Melhor horário para postar no Instagram

Índice

Descobrir qual é o melhor horário para postar no Instagram pode ser bastante vantajoso para quem deseja aumentar o engajamento de suas publicações. 

Para quem ainda não sabe, o  Instagram é um plataforma que é submetida a atualizações com frequência e por causa das novas ferramentas, seu algoritmo também passa por alterações.

Essas alterações se relacionam muito com a entrega do conteúdo aos seus seguidores, isso porque o algoritmo prioriza entregar o conteúdo de pessoas próximas, como família e amigos.

Por esse motivo é recomendado que você conheça qual é o melhor horário para postar no Instagram. Ou seja, o horário em que seu público certamente vai ver suas postagens no seu feed

De acordo com uma pesquisa realizada pela Later, em 2021, que é um plataforma de gerenciamento de redes sociais, de uma maneira geral o melhor horário para postar no Instagram é das 8h até às 13h.

No entanto, a escolha do horário deve ser muito mais criteriosa do que parece.

Nesse artigo veremos que para escolher o melhor horário para postar no Instagram você precisa também conhecer o comportamento do consumidor. 

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Se você deseja saber qual é o melhor horário para postar no Instagram e quais são os melhores dias para postar no Instagram, primeiro de tudo, saiba que existem muitos estudos realizados por diversas plataformas que contém esses dados.

No entanto, ao olharmos para os dados desses estudos, em busca do melhor horário para postar no Instagram, percebemos que não existe um consenso. 

O motivo, é que esses estudos são muito limitados, pois eles são realizados com base nas postagens de determinadas regiões ou a partir de dados globais.

Porém, as pessoas de países ou regiões diferentes apresentam comportamentos diferentes e esses estudos dificilmente irão retratar o comportamento do seu público alvo.

Além do comportamento, muitas outras características podem influenciar a frequência com que as pessoas utilizam o Instagram. Características como: países, jornada de trabalho, profissão, região, estado civil e etc.. 

Não existe fórmula mágica, e você só vai conseguir definir os melhores horários para postar no Instagram se conhecer muito bem o seu público-alvo.

Vamos observar os dados de uma pesquisa Global realizada pelo Later, em 2021, onde foram analisadas cerca de 12 milhões de postagens globais.

De acordo com o Later, os melhores horários para que você realize suas postagens e consiga mais engajamento são:

  • Domingo:   6h, 7h e 15h
  • Segunda:   5h, 9h e 21h
  • Terça:        1h, 2h e 8h
  • Quarta:       6h, 9h e 22h
  • Quinta:       8h, 11h e 18h
  • Sexta:        4h, 12h e 18h
  • Sábado:     3h, 11h e 19h

Infográfico com os melhores horários para postar no Instagram fornecidos pela plataforma Later

Enquanto a pesquisa realizada pela plataforma de gerenciamento de redes sociais, Sprout, dados obtidos através de postagens dos EUA, revela que os melhores horários são:

  • Domingo:    8h às 12h
  • Segunda:    9h às 15h
  • Terça:         3h e 7h às 16h
  • Quarta:       3h, 9h e 13h*
  • Quinta:       3h*, 9h* e 13h às 14h
  • Sexta:        3h e 7h às 14h
  • Sábado:     9h

*Horários com possibilidades de alta taxa de engajamento

Ao compararmos os dados do Sprout e do Later, observamos que existe discrepância entre os dados de ambas as plataformas.

Dessa maneira se torna mais vantajoso analisar os nossos seguidores e entender como eles utilizam a plataforma.

Por isso, iremos te mostrar como você pode fazer para descobrir o melhor horário para postar no Instagram para o seu público-alvo. 

Não esqueça que encontrar o melhor horário para postar no Instagram não se resume apenas posts do feed como também os Stories, IGTV e o Reels.

Descubra o melhor horário para o seu público

Existem algumas maneiras de você estudar os melhores dias e horários para postar no Instagram, desde ferramentas até testes. Confira:

Utilize o Instagram para negócios

O Instagram se modificou desde que foi lançado e incluiu diversas funcionalidades para quem deseja utilizar a plataforma para empreender.

Se você ainda utiliza o Instagram como conta pessoal, você está perdendo uma funcionalidade muito importante da plataforma.

Ao modificar a sua conta para uma conta Instagram comercial ou conta de criador de conteúdo, muito utilizada por influenciadores digitais, o Instagram te dá acesso a uma ferramenta chamada Insights.

