O que é IGTV e como usar

atualizado 11 de outubro de 2022
Tempo de leitura17 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Em busca de competir com outras plataformas de compartilhamento de vídeo e aumentar o engajamento de seus usuários, o Instagram desenvolveu o IGTV. Um recurso único da rede social onde vídeos mais longos que do feed podem ser compartilhados.

Lançada em 2018, a novidade foi adotada por uma parcela considerável dos usuários do Instagram. Hoje, esta funcionalidade é essencial para a rede e está bem estabelecida recebendo cada vez mais recursos.

Essas atualizações são feitas de forma frequente porque o comportamento online é algo que muda rapidamente. Portanto, novas formas de fazer com que as pessoas continuem engajadas e consumindo conteúdo são continuamente desenvolvidas.

Apesar de adições quem mudem a maneira de usar o aplicativo ou atualizar sua interface, a finalidade continua sempre a mesma: conquistar a atenção de usuários através de vídeos verticais com conteúdos interessantes.

Muitas empresa e influenciadores, enxergando o potencial deste recurso, estão produzindo conteúdo para o IGTV desde o seu lançamento. Uma forma de aperfeiçoar suas estratégias e conquistar mais resultados, seja através do marketing de conteúdo ou até mesmo de vendas diretas.

Apesar de contar com diversos usuários bem estabelecidos, não é tarde para começar a produzir seus vídeos para o IGTV. Aprender sobre suas funcionalidades e criar uma boa estratégia ainda podem gerar resultados fantásticos para seu perfil e negócio.

Se você deseja aprender tudo sobre este recurso do Instagram, além de conferir algumas dicas para produzir vídeos incríveis, continue lendo nosso artigo. Vamos lá?

Tudo sobre o IGTV para negócios

Esta plataforma ainda está conquistando seu espaço no mercado e apresenta oportunidades valiosas para negócios que aprenderem a dominá-la.

Se você deseja começar a usar o IGTV para gerar resultados para seu negócio, considere se especializar nesta ferramenta. O curso Insta para Negócios é uma maneira prática de estudar online com profissionais para aprender a turbinar sua estratégia nas redes sociais.

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O que é o IGTV?

O IGTV é um aplicativo integrado ao Instagram que permite o compartilhamento de vídeos verticais de até uma hora. O app precisa ser baixado para que todos seus recursos possam ser explorados, no entanto, é possível pesquisar por criadores de conteúdos e assistir os vídeos a partir do aplicativo padrão da rede social.

Seu acesso feito através de sua própria conta do Instagram, portanto não é preciso criar um usuário para esta ferramenta.

A proposta do desenvolvimento desta plataforma está diretamente relacionada ao seu nome. IGTV é a junção da abreviação de Instagram como "IG" e TV, um nome escolhido para um aplicativo que tem como objetivo se tornar a TV mobile.

Sua prioridade para conquistar cada vez mais usuários é ser um app simples e intuitivo. Afinal, uma ferramenta mais acessível alcançar uma quantidade maior de perfis de usuários diferentes.

Os vídeos publicados na plataforma podem ser gravados na hora, assim como nos Stories, ou podem ser produzidos e editados com antecipação para serem carregados em sua conta.

Todo mundo pode usar o IGTV?

Sim. A ferramenta é aberta para o público e não exige nenhum tipo de requerimento para ser usada. Para ter acesso a todas as funcionalidades desta plataforma do Instagram é preciso apenas baixar seu aplicativo e acessá-lo com sua conta.

Grupo de pessoas usando o IGTV

Conhecendo mais sobre o IGTV

Após aprender o que é esta ferramenta oferecida pelo Instagram, é hora de conhecer mais sobre funcionalidades específicas do aplicativo.

Vídeos com duração de até uma hora

Todos os usuários que já possuem uma conta no Instagram, têm um canal no IGTV. Isso significa que para publicar um vídeo é preciso apenas acessar o aplicativo e clicar no ícone "+" acima das prévias de vídeos.

O conteúdo deve apresentar uma duração mínima de 1 minuto e 15 segundos para que possa ser carregado. Quanto a duração máxima, contas pessoais podem publicar vídeos de até 10 minutos, enquanto contas verificadas podem publicar vídeos com até uma hora de duração.

Vale ressaltar que os vídeos mais longos precisam ser publicados através de um computador.

