Métricas do Instagram: aprenda a importância destes dados

Índice

Gerar resultados no Instagram é uma tarefa que exige muito planejamento e execução de estratégias de marketing. É preciso ir além das publicações com imagens bonitos e legendas interessantes.

Profissionais que desejam dominar a produção de conteúdo para essa rede social precisam conhecer as formas mais inteligentes de utilizar a plataforma. 

Entender as métricas do Instagram é o primeiro passo para qualquer pessoa que deseja utilizar o aplicativo profissionalmente.

Após entender como o relatório sobre o seu perfil funciona, o que cada número significa e como tomar decisões a partir destas informações, as ações do seu negócio na rede social serão muito mais assertivas.

Se você tem interesse em aprender sobre estes dados e como utilizá-los de forma prática para elaborar sua estratégia digital, confira o nosso artigo. 

Neste conteúdo vamos ensinar sobre as métricas e como elas podem ajudar a ganhar mais seguidores e aumentar as conversões. Vamos lá?

Como funcionam os relatórios do Instagram?

Contas comerciais da rede social têm acesso a relatórios com uma variedade de métricas sobre o perfil. Estas informações dizem sobre a quantidade de interações, visitas ao perfil, conteúdo e público.

Esta funcionalidade pode ser acessada em qualquer perfil comercial. Basta apenas acessar o ícone de perfil, clicar em “configurações” e depois clicar em “informações”.

Os itens que podem ser acessados através da aba de Informações são: 

  • Alcance
  • Cliques no Link
  • Cliques no Site
  • Como Chegar
  • Compartilhamentos
  • E-mails
  • Encaminhamentos
  • Impressões
  • Ligações
  • Próximo Story
  • Respostas
  • SMS
  • Saídas
  • Seguidas
  • Visitas ao Perfil
  • Voltar

Como conferir métricas do Instagram nos Stories

Quem deseja conferir as métricas de seus Stories precisa adotar um caminho um pouco diferente. Para conferir suas informações enquanto elas estiverem ativas, siga os passos listados abaixo:

  1. Clique no Story.

  2. Clique na opção “Visto”, no canto inferior esquerdo da tela.

  3. Clique no ícone de gráfico para acessar o menu com as informações do Story. Neste menu será possível conferir: impressões, ações executadas a partir do Story, número de visitas ao perfil geradas, cliques no site e mais algumas informações.

Esta forma de acessar as informações dos Stories ficará disponível enquanto o conteúdo estiver online. 

Caso as 24 horas da publicação já tenham sido passadas, basta acessar seu arquivo de publicações.

Para fazer isso clique em seu perfil, clique no ícone de relógio e navegue pelas publicações até encontrar o conteúdo desejado.

Como as métricas do Instagram estão relacionadas com a melhora de resultados

A rede social conta com uma boa variedade de métricas em seu relatório, mas para usá-las de forma correta é preciso identificar quais são os objetivos do seu negócio.

Os resultados do seu perfil e as informações que devem ser avaliadas irão variar de acordo com as metas que precisam ser alcançadas.

Confira a seguir alguns exemplos de objetivos e as métricas do Instagram relacionadas à eles.

Vender no Instagram: cliques em etiquetas de produtos do Instagram Shopping, cliques em links dos Stories e cliques no site gerados pelo Instagram.

Gerar leads: quantidade de seguidores e número de formulários preenchidos vindos do Instagram.

Aumentar o conhecimento de marca: número de seguidores e menções do perfil.

Gerar tráfego: cliques nos links e taxa de engajamento em novas publicações.

Gerar autoridade: número de seguidores, número de interações e perguntas feitas por seguidores.

Ao entender o que cada métrica significa será mais fácil alinhar as informações que precisam ser analisadas para ajudar a atingir seu objetivo. Confira nos próximos tópicos o significado das principais métricas da rede social.

dupla de colaboradores analisando um gráfico

Entendendo o que são as métricas do Instagram

É possível classificar as métricas da rede social em 3 categorias principais: atividade, conteúdo e público. Confira a seguir o que significam os itens que compõem estes grupos.

Métricas de Atividade

As informações sobre atividade no Instagram apresentam dados sobre como os usuários interagem com os elementos do seu perfil. As métricas relacionadas são:

  • Alcance: é um dado que identifica o número total de usuários que viram ao menos uma de suas publicações.
  • Seguidores: é a quantidade de seguidores que o seu perfil tem.
  • Visitas ao perfil: é o número de usuários que visitaram seu perfil.
  • Cliques no site: é a quantidade de cliques feitos no link usado em sua bio.
  • E-mail/Ligar: número de cliques nas opções de ligar ou no e-mail exibido em seu perfil.
  • Impressões: é a quantidade total de impressões que o seu conteúdo gerou em uma semana, ou seja, o número de vezes que usuários foram impactados pelo seu conteúdo. Este dado leva em consideração diversas impressões geradas por 1 só usuário.

Esta categoria de métricas é importante para empresas que têm como meta gerar mais leads e visitas em seu site. 

É através destas informações que será possível avaliar se o seu perfil está atrativo para o seu público e oferece clareza quanto à sua proposta de negócio. 

Estas métricas de atividade podem ser usadas para considerar alterações na bio do Instagram, melhorar o uso de CTAs em conteúdos, uso de hashtag e completar as informações sobre o seu negócio em seu perfil.

