O que é hashtag, o que significa e como usar

atualizado 5 de junho de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As redes sociais são plataformas digitais em que qualquer pessoa pode compartilhar suas opiniões, pensamentos, sentimentos e conteúdo. As hashtags foram criadas e aprimoradas como uma forma de filtrar as publicações pelo seu tipo.

Seu uso está disseminado e se tornando cada vez mais popular. Uma de suas maiores vantagens é que podem ser usadas gratuitamente para integrar sua estratégia de marketing digital nas redes, alcançando e impactando mais usuários. 

Contudo, apenas encher suas publicações com hashtags aleatórias não irá gerar um resultado satisfatório. Algo que apenas pessoas que não entendem seu funcionamento fazem. Assim como palavras-chave em estratégias de SEO, o uso deste recurso deve ser planejado para conquistar a audiência desejada.

Se você deseja aprender o que é hashtag e como usá-la nas diversas redes sociais, confira as dicas do nosso artigo.

O que é hashtag?

A hashtag é o nome em inglês do símbolo de cerquilha, também conhecido como "jogo da velha", hoje a expressão tem o significado de palavras usadas após este símbolo para direcionar usuários a páginas, temas, publicações e discussões. O recurso é usado em diversas redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e diversas outras. 

Ao serem adicionadas na forma de texto, as hashtags se transformam em hiperlinks que, quando clicados, direcionam os usuários a uma página com todos os conteúdos que compartilham aquela mesma hashtag. 

Ou seja, é uma excelente forma de pesquisar conteúdos em alta, além de proporcionar uma maneira de descobrir como estão usando suas hashtags e os seus resultados.

A origem das hashtags

A origem da hashtag nas redes sociais aconteceu no Twitter em 2007. O criador foi o designer Chris Messina, que usou o símbolo hashtag como uma forma de agrupar um trecho da mensagem para facilitar a busca pelo conteúdo específico na rede social. 

Hoje, o recurso está presente em diversas outras redes sociais e evolui para uma forma mais efetiva de agregar conteúdo e conversas sobre determinados temas.

O que significa hashtag?

O Chriss Messina, criador da hashtag, se inspirou nos canais de chat, pois o símbolo já era algo utilizado por programadores na década de 60. 

O termo ganhou este nome porque na Inglaterra o símbolo "#" é chamado de hash. Já a função de classificar ou usar como etiqueta é "tag". Então, sua união gerou o "hashtag". 

Dicas para usar hashtags

Usar hashtags é algo muito simples, só é preciso usar o símbolo # e inserir uma palavra-chave logo após. Todo o texto deve ser escrito junto, sem espaços, caso contrário o termo não será reconhecido. 

Podemos usar o termo "Agências de Marketing" como exemplo. Neste caso, algumas hashtags relevantes seriam #agenciademarketing, #agenciamarketing e #agenciadepublicidade.

Pessoas usando redes sociais próximas a uma hashtag no meio da tela

Use hashtags do momento

Uma das maneiras de aproveitar este recurso é usar as hashtags mais populares do momento. Desta maneira será possível alcançar muito mais pessoas através do seu conteúdo.

Escreva suas hashtags em um perfil público

Para que suas hashtags gerem mais relevância e tenham mais alcance, seu perfil precisa ser público.

Escolha palavras-chave

Pense em escolher os termos como você pensaria para escolher palavras-chave. Escolha palavras que sejam fáceis de ler e simples de lembrar. 

Geralmente as melhores palavras são curtas, mas existem exceções, como o exemplo #modaplussize e #outfitoftheday. Mas algumas das hashtags mais usadas são curtas, como #TBT, #selflove e #animais.

Escolha hashtags de acordo com o tema

Busque manter as hashtags no contexto do seu conteúdo para que as pessoas interessadas no tema possam achar suas publicações. Isso irá facilitar a divulgação do seu conteúdo.

Não use uma hashtag para cada palavra

Para que uma hashtag funcione, o termo escolhido deve ser escrito junto sem espaços. Escrever de forma separada irá tornar seu conteúdo irrelevante, por exemplo #power #of #makeup. 

