Como excluir Instagram em apenas 4 passos

atualizado 2 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, chegando a mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo. Apesar de ser muito popular, algumas pessoas acabam deixando de usá-lo por inúmeros motivos.

Em alguns momentos percebemos que o Instagram acaba ocupando muito tempo do seu dia e muitas vezes você se cansa das redes sociais e se pergunta se tem como excluir Instagram.

Se você quer saber como excluir conta do Instagram, seja temporariamente ou de forma permanente. Por isso, preparamos um passo a passo de como excluir Instagram pelo celular e pelo computador em poucos minutos.

Como excluir conta do Instagram

Antes de começarmos a mostrar o passo a passo de como excluir conta do Instagram pelo celular ou PC, é preciso alertar que, por questões de segurança, o próprio aplicativo não oferece a opção de excluir Instagram.

Para excluir conta Instagram, é necessário utilizar o navegador do smartphone ou pelo computador e acessar a página de suporte do Instagram. Então, faça o login com a conta que deseja excluir.

É importante se lembrar que, ao realizar esse processo de como excluir Instagram definitivamente, não é possível recuperá-la, caso se arrependa no futuro.

Por isso, se você está em dúvida, é possível apagar conta do Instagram de forma temporária também, te mostraremos como desativá-la e ativar novamente de forma simples, caso mude de ideia.

Tela do site do suporte do Instagram

Como excluir conta do Instagram pelo celular

Como falamos, para excluir Instagram definitivamente pelo celular é necessário concluir a exclusão da conta pelo site de suporte do Instagram. Então, para excluir sua conta é necessário acessar o seu perfil no Instagram.

Como excluir conta Instagram pelo celular, é necessário acessar as configurações do seu perfil do Instagram. Confira o passo a passo de como excluir sua conta do Instagram pelo smartphone:

  1. Entre na sua conta e clique no ícone que fica no canto superior direito da tela. Então, no menu, acesse "Configurações";
  2. Depois, clique em "Conta e role até o final, selecione a opção "Excluir conta"; Captura de tela do Instagram
  3. O Instagram irá dar opção de desativar sua conta, mas caso queira excluir conta Instagram definitivamente, clique em "Excluir conta";
  4. Em seguida, uma mensagem informando que se a conta for acessada em um período de 30 dias após a solicitação, a exclusão não será feita. Para prosseguir, basta clicar em "Continuar excluindo a conta".

Captura de tela do Instagram

Feito isso, você será direcionado para o site do suporte do Instagram, onde é necessário explicar o motivo da exclusão dentre uma lista com diversas opções.

De acordo com o motivo, aparecerá um parágrafo explicativo mostrando alternativas para resolver seu problema sem que seja necessário excluir a conta de vez.

Captura de tela do site de suporte do Instagram

Após selecionar a opção que mais se aproxima da sua motivação, basta inserir a senha do perfil e clicar em "Excluir @nomedousuario" e ele será excluído definitivamente.

As informações da sua conta ficarão disponíveis por um período de 30 dias. Durante esse período, é possível reativar e restaurar os dados, para isso, basta acessar a página com o login e senha.

Caso sua intenção seja excluir conta do Instagram definitivamente, aguarde os 30 dias e não acesse novamente seu perfil.

Como excluir conta do Instagram pelo PC

Como já falamos, não é possível excluir Instagram pelo aplicativo, então, é possível fazer esse procedimento pelo navegador do computador. Inclusive, o passo a passo é o mesmo.

  1. Acesse pelo navegador o site do suporte do Instagram. Então, faça o login com a conta que deseja excluir. Login Instagram pelo PC
  2. Assim como para o celular, o Instagram irá perguntar o motivo pelo qual deseja excluir a conta. Basta selecionar uma das opções na lista clicando no campo "Por que você deseja excluir sua conta?".
  3. Para finalizar, digite a sua senha e clique em "Excluir".

O Instagram, então, irá te informar uma data em que sua conta será deletada permanentemente. Vale lembrar que não tem como reverter esse processo.

Como desativar Instagram

Se você está na dúvida se quer realmente excluir o Instagram de forma definitiva, a dica é desativar seu perfil temporariamente. Fazendo isso, você deixará de ter acesso a rede social, mas todos seus dados continuarão lá e, caso volte, basta fazer login novamente.

Assim como excluir Instagram, o procedimento deve ser feito também pelo site do suporte do Instagram e faça login com seu perfil. Em seguida, selecione o motivo para desativar a conta e insira sua senha.

Para finalizar, confirme em "Desativar conta temporariamente".

Agora, se você deseja ativar novamente a conta que foi temporariamente desativada, basta fazer o login na rede social utilizando as informações da sua conta.

Logo após o acesso, todos os dados que estavam ocultos serão reativados e será possível utilizar a rede normalmente.

Tela do site do suporte do Instagram

O que acontece com as contas excluídas do Instagram permanentemente?

Quando um perfil é excluído permanentemente, o nome de usuário deletado não poderá ser utilizado para criar outra conta ou editar a @ de uma conta existente. Após a exclusão do perfil, o nome de usuário será "colegando" pelo Instagram.

Ressaltamos que as contas excluídas desta forma não podem ser reativadas. Portanto, assegure que seu motivo é realmente bom para deletar sua rede e não irá gerar arrependimentos futuros.

Afinal, como já informamos, todos os dados da conta serão deletados permanentemente também.

Como recuperar conta do Instagram hackeada?

Se você não tem acesso ao seu Instagram, pode significar que sua conta tenha sido hackeada e provavelmente o hacker trocou sua senha e te desconectou da rede social. Para recuperar a conta basta saber o e-mail utilizado para cadastro do seu perfil. Confira o passo a passo:

  1. Na tela de login do Instagram, escolha a opção "Esqueci a senha"
  2. Digite o e-mail cadastrado na rede social e clique em "Avançar"
  3. O Instagram ira enviar um código para seu e-mail cadastrado
  4. Digite o código recebido no Instagram e clique em "Avançar"
  5. Feito isso, você terá acesso novamente a sua conta

Mesmo recuperando sua conta, é possível que o invasor tenha alterado as configurações do seu perfil. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o suporte do Instagram. Fazendo isso, vai ser necessário responder um formulário respondendo "Minha conta foi invadida".

Como salvar dados da conta antes de excluir Instagram

Se achar necessário, é possível salvar os dados da sua conta antes de excluí-la. Para isso, basta acessar as configurações do Instagram e em seguida escolher a opção "Segurança".

Então, escolha se deseja acessar as informações ou se quer fazer o download delas no seu celular. Depois disso, basta continuar o processo de como excluir conta do Instagram.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Aprendeu como excluir Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado a escolher a melhor maneira de como excluir Instagram.

Se você deseja aprender mais sobre o Instagram, faça um curso com profissionais. É possível aprender a gerenciar esta rede social profissionalmente e até mesmo torná-la uma de suas fontes de renda. Confira nossa lista com os melhores de Instagram para gerar resultados e aprenda a ganhar dinheiro com esta rede social.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download