20 dicas de como ganhar seguidores no Instagram

Confira 20 dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes no mundo virtual e assegurar o espaço do seu negócio na rede deixou de ser uma vantagem, hoje é uma necessidade para negócios que desejam manter sua relevância.

O motivo é a oportunidade de alcançar mais pessoas através de uma abordagem mais direta e próxima, proporcionada apenas pelas redes sociais. Afinal, são mais de 500 milhões de pessoas acessando o aplicativo diariamente, um grupo que pode contar com grande parte de pessoas do seu público-alvo.

No entanto, conquistar o sucesso através da plataforma não é tão simples. Será necessário um aprofundamento maior do que apenas criação de um perfil e algumas publicações, é preciso entender como a rede funciona para saber como ganhar seguidores no Instagram.

Confira as dicas a seguir se você deseja aprender a otimizar suas estratégias na rede social para ganhar mais seguidores e administrar um perfil de sucesso.

Por que investir no Instagram?

Uma tendência entre as pessoas é o maior engajamento com imagens. Uma rede social que tem como principal objetivo o compartilhamento de fotos e vídeos oferece oportunidades excelentes para utilizar técnicas de storytelling em seu negócio além da opção de criar uma vitrine virtual dos seus produtos ou serviços.

Através do Instagram, é possível planejar estratégias de baixo custo e conquistar ótimos resultados, no entanto, é preciso conhecer bem a plataforma para obter bons resultados. Nossa recomendação para você aprender a otimizar seu perfil e utilizá-lo de maneira profissional é o curso Insta para Negócios.

Uma maneira simples e rápida para aprender tudo sobre o Instagram, desde a criação de perfis comerciais até a análise das principais métricas da rede.

Curso Insta Para Negócios

1. Conheça bem o Instagram

O primeiro passo para ganhar seguidores no Instagram é entender como a rede social funciona, quais recursos podem ser explorados e qual sua dinâmica com os usuários.

Entenda as funcionalidades que estão ao seu alcance e busque referências de como utilizá-las. Utilize o aplicativo e aprenda com as interações funcionam organicamente e busque tirar o máximo de informações sobre a rede que você conseguir.

Também é muito importante manter-se atualizado quanto às novidades do que acontece na plataforma e suas atualizações, caso contrário, irá ficar para trás na corrida por resultados.

Fazer parte de grupos de discussão voltados para redes sociais, acompanhar profissionais da área que já são mais experientes com o Instagram e cursar especializações na área podem ajudar a manter as novidades em dia, além de mostrar novas maneiras de utilização da rede e novas estratégias para serem aplicadas no seu perfil.

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2. Crie um perfil comercial e personalize sua biografia

Quem deseja usar o Instagram de forma profissional precisa converter seu perfil pessoal para um perfil comercial. Isso é necessário porque a versão comercial oferece mais recursos, como métricas detalhadas e a biografia completa com espaço para utilização de links.

A primeira impressão é a que fica, além disso, ela pode ser a única oportunidade de converter um visitante em um seguidor. Por isso, caprichar na bio é tão importante no processo de como ganhar seguidores no Instagram.

Defina a categoria do seu perfil, capriche em sua foto de perfil, adicione sua localização, utilize o link do seu site e escreva uma descrição atraente. Busque utilizar hashtags e emojis sem exagero e complete seu texto com um CTA, chamado para ação, convidando às pessoas a seguirem você.

3. Comece a analisar suas métricas e resultados

Depois de obter acesso às métricas fornecidas pelo Instagram é preciso aprender a interpretá-las e transformá-las em estratégias que irão ajudar a conquistar ainda mais seguidores para seu perfil.

Utilizando as informações fornecidas pela rede social, é possível mensurar seu desempenho através de:

Avalie estes dados com frequência para compreender o comportamento do seu público e desenvolver ações ou campanhas personalizadas para conquistar ainda mais seguidores.

4. Gerencie e monitore seu perfil

Acompanhar as interações com seu perfil e respondê-las é uma maneira muito poderosa de se conectar com seus seguidores e criar um ambiente saudável em suas publicações.

Mantenha-se alerta para responder comentários feitos em seus posts ou stories com agilidade, quando alguém compartilhar seu conteúdo ou mencionar seu perfil através da @, esteja presente e deixe um comentário.

