Como fazer sorteio no Instagram e 5 melhores apps

Índice

O Instagram é uma das redes sociais e aplicativos mais usados no mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas usam a plataforma para consumir e produzir conteúdo. No Brasil, a rede também é muito popular, alcançando a marca de 64 milhões de usuários. 

É claro que uma plataforma com tanta popularidade gera diversas oportunidades para promover a sua marca na internet e aumentar seu número de clientes.

Hoje vamos falar de uma das formas mais eficientes de ganhar seguidores, os sorteios no Instagram. Um método que traz diversas vantagens para o seu negócio, ajudando sua marca a crescer. 

Contudo, fazer sorteios na rede social não é algo tão simples. Alguns cuidados precisam ser tomados e um planejamento deve ser definido para garantir o sucesso de sua campanha. 

Confira o nosso artigo e descubra qual o melhor aplicativo para sorteio no Instagram, o passo a passo da criação de um sorteio e quais erros devem ser evitados a todo custo. Vamos lá?

O que é sorteio no Instagram?

Os sorteios no Instagram são ofertas de distribuição gratuita de produtos ou serviços para um ou mais participantes, feitas de forma aleatória por empresas em um período limitado através da rede social. 

Para que os usuários da rede social possam participar, eles precisam cumprir alguns requisitos definidos pelos responsáveis pelo sorteio. Geralmente são ações simples, como seguir uma ou mais páginas, marcar outros usuários nos comentários e compartilhar uma publicação específica nos Stories. 

Então, é responsabilidade da empresa definir todos os participantes elegíveis e realizar o sorteio dentro do prazo, no Instagram. A forma mais prática e segura de fazer os sorteios para Instagram é através de aplicativos especializados. 

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Quais as vantagens de sorteios no Instagram?

Os sorteios geralmente complementam estratégias de marketing para ganhar mais seguidores no Instagram, gerando engajamento e aumentando a visibilidade de sua marca. Confira a seguir uma lista com os principais benefícios desta prática. 

  • Divulgação de produtos e serviços: empresas podem escolher sortear seus próprios produtos ou serviços para divulgá-los através da rede social. É uma maneira simples e prática, que conta com a ajuda dos seus seguidores para divulgar mais o seu negócio. Além disso, o sorteio pode ter um impacto ainda maior quando os ganhadores fazem publicações orgânicas sobre a sua marca.
  • Mais alcance: qualquer pessoa pode entrar em um sorteio fazendo um esforço mínimo, essa é uma maneira poderosa de atrair pessoas. Além disso, regras que fazem com que os participantes precisem interagir com outras pessoas para participarem ajudam o seu sorteio e o seu perfil a ganhar mais visibilidade, aumentando o número de visitantes e seguidores em potencial.
  • Mais tráfego: uma maneira bastante eficiente de aumentar o tráfego em seu site é criar um formulário com o cadastro da promoção, aumentando o número de acessos em seu site. 
  • Mais vendas: a junção de todos os benefícios anteriores pode resultar no aumento de vendas. Afinal, seu negócio terá ganho mais visibilidade e novos visitantes, aumentando a chance de converter consumidores em clientes. 

Como fazer sorteio no Instagram

Confira a seguir o passo a passo de como fazer um sorteio no Instagram. 

1. Planeje o objetivo do seu sorteio

O planejamento é muito importante para executar qualquer atividade com sucesso. Portanto, o primeiro passo do seu sorteio deve ser identificar qual seu objetivo com a premiação. 

Avalie o que você quer, se é aumentar o número de seguidores, aumentar o tráfego em seu site, vender um produto ou serviço, aumentar o engajamento, divulgar um produto ou divulgar alguma novidade. 

Após identificar seu principal objetivo, será possível prosseguir com suas escolhas. 

2. Escolha o que será premiado

Após identificar qual meta deseja alcançar com seu sorteio, é preciso escolher o que será premiado. Isso irá depender de quem é seu público-alvo e da área de atuação do seu negócio.

Ofertar um de seus melhores produtos ou serviços é uma maneira interessante de atrair público e divulgar sua empresa. Agora, se o seu objetivo é aumentar o número de seguidores, talvez fazer uma parceria com outra empresa e oferecer algo interessante para seu público possa gerar resultados melhores.

Escolher um prêmio alinhado com seu objetivo é importante para aumentar a retenção de seguidores. Caso contrário, muitos participantes irão deixar de seguir sua página após a finalização do sorteio. 

3. Defina a quantidade de vencedores

Você pode escolher se o seu sorteio no Instagram terá apenas um ou vários vencedores. Isso é algo importante, pois pode afetar a maneira como os ganhadores serão escolhidos.

