O que é bio do Instagram e como criar a melhor

O Instagram é uma ferramenta muito valiosa para negócios. Afinal, segundo dados fornecidos pela própria rede social, cerca de 2 terços dos perfis criados na rede consumem o conteúdo produzido por contas comerciais.

Quando usada de forma eficiente, a plataforma pode estreitar o relacionamento entre marcas e consumidores. Além disso, a rede também apresenta um grande potencial para gerar tráfego e vendas através de promoções e campanhas.

Para alcançar estes objetivos e atingir o sucesso através da rede social, é preciso ter uma boa apresentação e causar uma boa impressão nos visitantes do seu perfil. Para isso, a biografia do Instagram é um recurso essencial.

Através deste espaço, os visitantes poderão conhecer o que é o seu negócio, o que ele faz e que tipo de conteúdo ele compartilha.

Conhecer bem o que é a bio do Instagram e otimizar cada item que compõe esta funcionalidade irá tornar as tarefas de conquistar mais seguidores, gerar engajamento e acessos em seu site muito mais fáceis.

Se você não sabe por onde começar para otimizar este recurso, confira o nosso artigo e aprenda a criar a melhor bio para o seu perfil do Instagram. Vamos lá?

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Entender o que é e como criar uma bio perfeita é um passo importante rumo ao seu sucesso no Instagram. No entanto, existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de medir o desempenho do seu perfil.

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O que é bio do Instagram?

A bio é um espaço disponibilizado em contas pessoais e comerciais para adicionar informações básicas e uma breve descrição sobre o perfil. Existem algumas restrições, como o número de caracteres e algumas diferenças entre informações extras que perfis comerciais podem adicionar.

É através da biografia do Instagram que os visitantes irão ter sua primeira impressão sobre um perfil em questão. Por tanto, caprichar no desenvolvimento de suas informações é muito importante para conquistar novos seguidores.

Vale ressaltar que a bio é o único espaço da rede social onde é possível usar um link clicável de maneira contínua. É uma ótima forma de gerar trafego, por isso, muitos influenciadores e empresas mudam com frequência o link disponibilizado neste espaço para se adequar a campanhas e ações promocionais atuais.

Quais são os elementos disponíveis na biografia para Instagram?

A bio pode ser usada de forma criativa para expressar sua personalidade ou criar um conteúdo atraente que envolva visitantes e os tornem em seguidores. Para usar bem esta funcionalidade, primeiro é preciso conhecer cada um dos items que a compõe. Confira a seguir os elementos disponíveis na biografia do seu perfil:

  • Nome de usuário: é a informação que irá gerar o link do seu perfil e será usada em marcações. Também é conhecido como @.

  • Nome: é o nome que será exibido em negrito, logo abaixo da foto do perfil.

  • Foto do perfil.

  • Categoria: um item exclusivo para classificar perfis comerciais e de criadores de conteúdo.

  • Biografia: descrição em até 150 caracteres onde é possível usar fontes diferentes para Instagram, emojis, hashtags e menções de outros usuários com a @.

  • Localização.

  • Site: é o espaço onde é possível adicionar seu link na bio.

  • Opções de contato: email, telefone e botões de ação.

Como montar sua bio no Instagram

Após compreender a importância de uma bio perfeita, dedique tempo e atenção para desenvolver uma bio bem pensada que chame a atenção dos usuários da rede.

Afinal, os visitantes que acabaram de acessar a página do seu perfil estão passando por um importante processo de decisão. Ao avaliar as informações e a maneira de como elas estão dispostas, estas pessoais irão escolher entre consumir seu conteúdo e seguir sua conta ou voltar para seu feed e conferir outras opções que a rede social oferece.

É importante ressaltar que o conteúdo não deve ser permanente. As informações da bio podem mudar e serem aperfeiçoadas com o tempo.

Para fazer edições em cada um destes elementos, basta apenas acessar a página do seu perfil e clicar no botão “Editar”. Abaixo reunimos algumas dicas específicas de como fazer as melhores decisões na hora de escolher preencher cada um destes elementos.

Nome

O nome é o espaço onde usuários de contas pessoais colocam seu nome completo ou seu apelido. Geralmente, para manter o tom formal, empresas usam seu nome ou uma abreviação do seu nome, caso seja muito longo e seus consumidores a conheçam desta forma.