Desta maneira, seu perfil irá se mostrar acessível ao interagir com seus seguidores e irá alcançar mais pessoas através destas interações mantendo uma imagem positiva do seu relacionamento com seus fãs.

5. Analise a concorrência

Descubra quem são seus concorrentes e analise suas estratégias na rede social.

Compare seus resultados, colete informações, entenda o valor por trás de seu conteúdo, quem é seu público e como suas interações são feitas. A partir destas informações, será possível aprender o que o seu negócio está fazendo errado e o que está fazendo certo para ganhar mais seguidores no Instagram.

Não fique apenas na avaliação das estratégias de sucesso, busque descobrir campanhas que não obtiveram sucesso para aprender porque falharam e como não repetir este erro no seu perfil. Desta forma suas estratégias e campanhas se tornarão mais efetivas.

Portanto, siga todos os seus concorrentes e aprenda ao máximo sobre seu público, afinal, eles podem acabar se tornando seus seguidores.

Analisando dados da concorrência

6. Crie uma persona

Criar uma persona é um dos métodos mais efetivos de produzir conteúdo personalizado, afinal, este conceito é utilizado para definir quem é seu cliente ideal.

Avalie e liste as características que este cliente deve ter: idade, gênero, localização, hobbies, ocupação, dores, desejos, entre outras características.

A partir do desenvolvimento desta persona será possível identificar quem você deseja alcançar com suas publicações, que tipo de conteúdo tem mais apelo para seus clientes, quais temas são comuns entre este público e quais temas pouco explorados podem tornar-se conteúdo.

Utilizar este recurso irá garantir estratégias mais personalizadas para seu público ao direcionar sua criação a uma persona. Ou seja, esta é uma maneira de pensamento direcionado ao público que você deseja alcançar tornando cada publicação mais pessoal, aumentando as chances de conquistar novos seguidores.

7. Publique conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo que é publicado no seu perfil do Instagram está diretamente ligada à taxa de engajamento dos seus seguidores.

Publicações quem não trazem valor são ignoradas. Portanto, é preciso criar vídeos e imagens atraentes para seu público, além de trazer conteúdo agregado.

Será mais fácil criar publicações interessantes após a criação de sua persona. Afinal, será possível entender o que ela deseja e que tipo de conteúdo conversa com sua personalidade.

Busque não encher seu feed e stories apenas com publicações comerciais que promovem um produto ou serviço. Apresente os caminhos que sua marca oferece para que os problemas dos usuários da rede sejam resolvidos com mais facilidade.

Desta forma, ao levar conteúdo interessante ao seu público será possível ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica, pois seu conteúdo não será voltado apenas para vendas, mas também em gerar valor às pessoas que seguem seu perfil.

8. Publique regularmente

Os usuários do Instagram estão na plataforma por um motivo principal: consumir conteúdo. Por isso, como citamos anteriormente, criar conteúdo de qualidade uma das principais dicas de como ganhar seguidores no Instagram.

Outros fatores que estão ligados às suas publicações e também são muito importantes são consistência e regularidade. Fazer uma publicação interessante pode trazer alguns seguidores, fazer várias publicações interessantes pode trazer muito mais seguidores.

Portanto, busque manter uma frequência quanto ao número de suas publicações, é claro, sem perder a consistência. Avalie a possibilidade de fazer publicações e stories diários para mostrar aos visitantes que seu perfil é ativo.

9. Crie uma linha editorial de conteúdo

Criar publicações diárias para seu feed e stories pode ser uma tarefa desafiadora, mas a organização é o segredo superar este desafio.

Crie um calendário com a linha editorial do seu conteúdo e produza seu material de antemão para que possa ser programado periodicamente, seja de maneira quinzenal ou mensal.

Utilize como base as informações avaliadas sobre as métricas do seu perfil e faça suas criações direcionadas para a persona do seu negócio. Desta maneira é possível produzir bastante conteúdo relevante de maneira personalizada para seu público.

Desta maneira você irá otimizar seu tempo para produzir publicações bem pensadas que podem repercutir bem entre seu público. Além disso, também será possível contar com mais tempo para direcionar a outras tarefas de administração do seu perfil.

Por fim, planejar seu conteúdo não significa ter um cronograma de posts engessado. Tendências do momento podem aparecer e aproveitá-las pode ajudar a conquistar seguidores no Instagram.

