16 ideias de como ganhar dinheiro na internet

Índice

Cada vez mais pessoas buscam maneiras de como ganhar dinheiro na internet. 

Várias destas pessoas estão à procura apenas de formas para complementar sua renda durante as horas vagas, mas uma grande parcela também está atrás de ideias para começar seu negócio online. 

A boa notícia para quem faz parte de um destes grupos é que a internet oferece oportunidades para todos que têm boas ideias e a determinação para executá-las.

Diferente do que muitos pensam, não é necessário ter uma ideia única e inovadora para ganhar dinheiro online.

Existem diversas formas de começar a ganhar dinheiro online através de vários canais digitais.  

Criamos esta lista para ajudar quem deseja começar a empreender com as melhores opções de investimentos de negócios online, levando em consideração apenas ideias que funcionam e podem acabar se tornando sua fonte primária de renda.

Confira o nosso artigo e conheça opções dos mais variados segmentos, indo desde a criação de lojas online até o desenvolvimento de cursos e a monetização de conteúdo pelo YouTube.

Continue sua leitura e encontre a melhor maneira para começar a empreender.

O que saber antes de começar a trabalhar para ganhar dinheiro na internet?

Uma das primeiras coisas que quem deseja trabalhar pela internet precisa entender que trabalhar online não significa ter menos trabalho. 

Como qualquer outro empreendimento, será preciso proatividade e dedicação para pesquisar bastante sobre sua ideia de negócio e executar as tarefas necessárias para que o negócio dê certo.

Em muitos casos, será preciso até mesmo investir mais tempo para conquistar a confiança de clientes e fornecedores.

É preciso executar cada processo comunista atenção, caso contrário, os descuidos podem se tornar perda de dinheiro.

Cuidados especiais ao trabalhar na internet

Checar quem são seus parceiros e fornecedores é algo muito importante para os negócios online.

A internet possibilita e facilita este trabalho. Isso é muito importante para seus clientes.

Certifique-se que o seu negócio não está se envolvendo com empresas que não são confiáveis, executam práticas duvidosas, têm histórico de preconceito e até mesmo denúncias sobre as condições de trabalho dos colaboradores.

Manter laços com este tipo de empresa pode ferir profundamente a reputação de sua marca, resultando na perda de clientes e oportunidades.

Como ganhar dinheiro na internet com 15 ideias diferentes

Se você já decidiu que deseja ganhar dinheiro na internet e entende que o trabalho online é tão relevante quanto qualquer outro método, mesmo com suas particularidades, confira nossa lista e escolha a melhor ideia.

1. Aprenda como criar seu negócio na internet

Para quem está buscando formas de gerar renda através de canais digitais, o marketing de afiliados é um dos maiores mercados nesse nicho. 

Seja você leigo no assunto ou um profissional que ainda não começou a gerar resultados, nós recomendamos o curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas, que já possui mais de 14 anos de experiência construindo negócios na internet e formou mais de 150 mil alunos.

Em sua mentoria, ele te ensina o método que encontrou para lucrar através de vendas como afiliado e, através de 18 módulos realmente completos, te ajuda a estruturar seu próprio negócio online desde o zero.

A principal vantagem é que você pode participar do curso mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio, pois aprenderá realmente tudo do zero e sem precisar fazer grandes investimentos iniciais, diminuindo seus riscos, além de poder contar com uma equipe de profissionais capacitados prontos para ajudá-lo.

Quer conferir tudo sobre o curso Fórmula Negócio Online? Conheça melhor o trabalho do Alex Vargas, vale a pena.

2. Crie uma loja virtual para vender pela internet

Uma das formas mais tradicionais de negócios na internet é o e-commerce. Criar sua própria loja é uma excelente opção para quem deseja abrir seu próprio negócio e conquistar sua independência financeira.

Já consolidado no Brasil, o e-commerce conta com milhões de consumidores dos mais diversos perfis. 

Hoje, muitos preferem até mesmo fazer suas compras através da internet. Portanto, quem tem o desejo de comercializar qualquer categoria de produto pode criar sua  loja virtual e começar a vender na internet.  

