Close Friends no Instagram: O que é e como usar

Índice

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo. Por causa da sua popularidade, o Instagram se tornou um dos principais meios de produção de conteúdo atualmente.

Por ser uma rede social tão utilizada, os desenvolvedores do Instagram estão sempre buscando inovar e criar novas funcionalidades para a plataforma. Uma dessas novas funcionalidades é o Close Friends.

Todo mundo possui algum grupo de amigos mais íntimos, aquele grupinho de amigos mais próximos que você se sente mais à vontade para expor alguns momentos. Pois, existem situações que só comentamos para os melhores amigos.

Apesar desse recurso ter sido criado focado nos perfis pessoais, muitas marcas e influenciadores digitais começaram a extrair grandes vantagens dele, inclusive transformando-o em uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Isso pode aumentar seu engajamento e permite o contato mais próximo com seus seguidores. E é por isso que preparamos este artigo para mostrar tudo que você precisa saber sobre o Close Friends do Instagram.

O que é Close Friends?

O Close Friends é um recurso gratuito do Instagram que permite você criar um grupo de seguidores selecionados que poderão ter acesso, com exclusividade, aos conteúdos que você publicar nos Stories.

Também conhecido como lista de Amigos Próximos, traduzindo para o portugues, é possível adicionar ou remover seguidores do seu close friends a qualquer momento, sem que o Instagram notifique as pessoas adicionadas ou removidas.

Da mesma forma que os Stories tradicionais do Instagram, os conteúdos do Close Friends ficam disponíveis para visualização durante 24 horas.

Após a implementação deste novo recurso, muitas empresas e influenciadores digitais começaram a utilizar a lista do Close Friends no Instagram como uma estratégia de marketing digital para fidelizar seus seguidores, oferecendo conteúdos exclusivos.

Como funciona o Close Friends Instagram?

Como mencionamos, a lista de Close Friends do Instagram funciona na mesma ferramenta de publicação de Stories da rede social. Geralmente o usuário tem três opção de publicação ao compartilhar um Story no seu perfil:

  • Publicar direto no seu Story;
  • Enviar para um perfil específico;
  • Enviar somente para a lista de Amigos Próximos.

Captura da tela de edição e publicação de um Story

Na parte inferior da tela de upload do Story, é possível ver as opções de envio do seu conteúdo. Os usuários que não estão na sua lista de Close Friends só poderão ver os Stories públicos que você compartilha com todos os seguidores do seu perfil.

Vale ressaltar que esta ferramenta está disponível tanto para perfis pessoais quanto para perfis comerciais.

Como os Stories para Close Friends são identificados?

As publicações para o seu Melhores Amigos irão aparecer junto dos Stories no carrossel de Stories, na parte superior da tela principal do Instagram. Porém a única diferença entre o Close Friends e os Stories é o círculo verde.

Ao invés de aparecer um círculo rosa ao redor da foto do perfil de um Storie comum, as publicações dos Close Friends serão identificadas com um círculo verde.

Quando o usuário que estiver na sua lista de melhores amigos abrir um Story desta lista, ele irá se deparar com uma etiqueta verde no topo da tela. Neste momento, ele saberá que faz parte da lista do Close Friends deste usuário.

Assim como os Stories normais, também é possível colocar as publicações do Close Friends nos destaques do seu perfil. Entretanto, eles só poderão ser visualizados pelos usuários que estão nesta lista.

Como criar uma lista de Close Friends no Instagram?

Para criar uma lista de Close Friends Instagram é muito simples, basta entrar no seu perfil e selecionar o botão de três linhas no canto superior direito da tela. Ao abrir esse menu, selecione a opção Amigos Próximos, ou Close Friends.

Recorte da tela do Instagram no Menu do perfil

Assim que selecionar, a lista de Close Friends será aberta. A partir daí você poderá adicionar os perfis que deseja colocar na sua lista. É possível pesquisar por usuários individualmente ou olhar pelos perfis sugeridos pelo próprio Instagram.

E finalmente, para adicionar o perfil que você deseja que faça parte da sua lista exclusiva do Close Friends, basta tocar no botão azul “Adicionar” para escolher os usuários para a sua lista de Close Friends do Instagram.

Como usar a lista de Close Friends na estratégia do seu negócio?

Agora que você já entendeu melhor o que é o Close Friends no Instagram e como ele funciona, separamos algumas dicas de como usar essa funcionalidade na estratégia de marketing digital da sua marca.

1. Envie conteúdos exclusivos

É importante se lembrar que uma das premissas para marketing e vendas é a fidelização, e o Close Friends é uma excelente forma de fidelizar os seus seguidores e clientes.

Por isso, compartilhe com os seus clientes da lista de Close Friends mensagens especiais, vídeos personalizados, tutoriais de produtos, prévias de lançamentos, entre qualquer outro tipo de conteúdo exclusivo que possa ser interessante ao seu público.

Por exemplo, você pode garantir um tratamento “vip” para usuários que mais interagem com a  sua marca no Instagram, ou com quem já comprou da sua loja.

