11 dicas de como ganhar seguidores no Tik Tok

atualizado 13 de junho de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com mais de 2 bilhões de downloads pelo mundo e mais de 800 milhões de usuários mensais ativos, o Tik Tok já se tornou o aplicativo mais baixado do mundo e sem dúvidas é uma das redes sociais do momento e veio para ficar.

Com tanta popularidade e pessoas acessando diariamente a plataforma, o Tik Tok se tornou uma mina de ouro para produtores de conteúdo e empresas que desejam engajar seus consumidores dentro das redes sociais.

Se tornando um dos maiores canais de marketing de marcas famosas como Netflix e muitas pessoas começaram a ganhar dinheiro com o Tik Tok. Lançado em 2016, o Tik Tok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos de curta duração.

Se você busca crescer e aproveitar todo o potencial do Tik Tok para alavancar o seu perfil pessoal ou até da sua marca, separamos algumas dicas fundamentais de como ganhar seguidores no Tik Tok e bombar com seus vídeos.

O que é Tik Tok?

Antes de te ensinar a como ganhar seguidores no Tik Tok, vamos te apresentar um pouco sobre essa rede social e como ela funciona. Resumidamente, o Tik Tok é uma rede social de compartilhamento de vídeos de até 3 minutos.

Onde o usuário consegue gravar e editar o vídeo dentro da própria rede social. O Tik Tok conta com diversas ferramentas de edição de vídeo, efeitos e uma biblioteca de músicas, semelhante aos Stories do Instagram.

O Tik Tok se popularizou entre os jovens graças ao seu poder de viralização, com seus vídeos sendo compartilhados inclusive em outras redes sociais como o Instagram, Twitter, Facebook e WhatsApp.

É possível encontrar todo tipo de conteúdo dentro do Tik Tok, mas alguns formatos se popularizaram e acabaram criando uma identidade dessa rede social, como os vídeos de dança, desafios, dublagem, vídeos de culinária e vários outros.

E assim como qualquer outra rede social, o Tik Tok permite a interação e o engajamento entre os perfis. Podendo seguir outros usuários da rede social, curtir e comentar as suas publicações e compartilhar em outras redes sociais.

Como crescer no Tik Tok

Caso você tenha interesse nessa rede social e queira começar a produzir conteúdos para o Tik Tok e descobrir como ganhar seguidores no Tik Tok, separamos um curso que pode te ajudar.

O curso Curso Completo TikTok Ads - Tráfego Pago foi criado pensando nos produtores de conteúdo, donos de negócios físicos e digitais, influenciadores digitais e para quem mais quiser conquistar espaço e clientes através do Tik Tok.

Neste curso você irá aprender a construir um perfil atrativo do zero, além de criar uma legião de seguidores engajados e interessados em seu conteúdo. E com isso, transformar seus seguidores em reais compradores.

Como ganhar seguidores no Tik Tok

Agora que já entende como funciona o Tik Tok, preparamos algumas dicas para você descobrir como ganhar seguidores no Tik Tok e crescer nessa rede social e alavancar seus negócios e seu engajamento.

1. Trabalhe no seu perfil e bio do TikTok

Para começar a ganhar seguidores no Tik Tok é fundamental você trabalhar o seu perfil e a sua bio. Até porque, o seu perfil é a primeira coisa que um seguidor ou um potencial cliente irá analisar.

Certifique-se de que o seu perfil esteja atraente e seja acessível para atrair novos seguidores. É importante nunca copiar a mesma coisa que outros perfis do Tik Tok utilizam, crie algo que reflita a sua personalidade e os seus valores.

Caso você vá criar um perfil para a sua marca, pode utilizar um logotipo ao invés de uma foto de perfil, e nome do seu negócio ao invés do nome do usuário. Nesse caso, é importante adicionar alguns links convidando o seu seguidor a acessar outras redes sociais.

2. Poste conteúdo original

Para conseguir seguidores em qualquer rede sociais, é fundamental postar conteúdo original, e com o Tik Tok não seria diferente. Para se destacar e conseguir ganhar seguidores no Tik Tok você precisa inovar de alguma forma.

Criar vídeos iguais aos demais pode acabar fazendo com que o seu vídeo se perca no meio de tanto conteúdo desta rede social.

Fazer vídeos do Tik Tok demonstrando habilidades com maquiagem, vídeos de humor, desenhos e outros conteúdos que mostre algum talento especial seu, são algumas das possibilidades para tentar se destacar no Tik Tok.

3. Use sons populares

Uma das ferramentas mais populares do Tik Tok são as músicas e vídeos que viralizam. E utilizar essas músicas que estão em alta e disponíveis na plataforma é uma boa forma seguir alguma tendência do momento e viralizar.