Métricas e relatórios

Da mesma maneira que o Instagram gera relatórios com métricas através da aba Insight, sua plataforma de vídeo também fornece informações essenciais sobre seu conteúdo.

Cada publicação conta com a opção "Informações" onde é possível acompanhar o desempenho de sua conta. O Envolvimento monitora as métricas de visualizações, curtidas e comentários em seus vídeos.

Outra métrica valiosa é a Retenção de público. Através desta informação será possível mensurar como o público reage aos seus conteúdos. É possível descobrir quantas pessoas assistiram seu vídeo completamente, além de exibir a quantidade de pessoas que pararam de assistir, exibindo o momento exato do abandono.

Monitorar esses dados é algo que irá oferecer ideias e informações valiosas sobre como seus vídeos podem ser aperfeiçoados para que as pessoas os assistam mais.

Recurso de categorias

O feed do IGTV é classificado em categorias. Confira cada uma delas e descubra como funcionam.

  • Seguindo: esta aba irá exibir todos os vídeos e as contas seguidas por você.
  • Para você: uma seleção de conteúdo baseado em seu histórico e em suas preferências.
  • Populares: exibe os vídeos mais populares entre os usuários do IGTV.
  • Salvos: onde os vídeos salvos para serem assistidos novamente ou mais tarde ficam salvos.
  • Histórico: uma lista de vídeos que foram assistidos por sua conta.

Função de pesquisas

Ao cessar o IGTV, os usuários conferem uma seleção geral dos vídeos em seu feed. Pessoas que desejam buscar por conteúdos específicos podem clicar no ícone da lupa e usar o recurso de pesquisar. Através da funcionalidade é possível buscar vídeos por usuários ou palavras-chave.

Ao inserir uma das opções na pesquisa, uma lista com as opções mais relevantes será exibida como resultado. Canais acessados através deste método irão apresentar sua descrição, o botão "Seguir" e sua lista de vídeos publicados.

Apenas vídeos verticais

Uma das principais particularidades do IGTV está relacionada ao seu foco no mobile. Apenas vídeos verticais, que usam a proporção 9:16, podem ser publicados na plataforma.

Além disso, existem requisitos mínimos para que vídeos possam ser carregados. Eles foram pensados e definidos para manter um padrão de qualidade no conteúdo exibido através da rede. A resolução mínima é 720p e a taxa de quadros mínima de 30 quadros por segundo.

Capas para suas publicações

A plataforma de vídeos do Instagram conta com a funcionalidade de escolher um momento de seu vídeo ou carregar uma imagem para ser usada de capa. Use este recurso para criar capas chamativas que despertem a curiosidade dos usuários para conferir seu conteúdo.

Para criar boas imagens utilize o tamanho 1080x1680, que segue a mesma proporção 9:16 dos vídeos. Estes arquivos podem pesar no máximo 4 MB e devem estar no formato JPG ou PNG.

Tenha atenção em sua edição, pois imagens criadas no tamanho 1080x1920 serão recortadas automaticamente quando carregadas no aplicativo. Cerca de 120 pixels serão recortados dos lados da imagem, potencialmente removendo informações importantes.

Medidas para capa do IGTV

Qual é o objetivo do Instagram com o IGTV?

O número de vídeos publicados e consumidos na internet está em um crescimento constante. Segundo dados da própria empresa, a quantidade de conteúdo audiovisual está aumentando cerca de 80% ao ano.

O aplicativo foi criado para que o Instagram possa acompanhar a evolução do consumo de vídeos online através dos dispositivos mobile. Esta é a forma que a empresa encontrou de competir com a concorrência de outras plataformas de compartilhamento de vídeo.

A proposta é criar um ambiente virtual que valorize a experiência destes usuários. Por isso, apenas vídeos verticais um padrão mínimo de qualidade podem ser adicionados à rede.

Por fim, ao criar um ambiente favorável e com muitos usuários, a rede social promove um ambiente de qualidade para que empresas atinjam seu público com seus próprios vídeos.

É importante criar vídeos longos?

A duração dos vídeos pode variar de acordo com o objetivo de sua criação. Não podemos negar que vídeos curtos que buscam gerar um entretenimento rápido têm bastante destaque nos Stories e no feed da rede social.

Porém, vídeos criados com a proposta de levar informações relevantes precisam de mais tempo para que seu conteúdo seja interessante e gere valor para seu público. Afinal, com mais tempo será possível compartilhar mais ideias.