É importante usar o nome pelo qual você deseja que seu perfil ou o perfil do seu negócio sejam reconhecidos. Desta forma, será mais fácil encontrar sua conta através da aba “explorar”.

Nome de usuário

O nome de usuário irá gerar o link de sua página no Instagram é o recurso que usuários utilizam para marcá-lo em publicações e até mesmo encontrá-lo na rede.

É o nome de usuário que será inserido em materiais gráficos ou informações em outras redes para que pessoas possam seguir sua página.

Criar um nome simples, fácil de digitar e falar é sempre a melhor opção. Utilizar caracteres especiais, nomes longos ou complexos pode dificultar o acesso ao seu perfil, diminuindo seu potencial de gerar resultados.

Foto do perfil

A foto de perfil é a imagem que identificará sua conta nas pesquisas e será apresentada junta aos outros elementos que compõe a biografia. Ela também é exibida em seus stories e comentários.

Busque usar uma imagem que represente bem o seu perfil e seja muito fácil de identificar pelos usuários na rede. Se o seu perfil é de uma marca ou negócio, use seu logo.

Após escolher uma foto de perfil, lembre-se que ela será recortada em um formato circular quando carregada no Instagram. Portanto, tenha isso em mente na hora de editar a imagem e centralize as principais informações.

Site

É neste espaço que você irá adicionar o link na bio do Instagram. Esta é a única opção onde é possível manter um link clicável por tempo indeterminado, diferente dos Stories que duram apenas um dia.

Portanto, considere seus endereços eletrônicos mais importantes e crie estratégias em suas publicações que direcionem seguidores a clicarem neste link.

Biografia

Este é o espaço onde uma breve descrição que resuma seu negócio ou perfil pessoal deve ser feita em até 150 caracteres. Vale usar a criatividade, frases prontas para bio e CTAs (chamados para ação) para atrair a atenção dos visitantes e conquistar novos clientes em potencial.

Portanto, pense em um texto que expresse seus valores e apresente a qualidade do seu trabalho ou conteúdo.

Endereço

O endereço é um item bastante utilizado por contas comerciais no Instagram. Lojas, restaurantes, mercados e qualquer outro tipo de estabelecimento que conta com uma sede física pode usar este recurso para gerar mais confiança aos seus seguidores e visitantes.

Uma das vantagens deste recurso é que o endereço listado será clicável, sendo aberto em aplicativos de GPS como o Google Maps e o Waze.

Caso sua empresa tenha mais de uma localização física, utilize apenas seu endereço principal.

Email

Muitos profissionais e empresas continuam usando ativamente o email para tratar de assuntos formais e negócios. Portanto, disponibilize seu endereço para que as pessoas que preferem utilizar este canal de comunicação possam entrar em contato.

10 Dicas para criar a melhor bio para Instagram

Após aprender o que é bio do Instagram e quais suas funcionalidades, confira as dicas que separamos para ajudar você a criar a melhor.

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1. Use palavras-chave

Optar por usar palavras-chave na descrição de sua biografia pode fazer com que seu perfil seja encontrado com mais facilidade.

Escolha boas palavras-chave a partir de termos pelos quais deseja que seu perfil seja encontrado na rede social quando usuários digitam no campo de busca.

2. Use um gerenciador de links

Apesar de ser possível disponibilizar apenas um link clicável em sua biografia, existe uma forma de direcionar os visitantes para diversos sites. Utilize uma ferramenta gerenciadora de links para criar uma landing page que une seus links mais importantes e pode direcionar consumidores para diversos destinos.

O Linktree é uma das ferramentas mais usadas para agregar links. Sua versão gratuita permite a adição de links ilimitados e a criação de URL. Empresas que precisam de mais recursos podem optar por sua versão paga para liberar mais customização em sua landing page.

3. Use uma chamada em seu texto

O Call to Action (chamada para ação) é um recurso textual que incentiva os leitores a realizarem uma ação. Ele é bastante aplicado em diversas áreas do marketing tradicional e digital porque ajuda a gerar conversões. Em sua biografia não é diferente.

Aplique este recurso no texto de sua descrição e convide os visitantes a acessar seu link, seguir seu perfil, baixar um e-book, fazer um curso, entre tantas outras opções que sua estratégia pode oferecer.

