Quais são os melhores horários para postar no TikTok?

atualizado 1 de agosto de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A melhor maneira de expandir a presença de uma na internet é estar presente nas redes sociais usadas pelo seu público. 

Hoje a plataforma que tem crescido mais no Brasil é o TikTok. A rede social já conta com cerca de 800 milhões de usuários ativos pelo mundo, com mais de 7 milhões de brasileiros cadastrados, sendo que 90% deste público acessa a rede diariamente. 

A natureza do aplicativo permite que perfis ganhem muita popularidade de um dia para o outro, viralizando vídeos. 

Contudo, é preciso pensar em estratégias para produzir conteúdos que sejam capazes de se destacar entre tantos usuários.

Muitos vídeos são produzidos e adicionados na rede social a todo momento, isso dificulta o trabalho de identificar novas tendências, desafios e até mesmo assuntos que devem ser evitados. 

Apesar disso, vale muito a pena investir agora em criar publicações para a plataforma que está em constante crescimento. 

Para ajudar você a conquistar os melhores resultados neste aplicativo, separamos informações importantes para alcançar o sucesso na rede social.  Confira o nosso artigo e descubra quais os melhores horários para postar no TikTok.

Como crescer no Tik Tok

Antes de mostrarmos qual o melhores horários para postar no TikTok, e tenha interesse nessa rede social e queira começar a produzir conteúdos para o Tik Tok e descobrir como conquistar seguidores no Tik Tok, separamos um curso que pode te ajudar.

O curso Curso Completo TikTok Ads - Tráfego Pago foi criado pensando nos produtores de conteúdo, donos de negócios físicos e digitais, influenciadores digitais e para quem mais quiser conquistar espaço e clientes através do Tik Tok.

Neste curso você irá aprender a construir um perfil atrativo do zero, além de criar uma legião de seguidores engajados e interessados em seu conteúdo. E com isso, transformar seus seguidores em reais compradores.

O que é TikTok?

O TikTok é um aplicativo desenvolvido na China em 2016, que foi criado com o objetivo de compartilhar vídeos curtos, com duração de até 15 segundos. 

O app ficou popular com a produção de conteúdo com músicas famosas, coreografias, efeitos visuais e edições estilizadas.

Outra funcionalidade do app que ajudou em sua popularização foi a funcionalidade colaborativa em que pessoas fazem coreografias em grupo e fazem desafios, gerando uma reação em cadeia com os vídeos.

Quais as melhores horas para postar no TikTok?

Utilizando de base as pesquisas realizadas pelo Influencer Marketing Hub, podemos identificar quais são os melhores horários para postar TikTok.

O estudo utilizou mais de 100 mil publicações na rede social para encontrar o melhor horário para postar TikTok em cada dia da semana.

Confira a seguir a relação de melhores horários conforme o horário de Brasília - GMT -3:

  • Segunda: 7h - 11h - 22h
  • Terça: 14h - 16h - 21h
  • Quarta: 7h - 9h - 23h
  • Quinta: 9h - 12h - 19h
  • Sexta: 6h - 13h - 15h
  • Sábado: 11h - 20h - 21h
  • Domingo: 8h - 9h - 17h

Para facilitar a visualização destes horários, confira e salve a tabela a seguir:

Tabela com as melhores horas para postar no tiktok

Além dos melhores dias por semana, existem os 3 melhores horários e dias em geral: terça-feira às 10h da manhã, quinta-feira às 13h da tarde e sexta-feira às 6h da manhã.

Criamos essa tabela para facilitar a visualização dos 3 melhores horários para postar TikTok em cada dia da semana. 

Infográfico indicando os melhores horários para postar no TikTok

Ter fácil acesso a esta informação irá ajudar a decidir os melhores momentos para adicionar seu conteúdo e até mesmo sobre como anunciar sua marca e produtos no TikTok. 

Contudo, é preciso compreender que apesar de serem os mais populares para a maior parte das contas, essa não é uma verdade absoluta. 

O melhor horário para postar no TikTok pode variar de acordo com sua área de atuação, tipo de conteúdo e principalmente, o perfil do seu público.

Portanto, analise os dados de suas publicações e entenda bem o comportamento do seu público-alvo para encontrar seus próprios melhores horários.

Como descobrir as melhores horas para postar no TikTok com seu perfil?