2. Ofereça recompensas

Recompensar os usuários que estão na sua lista de Close Friends passa uma ideia de exclusividade e faz com que se sintam especiais por estarem ali. Isso pode estimular com que mais usuários desejam fazer parte do seu Close Friends.

Com este recurso é possível fazer de tudo, separamos alguns exemplos que você pode oferecer na sua lista de Close Friends:

  • Cupons de desconto;
  • Cursos;
  • Promoções exclusivas;
  • Acesso VIP para eventos;
  • Pré-venda ou testes de produtos.

3. Crie uma relação com clientes

Caso a sua marca trabalhe com lançamento de produtos, o Close Friends pode ser usado para divulgar alguma novidade em primeira mão, além de descontos de pré-venda ou testes dos produtos.

Usando o Close Friends como estratégia de marketing, você pode agregar para a sua marca um sentimento maior de valorização por parte dos seus clientes. E ainda uma forma de receber feedbacks sinceros e construtivos sobre um produto ou sobre a marca.

4. Preste suporte e atendimento ao cliente

Outra maneira de usar o Close Friends é criando um canal direto de atendimento ao cliente, oferecendo um suporte por meio deste recurso.

É possível vender um produto oferecendo um plano diferenciado com a opção de estar na sua lista de Close Friends, a fim de garantir que consiga atender todas as demandas deste grupo seleto de seguidores.

Isso permite criar um atendimento mais rápido, humanizado e personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

5. Divulgue cursos e consultorias

O Close Friends, assim como os Stories, também permite que perfis com mais de 10 mil seguidores incluam links externos em suas publicações.

Dessa forma, este recurso acaba sendo uma boa oportunidade para divulgar ofertas especiais, como cursos e webinars para seus seguidores.

Construindo um bom planejamento de marketing digital, é possível pensar em conteúdos que atraiam e despertem mais o interesse das pessoas e atraí-las para a sua lista de conteúdos exclusivos no Close Friends.

Foto de duas mãos segurando um celular vendo opção de editar os Close Friends do Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram com o Close Friends?

Desde o lançamento do Close Friends, este recurso se tornou uma das formas de se ganhar dinheiro com o Instagram. Porém, para que esta estratégia funcione, é preciso planejar bem como utilizá-la.

Pois, cobrar por um conteúdo exclusivo é preciso pensar e apresentar diferenciais que convençam os seus seguidores e clientes a pagarem por eles.

Existem muitas possibilidades de monetizar utilizando o Close Friends Instagram, cabe você conhecer bem o seu público e seu nicho de mercado para entender quais os conteúdos que podem ser interessantes e valiosos para eles.

Como gerenciar o recurso de Amigos Próximos?

Então, depois de selecionar quais os seguidores que estarão na sua lista de Close Friends, é importante saber como gerenciar a ferramenta para garantir os melhores resultados para a sua marca. Pensando nisso, separamos algumas dicas.

1. Compartilhe conteúdo de valor

Ofereça um conteúdo com diferencial, com qualidade e profundidade para que chame a atenção dos seus seguidores e faça com que eles queiram estar nesta lista.

Busque oferecer conteúdos extras e exclusivos para seus clientes, como dicas ou conselhos, entre outros que já citamos anteriormente.

2. Engaje os seus seguidores

Ao criar uma lista de Close Friends, pense em maneiras de manter seus seguidores engajados, garanta que eles interajam com a postagem, sendo com comentários ou com reações nos Stories.

Uma dica para elevar o engajamento e gerar uma possível conversão de vendas para a sua empresa é compartilhar conteúdos que incentivem a experimentar o que você está oferecendo.

É importante sempre responder os comentários dos seus seguidores. Uma das vantagens deste recurso é a proximidade com o cliente, por isso responda e aproveite essa forma de relacionamento e crie valor para a marca.

3. Acompanhe os seus resultados

Acompanhar e mensurar os resultados é fundamental para saber se a sua estratégia funciona, essa métrica pode depender do objetivo de cada negócio. Os principais indicadores que você pode ficar de olho no Close Friends são:

  • Visualizações

As visualizações revelam o número de pessoas que viram o seu Story ao longo das 24 em que a publicação ficou disponível no Instagram. Quanto mais pessoas visualizarem, melhor é a sua taxa de sucesso.

  • Reações

As reações rápidas é uma forma que o público tem para expressar sua opinião sobre o conteúdo compartilhado sem escrever uma mensagem.

É possível mensurar engajamento na publicação vendo quais posts tiveram mais reações positivas, com isso você consegue descobrir o que agrada o seu público da lista de Amigos Próximos.

É possível visualizar esses dados consultando o Instagram Insights, caso você tenha uma conta comercial.

É possível criar mais de uma lista de Close Friends?

Até a última atualização disponível do Instagram, não é possível criar mais uma lista de Close Friends. Entretanto, como mostramos, você pode editar as pessoas que estão no seu Close Friends sempre que quiser.

Descobriu o que é Close Friends Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer o que é o recurso Close Friends do Instagram e como ele funciona, além de como pode aplicá-lo na sua estratégia de marketing digital.

Se você busca uma ferramenta para te ajudar a gerenciar sua conta no Instagram, conheça nosso artigo sobre o Gerenciador de Instagram.

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