Alguns sorteadores online oferecem a opção de adicionar mais de um ganhador, tornando o processo mais prático, seguro e transparente para os participantes.

4. Crie as regras

A elaboração das regras é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um sorteio do Instagram. Após definir suas metas e o que será sorteado, você irá elaborar as regras que irão ajudar a alcançar estes objetivos. 

São inúmeras possibilidades para o seu sorteio, quanto mais criativas e interativas forem, maiores serão as chances de envolver os usuários e gerarem bastante engajamento em suas publicações e perfil. 

Uma das regras importantes que podem ajudar a gerar engajamento no Instagram é o uso de hashtags. Com esta regra, seu sorteio pode ser interativo, com pessoas publicando fotos e vídeos fazendo desafios e usando a hashtag.

Além disso, através do próprio Instagram será possível acompanhar as hashtags e o andamento de sua campanha. Lembre-se de adicionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para fortalecer a imagem de sua marca.

Aproveite também as hashtags gerais de sorteios na rede social, como #sorteiobrasil, #sorteiorolando, #instasorteio e #sorteio para atrair a atenção de pessoas interessadas em participarem de sorteios que estão ativamente procurando por oportunidades.

Confira mais algumas outras regras que podem ser usadas em conjunto ou não para o seu sorteio. 

  • Curtir a publicação oficial do sorteio: esta é uma forma de gerar mais engajamento. As curtidas orgânicas de diversos usuários irão ajudar o seu perfil a ser mais recomendado pelo algoritmo da rede social. Isso significa que seu conteúdo irá aparecer mais vezes no perfil de seguidores e o perfil será recomendado para novos usuários. 
  • Seguir outros perfis: caso seu sorteio seja feito em parceria com outra marca ou perfil, peça para que os participantes sigam ambos perfis para se tornarem elegíveis. Essa é uma maneira eficaz de ganhar novos seguidores, tanto para sua empresa quanto para seus parceiros.
  • Marcar amigos nos comentários: esta é mais uma forma de gerar engajamento e ganhar novos seguidores através dos sorteios. Com os seguidores marcando seus amigos para participar, o alcance de sua campanha irá aumentar organicamente, aumentando também o alcance de sua marca.
  • Responder uma pergunta: por mais que seja uma regra bastante utilizada, esta é uma forma de tornar o sorteio mais interativo e divertido para os participantes. 
  • Usar hashtags: como já citamos, o uso de hashtags ajuda a aumentar o alcance dos sorteios e faz com que mais pessoas conheçam sua marca. Além disso, seu uso também permite a criação de sorteios mais interativos que geram mais engajamento. 

Busque definir regras bem estabelecidas para evitar problemas e não criar margem para que participantes possam fazer reclamações futuras.

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5. Defina uma data para iniciar e terminar o sorteio

Por mais que seja algo óbvio, após definir os requisitos de participação, é fundamental que a data de início e término da promoção sejam definidas e divulgadas junto ao sorteio. 

Deixe bem claro para todos os participantes quando o sorteio será realizado, em que horário e esteja preparado para cumprir com o que prometeu.

6. Crie a publicação oficial do sorteio no Instagram

Geralmente a publicação oficial está ligada às regras do sorteio e precisa ser curtida para que os participantes estejam elegíveis. 

Criar uma imagem bonita, criativa e atrativa irá ajudar sua promoção a ter mais participantes. Afinal, o Instagram é uma rede social em que seus usuários consomem conteúdo visual. 

Portanto, faça o seu melhor para criar uma boa imagem. Procure referências, baixe fotos de bancos de imagens e use fontes interessantes. Se você não sabe qual ferramenta usar para editar estas imagens, confira algumas dicas: 

  1. Canva
  2. Fotor
  3. Snapseed
  4. Canva

Você também pode colocar uma chamada para o sorteio em sua bio do Instagram. Alternativamente, há como colocar um link no Instagram diretamente para o seu sorteio ou as páginas onde seus sorteios estão acontecendo.

7. Divulgue e anuncie seu sorteio

Após deixar tudo pronto é hora de publicar e divulgar o seu sorteio no Instagram. Utilize outros canais e outras redes sociais para aumentar seu alcance, como Facebook, Twitter, site, blog, onde puder. 

Aproveite os Stories para publicar constantemente sobre sua promoção. Faça vídeos para o Instagram, imagens, use figurinhas, contagens regressivas e publique imagens de participantes que usaram a hashtag para participar. 

Essa é uma excelente maneira de lembrar diariamente seus seguidores sobre o seu sorteio, os mantendo engajados e na expectativa para descobrir o resultado. 