Não faça hashtags muito grandes

Escrever muitas palavras juntas em uma só hashtag irá prejudicar a leitura do seu termo. Isso irá torná-las mais difíceis de serem compartilhadas e mais difíceis de serem usadas organicamente. Portanto, mantenha o foco em opções mais curtas e simples.

Revise a ortografia

Erros de ortografia podem comprometer o desempenho de suas hashtags. Além disso, palavras muito complexas e pouco usadas também podem fazer com que usuários escrevam de forma errada. 

Não use conteúdo impróprio nem enganoso

Por fim, não use conteúdo impróprio nem enganoso, pois as redes sociais possuem filtros e isso pode pegar muito mal para sua marca. 

Usar palavras-chave com linguagem obscena e termos impróprios pode prejudicar a imagem de sua marca. Além disso, conteúdos enganosos também prejudicam seu negócio e podem até mesmo resultar na punição do perfil.

Como a hashtag funciona em cada rede social

Apesar de ter sua origem no Twitter, as hashtags hoje também são usadas em diversas outras redes sociais, que até mesmo estimulam seus usuários a usá-las. 

Contudo, cada rede social conta com suas próprias particularidades e os usuários têm um comportamento diferente quanto sua utilização de acordo com a plataforma em que estão. Afinal, as redes que apresentam esse recurso são muito diferentes, por exemplo Instagram, LinkedIn e Pinterest. É preciso entender como cada uma delas funciona. 

No Instagram, as publicações geralmente utilizam 4 ou mais hashtags. Já no Twitter, as pessoas desejam usar temas realmente relacionados ao que está sendo dito, por isso utilizam em média 2 a 3 hashtags. 

Além disso, as hashtags que fazem sucesso em uma rede social não irão necessariamente ser muito usadas em outras redes. 

Como a hashtag deve ser usada em cada rede social

Usuários podem usar as hashtags para iniciar conversas e interações com pessoas do mundo inteiro. Elas podem referir a das importantes, acontecimentos da atualidade, eventos, programas, séries, desafios, etc.

Muitas vezes algumas delas são populares em apenas uma plataforma e não são utilizadas na mesma quantidade em outras redes sociais, como #instafoto, #tbt e #instanatureza.

Portanto, reconhecer as diferenças e se adaptar à forma com que as pessoas se apropriaram das hashtags nas diversas redes sociais é importante para conseguir sucesso ao usá-las. 

Outro fator, são algumas questões técnicas e práticas que podem ser diferentes na forma de como inserir as palavras-chave, mudando de plataforma para plataforma. Portanto, antes de começar a usar este recurso, garanta que está o aplicando da maneira mais eficiente. 

Confira a seguir algumas dicas de como usar a hashtag em cada rede social. 

Padrão de hashtags

Como usar hashtags no Twitter

O processo de publicar hashtags no Twitter é muito simples, é preciso apenas adicionar os termos em uma publicação feita através de um perfil público. Caso a conta seja privada, outros usuários não poderão visualizar seu conteúdo em pesquisas pela hashtag. 

Um uso exclusivo na rede social é o Twitter Chats, uma sessão de perguntas e respostas sobre algum determinado assunto usando as hashtags. Essa é uma maneira interessante de iniciar e participar de discussões.

Planejar e agendar uma sessão de perguntas e respostas pode ser um evento interessante dentro da rede social, atraindo pessoas interessadas sobre algum assunto específico. 

Após publicadas, as hashtags também podem e devem ser acompanhadas. Ao clicar nelas, é possível descobrir o que os usuários da rede estão dizendo com o termo escolhido. Também é possível usar a ferramenta de busca, o ícone de lupa no canto superior direito da tela, para pesquisar termos e avaliar sua utilização. 

A plataforma permite até mesmo pesquisas avançadas, limitando seus resultados por data, localização e até mesmo reações positivas ou negativas através do uso de emojis. Esta é uma ótima forma para negócios identificarem como consumidores de sua região estão reagindo e utilizando suas hashtags. 

Além disso, é possível escolher o formato em que os resultados de suas pesquisas serão exibidos. Confira a seguir as principais formas de exibição.