Existem inúmeras possibilidades e nichos que podem ser explorados. Caso tenha o desejo de começar seu negócio, mas ainda não tem certeza sobre o que comercializar, confira estas 100 ideias do que vender na internet.

Para auxiliar na criação do seu e-commerce, confira algumas das principais plataformas para criar lojas online que podem ajudar a criar seu site com praticidade e facilidade.

Wix

O Wix é uma das ferramentas de criação de sites mais populares do mundo, com milhões de usuários de diversos países.

A plataforma conta com os recursos necessários para criar lojas virtuais com design e funcionalidades profissionais, modernas e com a cara do seu negócio.

O serviço também oferece ótimos designs prontos completamente responsivos em dispositivos mobile, sites prontos para gerarem vendas e otimização para mecanismos de busca (SEO).

Crie sua loja virtual com a Wix

Shopify

O Shopify é uma plataforma de criação de lojas que oferece como diferencial a oportunidade de vender seus produtos em diversos canais. 

Ao criar seu e-commerce através do serviço será possível vender pelo seu site, pelas redes sociais e até mesmo em marketplaces.

Também vale a pena mencionar que a empresa também trabalha com o modelo de negócios Dropshipping.

Nuvemshop

Vencedora de prêmios na categoria de e-commerce pela ABCOMM (Associação Brasileira de E-commerce) nos anos de 2017 e 2019, a Nuvemshop é uma das maiores plataformas de e-commerce no Brasil.

O site oferece uma forma facilitada de criar lojas virtuais e conta com todos os recursos necessários para gerar bons números de vendas online. 

As soluções oferecidas na plataforma também permitem a venda no Instagram, Facebook, WhatsApp, em Marketplaces e até mesmo integração com lojas físicas.

Tray

A Tray é uma opção de plataforma que conta com planos escaláveis. Uma excelente alternativa para quem deseja começar e pode ir se adaptando conforme o crescimento do seu negócio. 

A empresa também conta com recursos para vender pelas redes sociais, WhatsApp e marketplaces.

Além disso, o serviço conta com integrações com outras ferramentas e oferece soluções nas áreas de logística, vendas, gestão e layout.

Consumidor fazendo compras através de seu celular

3. Aprenda a criar negócios na internet

O marketing de afiliados já se consolidou como um mercado digital para quem está disposto a trabalhar pela internet.

O modelo de negócio é bastante acessível, afinal, a adesão em diversos programas de afiliados é gratuita.

A principal dica para quem deseja investir seu tempo neste ramo é aprender as melhores formas de divulgar seus produtos como afiliados.

Estudar sobre o segmento é a melhor forma de garantir resultados, seja você um iniciante ou um profissional.

É por isso que indicamos o curso Fórmula Negócio Online, criado pelo Alex Vargas, empresário que já conta com mais de 14 anos de experiência desenvolvendo negócios na internet.

O profissional que já formou mais de 150 mil alunos oferece uma mentoria onde ele compartilha seu método para ganhar dinheiro vendendo como afiliado. 

Ao todo são 18 módulos com conteúdos completos que farão a diferença na hora de estruturar seu negócio online.

Como o foco desta ideia é acessibilidade, qualquer pessoa sem experiência ou conhecimento prévio na área pode fazer o curso para aprender tudo do zero.

4.  Como ganhar dinheiro na internet com o JivoChat

Esta ideia está diretamente relacionada ao item anterior. O JivoChat conta com seu próprio programa de afiliados, uma ótima maneira de como ganhar dinheiro na internet em que os afiliados recebem 30% de comissão enquanto seus clientes continuarem pagando pelo uso da ferramenta.

Fazer isso é bem simples, só é preciso se inscrever no programa e indicar seu link de afiliado para contatos interessados em contratar a melhor solução do mercado para chat online, chatbot e muito mais.

5. Comece a vender através de um marketplace

A venda através de marketplaces é uma modalidade que tem ganho cada vez mais espaço na internet. 

Segundo a pesquisa divulgada no e-commercebrasil, o segmento cresceu 52% em 2020, o que gerou R$ 73,2 bilhões para a categoria naquele ano. 

Esse crescimento aconteceu graças aos 148,6 milhões de pedidos realizados no ano, um crescimento de 38% em relação ao ano anterior.