Métricas de Conteúdo

Algumas das informações desta categoria de métricas são essenciais para garantir resultados nas redes sociais.

O conteúdo é algo fundamental para que o seu perfil seja interessante para os usuários e seja capaz de conquistar seguidores. Caso contrário, não será possível atingir seus objetivos de marketing digital usando a plataforma.

Confira as principais métricas de conteúdo: 

  • Compartilhamento: é a quantidade total de vezes que seu conteúdo foi enviado por mensagens diretas e usado em Stories.
  • Impressões: é a quantidade total de usuários impactados pela sua publicação.
  • Alcance: é a quantidade total de pessoas que viram uma publicação.
  • Salvamentos: é o total de vezes que suas publicações no feed foram salvas por usuários.
  • Engajamento: é o total de interações com uma publicação em seu feed.
  • Visualizações: é o número de pessoas que assistiram a um vídeo.
  • Comentários: é a quantidade total de comentários em uma publicação em seu feed.

Para que estes dados sejam usados da maneira correta é preciso olhar para o desempenho do seu negócio com sinceridade. 

Caso os resultados não estejam indo bem, pode ser que o seu conteúdo não seja relevante. Neste caso, se esforce para entender o que pode gerar valor para sua audiência e mude a forma de produzir conteúdo. 

Além disso, estas métricas indicam o estado do engajamento do seu perfil. Diferente do que algumas pessoas pensam, esta não é uma métrica de vaidade. 

O engajamento é muito importante e reflete a qualidade do seu conteúdo. Ao gerar interações, seu perfil ganha mais visibilidade e pode gerar ainda mais interações.

Confira a seguir algumas das principais métricas exclusivas do Stories:

  • Respostas.
  • Ações geradas pelos Stories.
  • Visitas ao perfil.
  • Clicou no link do Story.
  • Clicou em Ligar.
  • Clicou em E-mail.
  • Clicou no link na bio.
  • Enviou mensagem. 

Conheça as métricas exclusivas das lives do Instagram: 

  • Número de pessoas assistindo a live.
  • Número total de pessoas que viram a live. 

Confira as métricas exclusivas ao IGTV:

  • Visualizações. 
  • Comentários.
  • Curtidas.
  • Retenção de audiência. 

Métricas de Público

Por fim, esta categoria de métricas ajuda a compreender o perfil do seu público. Estes dados são importantes para embasar o conteúdo que é produzido, garantindo que seu material seja feito sobre medida para as pessoas certas.

As métricas relacionadas ao público são:

  • Gênero: qual o sexo do seu público, masculino ou feminino.
  • Faixa etária: qual é a idade dos seus seguidores.
  • Localização: principais 5 cidades e 5 países de onde a maior parte dos seguidores vêm.
  • Seguidores: horários em que seus seguidores estão mais ativos na rede social.

Como já constatamos, estes dados podem ser usados para melhorar a qualidade do conteúdo produzido para seu feed, Stories e IGTV.

Essas informações também irão orientar a busca por influenciadores relevantes para o seu público. Ou seja, são dados essenciais para aumentar a visibilidade do seu perfil para o seu público-alvo.

Dúvidas frequentes no uso do Instagram

Confira a seguir algumas das dúvidas mais frequentes sobre as métricas do Instagram. Pode ser que uma delas também seja a sua.

O que significa navegação no Instagram?

As estatísticas de navegação foram criadas para acompanhar a taxa de conclusão de histórias em um perfil do Instagram. Usuários podem acessar a opção para conferir o número total de ações de navegações.

  • Saídas: é a quantidade de pessoas que fecharam seus Stories.
  • Próxima história: é o número de vezes que um Story foi avançado sem ser concluído.
  • Encaminhar: é a quantidade de toques dados para conferir o próximo Story.
  • Voltar: é a quantidade de toques dados para conferir uma história anterior.

Estes dados são importantes para acompanhar e entender as ações feitas pelos seus seguidores. Isso é necessário porque ações de encaminhar, pular e sair indicam que seu conteúdo pode ter problemas.

O que é CTA no Instagram?

O CTA (call-to-action) é qualquer chamada textual ou visual criada com o objetivo de fazer o receptor da mensagem realizar alguma ação.

Este recurso é essencial para as campanhas de marketing digital e para gerar leads. Saber escolher o melhor CTA em cada situação faz toda a diferença em suas ações digitais.

É possível usar os CTAs para direcionar o público a um conteúdo específico, conferir alguma oferta especial, acessar seu site, preencher formulários, entre diversas opções.

Contudo, é muito importante ter em mente que os CTAs devem fazer parte de suas estratégias e devem ser usados para levar os consumidores ao próximo passo do seu funil de vendas.

Pronto para dominar as métricas do Instagram?

Dominar os relatórios e métricas do Instagram é um passo importante em direção ao sucesso do seu negócio nesta rede social.

Esperamos que as nossas dicas possam ser aplicadas de forma prática e simples na elaboração de estratégias para o seu negócio.

Caso tenha interesse em melhorar o atendimento pelo instagram, considere começar a usar o JivoChat.

A ferramenta de atendimento profissional permite que vários operadores atendam diversos chamados simultâneos, unifica seus canais de atendimento online e conta com a opção de adicionar um chat online em seu site.

Início Blog Marketing Métricas do Instagram: aprenda a importância destes dados
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download