Defina a duração ideal dos seus vídeos considerando qual é o objetivo de cada um deles. Além disso, procure referências de sucesso em sua área para entender a estrutura do conteúdo e adaptar para o seu próprio material.

O mais importante é criar um conteúdo interessante, que gere valor para o público e seja assistido completamente.

Edição de video

O que publicar no IGTV?

Usar o IGTV é uma excelente oportunidade para empresas, profissionais autônomos e influenciadores digitais criar conteúdos que engajem e conquistem seu público.

Caso ainda não tenha uma ideia específica ou ainda não saiba que vídeos criar, confira algumas opções do que publicar no IGTV.

Teasers

Os teasers, traduzidos literalmente como "provocadores", são vídeos curtos criados com o objetivo de provocar expectativa no público quanto a uma novidade. Geralmente são feitos para anunciar novos produtos, séries de conteúdo, promoções, entre outras coisas.

Por tanto, quando estiver planejando qualquer categoria de lançamento, considera a viabilidade de criar teaser para despertar a curiosidade do seu público no IGTV.

Tutoriais

Tutoriais são vídeos com a proposta de ensinar as pessoas a usar um produto, serviço ou fazer alguma atividade específica. Esta categoria é bastante popular na plataforma e assistida por muitas pessoas.

Este gênero de vídeo é muito procurado por usuários que desejam aprender algo novo ou estão em busca de uma solução para seus problemas. Aproveita esta categoria de vídeo para ensinar seu público, estreitar a relação com seus seguidores e até mesmo ganhar autoridade em sua área.

Entrevistas

As entrevistas não são nenhuma novidade para produtos de contudo audiovisual. No entanto, o formato de conteúdo pode ser adaptado para a linguagem do IGTV, oferecendo informações exclusivas e levando personalidades interessantes relacionadas ao seu canal.

Histórias inspiradoras, sobre superação e temais atuais podem ser trabalhados através destes vídeos. Marcas podem entrevistar seus gestores e colaboradores para demonstrar um lado humanizado, fortalecendo a conexão com seus consumidores.

Eventos

Dependendo dos interesses dos seus seguidores, fazer a cobertura de eventos realizados por sua marca ou que contam com sua participação pode ser uma oportunidade de gerar conteúdo. Além de levar algo novo para o público, estes vídeos também podem despertar o interesse de pessoas que participaram dos eventos.

Making of e bastidores

Marcas que produzem vídeos com outras finalidades, como gerar conteúdo no YouTube ou criar anúncios, e até mesmo eventos podem gravar os bastidores de sua produção e compartilhar com seu público.

Mostrar a magia que existe por trás das câmeras é uma estratégia que também pode aproximar sua marca de seus seguidores, fazendo com que eles se sintam especiais por conhecerem as pessoas e os processos de sua empresa.

Avaliações

Um formato popular no YouTube que também tem destaque no IGTV é a avaliação, também conhecida por resenha.

Geralmente são vídeos simples de produzir onde algum produto ou serviço é apresentado e avaliado. A avaliação não precisa ser algo oferecido diretamente pelo seu negócio, mas pode ser sobre assuntos pelos quais seu público demonstra interesse: moda, filmes, séries, ferramentas online, jogos, etc.

Webinars

O Webinar pode ser considerado uma aula online, um formato pode ser bastante explorado em estratégias de marketing de conteúdo. É uma maneira prática de levar informações relevantes e gerar valor para sua audiência.

Além de criar uma material que é capaz de conquistar a atenção do público, lembre-se de usar chamadas em seus vídeos e em suas descrições. Isso é importante porque o IGTV oferece a opção de colocar links na descrição, portanto, será possível gerar leads e tráfego a partir deste conteúdo.

Passo a passo da publicação no IGTV

Após aprender sobre o que é esta ferramenta, algumas de suas especificações técnicas e até mesmo conferir ideias de conteúdo, é hora de aprender como postar no IGTV.

Por contar com uma interface minimalista e intuitiva, publicar seus vídeos através do app é uma tarefa bem simples.

Ao abrir o aplicativo, clique no ícone "+" no campo superior direito de sua tela. Conceda o acesso à sua câmera e galeria, então, comece sua gravação para fazer um novo vídeo de seu celular ou selecione um vídeo que já está pronto em sua galeria.

Ressaltamos que a duração mínima para todos é de 1 minuto e 15 segundos, enquanto a duração máxima para contas pessoais é 10 minutos e para contas verificadas é 60 minutos.