A ideia é uma ótima alternativa para quem não deseja criar sua própria loja, mas ainda quer ganhar dinheiro vendendo produtos online.

Estas plataformas permitem que seus produtos sejam anunciados e alcancem sua audiência. Contudo, vale a pena ressaltar que em muitos casos anúncios serão necessários para gerar resultados expressivos.

Caso esteja considerando começar a ganhar dinheiro na internet através dos marketplaces, confira nossa lista com as principais plataformas para começar a vender.

Mercado Livre

O Mercado Livre é considerado a maior plataforma de marketplace da América Latina. 

Bastante popular entre clientes e vendedores, o serviço conta com atuação em todo território nacional e permite a venda de produtos de qualquer categoria.

Contudo, antes de começar a vender na plataforma, confira as taxas cobradas pelo serviço, pois podem impactar sua margem de lucros.

Amazon

Uma das maiores opções de marketplace dos Estados Unidos também está presente de forma efetiva no Brasil. 

A plataforma permite a comercialização de diversas categorias de produtos, enquanto oferece soluções em logística, produtos digitais e até mesmo um programa de afiliados próprio.

6. Comece a vender através do marketing de afiliados

Como já citamos em outros itens, o marketing de afiliados é um modelo de negócios bastante acessível, exigindo pouco investimento para começar.

Quem opta por se afiliar pode ganhar dinheiro promovendo e vendendo produtos de empresas que já existem e oferecem este tipo de programa.

A ideia conta com várias vantagens, não preciso contar com um espaço e controle para estoque nem mesmo criar seus produtos. Afinal, seu trabalho será divulgar um link de afiliado de empresas já consolidadas.

Caso tenha interesse em se afiliar e deseja conhecer mais opções, confira nossa lista com algumas alternativas de programas de afiliados para vender produtos digitais.

Hotmart

Apesar de ser uma plataforma focada na venda por afiliados, o Hotmart conta com um sistema bastante semelhante a um marketplace.

Vários cursos online e infoprodutos são disponibilizados no site. Então, os usuários podem se cadastrar em produtos interessantes para receber seu link e começar a vendê-los.

Eduzz

O Eduzz é uma plataforma de produtos digitais que oferece uma boa variedade de programas de afiliados.

São diversos cursos e produtos que podem ser divulgados através de seus links. Além disso, qualquer usuário também pode vender seus próprios produtos pela plataforma.

Monetizze 

Com uma proposta bastante parecida com a oferecida pelo Hotmart, a Monetizze também apresenta uma grande lista de produtos digitais que contam com programas de afiliados. 

Basta apenas se cadastrar na plataforma, escolher os produtos que deseja vender e começar a promover seu link de afiliado para ganhar através de comissões.

empreendedor apertando a mão de um empresário para fechar parceria de afiliado

7. Adote o modelo de Dropshipping para começar a vender online

Outro método de negócio que está em uma crescente é o Dropshipping. A forma de vender consiste em uma cadeia logística onde vendedores comercializam sem a necessidade de ter um estoque ou produzir. 

Isso é possível através de um plano logístico efetivo e a parceria com fornecedores de produtos.

O método é bastante simples, ao fechar uma venda, o pedido será encaminhado para o fornecedor que será responsável por enviar o produto ao consumidor final. 

O lucro dos vendedores fica por conta da diferença entre os valores praticados em sua loja e o valor oferecido pelo fornecedor.

Confira a seguir uma das principais plataformas para quem deseja trabalhar com dropshipping.

CartX

A CartX é um dos serviços mais completos para quem deseja investir no Dropshipping e ter seu próprio negócio. 

A plataforma permite que qualquer empreendedor possa começar através de vários canais digitais com muita facilidade.

Também é possível criar sua loja virtual gratuitamente, pagando apenas uma taxa mínima sobre vendas fechadas. Ou seja, é um baixo risco e uma grande oportunidade de gerar resultados.

A plataforma também oferece a integração com lojas virtuais criadas no Shopify e o cadastro de produtos ilimitados.

8. Crie seu blog

Criar seu próprio blog é uma ótima maneira de como ganhar dinheiro para quem deseja trabalhar na internet produzindo conteúdo.