Print da tela de um celular no aplicativo do Instagram mostrando a ferramenta Insights

É nessa ferramenta que você vai ter acesso a informações muito importantes sobre os seus seguidores como: engajamento, visualizações e etc… Dos últimos 7 ou 30 dias. 

Mas a grande vantagem da ferramenta para quem deseja saber qual é o melhor horário para postar no Instagram é que os Insights trazem dados sobre o seu público.

E são dados bastante relevantes, como:

  • Localização do seu público:  cidades e países. 
  • Faixa etária: Idade do seu público separada por gêneros.
  • Gênero: a distribuição dos seus seguidores.
  • Períodos mais ativos: dias e horas que seus seguidores mais acessam o Instagram.

Print da tela de um celular no aplicativo do Instagram mostrando como encontrar os dados dos seus seguidores na ferramenta Insights

Tomando conhecimento da existência dessa ferramenta que o próprio Instagram disponibiliza já é um passo para que você consiga realizar alguns testes com base nos dados acima. 

E a partir desses dados descobrir o melhor horário para postar no Instagram para o seu público.

E claro, não deixe de conferir também o curso Insta para Negócios, dedicado a ajudá-lo a transformar seu Instagram em uma plataforma de grande impacto para a sua empresa.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso Insta para Negócios!

Estude o comportamento do seu público

Conhecer a ferramenta Insights é um passo adiante, mas os dados que a  ferramenta oferece ainda são um pouco limitados 

Como já mencionamos, é importante e muito relevante que você conheça bem o seu público, e para isso você pode criar personas baseadas no seu público alvo. 

Durante a criação do perfil dessas personas mantenha o foco em tentar responder perguntas como:

  • Qual é a rotina delas?
  • Quantas horas elas trabalham?
  • Em que trabalham?
  • Quais são seus hobbies?
  • Eles interagem com qual tipo de conteúdo dentro do Instagram?
  • Quais são os horários que ele está online?

Responder essas perguntas vai te ajudar a compreender o que o seu público está buscando dentro das redes sociais e quais são os horários e dias que você deve oferecer esse conteúdo a ele.

E é bem provável que você consiga melhorar a sua estratégia de vendas ou de conteúdo com base nessas informações. 

Faça enquetes

A elaboração de enquetes são um ótimo auxílio para que você compreenda o comportamento dos seus seguidores. Realize enquetes nos Stories do Instagram ou envie formulários a eles. 

Mas tenha cuidado ao fazer esse tipo de ação, tente não ser invasivo, ou muito direto.

Ofereça algo em troca das respostas como brindes ou descontos para estimulá-los a responder. 

Assim você terá dados concisos para poder fazer uma análise concreta do perfil do seu consumidor. 

Esteja atento aos horários de trabalho e feriados

Digamos que você descobriu que o seu público é, em sua maioria, formado por trabalhadores em horário comercial. 

Geralmente no Brasil, depende da região, sabemos que o comércio tem horários bem definidos e que a jornada de trabalho vai das 9:00 da manhã até às 18:30, na maioria das vezes.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro é possível que esse horário se estenda que eu diferentes funcionários cubram diferentes turnos, mas reflita um pouco sobre isso.\ \ Que horário essas pessoas têm para acessar as redes sociais? Geralmente pela manhã, para os que utilizam transporte público, o horário de almoço, principalmente, e a saída pra casa. 

Podemos ainda levar em conta que algumas pessoas têm o costume de acessar as redes sociais antes de dormir. 

Por isso, esteja atento a esse tipo de detalhe também, pois ele diz muito a respeito do acesso do seu público na plataforma.

Feriados também devem ser levados em consideração, uma vez que eles modificam o comportamento do seu público dentro do Instagram.

Em qual lugar está localizado o seu público

Ao olhar para o comportamento do nosso público devemos considerar que o Brasil possui um território muito extenso, e que encontramos alguns fuso-horários diferentes. 

Cabe a você analisar se o seu público não está inserido em uma região em que os fusos horários sejam diferentes .

Caso seja o ideal é tentar otimizar o horário das suas postagem cobrindo a necessidade de todos.

Mas caso seja difícil priorizar a região onde você tem um público maior, tente identificar o seu potencial de crescimento.

Teste e teste de novo

Devido a grande quantidade de variáveis que você pode encontrar e que afetam o comportamento do seu público é preciso testar os horários das postagens.

Mesmo que você tenha muitos dados, obviamente que quanto mais dados melhor a precisão, você precisa testar para verificar se encontrou o melhor horário para postar no Instagram.

Para fazer esse teste basta que você faça a mesma postagem em horários e dias diferentes.

Mas esteja atento para saturar o post por conta da frequência, faça a postagem no máximo cinco vezes.