Após selecionar seu vídeo, será possível escolher um quadro do seu vídeo ou carregar uma imagem para ser usada de capa. Após definir sua capa, clique na opção "Avançar". Por fim, preencha as informações e ajuste as configurações do conteúdo, então, clique no botão "Publicar no IGTV".

Configurações do vídeo

Entenda melhor cada uma das opções de configuração do seu vídeo antes de publicá-lo.

  • Título: é uma opção autoexplicativa, o título do seu vídeo. Preferencialmente, deve ser uma mensagem curta que capture a atenção e desperte a curiosidade dos usuários.
  • Descrição: é um breve resumo sobre seu vídeo. Use este espaço para trabalhar palavras-chave e seus links, mas lembre-se de não contar tudo para manter a curiosidade dos usuários.
  • Adicionar à série: as séries são as playlists do IGTV. Ao publicar um novo vídeo, ele pode ser adicionado em uma das séries existentes ou uma nova série pode ser criada especificamente para ele.
  • Publicar uma prévia: marcar esta opção fará com que uma prévia do vídeo seja publicada em seu feed e seu perfil.
  • Editar capa do perfil: esta é a capa que será exibida em seu feed e perfil. A capa original será usada de base e pode ser ajustada.
  • Facebook e Watch: marcar está opção fará com que seu vídeo também seja publicado no Facebook.

Devo investir no IGTV ou no YouTube?

A resposta para essa pergunta depende do seu negócio, do perfil dos seus clientes e das estratégias que já estão sendo adotadas. Por isso, ela só pode ser respondida por você.

Empreendedores, empresas e influenciadores que já produzem conteúdo para o YouTube e consolidaram uma audiência nesta rede não devem abandoná-la. O YouTube tem um grande número de usuários, o que faz valer a pena investir no site.

No entanto, por se tratar de uma empresa concorrente, o compartilhamento destes vídeos sofrem com um alcance menor em outras redes sociais. Por tanto, produzir vídeos para o IGTV pode ser uma excelente decisão para aumentar o potencial de alcance dos seus vídeos quando compartilhados. Afinal, IGTV, Instagram e Facebook são redes da mesma empresa.

Portanto, o investimento nas duas opções vale a pena. Se você pode produzir vídeos para às duas plataformas, será possível explorar ambos pontos fortes.

Caso seus recursos sejam limitados, considere o número de clientes que são usuários mobile. Se a maior parte dos seus seguidores confere o conteúdo pelo celular, considere o IGTV, caso contrário, avalie a viabilidade do YouTube.

IGTV versus YouTube

Monetização no IGTV

A plataforma de vídeos do Instagram conta com um sistema de monetização semelhante ao do YouTube, voltado para seus criadores de conteúdo. Esta funcionalidade foi confirmada oficialmente em 2020, mas ainda continua sendo testada e aperfeiçoada.

Contas com a monetização ativada contam com a possibilidade de exibir anúncios curtos antes de seus vídeos, assim como os anúncios nos Stories. Já a escolha dos anúncios exibidos estão na mão apenas do próprio Instagram e das empresas que estão anunciando na plataforma.

O dinheiro ganho com este tipo de publicidade será dividido na taxa de 55% para os criadores e 45% para o Instagram.

8 Dicas para turbinar os resultados no IGTV

Após aprender tudo o que precisa para começar a explorar esta plataforma, confira algumas dicas que podem ajudar a destacar seu conteúdo no IGTV.

1. Publique com frequência

O IGTV busca se tornar a evolução da TV na internet. Por tanto, é natural que seus usuários esperem por vídeos publicados de forma frequente e com um horário fixo.

Planejar seu conteúdo e criar um calendário com publicações frequentes irá ajudar a conquistar seu público e fazer seu perfil ser lembrado nos dias e horários em que os vídeos são compartilhados.

Além destas vantagens, seu canal pode se beneficiar com o funcionamento do aplicativo ao publicar um horário fixo. Isso acontece porque quando muitas pessoas pesquisas por um canal simultaneamente, suas chances de aparecer na categoria "Populares" aumenta bastante.

Publicando vídeo no IGTV

2. Conte histórias

O storytelling, a arte de contar histórias, é algo que beneficia tanto conteúdos artísticos, quanto conteúdos voltados para o entretimento e voltados para fins comerciais. Isso não significa que seus vídeos devem adotar umas estrutura narrativa com a de filmes ou séries de televisão.

