Shadowban no Instagram: aprenda a evitar

Índice

O  Shadowban pode virar uma dor de cabeça para quem é social media ou para quem  faz uso comercial do Instagram.

Ele ocorre silenciosamente, e pode levar algum tempo até que você perceba que há algo errado na sua conta.

Se você notar que a sua conta está estagnada, não ganha seguidores, o engajamento caiu e as suas publicações não estão tendo um bom alcance, desconfie. 

O Shadowban pode ser o motivo de uma queda expressiva nos dados de engajamento, visualizações e alcance dos seus posts.

E pode comprometer toda a sua estratégia  trazendo prejuízos para você e o seu negócio.

Está suspeitando que sua conta sofreu Shadowban? Calma, vamos te explicar o que é, como sair do Shadowban e o que fazer para evitá-lo.

O que é Shadowban no Instagram?

Primeiramente vamos compreender o que significa Shadowban, ou “Shadow ban”, o termo tem origem na língua Inglesa.

A palavra “Shadow” significa sombra, e “ban” é banimento, ou seja, o Shadowban é como se fosse um banimento nas sombras, ou ainda um banimento fantasma, às escondidas.

Às escondidas porque o Instagram não assume a prática do Shadowban e também não avisa os usuários de que suas contas entraram em Shadowban.

É praticamente um bloqueio em que o Instagram passa a impedir que suas postagens sejam visualizadas. Ou seja, suas postagens são omitidas dentro da plataforma.

Esse bloqueio ocorre, pois o algoritmo do Instagram identifica que o comportamento do usuário não é adequado com os termos de uso da plataforma.

Não há uma omissão explícita, pois aqueles usuários que seguem a conta continuam conseguindo visualizar as postagens, no entanto elas não são priorizadas para aparecer o feed dessas pessoas.

Os demais usuários, que usariam as tags ou a localização para encontrar seus posts, ficam impedidos de encontrá-los.  

Em resumo, para aquelas contas que estão em Shadowban, uma postagem só poderá ser encontrada se o usuário for diretamente na página do seu perfil. 

O Instagram realiza essa ação como medida de proteção e controle para os seus usuários, pois ele visa melhorar constantemente a experiência do usuário dentro da plataforma.

O Shadowban é temporário, e ele pode durar de 24 horas até algumas semanas, por isso até que você saia dele e suas métricas sejam normalizadas pode levar um bom tempo. 

Você deve estar se perguntando: “como saber se estou no Shadowban?”  

Você precisa saber se suas postagens estão aparecendo na barra de pesquisa do Instagram através das hashtags ou também da localização.

Para isso você precisa pesquisar pelo seu conteúdo através de outras contas ou pedir para que alguém que não segue seu perfil realize essa pesquisa. 

Publique seu conteúdo com uma hashtag que não tenha muito volume de publicações e peça para alguém verificar. 

Se seus posts foram encontrados, pode ficar tranquilo, pois as quedas no engajamento, alcance e outras métricas, devem ser resultado da mudança de algoritmo.

O Instagram está sempre atualizando as suas ferramentas e com isso pode ser que ocorram quedas nas métricas das publicações. 

Se após a verificação suas publicações não estiverem aparecendo é bem provável que sua conta esteja em Shadowban, mas não se preocupe pois iremos te ajudar a resolver isso.

Para contas comerciais, sofrer esse bloqueio pode ser extremamente prejudicial, uma vez que limita o usuário a atingir pessoas novas e ter engajamento em suas postagens.

Evite o Shadowban com o curso Instagram para negócios

Existem diversos motivos que podem contribuir para que o Instagram coloque a  sua conta em Shadowban como: uso incorreto de hashtags, automatização de posts e etc. 

E você já deve ter percebido o quanto o Shadowban pode ser prejudicial para quem utiliza o Instagram comercial.

Por isso, é preciso que você entenda como a ferramenta funciona e quais são as estratégias que você pode utilizar sem violar os termos de uso do Instagram.  

Aprender a ganhar seguidores sem o uso de ferramentas automatizadas é essencial, pois essas ferramentas são muito prejudiciais.

Além de prejudicarem o seu engajamento, aumentarem o risco de shadowban, o aumento de seguidores  através desses mecanismos não vai fazer você vender mais, por exemplo. 

É muito melhor que você utilize estratégias de marketing como o Marketing de conteúdo para atrair pessoas que se interessem pelo seu produto ou serviço.

No curso você irá aprender quais são essas estratégias, além do uso das hashtags para crescimento orgânico, gerenciamento e  aprender, também, a criar conteúdo para utilizar em suas publicações. 

Para evitar o Shadowban é imprescindível que você esteja por dentro das atualizações para saber o que é permitido utilizar e como utilizar as ferramentas.

Como evitar o shadowban?

O curso Instagram para negócios é apenas uma das maneiras de você aprender como gerenciar suas redes sociais da maneira correta e evitar o Shadowban.

