Como fazer um Instagram [Guia Completo]

Índice

Se você ainda não sabe como fazer um Instagram para utilizar todos os recursos que a plataforma oferece, nesse artigo nós vamos te apresentar um guia completo.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo com mais de 1 bilhão de usuários, desses 95 milhões são brasileiros.

Essa fama vem de uma série de recursos que estão disponíveis, e que a plataforma oferece, além de que você também pode utilizá-la para negócios.

Ela é uma ótima oportunidade para você que deseja iniciar um negócio online, e não sabe por onde começar.

Ou para você que quer compartilhar seu dia a dia com os seus amigos, e ainda deseja seguir seus artistas favoritos. 

Por isso, elaboramos um guia completo de como fazer um Instagram,  como fazer o Instagram crescer e quais são as vantagens em fazer um Instagram. 

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Aprenda a como fazer um Instagram e como usar seus recursos

Nesse tópico iremos te mostrar um passo a passo de como fazer um Instagram, mais adiante apresentaremos algumas vantagens em utilizar a plataforma, e também estratégias para você melhorar seu engajamento.

Instale o aplicativo através da loja de aplicativos

Todo dispositivo móvel possui uma loja de aplicativos.

E é muito provável que você esteja utilizando um dispositivo Android ou IOS para executar essa operação, no entanto também existem os usuários Windows Phone. 

Se você está utilizando um dispositivo com IOS, que é o caso dos dispositivos da Apple, como o Iphone, a loja de aplicativos se chama App Store.

Para os utilizadores do sistema Android, o download do Instagram deve ser realizado através da Google Play Store.

Caso seja usuário do Windows Phone, deve acessar a Microsoft Store.

Em qualquer uma das opções, de loja de aplicativo, precisa identificar a barra de pesquisa,  nela você vai digitar o nome do aplicativo.

Se você não for redirecionado automaticamente para a aba do aplicativo, é bem provável que ele apareça em uma lista de outros aplicativos.

Normalmente o Instagram oficial é o primeiro da lista, dessa forma basta tocar no ícone, e em seguida toque em “instalar” para realizar a instalação do aplicativo.

Aguarde que o aplicativo seja instalado no seu dispositivo.

Dependendo do modelo e marca do seu dispositivo, pode ser que o aplicativo abra assim que instalado, mas normalmente após a instalação o ícone do Instagram será exibido na sua tela inicial.

Como fazer um Instagram pessoal

Logo que você entrar no aplicativo ele vai exibir uma tela que permite que você se cadastre de duas maneiras:

  • A primeira delas é utilizar sua conta do Facebook que é ideal para quem já tem acesso a rede social.
  • Ou então realizando o cadastro com o e-mail ou o número do seu celular.

Ainda é possível realizar o login  caso você já possua uma conta no Instagram.

Printscreen da tela para criar uma conta no Instagram através do facebook.

Se você optar por criar sua conta através do Facebook, o Instagram vai abrir uma tela onde você precisa inserir seus dados de login e pronto! 

Preferindo criar uma conta através do celular ou do e-mail, você receberá um código para ativação da sua conta, logo após inserir seus dados. 

Basta ir no seu e-mail, ou na caixa de mensagens do seu celular, para encontrar o código de ativação.

Volte para o aplicativo, e insira o código de ativação da conta

Em seguida você será redirecionado para uma janela onde você deve inserir seu nome e sua senha.

Nessa mesma janela é possível que você veja a opção de sincronizar dados ou não sincronizar dados.

A sincronização de dados é bem útil para que os contatos que estão armazenados no seu dispositivo consigam te encontrar com mais facilidade, dessa maneira você pode seguir as pessoas que já mantém contato.

Na próxima etapa adicione sua data de nascimento.

Em seguida, o Instagram vai perguntar se você deseja se cadastrar com o nome de usuário identificado no e-mail, do caso de você ter escolhido por e-mail

O nome de usuário, é a maneira como as pessoas vão te encontrar dentro da plataforma, ele deve ser único. 

Ele vai oferecer a opção de integrar suas contas com o seu Facebook, mas caso você não queira basta pular essa opção.

Na próxima etapa você deve escolher uma foto de perfil, mas você também pode deixar para decidir depois.

A seguir, o Instagram vai sugerir algumas opções de celebridades para você seguir.