Fique atento aos vídeos que aparecem no seu For You, muitas vezes alguns sons se repetem e você utilizar para fazer a sua própria versão pode ser uma boa maneira de conseguir um destaque e ganhar novos seguidores.

Essa dica também vale para os vídeos populares. Não tenha medo de seguir o que está fazendo sucesso, ou seja, uma Trend e crie a sua própria versão.

4. Tenha frequência em suas publicações

Assim como qualquer outra rede social, contas que não publicam com frequência não conseguem ganhar seguidores. Então, esteja sempre produzindo e publicando seus vídeos no Tik Tok.

Perfis que publicam com mais frequência têm mais chances de ser encontrados por novos seguidores. Mas lembre-se que publicar com frequência é diferente de encher o feed dos seus seguidores com uma grande quantidade de publicações.

O ideal é publicar pelo menos a cada dois dias, o que facilita a interação com outros perfis e ajuda a alcançar novos seguidores.

Foto de um celular com a logo do Tik Tok na tela

5. Use Hashtags

Essa dica vale para qualquer outra rede social: não desvalorize a Hashtag. E não seria diferente no Tik Tok, sempre utilize as hashtags em seus vídeos, e de preferência, mais de uma.

Elas são muito importantes dentro do Tik Tok, pois caso você queira encontrar algum conteúdo específico, basta digitar uma Hashtag que irá encontrar. Pois elas são a principal forma de organização dos desafios e trends da plataforma.

A hashtag mais utilizada no Tik Tok é a #fy ou #foryou, que é utilizada para tentar emplacar o vídeo na página principal da rede social, o For You. Mas além delas, busque hashtags que estejam bombando e crie vídeos com base nelas.

6. Apareça no "For You"

O For You ou Para Você, em portugues, é o feed onde aparecem as publicações baseadas em seus interesses, podendo aparecer pessoas que você segue e que também não segue, ela é a página inicial do Tik Tok.

A melhor forma de descobrir novos perfis na plataforma é através do For You. E caso algum vídeo seu apareça nesta página, as chances de você conseguir seguidores no Tik Tok é bem alta.

7. Interaja com outros perfis

Para conseguir ter sucesso no Tik Tok é preciso se tornar um membro ativo da comunidade desta rede social e seguir contas relevantes dentro do seu nicho.

Dar atenção aos seus seguidores é um excelente jeito de atrair mais pessoas para o seu perfil e começar a criar uma base de seguidores ativos. Sempre interaja com seus seguidores, curtindo e respondendo aos comentários.

Além disso, também é importante comentar em outras publicações que chamem a sua atenção. Esse contato entre o produtor e o consumidor do conteúdo é importante para mostrar que você está aberto para receber críticas e sugestões, por exemplo.

8. Identifique tendências e participe delas

Como falamos acima, é importante criar um conteúdo original e único, porém participar e ficar de olho nessas tendências é uma boa forma de conseguir novos seguidores.

As tendências, ou trends, podem envolver o uso de algum som ou música específicas, efeitos visuais, algum tipo de piada ou de desafio. Esteja sempre antenado para não perder essas tendências e conseguir aparecer no For You para alcançar novos seguidores.

9. Publique vídeos com qualidade

Se você deseja conseguir seguidores no Tik Tok, tente apostar sempre em publicar conteúdos com uma boa iluminação e com qualidade de imagem. Por que ninguém gosta de assistir vídeos em baixa resolução.

Ao publicar um conteúdo com imagens em alta resolução e com uma boa qualidade de produção, irá chamar mais atenção dos usuários ao aparecer no For You e consequentemente conseguir novos seguidores.

10. Publique seus vídeos nos horários de pico

Assim como no Instagram, o Tik Tok também tem seus melhores horários para publicar um vídeo novo. É possível identificar o melhor momento em que a maioria dos seus seguidores estão ativos.

Dessa forma você consegue publicar e atingir o maior número possível de usuários. Outra coisa interessante é poder experimentar diferentes tipos de conteúdos e acompanhar como o seu público vai reagir a eles.

11. Faça parceria com outros TikTokers

A nossa última dica para ganhar seguidores no Tik Tok é sobre realizar parcerias com outros produtores de conteúdos do Tik Tok, os Tik Tokers.

Seja amigável com esses outros usuários e faça amizade com pessoas do seu nicho para quem sabe realizar algumas colaborações nos vídeos de ambos. Uma forma de fazer isso, é interagindo com outros usuários e até mesmo enviando mensagens mostrando interesse.

Aprendeu como ganhar seguidores no Tik Tok?

Esperamos que com essas dicas você consiga ganhar seguidores no Tik Tok e alavancar o seu perfil nesta rede social.

Caso você queira crescer em outra rede social, confira nosso artigo com 21 sites para ganhar seguidores no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download