12 melhores cursos de Excel online e gratuitos

Índice

O Excel é uma ferramenta essencial no dia a dia de empresas dos mais diversos segmentos. O programa auxilia no controle e organização das finanças e até mesmo em atividades pessoais.

Aprender a dominar esta ferramenta pode proporcionar novas oportunidades profissionais em sua carreira. 

Se você tem interesse em aprender mais sobre como trabalhar com as funções e fórmulas no programa, confira a lista de cursos de Excel online que preparamos especialmente para você. Vamos lá?

Para que serve o Excel?

O Excel é um aplicativo de planilhas para computadores desenvolvido para sistemas operacionais Windows, macOS, Android e iOS. 

Geralmente a ferramenta é utilizada para a realização de cálculos complexos, com recursos gráficos, tabelas dinâmicas e a linguagem de programação Visual Basic for Applications. 

É preciso comprar o Excel?

O Excel é um dos programas que integram o pacote Office da Microsoft. A maneira mais comum de adquirir o programa é através do site da própria Microsoft. 

Ao acessar o site, será possível comprar o programa individualmente ou o pacote Office completo com todas as suas ferramentas.

Vale a pena fazer um curso de Excel online?

O Excel é uma ferramenta bastante versátil que é usada em diversos setores. Profissionais que dominam essa tecnologia são capazes de encontrar mais oportunidades de emprego e também de realizar um trabalho mais completo.

No entanto, usar a ferramenta da maneira correta, explorando todos os seus recursos, não é algo fácil que todo mundo sabe.  Na verdade, é uma tarefa complexa que exige bastante estudo e prática.

Por isso os cursos de Excel online são uma excelente opção para quem deseja aprender a utilizar a ferramenta, seja para seguir uma nova carreira ou gerenciar seu próprio negócio de forma efetiva.

Confira a seguir os principais benefícios de fazer um curso online com o foco nessa ferramenta.

Ícone do programa Excel

É uma habilidade essencial para o mercado

O Microsoft Excel é uma ferramenta muito versátil que é usada na maioria dos mercados de trabalho. 

O recurso é muito recomendado para qualquer tarefa que envolva organização e números, fazendo com que o conhecimento em planilhas seja algo fundamental para os profissionais. 

Oportunidade de aprender praticando

Praticar é um passo fundamental no aprendizado desta ferramenta. Os cursos online voltados para softwares oferecem essas vantagens para seus alunos, com exercícios que guiam o uso de cada recurso do Excel. 

É possível assistir às aulas onde e quando quiser

Uma das maiores vantagens de fazer um curso online é a possibilidade de assistir aulas quando e como quiser. 

Aulas gravadas e exercícios permitem que os alunos aprendam no seu ritmo e escolham o melhor horário de sua rotina para estudar. 

Além disso, ao dominar os conceitos mais básicos, será possível avançar para aulas mais avançadas e manter o foco naquilo que deseja aprender.

Conheça os 12 melhores cursos de Excel online

Após aprender os benefícios de usar esta ferramenta profissionalmente, é hora de descobrir qual o melhor curso de Excel gratuito para você.

Para fazer uma boa escolha, avalie a carga horária e os ensinamentos adicionais de cada curso.

1. Curso Online de Excel - Expert Cursos

O curso online de Excel da Expert foi desenvolvido para priorizar o tempo de seus alunos com videoaulas de no máximo.

O conteúdo é bastante objetivo e mostra o passo a passo em todos seus módulos. O material vai do básico ao avançado, oferecendo um certificado com capacitação profissional com carga horária total de 30 horas.

O curso conta com 9 módulos ao todo, divididos em mais de 25 aulas com acesso vitalício. 

O conteúdo trabalhado é: fonte, alinhamento e numeração, apresentação e configuração do layout, sequências e atalhos, planilhas, funções mais utilizadas, comandos iniciais, tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos, macros, funções avançadas, criação de dashboards, design inteligente para apresentação e validação de dados.

2. WFour Cursos - Excel

O curso online de Excel da WFour utiliza uma metodologia que funciona para ensinar seus alunos a criar planilhas, documentos, utilizar recursos e para trabalhar de maneira profissional com a ferramenta. 

O conteúdo dá acesso a aulas completas do nível básico ao profissional, tudo com um passo a passo de uma forma muito didática.

O curso ensina a inserir dados, preenchimento relâmpago, “AutoSoma”, criação de gráficos, ocultar e exibir colunas, congelar linhas e colunas, mover e copiar planilhas, adicionar e editar dados, alterar aparência, entre vários outros temas.

As aulas ficam disponíveis em um ambiente online que pode ser acessado a qualquer horário, 24 horas por dia nos 7 dias da semana.

Ao finalizar o curso, os alunos também têm direito a um Certificado de Conclusão Digital da Desenvolve Cursos, que serve para comprovar que fizeram o curso completamente.

1. Curso de Excel online do Básico ao Avançado

O curso de Excel online da Cursou é uma opção gratuita que aborda conceitos que vão do básico ao avançado, trabalhando diversos aspectos da ferramenta. 

Ao todo são 10 aulas com quase 3 horas de duração, divididas em 5 módulos de nível básico e 5 módulos de nível médio ao avançado.

O material é uma boa opção para pessoas com pouca ou nenhuma experiência com a ferramenta. Isso faz com que os primeiros conteúdos sejam básicos demais para quem já tem alguma experiência com o programa.

Também é preciso ressaltar que o curso não oferece a oportunidade de interagir com os professores. Isso significa que os alunos devem tirar suas dúvidas por conta própria.

Além disso, o curso não oferece um certificado, mas é uma boa opção de estudo para quem deseja se aprofundar ainda mais no assunto.