10. Não compre seguidores

A possibilidade de comprar seguidores no Instagram pode parecer tentadora para pessoas que desejam aumentar as estatísticas do seu perfil de maneira rápida e fácil. No entanto, comprar seguidores não traz resultados práticos além do aumento em dos números exibidos em seu perfil.

Isso geralmente acontece porque os perfis inclusos nas listas de seguidores que podem ser comprados, na maior parte das vezes, não irão se interessar pelo conteúdo oferecido por você. Isso significa que seu perfil estará cheio de seguidores que não interagem com suas publicações e não têm a intenção de consumir o que seu negócio tem para oferecer.

Além disso, a reputação online de sua marca pode se tornar negativa caso pessoas descubram que sua marca optou por este tipo de atividade. Portanto, evite a compra de listas de perfis e procure apenas ganhar seguidores reais no Instagram.

Novos seguidores no Instagram

11. Use e abuse dos Stories

Você sabia que um terço dos stories mais visualizados da plataforma são de perfis comerciais? Pois é, as publicações curtas que duram apenas 24 horas fazem parte de uma forma de conteúdo tão popular entre perfis pessoais quanto em perfis profissionais.

Portanto, utilize o recurso e conte diferentes histórias constantemente. A funcionalidade é instantânea e proporciona a oportunidade de aproximar seu perfil com os seguidores ao mostrar seu dia a dia e os bastidores do seu negócio.

Produza vídeos, fotos, utilize filtros, use hashtags faça enquetes, perguntas, aproveite a popularidade deste recurso para gerar engajamento no seu perfil e torná-lo atrativo a novos seguidores.

12. Crie vídeos

O vídeo é um formato de conteúdo mais dinâmico e preferido por parte considerável dos usuários da plataforma.

Hoje existem várias formas de utilizar publicações animadas no seu perfil. É possível criar vídeos de até 1 minuto para seu feed, criar vídeos mais longos no IGTV, fazer transmissões ao vivo, preparar conteúdos mais dinâmicos para os stories e por fim, produzir vídeos semelhantes aos do aplicativo TikTok com a função Reels.

Esses vídeos oferecem oportunidades mais interessantes para abordar conteúdos de valor direcionados à sua persona, gerando ainda mais engajamento. Uma dica extra é sempre adicionar legendas em seus vídeos, uma maneira de garantir acessibilidade e fazer com que todos entendam o que você deseja passar.

13. Promova sorteios

O sorteio é uma das maneiras mais simples de como ganhar seguidores no Instagram, mas exige o investimento daquilo que será sorteado. Além disso, ao realizar sorteios também é importante seguir as diretrizes de promoção do próprio Instagram.

Ao criar sua promoção, será possível sugerir que as pessoas interessadas em ganhar o prêmio sigam sua página, utilizem uma hashtag específica, compartilhem a publicação ou marquem amigos nos comentários.

Também é importante levar em consideração o comportamento de sua persona para alcançar os melhores resultados. Por fim, realize o sorteio de forma clara para não deixar dúvidas quanto à sua execução. A revelação do ganhador também é um bom conteúdo para ser exibido em lives e garantir vários acessos ao seu perfil.

14. Faça parcerias

Fazer contato com pessoas relacionadas a interesses do seu público é uma das melhores maneiras de criar ótimas parcerias. Não é necessário apenas fazer colaborações outros negócios relacionados ao que sua empresa oferece, mas sim aos interesses do seu público.

Através destas parcerias será possível alcançar uma audiência ainda maior, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu perfil, aumentando as chances de ganhar seguidores no Instagram.

15. Invista em anúncios

Promover o seu perfil através de anúncios é uma das maneiras mais eficientes de aumentar seu número de seguidores.

Não é preciso investir muito neste tipo de campanha, mas reserve uma parte da quantia de dinheiro destinado às redes sociais para divulgar suas publicações e o seu perfil.

É verdade que a maior parte dos anúncios são direcionados para vendas, pois trazem resultados diretos e imediatos. No entanto, divulgar seu perfil é uma etapa muito importante do marketing de conteúdo, pois é assim que uma comunidade engajada de seguidores é criada.

Portanto, aprenda a utilizar a plataforma de anúncios Instagram Ads e crie campanhas com o objetivo de conquistar novos fãs para o seu perfil.

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16. Utilize as hashtags de forma estratégica

A Hashtag (#) é um símbolo utilizado nas redes sociais para identificar palavras-chave relacionadas a uma publicação.