Desenvolva uma história individual que faça sentido dentro de cada vídeo, sejam anúncios ou avaliações. Além disso, mantenha uma continuidade entre diversos vídeos e cite fatos ou acontecimentos relacionados a vídeos anteriores.

Uma forma prática de estrutura uma história é separar seus vídeos em capítulos que abordam um mesmo tema geral, mas cada vídeo trata sobre um subtema específico.

3. Aborde temas que você domina

Fazer vídeos sobre temas desconhecidos pode ser algo muito perigoso. Afinal, sua reputação e autoridade podem sofrer danos por erros cometidos pela falta de conhecimento.

Vídeos sobre temas específicos devem ser aprofundados ou trazer algo de valor para capturar o interesse da audiência. Ao abordar assuntos de forma superficial, sem adicionar valor ao público, é bem provável que estas pessoas abandonem conteúdo e procurem por vídeos mais interessantes.

Portanto, mantenha o foco em temas que já são dominados por você e busque transmitir credibilidade para se tornar autoridade no assunto.

4. Faça roteiros

Os roteiros são essenciais para a produção de vídeos com qualidade profissional. A partir deles será possível manter uma sequência de pensamento linear, tornando seu vídeo mais coerente. Além disso, contar sua história fica mais fácil ao elaborar um roteiro para suas produções.

Escrever o conteúdo do seu vídeo também evita que informações importantes sejam esquecidas e fiquem de fora do produto final.

Não se preocupe com a formatação. Não é preciso criar um roteiro muito elaborado onde cada frase deve ser decorada. Adote um método com o qual você se sente confortável. Se o objetivo é algo espontâneo, preocupe-se apenas em listar os tópicos que serão abordados e faça uma pauta com estes assuntos.

Escrevendo roteiro

5. Use equipamentos profissionais

O IGTV valoriza a qualidade, afinal, vídeos que não atendem os requisitos mínimos não podem ser publicados no aplicativo. Isso faz com que os usuários também aumentem seu nível de exigência.

Antes de gravar, teste seus equipamentos para conferir se eles se enquadram no padrão de qualidade. Além disso, assegure uma boa qualidade de imagem e de áudio. Afinal, vídeos com defeitos técnicos podem afetar a experiência dos usuários e irão apresentar uma taxa de abandono muito alta.

Se possível, grave com um microfone e câmera profissional. Caso estes recursos ainda não estejam ao seu alcance, verifique se as gravações em seu smartphone atendem as exigências técnicas da rede.

6. Edite seus vídeos

Apenas vídeos com a duração superior a 1 minuto e 15 segundos podem ser adicionados ao aplicativo. Por isso a edição é algo necessário. Vídeos longos podem apresentar alguns erros que devem ser ajustas ou precisam de cortes para torná-los mais dinâmicos.

Use os editores de vídeo para deixar seu conteúdo mais interessante e sem erros. Aproveite esse momento de pós-produção para fazer ajustes necessários na imagem, no áudio, cortar falas erradas, retirar intervalos sem ação, adicionar elementos e até mesmo trilhas sonoras.

7. Edite a capa dos seus vídeos

Além do título, a capa do vídeo também conta com enorme potencial de chamar a atenção dos usuários. Por isso, criar capas com editores de imagens](/blog/ferramentas/editor-de-fotos-gratuito.html) para seus vídeos é algo muito importante.

Lembre-se de adicionar textos que despertam a curiosidade das pessoas. Considere usar momentos-chave e editar imagens chamativas sobre o tema abordado, mas nunca revele completamente o que irá acontecer ou o público não irá ficar interessado em abrir seus vídeos.

Editando imagem para capa do IGTV

8. Divulgue seus vídeos

O IGTV é uma plataforma que continua ganhando espaço no dia a dia das pessoas. Não são todos os usuários do Instagram que utilizam ativamente a plataforma de vídeo.

Portanto, se você deseja melhorar a taxa de engajamento e o número de visualizações de seu perfil divulgue seus vídeos em publicações, nos Stories e no Facebook. Desta forma, seus seguidores irão conhecer o conteúdo exclusivo que está sendo compartilhado no IGTV.

Preparado para dominar o IGTV?

O IGTV é uma plataforma relativamente nova e ainda está sendo descoberta tanto por usuários quanto por criadores de conteúdo. Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a trilhar seu caminho no IGTV com informações e dicas valiosas.

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