Renda extra: 35 ideias para ganhar dinheiro

atualizado 7 de junho de 2023
Tempo de leitura21 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O papel da renda extra é muito importante quando não sobra salário para ser guardado ou até mesmo quando não é possível fechar as contas no fim do mês. Muitas vezes, as dicas de economia e a organização financeira não suficientes reservar dinheiro e tirar os planos do papel.

Buscar por maneiras de ganhar dinheiro adicional não é algo novo. Pessoas determinadas a alcançar seus objetivos sempre irão encontrar formas de complementar sua renda para que seus objetivos possam se tornar alcançáveis.

A vantagem é que hoje a internet proporciona diversas novas oportunidades para aumentar sua renda. Isso faz com o que fique mais fácil ter um trabalho fixo e aproveitar as oportunidades em momentos do seu tempo livre para ganhar dinheiro.

Seja para quitar suas dívidas, juntar para a viagem dos seus sonhos, fazer investimentos ou poupar para o futuro, preparamos nosso artigo com dicas e ideias de como trabalhar para auxiliar o aumento de sua renda. Vamos lá?

A importância da renda extra

A renda extra pode ser definida como uma maneira de ganhar dinheiro através de uma atividade que difere de sua profissão principal. É uma estratégia adotada por muitos para complementar sua renda.

Afinal, os finais de meses são bastante parecidos para muitos brasileiros. Uma parte de seu salário, ou todo, é destinado para pagar contas, enquanto investimentos e lazer precisam ser deixados de lado.

Se planejar financeiramente e organizar métodos para economizar são os primeiros passos em direção a liberdade financeiras, no entanto, nem sempre são suficientes. Por isso, realizar atividades extras em seu tempo livre pode ser a melhor opção para aumentar sua renda mensal.

Confira a seguir algumas ideias e sugestões de como você pode aproveitar suas habilidades, conhecimento e tempo para ganhar uma remuneração adicional.

1. Produza seu artesanato

Esta é uma ótima opção para pessoas que já contam com habilidade manuais. Produzir e vender produtos feitos a mão é uma forma muito interessante e efetiva de complementar sua renda. No entanto, é uma alternativa mais indicada para pessoas com conhecimento e experiência prévia.

Se você é capaz de criar objetos, peças e arte com rapidez, as chances de alcançar o sucesso ao monetizar seu hobby e talento serão altas. Além disso, é preciso de atenção com outros aspectos deste empreendimento para assegurar sua rentabilidade.

Preste muita atenção em seu estoque e controle bem a matéria-prima necessária para produção. Além disso, encontre maneiras efetivas de realizar entregas, também explore as redes sociais e a internet para divulgar seu trabalho, encontrando clientes com interesse em sua arte.

Duas pessoas criando artesanatos com barro

2. Fórmula Negócio Online

O curso Fórmula de Negócio Online é um método simples e prático para criar negócios de sucesso na internet completamente do zero. Sua principal característica é ser uma forma comprovada de ganhar dinheiro que exige apenas a aplicação de 1 a 2 horas diárias para conquistar seus resultados.

O curso é 100% completo e apresenta estrutura, anúncios, estratégias e otimização de SEO para que seu empreendimento online possa prosperar. O treinamento é feito através de um passo a passo que foca em resultados.

Vale a pena investir no curso, pois continua sendo atualizado constantemente com novos conteúdos e aulas ao vivo para guiar seu negócio online.

3. Venda de roupas e objetos usados

Que tal reunir itens usados em sua casa e abrir um brechó para ganhar um dinheiro extra? Comece pelos itens mais comuns, como vestuário. Faça uma pesquisa em seu armário para encontrar roupas e calçados que estão em bom estado, mas já não são mais usados.

Faça uma limpeza para garantir que estão bem limpos, os separe por categorias e tire fotos de suas peças para divulgação. Móveis e objetos que já não têm mais utilidade em sua casa também podem ser vendidos, caso ainda estejam em boas condições.

Avise seus amigos e familiares sobre os itens que estão a venda. Divulgue também em suas redes sociais, grupos, WhatsApp e nos sites de anúncios. Tenha um pouquinho de paciência e faça boas negociações.

