Hashtags para Instagram: aprenda a utilizá-las

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Utilizar hashtags para Instagram pode trazer muitos benefícios para você que usa a plataforma para divulgar seus serviços. 

Você já deve ter percebido ao deslizar o feed do Instagram, em uma quinta-feira, uma das  hashtags em alta mais famosas atualmente, a hashtag “tbt”, que alguns instagrammers utilizam por diversão.

Mas quem entende um pouco mais do universo de social media e do marketing digital, sabe muito bem a importância de utilizar as hashtags da maneira correta.

A escolha das hashtags pode conduzir a sua estratégia ao sucesso e aumentar a sua visibilidade dentro da rede social.  

Pois ela vai te ajudar a segmentar suas postagens para que você consiga atingir o público certo. 

Se você deseja saber mais sobre como utilizar hashtags para Instagram para melhorar a sua visibilidade dentro da rede social, esse artigo irá te conduzir para dar um passo além na sua estratégia de mídias sociais.

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O que são as hashtags para Instagram?

As hashtags já eram bastante conhecidas para a comunicação antes mesmo de ganharem popularidade nas redes sociais.

Elas eram utilizadas em alguns sistemas de comunicação entre advogados, e foi um advogado que arriscou a utilizá-las pela primeira vez em uma rede social.

Mas afinal, o que são as hashtags? As hashtags são frases, palavras ou números precedidas pelo símbolo #, já demos um exemplo de hashtag no início desse artigo.

A hashtag tbt, que significa throwback thursday, e na tradução do inglês remete a voltar no tempo nas quintas, é uma brincadeira que ganhou força nos últimos anos em diversas redes sociais.

O grande diferencial em utilizar as hashtags é que ao adicionar o símbolo #, antes de um número, palavra ou letra, a palavra torne-se clicável.

Ao clicar em uma hashtag você será redirecionado a sessão de pesquisa no Instagram, e verá o post de outras pessoas que utilizaram a hashtag em suas postagens.

Por que usar hashtags no Instagram?

O motivo de utilizar hashtags no Instagram é simples, e basta que você responda uma única pergunta para entendê-lo: Você quer ser encontrado?

Independentemente de você utilizar a rede social para uso pessoal ou para negócios, as hashtags são um facilitador para que outras pessoas consigam te encontrar.

Por exemplo, quando você posta uma foto com uma legenda sem hashtags, são poucas as chances de que alguém, fora dos seus seguidores, encontrem seu post. 

Se você utilizar a hashtag em seus posts, quando alguém for pesquisar pela hashtag que você utilizou, essa pessoa irá encontrar o seu post.

Utilizando as hashtags você está indicando para o Instagram o assunto do seu post.

Outra facilidade é que em atualizações mais recentes do Instagram ele permite que o usuário salve algumas hashtags de interesse.

Assim você não precisa nem mesmo pesquisar sobre os seus assuntos favoritos, as imagens postadas com as hashtags que você salvou irão aparecer automaticamente na sua linha do tempo

Usar as hashtags é uma das melhores formas de ser descoberto no Instagram e pode te trazer benefícios como:

  • Seu post é mais facilmente localizado pelo seu público alvo.
  • Aumenta o seu engajamento, encorajando as pessoas a interagir com mais com suas postagens.
  • Incluem você em assuntos do momento, através de hashtags criadas especificamente para cada assunto.
  • Atrai mais seguidores do seu nicho.

Para que você consiga se beneficiar, com o uso das hashtags para Instagram, você precisa saber como utilizá-las da maneira correta na sua estratégia de social media.

Como utilizar as hashtags para Instagram?

Existem vários locais onde você pode inserir as hashtags no Instagram: na sua biografia, na descrição dos posts, em comentários, na legenda ou no IGTV.

E como já comentamos, elas facilitam que as pessoas localizem o seu post.

Mas é importante lembrar que o uso de hashtags na bio do seu perfil não possui o mesmo efeito do que o seu uso em posts.

Ou seja, utilizar hashtags, na sua bio, não faz com que o seu perfil seja encontrado mais facilmente.

Apesar disso, essa pode ser considerada uma boa estratégia para conferir visibilidade ao seu negócio se ele tiver uma hashtag própria.

Por exemplo: se o seu empreendimento for um restaurante, pode criar uma hashtag especial para um prato e utilizá-la na sua bio do Instagram para que seus clientes tomem conhecimento dela. 

Para fazer o uso correto das hashtags você precisa utilizar, a estrutura: 

  • Iniciar pelo símbolo #.
  • Seguido das letras ou números.
  • Não é permitido utilizar espaços e nem caracteres especiais.

Quantidade de hashtags

Você deve estar se perguntando se existe algum limite de hashtags que  você pode utilizar.

É recomendável que você use até 30 hashtags nos seus posts, não mais do que isso, e se puder utilizar menos.

Por isso você deve estar ciente de escolher apenas aquelas hashtags que são mais relevantes para o seu nicho. 

Nem sempre é necessário utilizar uma quantidade grande de hashtags para ser encontrado. O importante é escolher as corretas e avaliar a concorrência.

Ainda sobre a quantidade de hashtags, se você utilizar muitas hashtags pode dificultar a leitura do seu post.

E por isso recomendamos que você utilize as hashtags no primeiro comentário das suas postagens ao invés de utilizá-las na legenda.

Não se esqueça de incluir as hashtags nos seus Stories, pois eles são bastante populares e podem ser bons aliados para aumentar a sua visibilidade. 

Para usar as hashtags em Stories você precisa incluir o adesivo #hashtag e personalizá-lo com a sua hashtag, quando alguém clicar no adesivo será redirecionado para a barra de pesquisa do Instagram. 

