 22h
  • Terça-feira, às 2h, 4h e 9h
  • Quarta-feira, às 7h, 8h e 23h
  • Quinta-feira, às 9h, 12h e 19h
  • Sexta-feira, às 5h, 13h e 15h
  • Sábado, às 11h, 19h e 20h

Apesar dos dados serem relevantes para suas publicações, é importante comparar estes horários com as informações sobre o seu público no Instagram Insights.

As métricas sobre o seu perfil são os principais dados para indicar quais os melhores dias e horários para publicar seus vídeos no Reels.

Como usar o Reels do Instagram?

Agora que você já aprendeu mais sobre esta ferramenta, é hora de aprender a usá-la.

  1. O primeiro passo para começar a usar o Reels é abrir o Instagram e selecionar o  ícone de câmera no canto superior de sua tela. 

  2. Ao abrir sua câmera, selecione a opção “Reels”. 

  3. É possível escolher uma trilha sonora ou música do acervo do Instagram antes de começar sua gravação. Para fazer isso digite o nome da música em questão ou escolha uma das indicações. Então, defina o trecho que será usado e clique no  ícone de “Play”.

  4. Outra opção que pode ser ajustada em seu conteúdo é a velocidade de reprodução vídeo: rápida ou lenta. Para alterar esta característica basta apenas escolher a velocidade desejada.

  5. Também é possível adicionar filtros. Para fazer isso, selecione o ícone de  carinha sorrindo e confira a lista de efeitos disponíveis.

  6. O temporizador é mais uma função que pode ser explorada na criação de vídeos. A ferramenta inicia um tempo de até 15 segundos para começar a gravar. Para utilizar o recurso basta apenas selecionar o ícone de relógio.

  7. Ao finalizar seu vídeo, um novo ícone irá aparecer em sua tela. Ele pode ser usado para começar uma nova gravação, dando a ideia de continuidade no seu vídeo. 

  8. Para gravar um vídeo em partes basta apenas gravar um trecho mantendo o botão de gravação pressionado e então soltá-lo para repetir até finalizar seu conteúdo. 

  9. Para avançar e adicionar figurinhas, filtros, setas ou frases selecione o ícone de  seta e adicione os itens desejados.

  10. Com seu vídeo finalizado, explore as hashtags e o publique. Aproveite para deixar o Reels em seus Stories para garantir que seus seguidores irão vê-lo.

  11. Com o vídeo já publicado é possível conferir suas métricas, com comentários, curtidas e compartilhamentos. Para fazer isso, selecione o ícone de 3 pontos.

Dicas para criar um conteúdo de qualidade no Reels do Instagram

Colocar a mão na massa para gravar e editar seus vídeos no Reels do Instagram é uma tarefa relativamente simples.

Para garantir que o tempo investido na produção do seu conteúdo seja bem gasto, confira algumas dicas que irão ajudar a melhorar os resultados dos seus vídeos.

Faça roteiros

Apesar dos vídeos na ferramenta não passarem de 15, o planejamento e os roteiros são bem-vindos. 

Pense bem nas ideias para serem aplicadas em suas gravações, desta forma a qualidade e a criatividade do seu conteúdo irá melhorar consideravelmente. 

Mantenha-se atualizado sobre as tendências

Para continuar produzindo conteúdo relevante é preciso estar atento quanto às tendências de vídeos e até mesmo novas funcionalidades adicionadas à plataforma.

Faça desafios

Os desafios fazem parte de uma tendência muito forte tanto no TikTok, quanto no Reels.

Caso a ideia e a hashtag relacionada tenham a ver com seu negócio, aproveite as oportunidades para conquistar mais alcance.

Crie artes atrativas para suas capas

Assim como no YouTube, o Reels precisa de capas criativas e atraentes para chamar a atenção dos usuários. 

Se possível, sempre crie capas interessantes e evite usar frames do seu vídeo que não representem bem a ideia do vídeo.

Use hashtags

Por fim, não esqueça de adicionar hashtags em suas publicações. Elas serão as palavras-chave que irão ajudar seu público a encontrar o seu conteúdo.

Pronto para começar a usar o Reels do Instagram?

Esperamos que o nosso artigo possa ajudar a entender como usar o Reels de forma estratégica para impulsionar o seu negócio.

Caso você tenha interesse em aprender mais sobre o uso profissional da rede social, confira o curso Instagram para Negócios

Um material didático que ensina como se posicionar com autoridade em seu nicho, transformando sua conta em um perfil business, atraente e profissional. 

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