Você não precisa seguir nenhuma delas se não quiser

Printscreen da tela de boas vindas do Instagram

Pronto! Você acaba de descobrir como fazer um Instagram pessoal.

Como fazer um Instagram comercial

Criar uma conta de negócios para o Instagram traz vantagens se compararmos com a conta pessoal, pois ela oferece algumas ferramentas adicionais. 

Por tanto, se você deseja utilizar a plataforma para vender ou divulgar seus serviços, vamos te mostrar como migrar de uma conta pessoal para uma conta profissional.

Aprenda sobre vendas dentro do Instagram

Mas antes disso, que tal aprender mais sobre o mercado antes de decidir de fato abrir seu negócio no Instagram?

É melhor entrar já sabendo de coisas básicas para garantir seu sucesso entre a concorrência, não é mesmo? 

No Insta para Negócios você investe em 8 módulos que vão fazer com que você se aperfeiçoe dentro da plataforma além de aprender como utilizá-la para atrair mais clientes para o seu negócio.

São mais de 60 vídeo aulas para aprender a conduzir um Instagram como um profissional.

E você quer saber mais sobre como utilizar a função loja também pode contar com o curso Instagram shopping que vai te ajudar a minimizar suas dúvidas antes de abrir sua loja online.  

Mudando sua conta pessoa para uma profissional

Para aprender como fazer um Instagram Bussines você precisa primeiro criar uma conta pessoal.

Depois de criar sua conta pessoal vá até a aba do seu perfil e selecione o botão “editar perfil”.

Logo abaixo da bio você vai ver a opção, “Mudar para conta profissional”, toque nessa opção e o Instagram irá exibir uma aba com algumas vantagens dessa opção.

Printscreen de como mudar a sua conta pessoal para uma conta profissional

Na sequência você será direcionado para uma aba onde você deve definir qual é a sua categoria de conta comercial.

Printscreen para criar uma conta profissional

Escolha a melhor opção que se enquadra no seu nicho de serviço.

Após a categoria, o Instagram pergunta se você é uma empresa ou uma figura pública.

Se estiver abrindo uma conta para ser influencer digital aposte na conta de criador de conteúdo.

Se quiser abrir uma empresa, a conta mais adequada é a empresarial.

Se você criar uma conta empresarial, o Instagram ainda vai pedir para você preencher alguns dados que ficaram disponíveis no seu perfil e facilitam que seus clientes entrem em contato com você. 

Agora você tem uma conta profissional, e pode explorar os recursos adicionais que ela oferece como:

  •  Os Insights que ajudam você a monitorar o seu crescimento. 
  • Também as promoções, onde você pode promover suas postagens para melhorar o alcance. 

Como ativar o recurso compras no Instagram

Para que você possa utilizar o recurso loja dentro do Instagram você precisa ativá-lo.

Basta você seguir o seguinte caminho

  • Aba de configurações.
  • Aba Empresas.
  • E após os botões você vai ver a opção “configurar compras no Instagram”.

No entanto, esteja atento, se sua conta for muito nova, é possível que o Instagram não habilite essa opção.

Printscreen de como habilitar o recurso compras no Instagram

Por isso, é ideal que após você montar sua loja, você comece a interagir com seus seguidores, poste fotos dos produtos e movimente sua conta antes de tentar esse recurso novamente.

Printscreen de habilitação ou não habilitação do recurso compras

Se você já tem algum tempo de utilização da sua conta esse recurso vai estar disponível, e você verá a imagem ser exibida da seguinte maneira:

Lembre-se de que você precisa ter ou um catálogo com mercadorias no Facebook, ou então um site de ecommerce para que o Instagram possa incluir seus produtos na loja.

O Instagram também oferece integração com suas plataformas de ecommerce parceiras, como o caso da Shopify.

Basta selecionar uma das opções para criar o seu catálogo no Instagram.

Utilize os Insights para monitorar o seu crescimento dentro da plataforma

Enquanto as contas pessoais apenas têm acesso a algumas poucas funcionalidades de monitoramento e que são limitadas.

As Contas comerciais possuem a incrível funcionalidade dos Instagram Insights, que são as suas métricas de crescimento dentro da plataforma.

Você pode acessar o Insights de duas maneiras: 

  • Através do botão na página do seu perfil.
  • Acessá-los pela aba de opções no canto superior esquerdo.