Além disso, lembre-se sempre de atualizar estes Call to Action para se adequarem a novas estratégias e campanhas criadas para o seu negócio.

4. Mostre seu diferencial

O que diferencia seu negócio da concorrência? Por que vale a pena seguir seu perfil no Instagram e consumir seu conteúdo se existem diversas outras opções na rede social? Busque responder estas perguntas para encontrar seu diferencial e apresentá-lo de forma clara e objetiva em sua bio.

Ao transformar seu ponto forte em palavras, seu perfil terá mais chances de conquistar usuários que buscam este tipo de conteúdo ou serviços oferecidos em seu Instagram.

5. Seja visual

A maior parte dos elementos que compõe a biografia são textuais. No entanto, é possível utilizar recursos visuais como símbolos, fontes e emojis na descrição de sua bio. Esta é uma ótima oportunidade de expressar sobre o que se trata seu perfil, além de captar a atenção dos visitantes que chegaram até sua conta.

Neste momento vale a pena deixar a criatividade solta. Porém, tenha atenção e tome cuidado para não aplicar muitos elementos e poluir visualmente o texto de sua descrição. Isso pode fazer com que ela tenha o efeito contrária e confunda alguns usuários da rede.

Utilize emojis relevantes que tenha ligação com o tema do seu perfil ou elementos gráficos que possam ajudar a formatar seu texto. Além disso, procure por sites que possam gerar símbolos e fontes diferentes que atraiam a atenção das pessoas.

6. Use quebras de linha

A formatação da descrição em sua biografia é importante para manter as informações claras e destacar os elementos mais importantes. Uma forma interessante para dar destaque é combinar a quebra de linhas com símbolos ou emojis.

Tenha em mente que a visualização de sua bio difere em dispositivos móveis e em navegadores de computadores. Portanto, priorize a edição através de seu smartphone para tornar a experiência mais agradável aos usuários mobile, a maior parcela que utiliza a rede social.

7. Escolha uma categoria para seu perfil

O perfil comercial tem uma série de vantagens para empresas que desejam integrar o Instagram em sua estratégia. As categorias e subcategorias são algumas delas.

Através deste recurso é possível classificar seu perfil em uma das várias categorias disponíveis, que vão desde empresas até livros e revistas. Após definir sua categoria, também será possível encontrar uma subcategoria que ficará visível em sua biografia.

Usar este recurso é uma boa estratégia, pois poupa caracteres em sua descrição e pode ajudar usuários a encontrarem seu perfil com mais facilidade.

8. Use hashtags

A hashtag é um recurso do Instagram que pode ajudar seu conteúdo a ser encontrado com mais facilidades por pessoas com um interesse específico. Além disso, ela pode ser usada para criar tendências e acompanhar seu desempenho.

Por tanto, não utilize hashtags aleatoriamente ou apenas porque elas estão em alta. Use opções relacionadas ao seu negócio e ao seu conteúdo. Caso contrário, é possível que seu perfil consiga novos visitantes, mas não novos seguidores.

9. Produza uma boa foto de perfil

O perfil de empresas precisa usar uma imagem de avatar que seja fácil de compreender e identificar sua marca. Caso seja um perfil de um empreendedor autônomo ou influenciador digital, utilize uma foto do rosto que represente bem sua personalidade. É importante caprichar na produção desta foto, afinal, se trata da sua imagem.

10. Escolha um bom nome de perfil

Assim como explicamos, o nome de usuário é sua página do Instagram. É a partir dele que será criado o link do seu perfil e a @ usada para marcar sua conta em publicações. Além disso, é a @ do seu nome de usuário que será divulgada em materiais gráficos e promocionais.

Ao criar seu nome de usuário, pense em uma opção fácil de ser lembrada, escrita e falada. Dê prioridade para o nome de sua marca, no máximo, algo relacionado a um serviço ou produto.

Aprendeu o que é bio do Instagram e está pronto para criar a melhor?

Esperamos que tenha encontrado informações relevantes em nosso artigo. Agora, coloque as dicas em prática para criar a bio perfeita para o seu perfil.

Se você deseja aprender mais sobre o Instagram para usar a rede social de forma profissional e estratégica, fazer uma especialização pode ser a melhor alternativa. Para escolher uma boa opção, confira nossa lista com os melhores Cursos de Instagram para gerar resultados.

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