Confira, logo abaixo, como você pode minimizar as chances do Instagram colocar a sua conta em  Shadowban:

Não realize automações para ganhar seguidores

Já mencionamos, mas vale mencionar de novo, embora esteja nos termos de uso do Instagram, muita gente prefere utilizar as ferramentas de automação para atingir o número de seguidores desejados.

O Instagram consegue identificar se você está utilizando ferramentas automatizadas para ganhar seguidores através do comportamento dessas ferramentas dentro da plataforma. 

E caso ele identifique você corre o risco de ter suas ações bloqueadas: postagem de fotos, curtidas e seguidores.

Se for utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais certifique-se de que ela segue todos os requisitos da plataforma para que você não sofra prejuízos mais tarde.  

Evite ser confundido com ferramentas de automação

Tenha cuidado ao curtir fotos muito seguidamente ou comentar muito em publicações, pois o Instagram pode interpretar esse tipo de comportamento como automatização, isso é válido também para follow e unfollow.

Se precisar dar follow e unfollow em um grande número de pessoas, por algum motivo, é bom que você siga uma determinada quantidade, há quem diga que até 30 unfollows por hora são permitidos, dê uma pausa antes de voltar a executar a ação. 

Evite utilizar sempre as mesmas hashtags e hashtags banidas

Utilizar sempre as mesmas hashtags pode levar o Instagram a te considerar como spam, então tente variar as hashtags que você utiliza, mudando duas ou três de vez em quando. 

Esteja atento para a quantidade de hashtags que você utiliza nos seus posts, e evite o uso das hashtags que foram banidas pelo Instagram. 

A lista que contém as hashtags banidas é atualizada periodicamente. Caso você utilize alguma dessas hashtags é bem provável que o Instagram bloqueie a visualização da sua postagem. 

Verifique a lista para que para ter certeza de que não está utilizando uma dessas hashtags, e se estiver exclua ela da publicação. 

Esteja atento ao conteúdo do que você posta

Ofereça aos seus seguidores conteúdo de qualidade e evite aqueles conteúdos que  possam causar desentendimentos ou má interpretação.

Desta maneira você evita que sua publicação sofra denúncias, diminuindo suas chances de levar Shadowban.

Por isso pesquise antes de postar, tenha cuidado para não ofender ninguém, e evite fazer postagens polêmicas ou com controvérsias. 

Imagem vetorizada de uma mulher com um celular na mão, um fantasma e o logotipo do Instagram. Vários pontos de interrogação sob a cabeça da mulher

Como sair do Shadowban?

Embora o ideal seja evitar cair em Shadowban, se você não conseguiu, primeiramente, lembre-se de que o Shadowban é um banimento temporário, ou seja, tenha precisa de paciência.

Siga as boas práticas do Instagram, e realize as atividades que iremos sugerir, a seguir. Confira:  

  • Pare de realizar todas as atividades no Instagram pelo período de 24 a 48 horas:  não execute nenhuma ação, e deixe ela deslogada, pois assim é possível que o algoritmo do Instagram pare de rastreá-la.
  • Diminua a frequência das suas publicações: não existe motivo para você postar com muita frequência diariamente, se limite a 1 ou 2 postagens diárias. Pois pode ser que postar demais também prejudique o seu engajamento e deixe o seu conteúdo saturado.
  • Verifique quais hashtags você está utilizando: o Instagram possui uma lista de hashtags banidas, utilizá-las pode ter sido o motivo de você ter caído em Shadowban.
  • Se a conta for de uma empresa grande, reporte o problema ao Instagram.
  • Revogue o acesso de terceiros: Terceiros são aqueles aplicativos que instalamos e precisamos permitir que eles acessem o Instagram para poder utilizá-los.

Feito isso, basta aguardar e realizar novas publicações.

 Não se esqueça de verificar se você suas publicações já estão aparecendo.

Você também pode utilizar a ferramenta Shadowban Tester do Tribber, ele vai verificar o desempenho das suas publicações assim que você inserir seu nome de usuário.

No entanto, alguns usuários já reclamaram da ação dessa ferramenta, por tanto o ideal é que você utilize ambos os métodos para ter certeza de que sua conta não está com bloqueio.  

Tenha boas práticas na hora de utilizar o Instagram

Você deve ter percebido que é preciso manter-se nos padrões de uso do Instagram para evitar que o Shadowban aconteça.

Se você tiver uma boa gestão das suas redes sociais, dificilmente você vai precisar passar pelo Shadowban.

Ao invés de automatizar o crescimento da sua conta, prefira utilizar boas estratégias de Marketing digital.

Não esqueça também de cuidar da quantidade de hashtags que você utiliza e entenda como elas podem contribuir para o crescimento orgânico da sua conta.

Mantenha-se ativo e atualizado sobre as modificações da plataforma para evitar as ferramentas disponíveis do Instagram de maneira que viole os termos de uso.

Garanta que suas ferramentas de gerenciamento de redes sociais não interfiram no funcionamento da ferramenta. 

Lembre-se que evitar é o essencial, mas caso você já tenha caído no Shadowban é preciso entender o motivo e tentar minimizar os danos.

Início Blog Marketing Shadowban no Instagram: aprenda a evitar
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download