Uma das principais vantagens do TikTok é que não é preciso sair do app para definir os melhor horário para postar vídeo no TikTok. Dados importantes podem ser acessados através do TikTok Analytics. 

Contudo, essa funcionalidade está disponível apenas em contas Pro. Esse recurso de análise irá contar com informações relevantes sobre sua conta, seu público e o impacto do seu conteúdo.

Confira a seguir algumas das principais dicas para encontrar os melhores horários para postar no TikTok.

Mude sua conta para a versão Pro

Trocar sua conta padrão no TikTok pela versão Pro é algo fácil que pode ser feito em apenas alguns passos.

  1. Acesse seu perfil e clique no ícone de "3 pontinhos".
  2. Selecione a opção "Gerenciar minha conta".
  3. Clique na opção "Trocar para a Conta Pro". 
  4. Preencha as informações necessárias. 
  5. Escolha entre o tipo de conta: criador ou corporativo.
  6. Defina a categoria do seu perfil. 
  7. Ao finalizar a configuração, você será redirecionado à página inicial do seu perfil e receberá uma notificação avisando sobre o upgrade de sua conta. 

Utilize a funcionalidade de Análise do TikTok

Para acessar o recurso de análise do seu perfil basta apenas ir ao menu de sua conta e clicar em "Análise".

Explore os recursos disponíveis nas abas diferentes: 

  • Seguidores: informações relevantes sobre seus seguidores e o desempenho do seu conteúdo.
  • Conteúdo: métricas relativas às suas publicações, como visualizações, curtidas, tempo de visualizações e comentários.
  • Visão geral: como o próprio nome já diz, é uma visualização geral das informações sobre sua conta.

Determine os horários de maior atividade dos seus seguidores no TikTok

Utilizar a tabela de horário é o primeiro passo para melhorar seus resultados. Contudo, será preciso se aprofundar para continuar gerando resultados relevantes. 

Pesquisar sobre o seu público e seus seguidores no TikTok é importante para descobrir em quais horários e dias eles estão mais ativos na plataforma. 

Utilize a funcionalidade "Análise" para aprender mais na aba "Atividade do seguidor". Nesta aba será possível visualizar essas informações e alimentar sua estratégia com dados concretos.

Considere seu fuso horário

Nossa tabela está utilizando o horário padrão de Brasília, contudo, os horários exibidos no TikTok utilizam o fuso UTC - Tempo Universal Coordenado. 

Ou seja, ao conferir os horários exibidos pela análise do app será preciso converter estes números para o seu fuso horário.

Utilize ferramentas de conversão de fuso horário com o Worldtimebuddy e o Savvy Time para fazer essa conversão de forma exata.

Ilustração de uma pessoa sentada e um celular com a logo do TikTok

Analise os melhores horários para postar no TikTok que você já usou

Acompanhar suas publicações para entender quais foram bem e quais não geraram resultado é algo importante. 

Aproveite o item "Conteúdo" da funcionalidade de Análise para conferir informações sobre suas publicações dos últimos dias.

Além disso, é possível conferir os "Vídeos populares" para conferir o tempo médio de visualizações por post, curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Os vídeos mais populares do seu perfil também ficam salvos na aba de Análise com os horários em que foram postados, algo que pode facilitar a verificação de dados para suas estratégias.

Descubra quando seus concorrentes estão postando

Uma forma inteligente de descobrir os melhores horários para postar no TikTok é fazer uma análise da concorrência.

Busque perfis que tenham o mesmo público-alvo que você busca alcançar e faça um estudo sobre seu conteúdo e o horário em que são postados.

Confira os vídeos com mais visualizações e procure encontrar padrões. Caso os posts feitos em dias específicos apresentem um maior desempenho, busque fazer um teste publicando nesses dias.

Monitore o seu desempenho

Por fim, é importante acompanhar seu desempenho ao longo do tempo no TikTok. Isso é importante porque a maior parte dos dados são apagados após 7 dias e alguns após 28 dias. 

Portanto, será necessário criar relatórios periódicos para registrar seu desempenho e conferir o resultado de suas estratégias a longo prazo. 

A maneira mais prática de fazer isso é exportando seus registros para uma planilha no Excel, pode ser algo trabalhoso, mas valerá a pena. 

Torna esta uma atividade semanal em sua rotina para garantir que dados não serão perdidos.

Quer aprender a criar e gerenciar planilhas em nível profissional? Confira nossa lista com os melhores cursos de Excel online.