2. Habilidades de Excel para negócios: fundamentos

A plataforma Coursera conta com um curso gratuito focado nos fundamentos do Excel para negócios. Através das aulas será possível aprender o essencial sobre o programa. 

Em geral, os alunos estão preparados para navegar habilmente a interface da ferramenta, fazer cálculos básicos com fórmula e funções, planilhas profissionais e a visualização de dados por meio de gráficos e tabelas em apenas 6 semanas. 

O conteúdo oferece uma base muito sólida de conhecimento sobre o software, preparando seus alunos para se tornarem usuários confiantes e capazes de desenvolver habilidades avançadas em cursos mais completos. 

O curso é recomendado para pessoas no nível iniciante, é 100% online e tem uma duração aproximada de 26 horas para ser completado.

3. Canal Jhonny Lopes

Jhonny Lopes é um professor de informática com mais de 10 anos de experiência. Em seu canal é possível assistir vídeo aulas com o passo a passo do uso do Excel, indo do nível mais básico ao intermediário e o avançado.

O conteúdo está disponível gratuitamente no YouTube e conta com aulas bastante didáticas sobre formatação, função SE, Excel VBA e muito mais.

4. Treinamento em vídeo do Excel - Microsoft

A Microsoft, empresa responsável por desenvolver o software de planilhas, também conta com seus próprios cursos de Excel gratuitos. 

Os treinamentos estão no formato de vídeo e estão atualizados para as últimas versões do programa, o Excel 365. Apesar disso, o conteúdo também aponta conteúdos e ações que são compatíveis com versões mais antigas do programa. 

São 16 módulos ao todo: início rápido, introdução, listas e colunas, células, formatação, funções e fórmulas, tabelas, gráficos, tabelas dinâmicas, compartilhamento e co autoria, tipos de dados vinculados, power query, passeio pelo programa, tutorial de fórmula, “faça sua tabela dinâmica” e “obtenha mais tabelas dinâmicas”.

Ao finalizar o curso, a Microsoft também irá disponibilizar alguns modelos de tabelas do Excel para que você possa treinar e aplicar o conhecimento adquirido.

5. Curso de Excel GINEAD

A GINEAD também conta com um ótimo curso de Excel voltado para usuários iniciantes. 

O conteúdo tem uma carga horária total de 80 horas e é gratuito, no entanto, é preciso pagar um valor para poder emitir seu certificado. 

Os módulos de conteúdo são: introdução ao Excel, tela de trabalho, inserindo dados, salvando uma planilha, formatação de células, formatação de textos e números, entrada de dados, edição de dados, fórmulas e funções, operadores, argumentos, funções mais utilizadas, pasta de trabalho, formatação de planilha, gráficos e impressão.

6. Cursos de Excel da Fundação Bradesco

A plataforma de ensino online da Fundação Bradesco conta com uma variedade de cursos de Excel gratuitos, para diferentes níveis de aprendizado e diferentes versões do programa.

Os cursos são gratuitos, não contam com pré-requisitos e têm um prazo de 60 dias para serem completados.

7. Master Microsoft Excel - LinkedIn Learning

Além de ser uma rede social com foco na carreira profissional, o LinkedIn também conta com sua própria plataforma de treinamentos. 

O curso disponibilizado pela rede social ensina aos alunos básico, como a organização de planilhas, até o avançado, com a formatação de painéis complexos e fórmulas específicas para empresas.

O conteúdo é elaborado com o foco no uso prático do dia a dia, dando exemplos de acontecimentos no cotidiano de uma empresa para preparar profissionais para o mercado de trabalho. 

O curso é completo, com um total de 24 horas e 36 minutos de conteúdo. No entanto, para acessar a plataforma é preciso pagar uma assinatura. Quem tiver interesse em usar o serviço gratuitamente pode ter acesso ao curso durante o período de testes de 1 mês.

8. Canal Ninja do Excel

Outro canal do YouTube que oferece um conteúdo excelente sobre Excel de forma completamente gratuita é o Ninja do Excel. 

O conteúdo criado pelo professor Edson Cavalcante Jr. pode ser acessado através das playlists com aulas, dicas e cursos completos.

Um dos cursos mais acessados é o de uma playlist que apresenta 30 aulas de Excel em 30 dias, ensinando funções e esclarecendo dúvidas para que os alunos possam aprender a usar o programa em apenas um mês.

9. Curso de Excel Gratuito - A Nossa Escola

A plataforma de ensino digital A Nossa Escola conta com um curso de Excel online gratuito com uma carga horária total de 60 horas. O certificado de conclusão é opcional, mas é válido em todo o Brasil.

O curso é recomendado para alunos com um nível de conhecimento básico na plataforma.

O conteúdo programático é bastante completo e conta com os módulos: comandos iniciais, personalizações e opções do Excel, suplementos, iniciando um novo trabalho, guia da página inicial, fonte, alinhamento, número, estilos, células, edição, fórmulas, funções mais úteis, funções básicas, funções avançadas e gráficos.

10. Curso de Excel com Jhonny Lopes

A última adição à nossa lista de cursos de Excel gratuitos também é uma playlist com vídeo aulas no YouTube. 

O curso de Excel Básico 2020 é ministrado pelo professor Jhony Lopes que ensina através de uma forma bastante didática, bem direta e descomplicada.

São 14 aulas ao todo no curso, além de outros materiais sobre o programa que podem ser acessados em seu canal.

Pronto para começar seu curso de Excel Online?

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você a encontrar um bom curso de Excel Online para dominar planilhas e encontrar novas oportunidades profissionais.

Caso tenha interesse em aprender sobre outros assuntos e até mesmo outras profissões, confira a nossa lista com os melhores cursos online disponíveis na internet.

Início Blog Reviews 12 melhores cursos de Excel online e gratuitos
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download