Como usar as enquetes para Instagram

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A cada atualização do Instagram, novas funcionalidades e ferramentas de interação são adicionadas e melhoradas. As enquetes para Instagram são uma funcionalidade criada para você publicar perguntas nos Stories para seus seguidores.

Além de funcionar como uma rede social, atualmente o Instagram atinge um público muito maior, posicionando como uma ferramenta de negócios, com recursos e funcionalidades poderosas para gerar engajamento com sua audiência, como é o caso das enquetes.

As enquetes são excelentes ferramentas para interagir e gerar engajamento com seus seguidores. Se usada de forma correta, com as perguntas certas, a consequência é um número enorme de informações que podem se transformar em resultados satisfatórios.

Essas enquetes para Instagram são uma oportunidade perfeita para conhecer o seu público e conseguir informações que faltavam para transformar seus projetos, além de gerar soluções que atendem sua audiência.

Por isso, neste artigo ensinaremos como usar as enquetes para Instagram de forma estratégica. Confira!

Como funciona as enquetes para Instagram

As enquetes para Instagram foram adicionadas na rede social em 2017. Como mencionamos anteriormente, elas são criadas dentro do recurso dos Stories, que possui vários outros recursos atrativos, como adesivos, caixa de texto, caixa de perguntas, etc.

Além de ser uma excelente ferramenta para brincar e interagir com seus seguidores, as marcas perceberam a funcionalidade perfeita para essa ferramenta: coleta de informações sobre produtos, serviços, propostas, e mais o que se imaginar.

As enquetes são visíveis para todos que têm acesso aos seus Stories, podendo ser publicadas também nos Close Friends. E como esses dados geralmente são obtidos por quem te acompanha, isso torna os resultados ainda mais relevantes.

As enquetes para Instagram podem ser utilizadas como estratégia direcionada focada em coletar respostas que podem ajudar na tomada de decisões para seu negócio.

Como criar as enquetes para Instagram

Agora que você já entende melhor como funcionam as enquetes do Instagram, preparamos esse tutorial para te ensinar a criar enquetes para Instagram incríveis e fazer o engajamento do seu perfil crescer ainda mais. Confira!

Para começar a criar uma enquete no Instagram, você deve criar o conteúdo base dos Stories do Instagram. Podendo ser uma imagem, um vídeo ou animações, mas é importante relacionar com a temática da enquete.

Com a imagem ou vídeo selecionado e posicionado. Arraste a tela do seu celular para cima para ver a página de recursos dos Stories, nelas é possível encontrar o recurso das enquetes. Basta selecionar este recurso, clicando nele.

Recorte da tela de recursos dos Stories do Instagram

Após selecionar a enquete, você verá uma tela indicando os locais em que os textos serão adicionados. É possível adicionar duas opções por enquete, por padrão, ela virá com a opção Sim e Não, mas pode ser alterada como quiser.

Recorte da tela da enquete para Instagram

Pronto! Agora é só clicar no botão para publicar sua enquete nos seus Stories. Ela ficará ativa o mesmo tempo de duração de um Storie comum, por 24 horas. Nesse período, é importante engajar os usuários para que você consiga captar o máximo de respostas.

É possível acompanhar o resultado da enquete enquanto o story estiver no ar ou se tiver expirado.

Basta abrir o story e clicar no número de pessoas que visualizaram a sua publicação. Você será direcionado para as respostas, também é possível enxergar quem votou em qual opção.

Por que usar as enquetes para Instagram?

Agora que você já aprendeu como é fácil criar e trabalhar nas enquetes para Instagram, chegou o momento de conhecer a importância de utilizar esse recurso.

Podemos começar com sua simplicidade, sem muito esforço e tempo, você consegue atrair o público e coletar informações valiosas apenas com uma imagem simples e a pergunta correta de acordo com seu perfil.

Além disso, a taxa de respostas de uma enquete é superior se comparada aos formulários, por exemplo. Isso ocorre simplesmente porque o usuário não precisa sair do Instagram para participar, basta clicar em uma alternativa.

Para finalizar, existe a questão estratégica. Existe uma infinidade de tomadas de decisões que podem ser feitas ao descobrir os assuntos que atraem seu público e que possuem afinidades e que não geram mais engajamento.

As marcas e empresas precisam se preocupar cada vez mais com a humanização e a entrega de proposta de valor. Isso significa que, antes de trabalhar o Marketing Digital, é preciso conhecer e entender com quem está conversando e do que essas pessoas gostam.