Blogs oferecem várias oportunidades de monetização, como o AdSense pelo Google, publicações patrocinadas e a venda de espaço dedicado em suas páginas para anúncios.

Ao trabalhar com conteúdo, também é possível divulgar seus links de afiliados para gerar vendas.

Caso tenha interesse em criar seu próprio blog e monetizá-lo, confira a seguir algumas das principais plataformas profissionais para criar blogs com pouco investimento e até mesmo gratuitamente.

WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais populares para a criação de blogs. Cerca de 37% de todos os websites criados na internet foram feitos usando o serviço de gerenciamento de conteúdo.

SITE123

Originalmente uma plataforma para criar sites, o SITE123 também permite que seus usuários façam sites pessoais, comerciais e blogs. 

Uma de suas principais vantagens é a facilidade. Qualquer um pode acessar a plataforma e criar seu blog em minutos personalizando os modelos prontos disponíveis. 

O serviço também oferece hospedagem grátis e conta com um plano gratuito. 

Webnode

Já o Webnode é uma plataforma completa para a criação de sites. Usuários do serviço contam com todos os recursos necessários para criar blogs com visual  profissional sem a necessidade de ter conhecimentos prévios em programação ou design.

9. Venda seu próprio curso online

O mercado do ensino à distância tem sido cada vez mais aproveitados por profissionais de marketing digital e outras áreas.

Pessoas que dominam alguma área de conhecimento e contam com uma boa didática para ensinar podem aproveitar um mercado em potencial de milhões de clientes.

Os cursos online estão se tornando cada vez mais populares, com pessoas buscando novas formas de aprender sobre profissões e até mesmo hobbies. 

A melhor parte é que criar seu próprio curso está mais fácil do que nunca. Qualquer pessoa pode criar seu curso com aulas gravadas, aulas ao vivo ou até mesmo e-books.

A distribuição deste material também pode ser facilitada através de plataformas de ensino como o Hotmart, o Monetizze e o Eduzz.

A venda pode ficar por conta exclusivamente de sua gravação ou contar com a ajuda de afiliados, que irão receber comissões para vender seu material. 

10. Venda seus infoprodutos 

Os infoprodutos são produtos digitais que também apresentam um grande potencial de comercialização na internet. Essa é outra ideia bastante interessante de como ganhar dinheiro na internet.

Audiobooks, infográficos, podcasts, revistas eletrônicas, modelos de templates para sites, modelos de templates para transmissões ao vivo são alguns exemplos de itens comuns vendidos online.

Caso você tenha uma ideia criativa que pode se tornar um produto digital, busque viabilizá-la.

Caso não tenha o conhecimento necessário para criar seus próprios designs, utilize ferramentas de edição amigáveis para usuários iniciantes, como o Canva.

O editor de imagens conta com diversos modelos de templates para os mais diversos formatos que podem ser aplicados em seus projetos.

11. Escreva e venda e-books

Outro formato de conteúdo digital bastante popular e comercializado online é o e-book.

É possível ganhar dinheiro escrevendo e vendendo livros digitais da mesma maneira como no comércio tradicional de livros. A diferença é que a internet conta com formas mais práticas para escrever e divulgar seu conteúdo.

Os e-books contam com um grande diferencial que é a interatividade. Livros digitais podem contar com links e materiais audiovisuais que engajam ainda mais seus leitores.

Existem várias maneiras de escrever e publicar seu livro na internet. No entanto, buscar por uma plataforma já consolidada pode ser a melhor opção.

Afinal, todo o trabalho de escrita, revisão e edição serão de sua responsabilidade. 

É possível vender seus e-books em plataformas como o Hotmart, o Eduzz e o Monetizze, além do Amazon Kindle que oferece um programa especial para escritores.

Pessoa lendo um e-book em um tablet

12. Trabalhe como um professor pela internet

Quem tem o ensino como vocação e não abre mão das aulas ao vivo, mesmo que pela internet, pode atuar como um professor digital. 

Existem várias plataformas de ensino desenvolvidas exclusivamente com o objetivo  de aproximar professores e alunos.

Algumas opções interessantes de sites para trabalhar como professor são: Corujito, Beved, Superprof, Profes e Udemy.