Para fazer esse teste, escolha 5 horas diferentes na semana e cinco horários diferentes.

Por exemplo:  após acessar os Insights você identificou que seus seguidores estão mais ativos das 9h às 13h.

Faça postagens entre esses horários 9h, 10h, 11h, 12h e às 13h em diferentes dias da semana.  

Segunda poste às 9h, Terça às 10h e assim sucessivamente com os outros dias da semana e horários.

Faça uma tabela para comparar quantos likes e quantos comentários cada postagem recebeu.

E na semana seguinte alterne os horários. Se na Segunda feira da semana anterior você postou às 9h, poste às 10h nesta semana, na terça feira às 11h e assim por diante.

Embora seja demorado, é uma maneira bem útil de descobrir qual é o dia que sua postagem recebe mais engajamento.

Esse tipo de teste é chamado de teste A/B.

Utilize ferramentas de Gestão para redes sociais

Existem muitas ferramentas no mercado e elas facilitam a entrega de dados para que você consiga analisá-los com mais rapidez e praticidade.

Algumas ferramentas fazem a análise dos melhores dias e horários automaticamente para que você consiga melhorar a sua gestão das redes sociais. 

O Mlabs é uma plataforma de gestão de redes sociais que permite que você obtenha informações sobre os melhores dias com base na análise dos seus seguidores, além de permitir que você integre diferentes redes sociais em um único perfil .

Pode utilizar também o aplicativo UNUM, que se encontra disponível para Android e iOS, que mede a audiência com extrema precisão e vasta quantidade de dados.

Melhor horário para postar no Instagram de acordo com o seu nicho

Outra opção para que você possa se basear em alguns horários é que o Sprout também realizou uma pesquisa de melhor horário para postar no Instagram de acordo com o nicho em que sua empresa atua. 

Empresas do ramo da tecnologia

Para empresas do ramo da tecnologia, como desenvolvimento de softwares, aparelhos, entre outros, os melhores horários para postar no Instagram são:

  • Segundas-feiras: das 10h às 11h  e também período da tarde das 14h às 17h. 
  • Terças-feiras:  das 10h às 23h. 
  • Quintas-feiras: no período da tarde.
  • Sextas-feiras: às 11h.

Verificou-se que o melhor dia de fato é na segunda-feira e que o pior dia para realizar as postagens é no domingo. 

Empresas do ramo do varejo

Para empresas que trabalham com o foco em varejo, roupas, acessórios e outros itens, o melhor horário para postar no Instagram é na quarta-feira às 15h.

O pior dia para esse tipo de empreendimento é no domingo que pode ser justificado por não ser um dia comercial então existe baixo interesse por essa atividade.  

Empresas da saúde

Para quem deseja oferecer algum serviço que seja relacionado com a área da saúde, como estética, consultas médicas e odontológicas, os melhores horários para postagens são:

  • Domingo: das 8h às 9h.
  • Terça: das 8h às 13h e  das 17h às 20h.

O melhor dia para postar dentro desse nicho é na segunda e nas terças-feiras, enquanto o pior dia é considerado o sábado.  

Educação

Para quem utiliza o Instagram para fins educativos o melhor horário para postar no Instagram é:

  • Quinta: às 2h da manhã.
  • Sexta: das 4h às 5h da manhã. 

O melhor dia para realizar a postagem nesse ramo é na sexta-feira, enquanto o domingo é considerado o pior. 

Instagram de ONGs

As organizações não governamentais terão vantagens se utilizarem o Instagram nas quartas-feiras no horário das 10h até às 18h.

Preferencialmente não devem utilizar o domingo para suas publicações.

Restaurantes

Restaurantes e empresas do nicho alimentício devem fazer suas postagens preferencialmente nas segundas-feiras das 9h até às 13h.

O dia com menor fluxo no engajamento para essas empresas é considerado o sábado. 

Já sabe qual é o melhor horário para fazer seus posts no Instagram?

Existem muitos estudos sobre quais são os melhores horários para você realizar suas publicações no Instagram.

No entanto, alguns estudos se baseiam em determinadas regiões ou são muito amplos, e não contribuem efetivamente para que você saiba qual é o melhor horário para postar no Instagram.

Pois existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração e essas características influenciam no comportamento do consumidor.

Por isso recomendamos que você faça uma análise bem detalhada do seu público alvo e também que realize testes para saber qual é o melhor horário para que você consiga atingir o público alvo e dessa forma melhorar seu engajamento nas redes sociais.

Início Blog Marketing Melhor horário para postar no Instagram
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download