Utilizá-las é muito importante para fazer com que seu conteúdo chegue aos usuários do nicho relacionados com aquela palavra-chave.

Algumas tendências também surgem através das hashtags, utilizá-las é uma maneira de ganhar visibilidade para o seu perfil. Um exemplo é a #tbt (throwback thursday) utilizada pelos usuários da rede social durante as quintas-feiras para criar publicações de alguma lembrança boa.

Este recurso é monitorável, isso significa que é possível conferir o que a concorrência tem publicado, quais as tendências atuais e até mesmo criar sua própria hashtag, estimular sua utilização e conferir os resultados relacionados ao seu perfil.

Por fim, evite hashtags muito genéricas como #instagram, #insta ou #follow, pois podem não ter relação direta com o seu negócio e abranger um número de usuários que não estão interessados em seu conteúdo.

17. Comece a seguir perfis do seu público-alvo

Seguir perfis que fazem parte do seu público-alvo é uma das maneiras mais eficazes de como ganhar muitos seguidores do Instagram.

O processo funciona de maneira simples: busque e escolha uma das melhores hashtags com o conteúdo relacionado ao seu negócio, abra uma das publicações no topo desta hashtag, veja se a publicação tem um número relevante de curtidas, confira as pessoas que curtiram a publicação e comece a segui-las.

A ideia é simples, pessoas que curtiram uma publicação relacionada ao seu negócio podem gostar do conteúdo que seu perfil tem para oferecer ao conhecê-lo e começar a segui-lo de volta.

Este método é muito efetivo, porém, apresenta algumas limitações. O Instagram conta com um sistema que impede que usuários enviem spam para outros usuários da plataforma, isso significa que você não pode abusar desta ideia e seguir apenas um número limitado de pessoas por dia.

Uma recomendação é seguir até 50 usuários por hora, caso contrário, o Instagram pode fazer com que seu botão “seguir” pare de funcionar durante um determinado período. Portanto, programe-se para realizar este processo frequentemente e aumentar seu número de seguidores diariamente.

18. Divulgue seu Instagram em outras redes sociais e plataformas

Aproveite outras redes sociais e plataformas para divulgar seu perfil. Guarde um lugar de destaque em seu site para mostrar seu feed do Instagram e avise aos usuários de outras redes sobre seu perfil.

Ao conversar com diferentes pessoas, amigos, familiares e até mesmo ao atender clientes em seu negócio, os informe sobre sua conta com conteúdo ativo na rede social e peça para que comecem a seguir você.

Por fim, ative o GPS e utilize sua localização para que suas publicações apareçam como sugestões para outros usuários perto de você com a ferramenta de geolocalização ativa.

19. Utilize os CTAs

Os CTAs, conhecidos tanto como call to actions ou chamadas, são textos conativos criados com a intenção de convidar os leitores a realizarem uma ação desejada.

Estas chamadas podem ser utilizadas de diversas maneiras no Instagram. Uma das principais é nas legendas de suas publicações, direcionando os seguidores a uma ação específica com comprar ou arrastar para cima.

Os CTAs também podem ser utilizados nos textos de vídeos e na descrição de sua biografia, convidando os visitantes do seu perfil para começar a segui-lo.

Ao utilizar este recurso tenha sempre atenção quanto ao tom da conversa e a linguagem utilizada por sua persona, assegurando a consistência do seu conteúdo na rede.

20. Defina os melhores horários para novas publicações

Por fim, analise as métricas fornecidas pelo próprio Instagram para descobrir quais dias e horários têm picos maiores de acesso. Desta forma será possível agendar suas publicações em horários pré-definidos que irão obter resultados otimizados.

Melhor horário para postar e ganhar seguidores no Instagram

Aprendeu como ganhar seguidores no Instagram com eficiência?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha apresentado dicas relevantes que já podem ser colocadas em prática para ajudar você a ganhar ainda mais seguidores no Instagram. E caso seu objetivo com a estratégia no Instagram seja gerar tráfego para seu site, considere instalar um chat online.

Com o JivoChat é possível abordar os visitantes de suas páginas com convites proativos para conversas, uma ótima oportunidade para convertê-los em clientes. Além disso, é possível administrar diversas chamadas simultaneamente e monitorar as pessoas que estão acessando seu site em tempo real.

2020/11/ 4

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