13. Ganhe dinheiro na internet fazendo Webinars

Bastante popular na área de marketing digital, os Webinars são seminários ao vivo que acontecem através de canais digitais.

Este tipo de seminário pode ser sobre qualquer assunto, desde que tenha um público com interesse. 

O formato também pode variar, como aulas, workshops, demonstrações, bate-papos e até mesmo entrevistas.

Este é um método válido de gerar renda na internet, mas é preciso que você já possua um certo nível de autoridade no assunto tratado. Desta forma será possível vender sua imagem e seu conhecimento. 

14. Crie vídeos ou faça transmissões ao vivo

A produção de vídeos é uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro na internet. 

Além disso, as transmissões online também ganharam muito espaço como fonte de renda. 

Confira a seguir algumas das principais plataformas para colocar esta ideia em prática.

YouTube

O YouTube é atualmente a maior rede social para o compartilhamento de vídeos. Qualquer pessoa pode criar um canal para publicar seu conteúdo gratuitamente.

Quem deseja usar a plataforma para ganhar dinheiro online deve produzir seu próprio conteúdo original. Desta forma será possível monetizar seus vídeos ganhando através de anúncios.

Além disso, é possível conectar outras estratégias, como divulgar links de afiliados ou construir uma base de fãs que estejam dispostos a ajudar na produção de conteúdo através de plataformas como o Patreon. 

O  YouTube também oferece a opção de realizar transmissões ao vivo e receber doações de seus seguidores.

Twitch

A Twitch é uma plataforma de transmissões ao vivo focada em jogos, mas nos últimos anos diversas outras atividades ganharam espaço no site. Transmissões com foco em arte, música, conversas e várias outras áreas também fazem bastante sucesso. 

Qualquer usuário da plataforma pode criar seu canal de forma gratuita e começar a fazer transmissões com o tema que deseja, desde que respeite as diretrizes do site. 

Contudo, tenha em mente que tornar a atividade algo rentável será uma tarefa desafiadora. É preciso divulgar seu canal para seus contatos e em outros meios, ganhando visualizações e seguidores, além de possíveis doações.

Usuários com seguidores suficientes podem alcançar o status de afiliado da Twitch, liberando a função para que pessoas possam se inscrever em seu canal através de uma mensalidade.

Facebook Gaming

Por fim, outra alternativa bastante válida para quem deseja realizar transmissões online de jogos é o Facebook Gaming. 

A rede social conta com uma área que permite a transmissão de jogos para os usuários do Facebook. A monetização fica por conta de doações que podem ser feitas em formas de estrelas, uma espécie de recurso exclusivo da plataforma.

15. Venda fotos profissionais online

Vários canais na internet precisam de conteúdos visuais atrativos para se destacar e conquistar a atenção do público.

Quem tem interesse e o equipamento para trabalhar como fotógrafo profissional pode aproveitar esta forma de como ganhar dinheiro na internet vendendo fotos de sua autoria. 

Confira a seguir alguns sites onde suas fotos podem ser publicadas e vendidas.

Shutterstock

Um dos maiores nomes no segmento de banco de imagens é o Shutterstock. Usado por profissionais do mundo inteiro, o site conta com uma galeria completa de fotografias dos mais diversos temas.

Fotógrafos que já produzem imagens autorais podem se cadastrar e cobrar para que outros usuários baixem e usem suas fotos comercialmente. 

Adobe Stock

A Adobe também conta com seu próprio banco de imagens. A empresa criadora do Photoshop, Illustrator, After Effects e várias outras ferramentas também conta oferece esta solução para seus clientes.

Para usar a plataforma basta apenas fazer o cadastro como contribuidor e disponibilizar suas imagens, ganhando dinheiro conforme elas forem usadas.

Photo Shelter

Outra opção de plataforma para vender suas fotos é o Photo Shelter. Diferente das outras opções, os usuários que optarem pelo serviço irão criar sua própria página de vendas para vender suas fotos.

16. Trabalhe na internet como freelancer

Por fim, um dos métodos mais conhecidos de ganhar dinheiro online é trabalhar como freelancer.

Caso ainda não conheça este conceito, entenda que freelancers são profissionais autônomos que disponibilizam seus serviços para realizar trabalhos pontuais de curto, médio ou longo prazo. 