  • Modo de exibição Top: exibe os tweets com maior engajamento.
  • Modo de exibição Live: exibe os tweets cronologicamente e os atualiza em tempo real.
  • Modo de exibição Accounts: exibe os tweets feitos por contas de fontes oficiais. 
  • Modo de exibição Photos: exibe os tweets que usaram a hashtag junto à fotos.
  • Modo de exibição Videos: exibe os tweets que usaram a hashtag junto à vídeos.

O Twitter também apresenta um ranking com as hashtags mais usadas no momento e em uma região através do "Trending Tópics". A rede social também conta com as "Tendências", que apresentam muitos tweets relevantes em um curto espaço de tempo.

Como usar hashtags no Instagram

O processo para usar hashtags no Instagram também é bastante simples. Basta apenas adicionar os termos em publicações feitas a partir de perfis públicos. Uma das principais diferenças quanto outras plataformas é que ao usar o símbolo "#", o próprio Instagram recomenda algumas opções de temas baseados em popularidade.

Já a pesquisa na rede social, é feita através do campo de busca, onde é preciso digitar as hashtags para obter um resultado. Também é possível conferir os termos mais populares através da opção "Explore", que pode ser acessada pelo ícone de lupa na parte de baixo da tela.

No Instagram, o recurso é usado de forma mais geral, sendo relacionado diretamente ao conteúdo que está sendo compartilhado.

Como usar hashtags no Facebook

As hashtags não são tão utilizadas no Facebook quanto em outras redes sociais, porém, a plataforma oferece recursos para utilizá-las. É possível utilizá-la em suas publicações e comentários. 

Ao clicar nos termos usados, você será direcionado para uma página com comentários e publicações de outros usuários que também utilizaram a hashtag. 

O Facebook faz as buscas se tornarem mais precisas através de um sistema de procura onde é possível visualizar apenas páginas, eventos, pessoas, lugares e grupos. Também é possível filtrar hashtags por região e mais recentes.

Já a melhor forma de usar o recurso na rede social é através de posts com conteúdo, como fotos e vídeos que geram mais engajamentos. Além disso, evite usar mais do que 2 hashtags ou o engajamento de suas publicações pode ser prejudicado.

Como usar hashtags no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com foco no meio profissional. Na plataforma, as hashtags são usadas para criar uma seção específica, onde as palavras podem ser transformadas em links. 

É só usar a # e adicionar as palavras-chave, então, com a ferramenta de texto é preciso transformar estas palavras em hashtags. A plataforma utiliza esta abordagem para tornar a pesquisa de conteúdos semelhantes aos usuários.

Além disso, como já citamos, o LinkedIn é uma rede social séria e profissional, portanto os termos escolhidos devem ser bem pensados em cada publicação.

Como usar hashtags no Pinterest

O Pinterest é uma rede social bastante particular, onde o foco é o compartilhamento de imagens na internet. Ela funciona de uma forma bastante diferente de outras plataformas e exige muita atenção. 

Ao usar uma hashtag nas suas imagens, usuários que clicarem serão direcionados para uma página em que outras pessoas adicionaram imagens com a mesma palavra, mesmo sem usar uma hashtag. 

Portanto, escolha palavras bastante específicas para divulgar seu conteúdo para pessoas realmente interessadas. Caso contrário, com palavras e temas mais gerais, será mais difícil do seu conteúdo ser visualizado. 

No Pinterest também use poucas hashtags para não perder engajamento.

Como usar hashtags no YouTube

Por fim, as hashtags são um excelente recurso para facilitar a pesquisa de vídeos. É possível adicionar termos relacionados ao tema do seu vídeo, para que seja encontrado mais facilmente na busca de palavras-chave.

Nesta plataforma é recomendado o uso tanto de hashtags genéricas quanto específicas para aumentar a visibilidade do seu canal e conteúdo.

Contudo, não exagere na quantidade. Muitas hashtags podem ser interpretadas de forma negativa pelo YouTube, diminuindo o engajamento e alcance dos seus vídeos. O número recomendado é de 15. 

Como usar as hashtags

As hashtags podem ajudar sua marca a conseguir maior visibilidade e alcance nas redes sociais. Aprender a usar este recurso torna mais fácil o trabalho de fazer com que pessoas interessadas nos temas abordados pelo seu conteúdo os encontre. Isso pode ser feito através do uso de termos mais específicos. 