Com os Insights você consegue ter uma análise detalhada do crescimento ,e alcance das suas postagens. 

O alcance  se refere ao número de contas que puderam visualizar sua publicação

Através desse painel, você também tem acesso a:

  • Número de impressões dos seus stories, com indicações de quais foram seus Stories mais relevantes.
  • Também há possibilidade de visualizar  seu crescimento em número de seguidores.
  • Qual a localização dos seus seguidores, faixa etária, gênero e qual o período em que esses seguidores se encontram mais ativos.

Tudo para você conseguir montar a melhor estratégia para que sua marca ou empresa cresça no Instagram.

Printscreen dos Insights do Instagram

Recursos do Instagram

Embora você já tenha adicionado informações básicas sobre seu perfil, você ainda pode preencher sua bio e deixá-la mais atrativa.

Faça uma breve descrição sobre quem você é ou então fale sobre o serviço que você presta.

Você pode adicionar também um link para seu site, ou outra rede social que você queira divulgar.

Para criar uma publicação basta que você aperte no ícone mais no canto superior direito da sua tela.

Você tem as opções de criar: 

  • Publicação de feed: são as publicações que irão ficar no seu perfil do Instagram e também aparecerão na timeline dos seus seguidores
  • Vídeo do Reels: compartilhamento de vídeos curtos de até 15 segundos
  • Instagram Stories: são publicações rápidas para você mostrar o seu cotidiano, elas somem após 24 horas, e possuem uma timeline própria.
  • Destaque dos stories: é um Story que será fixado no seu perfil e não desaparecerá após 24 horas, você pode registrar momentos importantes.
  • Vídeos do IGTV: são vídeos mais longos do que os vídeos do Reels

Printscreen mostrando os recursos de postagem do Instagram

Ainda na barra inferior você tem acesso as outras abas do aplicativo como Instagram:

  • A com o ícone de casa é a aba home, onde você tem acesso a sua timeline.
  • O ícone de lupa é a Discovery onde você pode pesquisar por outros usuários e também por hashtags que sejam do seu interesse para encontrar as publicações.
  • A quarta aba são os Reels com o ícone de um vídeo 
  • Quinta aba com ícone de sacolas são as lojas presentes no aplicativo.

Como fazer o Instagram crescer

Você já sabe como fazer um Instagram, mas provavelmente quer saber também como ganhar seguidores e ter mais curtidas. 

E para isso você  precisa trabalhar na divulgação do seu perfil, pois as pessoas precisam te encontrar para interagir com você. 

Por isso, vamos te passar algumas estratégias básicas que você pode utilizar para ganhar mais visibilidade na sua conta:

  • Estimule seus seguidores: isso pode ser feito adicionando Call To Actions (CTAs) aos seus posts. Se estiver utilizando o Instagram para vendas, por exemplo,  adicione “Compre já”, se quiser reconhecimento lembre seus seguidores de curtir ou compartilhar suas postagens
  • Mantenha o seu feed organizado: o Instagram é uma plataforma muito visual, por isso os usuários levam em conta a harmonia das imagens expostas no feed, principalmente em contas comerciais. 
  • Adicione tags relevantes ao seu Instagram:  as hashtags são uma ótima ferramenta para aumentar o alcance das suas postagens, assim elas podem aparecer na aba de discovery. 
  • Utilize os diferentes recursos da plataforma: já foi mencionado alguns recursos da plataforma, e para chamar a atenção dos seus seguidores você pode explorá-los e deixar a criatividade solta.
  • Siga a conta de amigos e família: eles podem ser a peça chave para que seu conteúdo ganhe mais alcance, pois o Instagram trabalha com algoritmos quanto maior o engajamento maior o alcance orgânico.
  • Utilize os Stories para realizar enquetes: o Instagram possui muitos recursos interativos nos seus Stories é um recurso bem divertido são stickers de enquetes, pois estimulam a interação com o público. 
  • Escreva legendas mais longas: há quem diga que legendas curtas são melhores, mas você pode testar escrever uma legenda mais atrativa que venha a deixar o público reflexivo ou, pelo menos, curiosos. 
  • Poste memes: memes são ótimas opções para você ganhar curtidas, as pessoas se divertem e ainda sentem vontade de comentar no seu conteúdo.

Vantagens em fazer um Instagram

Depois de saber como fazer um Instagram você ainda pode estar em dúvidas se passa a fazer o uso ou não dessa plataforma.