É possível atuar offline desta forma, mas disponibilizar seus serviços na internet é a melhor maneira de encontrar serviços. 

Trabalhar desta forma é uma ótima opção para trabalhar em casa ou então complementar sua renda como uma atividade adicional.

É possível oferecer serviços de freelancer em diversas áreas. Algumas das mais comuns são em: design gráfico, tradução, redação, ilustração, desenvolvimento web, edição de vídeos, programação, marketing digital, entre várias outras opções.

Confira a seguir alguns sites onde é possível oferecer seus serviços freelancers e encontrar clientes.

Workana

O Workana é uma plataforma internacional para freelancers. Qualquer pessoa que seja profissionalmente capacitada pode se cadastrar na plataforma para encontrar oportunidades de prestar serviços.

Upwork

Usuários do Upwork podem criar seu perfil profissional, informando suas áreas de proficiência e formação acadêmica para encontrar oportunidades oferecidas por clientes interessados.

A plataforma é completa e conta até mesmo com seu próprio processamento de pagamentos para facilitar e proteger os usuários, evitando fraudes e diversos outros problemas.

Fiverr

Bastante conhecida por contar com profissionais de diversas áreas, é possível encontrar perfis que executam uma grande variedade de serviços.

Quem deseja fazer freelances pela plataforma pode criar seu próprio perfil e definir preços fixos para seus trabalhos. 

pessoa trabalhando de freelancer em casa

4 ferramentas que podem ajudar a trabalhar na internet

Caso tenha encontrado a ideia perfeita para começar a trabalhar pela internet, confira algumas dicas de ferramentas que podem ajudar a melhorar o seu rendimento.

1. Asana

O Asana é uma ótima ferramenta para gerenciar seus projetos e definir quais são suas prioridades.

O site permite criar formulários, metas, automatizar tarefas de sua rotina e um cronograma de tarefas bastante completo, além de contar com diversas outras funções.

A ferramenta também é bastante interessante para trabalhos colaborativos, pois pode ser integrada ao Slack, Gmail e Microsoft Teams.

2. WeTransfer

O WeTransfer é uma solução extremamente eficiente para o compartilhamento de arquivos pela internet. O serviço pode ser usado para arquivos leves, tanto quanto para arquivos pesados.

É possível enviar arquivos de até 2 GB para até 20 e-mails diferentes. Fácil de usar, o WeTransfer não precisa ser instalado e pode carregar arquivos a partir do seu navegador.

3. Postgrain

Esta é uma solução para quem deseja usar as redes sociais para divulgar seu trabalho. O Postgrain é um gerenciador de postagens que permite o compartilhamento e agendamento no Facebook, Instagram e Twitter.

A versão gratuita pode ser usada para agendar posts com data e horário até 8 vezes ao mês.

4. Trello

O Trello é uma ferramenta de organização de tarefas que pode ser usada individualmente ou de forma colaborativa. 

O sistema é bem simples de usar e distribui visualmente as tarefas divididas por cartões coloridos, com prazos bem definidos e visíveis.

Também é possível usar a funcionalidade de checklist para tarefas mais complexas que exigem mais passos.

Aprendeu a melhor forma de como ganhar dinheiro na internet?

Criamos esta lista para ajudar você a encontrar uma forma de trabalhar pela internet usando canais digitais. Nosso principal objetivo com este artigo foi trazer alternativas legítimas e rentáveis comprovadas, tanto no Brasil quanto no mundo.

Isso não significa que não existem outras formas práticas de usar a internet para ganhar dinheiro. 

Contudo, é preciso se manter atento para não se tornar alvo de práticas duvidosas ou até mesmo golpes. 

Sempre desconfie de soluções muito fáceis que prometem resultados garantidos e pedem por investimentos iniciais de alto valor. 

Lembre-se também de sempre buscar por avaliações de outros empreendedores para cada alternativa possível.

Por fim, caso sua ideia de empreendimento online conte com um site, lembre-se de conferir os recursos do JivoChat e instalá-lo em suas páginas para atender seus visitantes via chat em tempo real.

Início Blog Marketing 16 ideias de como ganhar dinheiro na internet
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download