Já opções mais genéricas podem fazer suas publicações ter um alcance maior, porém, pode ser que não atinja apenas seu público-alvo.

Confira a seguir algumas dicas gerais sobre como usar as hashtags de formas criativas e eficientes. 

pessoas reagindo nas redes sociais através de hashtags

Crie hashtags para eventos e para sua empresa

Criar uma hashtag com o nome de sua empresa é uma forma de divulgá-la. Afinal, seguidores que tiverem interações com sua marca podem usá-la para promover o seu negócio de forma orgânica. 

Além disso, eventos organizados ou patrocinados por sua empresa também pode contar com hashtags exclusivas para promover o seu perfil e aumentar seu engajamento nas redes sociais.

Crie hashtags para seus sorteios, promoções e campanhas

Ao criar campanhas e sorteios, faça com que o uso de uma hashtag com o nome de sua empresa ou de seu produto seja uma das regras de participação. Esta é uma maneira de fazer com que os usuários das redes divulguem sua marca organicamente. 

Pesquisa as hashtags usadas por concorrentes

Uma dica para descobrir hashtags interessantes e relevantes é conferir o que a concorrência está utilizando. Além disso, é possível identificar possíveis erros que eles estão cometendo e evitá-los. 

Confira os resultados em tempo real

O engajamento das hashtags pode ser avaliado em tempo real através das pesquisas na ferramenta de busca. Outra opção mais confiável é o uso de ferramentas profissionais de monitoramento para acompanhar seu uso.

Melhore seu SEO com hashtag

Usar as hashtags corretamente pode gerar um impacto positivo no SEO de sua empresa. Portanto, elas fazem parte integral de estratégias de marketing digital. Portanto, utilize as mesmas técnicas aplicadas no SEO em suas hashtags para gerar melhores resultados. 

Procure por hashtags importantes para seu público

Usar hashtags relevantes de forma geral pode ajudar seu negócio a ganhar mais visibilidade. Porém, depender apenas delas é um risco. Busque por opções relacionadas ao seu setor e ao interesse do seu público.

Pode ser que os termos encontrados não tenham tanta popularidade, mas podem ajudar a gerar engajamento com seu público-alvo através de palavras específicas.

Esteja de olho nas tendências

Conferir os Trending Topics pode ajudar você a encontrar hashtags relevantes para usar em suas publicações. Aproveite as oportunidades e produza conteúdos relacionados às hashtags para promover o seu perfil. 

Defina um limite de hashtags por postagem

Cada rede social interpreta as hashtags e conta com mecânicas diferentes para o seu uso. A quantidade de # usadas é algo importante que pode afetar diretamente o engajamento de suas publicações. Portanto, identifique o número ideal para cada rede social e limite seu uso.

Não desista

Algumas hashtags se tornam populares com facilidade, no entanto, o próprio uso deste recurso é algo que demorou para se tornar uma tendência. Se você fez um bom planejamento, bolou uma boa estratégia e está usando a funcionalidade corretamente, não desiste porque ainda não teve o retorno que deseja. 

Continue adicionando hashtags em suas publicações e testando sua efetividade. 

Ferramentas para encontrar hashtags populares

Confira a seguir algumas das melhores ferramentas para pesquisar e monitorar hashtags.

Rite Tag

Esta é uma ferramenta que ajuda a identificar as chances de sucesso da sua hashtag no momento em que ela é escrita. Essas chances serão sugeridas a partir das cores vermelha, amarela e verde. 

A ferramenta conta com uma limitação, está disponível apenas em inglês. Mas usuários capazes de superar essa barreira também poderão usar um recurso em que termos semelhantes com mais chance de engajamento serão sugeridos.

Apesar da limitação, a plataforma é bastante intuitiva e fácil de usar, com vídeos explicativos sobre as suas funcionalidades.

Tagboard

O Tagboard é uma plataforma de pesquisa de hashtags em várias redes sociais de uma só vez. Ou seja, é possível ter o acesso diário às principais tendências do Instagram, Facebook, Twitter e mais. São informações valiosas que podem ajudar a guiar suas campanhas de marketing digital. 