Tipos de perguntas para usar nas suas enquetes para Instagram

Na hora de criar as enquetes para Instagram, algumas perguntas específicas podem direcionar as respostas para que você consiga obter exatamente os dados que está procurando.

1. Dúvidas

Conhecer as principais dúvidas da sua audiência é uma excelente maneira de conhecer o direcionamento ideal de uma publicação. Assim, você terá maiores garantias de que o conteúdo realmente será relevante para seus seguidores.

No exemplo das dúvidas, é possível ainda utilizar outro recurso dos Stories. Por exemplo, você pode começar pela enquete e em seguida abrir uma caixa de perguntas sobre o tema que mais surgir dúvidas entre seus seguidores.

2. Feedback do produto ou serviço

Uma excelente forma de entender qual produto ou serviço está se saindo bem ou não é através dos Feedbacks. Uma enquete simples e direta pode te ajudar. Por exemplo, com uma foto do produto você pode perguntar se sua audiência gostou ou não gostou.

Assim como no caso das dúvidas, também é possível investir e ir além da enquete, utilizando outras ferramentas dos stories para complementar o volume e a qualidade dos dados.

3. Dicas sobre um tema específico

Criar enquetes para Instagram é indicado para quem deseja criar conteúdos mais complexos e que demandam quantidades maiores de respostas que acaba não sendo possível obter através de uma única enquete.

Foto de uma pessoa segurando um celular com uma enquete do Instagram aberta

Depois da enquete de algum tema pertinente a sua audiência, produza conteúdos com dicas, curiosidades e informações interessantes que possam agregar valor ao seu perfil e engajar seus seguidores.

4. Opiniões sobre comparativos

As enquetes para Instagram podem ser uma poderosa ferramenta para descobrir qual produto ou serviço são os mais queridos pelo público.

Além desses exemplos de enquetes para Instagram que apresentamos, existem uma infinidade de opções para você investir. Usar a criatividade nessa hora é fundamental, você pode perguntar sobre hábitos, preferências, o céu é o limite para as enquetes do Instagram.

Como utilizar os dados coletados

Utilizando perguntas que podem ir além do seu produto ou serviço, com as enquetes é possível conhecer melhor o seu público. Com isso, você ganha um grande suporte para traçar novas estratégias de persona.

Além disso, também permite outros estudos sobre a personalidade, visão de mundo e preferências dos seus seguidores. Esses dados são fundamentais para construir conteúdos que entregam um significado que vai além do desejo de “vender por vender”.

Com essas enquetes você consegue obter respostas que podem resultar em inúmeros conteúdos interessantes e com alto poder de engajamento. Com as constantes mudanças nos algoritmos das redes sociais, é fundamental destacar a importância do engajamento.

Por exemplo, quando não acontece investimento em mídia, as taxas de alcance são baixíssimas. Se usar uma página com 10 mil seguidores como exemplo, as taxas de alcance de um conteúdo é de apenas 5% desses seguidores.

Os Stories possuem uma capacidade de visibilidade que permite alcançar seu público de forma orgânica, ou seja, com custos menores. Com isso é possível complementar a estratégia com outro formato, permitindo aumentar as métricas de qualquer perfil.

A ideia não é abandonar o investimento em anúncios, visto que isso é a realidade do posicionamento de diversas marcas online.

É importante avaliar conteúdos de temas mais abrangentes que podem ser impulsionados para seguidores que ainda não acompanham a sua página, que pode ser totalmente definido por você.

Essas publicações podem ser definidas com recortes de idade, gênero, profissão, entre diversas outras preferências que irão direcionar as publicações para as pessoas mais propensas a gostar do conteúdo.

O Instagram conta com uma infinidade de recursos e ferramentas que, aliadas a uma boa estratégia, são capazes de gerar resultados eficazes e com valores acessíveis. Hoje é impossível possuir um negócio ou uma marca e ficar fora das redes sociais.

Aprendeu a usar as enquetes para Instagram?

Esperamos que esse artigo tenha te apresentado esse recurso que são as enquetes para Instagram e como utilizá-las de forma eficiente em suas estratégias de marketing digital.

Caso você tenha um negócio ou esteja pensando em abrir uma loja virtual pelo Instagram, confira nosso artigo sobre como vender no Instagram.

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