Por isso, separamos alguns dos benefícios em utilizar o Instagram tanto para uso pessoal quanto para uso profissional. Confira:

Cada vez mais pessoas tem utilizado o Instagram

Já foi mencionado nesse artigo que a plataforma tem um grande volume de usuários, desses 1 bilhão mencionados, mais de 500 milhões chegam a acessar a plataforma diariamente.

As grandes marcas também já perceberam que esse é um dado muito importante, principalmente se você deseja utilizar a plataforma para vender seus serviços.

Além disso, é bem provável que seus amigos e familiares já estejam utilizando a plataforma, por isso aderir ao uso do Instagram pode ser uma maneira de manter contato com esses amigos e familiares. 

Sempre está lançando recursos novos

O Instagram sabe da importância de manter seus usuários ativos, por isso sempre busca apresentar novas ferramentas que deixem a plataforma mais interativa.

A maioria das ferramentas pode ser utilizada tanto para você que possui uma conta comercial quanto para quem possui uma conta profissional.

Desde que o Instagram foi criado, em 2010, ele já apresentou muitos recursos novos como: 

  • Mensagens diretas.
  • Stories.
  • Possibilidade de realizar transmissões de vídeos em tempo real. 

Podemos ver que o Instagram sempre busca melhorar e atender as expectativas e necessidades dos seus usuários.

Permite que você alcance muitas pessoas

Já mencionamos o número de usuários ao redor do mundo, dessa forma é possível pessoas do outro lado do mundo consigam ver suas postagens.

Além de conhecer pessoas novas, você também pode usar a rede social para fazer Networking. 

Basta que você utilize as hashtags para melhorar o alcance das suas postagens ou os outros recursos que a plataforma disponibiliza. 

Chance de ser criativo

Dentro do Instagram você pode trabalhar com a sua criatividade nas suas postagens, publicando designs diferentes, vídeos virais nos Reels e utilizar memes para ganhar visibilidade.

Além de registros diários, você pode divulgar o seu trabalho, de maneira criativa ou investir no marketing de conteúdo para gerar autoridade sobre o conteúdo no qual você trabalha.

Abordando conteúdos mais sérios de forma leve, o Instagram oferece chance de crescimento profissional. 

É uma plataforma feita para uso de dispositivos móveis

Diferente do Facebook, Youtube e outras plataformas, o Instagram, foi desenvolvido especialmente para o uso em dispositivos móveis.

Por tanto, todas as funcionalidades que surgem são pensadas e otimizadas para você que não deixa o seu smartphone de lado.

É um grande impulsionador de vendas

Se você pretende utilizar o Instagram para vendas, é um ótimo lugar para você aplicar sua estratégia de marketing.

Muitas marcas utilizam o Instagram para captar novas leads, pessoas que possam vir a ter interesse em adquirir um produto ou serviço oferecido.

Além disso, também é um local onde você pode contar com métricas para analisar seu crescimento dentro da rede social.

E também fazer a manutenção do relacionamento com o consumidor, pois muitas marcas já realizam o atendimento do consumidor via Instagram.

Dessa forma você pode ter um funil de vendas completo dentro de uma única rede social

Integração com Facebook

O Instagram foi adquirido pelo Facebook em 2011, por isso ambas as plataformas possuem diversas integrações.

Ou seja, você pode compartilhar seus stories do Instagram no Facebook sem precisar acessar o Facebook para fazer isso.

Entre outras funcionalidades que também podem ser integradas. 

Agora você já sabe como fazer um Instagram

Nesse artigo apresentamos a você como fazer um Instagram e quais estratégias você pode utilizar para conseguir mais seguidores e também melhorar o seu engajamento.

O Instagram é uma rede social que apresenta grande potencial de crescimento, além de ser uma boa oportunidade para você divulgar seus produtos e serviços adquirindo mais visibilidade para o seu negócio.

E não é só isso, pois existem profissionais prestando serviços para quem utiliza a plataforma  como os profissionais de Social Media e também o Gestor de Tráfego.

Esses são dois profissionais que atuam traçando estratégias para que um empreendimento no Instagram cresça cada vez mais.

Outras possibilidades de lucrar com o Instagram, por isso não fique de fora, e explore todas as oportunidades que essa plataforma tem a te oferecer. 

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