Utilizar a ferramenta também é uma tarefa fácil. Sua página inicial conta com uma barra de busca em que as pesquisas podem ser realizadas. Então, basta apenas conferir o resultado nas redes sociais desejadas, conferindo as estatísticas e o conteúdo de publicações que estão dividindo o mesmo termo. 

Assim como a primeira opção, a plataforma também está disponível apenas em inglês.

Top Hashtags

Simples e prático, o Top Hashtags é uma plataforma onde é possível pesquisar os termos mais populares de diversas plataformas. Fazer a busca é muito fácil, acesse o site, escreva as palavras-chave e veja os resultados. 

Hashtracking

O Hashtracking é uma ferramenta que irá auxiliar o seu negócio a medir a eficiência e resultados das hashtags usadas em suas publicações. É uma excelente adição no monitoramento de suas campanhas, eventos e estratégias. 

Através da plataforma é possível conferir todos os tweets gerados pela hashtag criada pelo seu negócio. 

Keyhole

Se você está buscando uma ferramenta precisa para conferir os resultados de hashtags no Twitter, Instagram e Facebook, use o Keyhole. Simples de usar e com estatísticas fáceis de entender, a plataforma oferece uma opção prática para monitorar seu desempenho na rede. 

Agorapulse

O Agorapulse é mais uma opção de ferramenta para monitorar hashtags em diversas redes sociais. Através da plataforma também é possível responder a tweets e comentários do Facebook em um mesmo lugar. 

30 hashtags mais populares do Brasil

Confira a seguir as principais hashtags mais usadas no Brasil. 

  1. #brasil
  2. #brazil
  3. #love
  4. #instagood
  5. #photography
  6. #riodejaneiro
  7. #tbt
  8. #photooftheday
  9. #beach
  10. #style
  11. #fotografia
  12. #natureza
  13. #picoftheday
  14. #modafeminina
  15. #bomdia
  16. #praia
  17. #beautiful
  18. #boanoite
  19. #moda
  20. #travel
  21. #fashion
  22. #nature
  23. #saopaulo
  24. #amor
  25. #instagram
  26. #sp
  27. #photo
  28. #lifestyle
  29. #fitness
  30. #rj

Hashtags Para Instagram de Pequenos Empreendedores

  • #business
  • #productivity
  • #sales
  • #smallbusiness
  • #startup
  • #success
  • #website
  • #empreendedorismo
  • #produtividade
  • #growth

Hashtags de fotografia para Instagram

  • #art
  • #blackandwhite
  • #capture
  • #color
  • #composition
  • #exposure
  • #focus
  • #moment
  • #foto
  • #fotografia
  • #fotos
  • #pretoebranco
  • #nofilter

Hashtags de moda para Instagram

  • #beauty
  • #brands
  • #girls
  • #instabeauty
  • #instafashion
  • #instamodel
  • #instastyle
  • #jewelry
  • #model
  • #style
  • #estilo
  • #look
  • #lookdodia

Hashtags de marketing para Instagram

  • #contentmarketing
  • #digitalmarketing
  • #marketing
  • #marketingstrategy
  • #media
  • #seo
  • #socialmedia
  • #socialmediamarketing
  • #publicidade
  • #marketingdigital

Hashtags de comidas e bebidas para Instagram

  • #breakfast
  • #delicious
  • #food
  • #foodporn
  • #healthyrecipes
  • #hungry
  • #instafood
  • #recipes
  • #sweet
  • #yummy
  • #comida
  • #gourmet
  • #comidasaudável
  • #café
  • #fitnessfood
  • #greentea
  • #sucoverde
  • #tea

Preparado para começar a usar hashtags em suas redes sociais?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é hashtag e como utilizá-la na estratégia de marketing digital do seu negócio. 

Para aprender mais sobre o gerenciamento profissional nas redes sociais, com foco no Instagram, confira o curso Insta para Negócios. Através das aulas será possível aprender desde a criação de contas business até o desenvolvimento de conteúdo e elaboração de estratégias para o seu perfil.

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