Pesquisando as melhores hashtags para Instagram

Fazer gestão das redes sociais não é uma tarefa fácil, pois da mesma maneira que você está em busca das melhores hashtags para alcançar o seu público alvo, o seu concorrente também está utilizando as mesmas técnicas. 

Para encontrar as melhores hashtags para a sua estratégia é preciso que você esteja atento a alguns detalhes:

  • Se colocar no lugar do cliente:  Se você fosse um cliente, como você pesquisaria por esse serviço ou por esse produto? 
  • Utilize a barra de pesquisa do Instagram: Note que basta que você digite o símbolo # e a primeira letra da palavra para que o Instagram sugira as hashtags que mais tiveram busca. 
  • Utilize ferramentas: Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a identificar quais são as hashtags mais adequadas. (Ex: Ritetag, tagsfinder entre outros)
  • Pesquise os seus concorrentes: você não precisa copiar as mesmas hashtags deles, mas ver como eles estão atuando pode te auxiliar a ter mais ideias de hashtags para você usar.
  • Inclua pelo menos uma hashtag em cada postagem sua. 
  • Teste algumas hashtags em inglês para avaliar qual é o engajamento delas.
  • Evite utilizar hashtags banidas pelo Instagram.

Por último, se você deseja realizar uma boa estratégia de marketing para crescer nas redes sociais invista em criar postagens com bons conteúdos.

Capriche na hora de escolher a foto, e antes de postá-la explore como são as outras imagens dentro daquela hashtag para tentar criar algo único

Lembre-se que as imagens que aparecem no topo da pesquisa são as que recebem mais engajamento e mais rápido.

Avaliando seus resultados

Outra etapa importante para quem deseja utilizar as hashtags na sua estratégia é avaliar se elas estão gerando resultado. 

Para isso você precisa saber quais são as métricas que você deve avaliar. 

Algumas métricas importantes são: 

  • Popularidade da hashtag:  As hashtags que você escolheu são populares? O quanto o seu público ainda está pesquisando por essas hashtags? Tenha certeza de verificar que as hashtags escolhidas tenham  um bom fluxo de procura. 
  • Alcance: É outra métrica muito importante. Quantas pessoas realmente estão buscando pela hashtag que você está usando? Se o seu alcance não está muito alto provavelmente é porque você não está usando as hashtags certas .
  • Interações:  Você percebeu alguma melhora no engajamento dos seus posts? Ganhou mais seguidores no seu perfil? 

Lembre-se de sempre avaliar, como está o crescimento da sua conta, engajamento dos posts e comparar com suas estratégias antigas para verificar se você está no caminho certo ou precisa fazer ajustes. 

Se você possui uma conta comercial, ou conta de criador de conteúdo, você consegue ter acesso aos insights do Instagram.

Você pode utilizá-lo para avaliar o crescimento da sua conta nos últimos 30 dias.

Captura de tela da função do Instagram chamada insights que é utilizada para avaliar o crescimento da sua conta.

Hashtags para você usar

Como já mencionamos, é preciso fazer uma vasta pesquisa do seu concorrente, das hashtags que o seu público alvo está utilizando e ainda estar consciente de que tudo isso pode mudar de uma hora para outra. 

O mercado muda e o interesse das pessoas também, por isso é sempre preciso acompanhar as tendências. 

Mas existem algumas hashtags que são bastante comuns e a sua popularidade permanece durante um bom tempo.

Por isso vamos listar algumas hashtags para ajudar você a buscar inspiração ou até mesmo utilizá-las.  Confira:

Hashtags mais usadas no Brasil

  • brasil
  • brazil
  • love
  • instagood
  • photography
  • riodejaneiro
  • tbt
  • photooftheday
  • moda
  • travel

Hashtags sobre academia

  • fitness
  • gym 
  • fit 
  • instagood 
  • lifestyle 
  • love 
  • workout
  • academia 
  • fitnessmotivation 

Hashtags sobre comida

  • comida
  • food 
  • instafood 
  • gastronomia 
  • brasil 
  • fitness 
  • foodporn
  • restaurante 
  • instagood 
  • comidadeverdade

Hashtags sobre fotografía

  • fotografia 
  • photography 
  • photo 
  • foto 
  • brasil 
  • photooftheday 
  • instagood 
  • nature
  •  love 
  • natureza  *

Hashtags sobre roupas

  • roupas 
  • moda 
  • fashion 
  • modafeminina 
  • lookdodia
  • estilo 
  • look
  • style 
  • tendencia

Hashtags para você ganhar curtidas

  • lookdodia
  • photooftheday
  • instagood
  • instafood
  • lifestyle
  • goodvibes
  • instamood
  • instadog
  • followme
  • tbt

Escolheu as melhores hashtags para Instagram?

Agora você já sabe como encontrar as melhores hashtags para Instagram e como utilizá-las nas suas postagens.

Mas não esqueça de que para definir quais hashtags você irá utilizar você precisa fazer uma pesquisa dentro do seu nicho e também dos seus concorrentes.

Depois de já ter definido suas hashtags realizar uma análise para saber se você está utilizando as hashtags corretas e se elas estão gerando resultados.

Não esqueça de associar o uso das hashtags com estratégias de marketing, o Inbound Marketing  é uma forma de fazer com que seus seguidores se interessem ainda mais pelas suas postagens.

Aprendendo a utilizar as hashtags corretamente você também evita o risco de cair em Shadowban.

Também pode utilizar outras estratégias nas redes sociais, e procurar por um Gestor de Tráfego para aumentar o alcance das suas postagens.

Antes de se aprofundar mais no estudo das hashtags, aprenda como fazer um Instagram.

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