8. Faça o sorteio e anuncie o resultado

O anúncio dos vencedores é o momento mais esperado por todos os participantes. Isso significa que eles estarão de olho. Portanto, tome todos os cuidados para definir ganhadores que tenham cumprido todas as normas e não tenham violado nenhuma regra. 

A vantagem de usar um aplicativo de sorteio é que eles fazem esta atividade de forma automática, tornando suas tarefas ainda mais fáceis. 

Uma dica para tornar seu sorteio mais interessante é fazer a revelação dos ganhadores através de uma live. Isso irá atrair a atenção de todos os seguidores e participantes disponíveis no momento, para assistirem com a expectativa de ganhar. 

Então, após sortear os ganhadores, divulgue através de uma publicação seus nome e entre em contato com eles através de mensagens privadas para combinar os detalhes do envio dos prêmios. 

9. Analise os resultados da campanha de sorteio no Instagram

Após finalizar seu sorteio, reúna os dados de sua campanha e avalie quais foram os resultados de sua ação. Para isso, guarde os números do seu perfil antes e depois da promoção e os compare. 

A proposta é conferir os ganhos do seu perfil. Portanto, mantenha o foco em métricas de engajamento, curtidas, visualizações de Stories e número de seguidores. Tudo isso alinhado aos objetivos do seu sorteio. 

Após conferir os resultados, avalie se o investimento na premiação valeu a pena. Desta forma, será possível entender o impacto do sorteio não só no seu perfil, mas também em sua marca. 

Cuidados ao fazer sorteio no Instagram

Agora que você aprendeu como fazer sorteio no Instagram, conhecer as regras de sorteio do Instagram também é muito importante para evitar problemas futuros.

A plataforma conta com suas próprias normas que precisam ser respeitadas, caso contrário, seus resultados e até mesmo seu perfil podem ser perdidos.

É preciso reconhecer que toda a responsabilidade do sorteio é sua, além de reconhecer que a promoção não está ligada, associada, patrocinada nem administrada pelo Instagram. 

Além disso, sorteios no Brasil também precisam da autorização prévia do governo federal. 

As promoções comerciais, desde 2018 se tornaram responsabilidade pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, que fiscaliza os sorteios.

Para evitar problemas, lembre-se sempre de cumprir estes 3 passos fundamentais: 

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site da SEFEL
  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido.
  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão.

Qual o melhor aplicativo que faz sorteio no Instagram?

Após aprender o passo a passo de como fazer sorteios no Instagram, confira alguns dos melhores aplicativos que podem tornar sua tarefa mais fácil.

Vários aplicativos permitem que você faça sorteio grátis no Instagram.

1. Sorteio Gram

Através do Sorteio Gram é possível gerar uma lista com todos os usuários que comentaram sua publicação oficial, cada um recebendo um número. Então, basta apenas clicar na opção indicada para fazer o sorteio para obter o resultado. 

Após definir os ganhadores, capture sua tela e compartilhe o resultado em suas redes sociais. 

2. Sorteador

O Sorteador é uma ferramenta que faz sorteios de uma forma rápida e fácil. Tudo o que precisa fazer é atribuir um número para cada participante e a plataforma irá realizar o resto do trabalho. 

Uma de suas vantagens é a possibilidade de fazer sorteios em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e mais opções.

3. AppSorteos

Através do AppSorteos é possível definir ganhadores em publicações como fotos, vídeos e até mesmo no seu IGTV. 

Portanto, não será necessário carregar e copiar todos os comentários. A ferramenta dá conta de fazer tudo sozinha.

4. ShortStack

O ShortStack é uma ferramenta que permite realizar mais de 90 tipos de sorteios em diversas redes sociais. Uma de suas principais vantagens é a opção de analisar o quanto seu perfil cresceu após a promoção. 

5. Heyo

Se você prefere fazer tudo através do seu smartphone, o Heyo é uma excelente opção para realizar os seus sorteios. A opção não é gratuita, mas oferece um período de testes. 

6. Wishpond

Esta é uma ferramenta para realizar sorteios no Instagram, Facebook, Pinterest e até mesmo através do seu site. Além disso, a plataforma permite competições, como disputa de fotos, legendas, vídeos e muito mais. 

Pronto para fazer seus sorteios no Instagram?

Independente da área do seu negócio, o Instagram é uma excelente ferramenta para aumentar o público de sua marca e conquistar novos clientes. Aprender a utilizar as redes sociais de forma otimizada pode gerar excelentes resultados, aumentando diretamente até mesmo o número de vendas. 

Se você deseja aprofundar seu conhecimento, confira o curso Insta para Negócios. Através das aulas online você irá aprender desde a criação de conta business até a elaboração de estratégias de marketing para as redes sociais.

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