10 melhores aplicativos para gravar vídeo

atualizado 2 de abril de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O formato de vídeo é um dos formatos de conteúdos mais consumidos na internet. Graças às melhorias em tecnologia e nas mudanças na maneira como se consome conteúdo na internet.

Hoje existem inúmeras plataformas de distribuição, todas redes sociais possuem seus conteúdos em vídeos, além da praticidade para consumir e para criar vídeos até mesmo através de celulares contribuíram para esse efeito.

Os smartphones, em especial os modelos mais recentes, possuem uma capacidade de gravar excelentes vídeos com suas câmeras. Dependendo do tipo de conteúdo que você produz, não precisa nem utilizar uma câmera separada.

Atualmente as câmeras dos smartphones permitem gravar vídeos em qualidade full HD, podendo até chegar em 4K. Entretanto, fotografar em condições menos ideais pode acabar complicando.

Diferente de uma câmera profissional, você não consegue realizar os mesmos ajustes e personalização das configurações da câmera do seu celular. Mas não se preocupe, separamos uma lista de aplicativo para gravar vídeo que podem te ajudar, confira!

Qual o melhor aplicativo para gravar vídeo?

Você pode estar se perguntando para que utilizar um aplicativo para gravar vídeo sendo que a câmera do seu smartphone já conta com este recurso?

No caso das câmeras profissionais, elas atendem muito seu propósito, mas ainda existem acessórios adicionais para melhorar ainda mais a qualidade da filmagem ou de uma fotografia.

Agora, no caso dos celulares, não é possível aumentar a qualidade máxima que o sistema suporta, mas com aplicativo para gravar vídeo é possível chegar perto dessa qualidade, o que muitas vezes não é possível com o software original.

Então, quando você quer ter mais controle da sua imagem, vale a pena conhecer alguns desses aplicativos que podem melhorar a qualidade da sua gravação. Então, confira nossa lista com os melhores aplicativos para gravar vídeo.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

1. FiLMiC Pro

A primeira opção de aplicativo para gravar vídeo é o FiLMiC Pro, disponível tanto para iOS quanto Android, esse app é considerado um dos melhores do mercado para quem deseja filmar com o celular como se estivesse utilizando uma câmera profissional.

É possível gravar em diversos modos, como o manual, câmera lenta entre outros efeitos que não é possível fazer com as configurações básicas da câmera do celular. A qualidade do vídeo também é superior, o que compensa o investimento no aplicativo.

A qualidade desse aplicativo é tão surpreendente que até filme como "Tangerine" foi filmado utilizando o FiLMiC Pro.

2. Open Camera

Outra opção de aplicativo para gravar vídeo é o Open Camera que permite ter o controle de várias configurações da sua câmera. Esse app está disponível apenas para Android e é bem simples de usar.

Com este aplicativo é possível controlar a exposição, flash, foco, ISO, velocidade do obturador, tocha e balanço de branco. Além de todas essas configurações, é possível utilizar o modo automático ou semi-manual do aplicativo.

3. ProShot

O ProShot é outra alternativa de aplicativo para gravar vídeo que permite ajustar a taxa de quadros, essa função é importante para quem deseja gravar vídeos em câmera lenta ou com lapso de tempo.

Além disso, é possível também ajustar o brilho durante a filmagem. Uma das funcionalidades mais interessantes do aplicativo é utilizar o medidor de níveis de áudio em tempo real.

Ilustração de uma câmera de filmagem e um filme

4. Manual Camera Lite

O Manual Camera Lite é outra alternativa de aplicativo para gravar vídeo que conta com uma boa interface bem amigável e intuitiva. Apesar de possuir uma versão paga, é possível utilizar a versão gratuita, apesar de conter anúncios.

Utilizando a versão paga o aplicativo disponibiliza outros recursos exclusivos como ajuste de exposição e foto em pontos diferentes, além de ajuste fino de ISO e gravar em 4K.

5. ProCamera

Exclusivo para usuários do sistema iOS, o ProCamera é o aplicativo para gravar vídeo mais recomendado para iPhones. O aplicativo conta com diversos filtros e efeitos dentro da ferramenta, além da possibilidade de ajustar foco e exposição.

Uma das poucas desvantagens do ProCamera é que alguns desses recursos mais úteis do aplicativo, como Lowlight Plus, são pagas dentro do aplicativo.

6. Câmera do Google

Uma opção de aplicativo para gravar vídeo em dispositivos Android é a Câmera do Google, apesar de não ser compatível com muitos smartphones, ela consegue atingir bons níveis de nitidez com mais facilidade que os aplicativos nativos de câmera.

Uma funcionalidade interessante da Câmera do Google é o "Melhor foto" que consegue tirar automaticamente as fotos no momento em que ninguém estiver piscando. Além de um maior zoom digital sem perder tanta qualidade.

7. Videocam Illusion

Disponível apenas para dispositivos Android, o Videocam Illusion é uma excelente opção de aplicativo para gravar vídeo gratuito. Esse aplicativo permite que você teste e utilize seus filtros durante a gravação de seus vídeos.

Diferente de outros que permitem apenas inserir filtros e efeitos na hora da edição, com o Videocam Illusion você pode fazer enquanto está gravando. Além do seu foco automático que auxiliam na qualidade do vídeo mesmo quando se trabalha com resoluções baixas.

8. MAVIS - Pro Camera

Uma alternativa de aplicativo para gravar vídeo disponível apenas para dispositivos iOS é o MAVIS. Com ele é possível aproveitar o máximo da câmera do iPhone com suas funcionalidades mais avançadas.

Além de ajustar a velocidade de captura e exposição, é possível fazer correções avançadas de cor em tempo real e gravar com FPS personalizado. O MAVIS também permite conectar dispositivos externos, como microfones, no seu iPhone.

9. Vídeo Show – Vídeo Editor&Maker

Além de aplicativo para gravar vídeo, o Vídeo Show é uma excelente ferramenta de edição de vídeos. Disponível para Android e iOS, esse aplicativo conta com diversas funcionalidades para você customizar sua gravação.

Além de adicionar músicas, filtros e legendas, o Vídeo Show permite você utilizar efeitos como os que estão disponíveis no Snapchat. Um grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de gravar vídeos longos, sem limite de tempo.

10. Lapse It

Disponível para iOS e Android, o Lapse It é um aplicativo para gravar vídeo um pouco diferente, ele utiliza a técnica de timelapse que mescla fotografia com vídeo, podendo criar um vídeo através de uma sequência de fotos.

Com este aplicativo você pode acelerar ou diminuir a velocidade de reprodução do vídeo, assim como gravar e editar rapidamente no próprio aplicativo. E ao finalizar alguma gravação, é possível compartilhar diretamente nas redes sociais.

Encontrou o melhor aplicativo para gravar vídeo?

Esperamos que esta lista tenha te ajudado a encontrar o melhor aplicativo para gravar vídeo e permite você criar vídeos incríveis com seu smartphone.

Por isso, não tenha vergonha de gravar seus vídeos, pois com uma boa edição eles ficarão perfeitos para que você possa publica-los nas redes sociais.

Se você está começando a produzir vídeos e deseja editá-los para publicar nas redes sociais e no YouTube, confira nossa lista com os melhores editores de vídeo para YouTube.

E uma ótima dica para quem está começando a editar vídeos e quer divulgar seu trabalho é adicionar um QR Code ao final dos vídeos dos clientes para que outras pessoas possam fazer contato.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download