Por que se preocupar com o melhor horário para postar TikTok?

Assim como para outras redes sociais, existem duas razões principais pelas quais encontrar o melhor horário para postar no TikTok possui um papel significativo, são eles:

Aumentar taxa de engajamento

Ao publicar na hora certa do dia, as chances de ter mais curtidas, compartilhamentos e um número maior de novos seguidores serão maiores.

Aumentar a visibilidade dos seus conteúdos

Diariamente os usuários estão explorando novos conteúdos enquanto utilizam o aplicativo, com a publicação dos seus vídeos nos horários de maior pico de audiência, provavelmente você terá mais visibilidade e mais pessoas acessarem seu perfil.

Foto de um celular com a logo do TikTok

Postar várias vezes por dia no TikTok pode ser prejudicial?

Caso você tenha costume de publicar com muita frequência em um curto intervalo de tempo, como dentro de uma hora, por exemplo, você corre o risco de não atingir um público engajado quando publicar um vídeo.

Nesse caso, seus vídeos poderiam ter menos visualizações do que se fossem postados em momentos diferentes. Por isso, o indicado é que você crie uma estratégia e publique com base no melhor horário para postar no TikTok, sem exagerar na quantidade.

Como usar o algoritmo do TikTok a seu favor?

Se você já utiliza o TikTok a bastante tempo, sabe que aparecer na seção Para você (For you) é o principal objetivo para qualquer criador, influenciador ou marca dentro dessa rede social.

A seção "Para você" mostra um feed infinito de vídeos escolhidos pelo algoritmo baseado no seu gosto. Como qualquer outra rede social, o algoritmo do TikTok é um conjunto de critérios que determinam quais conteúdos são relevantes para cada usuário.

Basicamente, é um sistema de recomendação baseado nos interesses de cada usuário do TikTok. Os vídeos que aparecem nessa seção recebem um público e engajamento mais amplo. Conheça quais são os critérios que a rede usa para sugerir esses conteúdos:

  • Atividade do usuário: o algoritmo do TikTok baseia as recomendações nas interações de um usuário (as interações incluem quais perfis o usuário segue, comentários, quais vídeos gostou, quais vídeos marcou como Não tenho interesse etc.)
  • Assunto ou informações do vídeo: o TikTok é ótimo em categorizar os vídeos com base nos interesses do usuário
  • Localização e idioma: o algoritmo da rede reconhece as configurações do dispositivo do usuário (incluindo localização e idioma) ao decidir quem pode estar interessado em um vídeo

Por causa das preferências únicas de cada usuário, o algoritmo do TikTok permite que duas pessoas não recebam exatamente os mesmos vídeos em seus feeds do Para você. E esses vídeos podem mudar ao longo do tempo de acordo com a preferência do usuário.

Foto do feed do TikTok

Por isso, baseado em tudo que mostramos sobre como funciona o algoritmo do TikTok, além de saber os melhores horários para postar no TikTok, vamos te mostrar algumas maneiras de aumentar seu desempenho na rede.

Foque em um nicho

Sabendo qual o seu nicho, mais o algoritmo do TikTok começará a enviar seu conteúdo para o público certo. Pense em conteúdos de vídeo que melhor ressoam com a sua persona.

De ao algoritmo tudo o que ele precisa para categorizar seu conteúdo, adicionando palavras-chave relacionadas às suas legendas e aos conteúdos publicados.

Utilize sons e músicas populares nos seus vídeos

Participar de tendências utilizando as músicas mais populares é uma excelente aposta na hora de mirar na seção "Para você". Para descobrir as músicas e sons em alta no TikTok, basta acessar a aba de pesquisa e em seguida clicar em "Pesquisar".

Entrando nesse menu, acesse a aba "Sons", pronto, acessando essa opção, você consegue visualizar as músicas mais populares para cada pesquisa em alta do Tik Tok.

Descobriu os melhores horários para postar no TikTok?

O TikTok é uma rede social que está crescendo e ganhando cada vez mais relevância.

Produzir um conteúdo diferenciado na rede e saber os melhores horários para postar no TikTok são as principais formas para marcas ganharem influência e de pessoas encontrarem novas formas de monetizar seu conteúdo.

Caso já seja um produtor ou produtora de conteúdo, considere se inscrever no Programa de Afiliados JivoChat. É grátis para se inscrever e você pode ganhar 30% em comissões recorrentes de clientes e amigos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download