Como colocar link na bio do Instagram

atualizado 9 de dezembro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Instagram busca manter o controle de sua plataforma através de uma série de restrições, a utilização de links clicáveis é uma delas. Normalmente, não é possível compartilhar endereços de outros sites através publicações, Stories e vídeos.

No entanto, contas comerciais na rede social contam com funcionalidade que permitem o uso de links em certas áreas da rede social. A principal maneira de fazer isso é colocando um link na bio do Instagram.

Este método é tão popular que diversas empresas e influenciadores já estão habituados a direcionar seus seguidores para conferirem informações importantes e endereços eletrônicos escritos em sua biografia.

Para utilizar bem este recurso e fazer com que ele seja bem aproveitado, é preciso sabe como adicioná-lo em sua bio e conhecer algumas dicas que podem otimizar a produtividade desta funcionalidade.

Confira o nosso artigo para aprender como encurtar um link para otimizar seu número de caracteres e colocá-lo em sua bio. Vamos lá?

A biografia é um recurso oferecido por diversas redes sociais, onde pessoas e negócios podem sua personalidade ou o que fazem em um número limitado de palavras.

No Instagram, esta funcionalidade tem uma importância ainda maior, pois é um dos poucos espaços na rede social que permite o uso de links clicáveis. Desta forma, seguidores podem se tornar clientes em potencial ao clicarem em um link que os irá redirecionar para seu site ou loja virtual.

O link não é algo permanente de pode ser alterado conforme promoções e landing pages importantes sejam criados em suas estratégias.

Adicionar um link na bio do Instagram é uma ótima forma de gerar tráfego para seu site. Por tanto, explore este recurso através de suas publicações chamando a atenção para este link, oferecendo vantagens e criando uma bio perfeita.

Quanto às informações técnicas, vale destaca que o espaço da bio tem um limite máximo de 160 caracteres. Por isso é importante usar links curtos e criar textos que direcionem a atenção a este endereço eletrônico.

Colocar um link em sua bio é uma tarefa muito fácil que pode ser aprendida em apenas três passos. Isso pode ser feito através do aplicativo em seu celular ou acessando seu perfil comercial do Instagram através de um computador.

Acesse sua conta e vá até o seu perfil. A partir daí, você só precisa seguir os 3 passos como listados na imagem a seguir: clique em editar, cole o link desejado na caixa de texto do item "Site" e clique no botão "Concluir". Pronto, o link já foi adicionado e será exibido em sua bio.

Passo a passo para adicionar link na bio

Existem duas maneiras de criar links que direcionam pessoas diretamente para uma conversa com seu número no WhatsApp.

A primeira forma é criar seu link manualmente. Para isso, será preciso alterar o URL que é usado para redirecionar contatos a uma conversa no aplicativo.

Para criar seu link do WhatsApp manualmente, copie o código a seguir:

Então, após o símbolo "=", adicione o número do contato usado em seu WhatsApp seguindo o padrão: DDI do Brasil "55" + o seu DDD sem o zero + seu número de telefone.

Confira abaixo um exemplo de link criado manualmente usando o DD de São Paulo.

Exemplo ilustrativo do link

Se você deseja utilizar um método mais simples, rápido e aprova de erros, considere usar um Gerador de link do WhatsApp. Através dele, basta apenas inserir seu email, seu telefone e personalizar sua mensagem.

Uma maneira prática e autorizada pela própria plataforma de contornar a limitação de apenas um link na bio é a utilização de ferramentas agregadoras de links.

Através delas, vários links relacionados ao seu negócio, podem ser reunidos em uma só página. Ao utilizar este recurso, não será mais necessário trocar de links constantemente quando uma nova promoção ou landing pages se tornam relevantes.

Com esta ferramenta, será possível aumentar suas oportunidades de gerar tráfego e conversões unindo estes links e criando chamados para ação para cada um deles. Pare isso, recomendamos as ferramentas:

O Taplink é um excelente gerenciador de links que pode ajudá-lo a organizar o link na bio do Instagram. Com ele, você cria uma página na qual poderá inserir todos os seus demais links e gerenciá-los com facilidade.

Conecte múltiplas redes sociais, crie uma landing page com seus links e direcione pessoas da bio do Instagram para todas as suas outras páginas, ou até mesmo diretamente para a sua caixa de mensagens com um link do WhatsApp.

Gerencie seus links através do Taplink

2. Short.io

Já o Short.io é ideal para quem busca inserir apenas um único link. Ao invés de incluri uma URL realmente longa, você poderá encurtar o link e oferecer algo pequeno, personalizado e que facilita como colocar link na bio do Instagram.

Além disso, poderá rastrear o número de cliques no link, entre outros relatórios detalhados para acompanhar as suas métricas.

A funcionalidade "Arraste para cima" é a maneira com que links são usados em Stories no Instagram. Porém, não são todas as contas que possuem acesso a este recurso. Para adicionar endereços eletrônicos em publicações dos seus Stories é preciso de uma conta verificada ou uma conta comercial com mais de 10 mil seguidores.

Ao atender os requisitos necessários, acesse a tela de editar seu Story. Um ícone de dois elos unidos estará disponível na parte superior, junto ao ícone de stickers.

Clique nesta opção e uma página será aberta. Adicione o link desejado no campo "URL" e clique no botão concluir. Por fim, clique no botão "Enviar para" ou "Seu Story" para publicar seu novo Story usando um link.

Adicionar o link na biografia do seu perfil é muito importante para gerar tráfego e transformar seguidores em clientes. Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido como fazer esta tarefa de forma simples e objetiva.

Se você deseja aprender mais sobre o Instagram e começar a usar a rede social para ganhar dinheiro, confira nossa lista com os melhores cursos de Instagram para gerar resultados.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download