Vale ressaltar que apesar ser uma boa maneira pontual de ganhar dinheiro, a venda de itens usados não é algo que pode ser usado como uma fonte de renda extra mensal.

4. Alugue seus objetos usados

Ao invés de vender objetos de valor que estão parados em sua garagem ou estão apenas pegando poeira em seu quintal, considere alugá-los.

Pessoas que precisam usar objetos um pouco mais caros em ocasiões especiais podem optar pelo aluguel para economizar. Aproveite esta oportunidade para gerar dinheiro com itens que estão parados em sua residência.

Anuncie sua bicicleta, cortador de grama, escada, prancha de surf, barco, entre tantas outras coisas que podem ser usadas repetidamente. Além de anunciar nas redes sociais, uma boa opção pode ser procurar por aplicativos específicos para este tipo de serviço.

5. Alugue sua vaga de garagem

Uma forma inusitada de gerar renda extra para pessoas que vivem em apartamentos é alugar sua vaga na garagem. Em regiões centrais e cidades grandes a falta de vagas de estacionamento é um problema recorrente.

Portanto, se você tem uma vaga extra ou possui uma vaga, mas não tem um automóvel, considera alugá-la para algum morador que tenha mais de um carro. Dependendo de sua necessidade, este método será uma maneira muito fácil e prática de gerar dinheiro mensalmente.

6. Alugue seu imóvel ou um quarto com o Airbnb

Sites e aplicativos de aluguel de imóveis ou cômodos em imóveis ajudam tanto quem busca um lugar para ficar, quanto quem deseja lucrar com sua propriedade. Caso seu imóvel esteja em uma boa localização, conte como um espaço bacana ou até mesmo um quarto adicional, ganhar dinheiro com sua casa será simples.

Encontrar hospedagem através deste método oferece um valor mais em conta para pessoas que desejam viajam e buscam por opções com um bom custo-benefício. Portanto, registrar seu imóvel em programas com o Airbnb é uma ótima estratégia.

Escolha o período em que o espaço estará disponível e defina preços competitivos para chamar a atenção dos viajantes.

Homem alugando uma casa

7. Venda doces e salgados

Cozinhar é uma atividade que muitas pessoas adoram fazer e levam como hobby. Quem tem talento na cozinha e boas receitas pode tornar a cozinha uma forma de complementar sua renda mensal.

Avalie suas especialidades e o que realmente gosta de preparar, mas considere fazer receitas populares que agradam um público maior. Doces e salgados podem ser preparados para serem vendidos na rua, por entrega ou até mesmo encomendado junto a bolos confeitados para festas de todos os tipos.

Apesar de ser uma atividade complementar, ela também exige muita atenção. É necessário planejamento e dedicação para que esta ideia dê certo e gere dinheiro.

Também será preciso contar com um espaço bom para cozinhar, planejar o tempo que irá levar na cozinha e investir uma quantidade inicial na compra de ingredientes e embalagens. Além disso, também é fundamental que normas sanitárias e de higiene sejam cumpridas.

8. Prepare marmitas fitness

O cotidiano das pessoas tem se tornado cada vez mais corrido. Encontrar tempo para dedicar à sua saúde é importante, mas é algo difícil. Isso faz com que as pessoas que buscam por um estilo de vida saudável procurem maneiras de tornar seu dia a dia mais prático.

Criar marmitas fitness e lanches saudáveis é uma boa estratégia para colocar suas habilidades culinárias em uso. Avalie também a possibilidade fazer diversos itens congelados que possam ser vendidos e consumidos durante a semana, tornando seu trabalho mais prático e seu produto mais versátil.

9. Dê aulas particulares

Se você domina alguma disciplina escolar ou tem bastante experiência e entende muito de uma área de conhecimento, considere dar aulas particulares para ganhar renda extra. Com a popularização dos aplicativos para videoconferências, as aulas podem ser ministradas até mesmo completamente online.

O público pode ser variado, crianças com dificuldades escolares, pessoas que estão estudando para concursos, pessoas que desejam aprender um instrumento, outra língua ou até mesmo estrangeiros que querem aprender português.

10. Ofereça consultoria em marketing

A consultoria está diretamente ligada com a habilidade de identificar e solucionar problemas. Várias empresas que encontram dificuldades e não conseguem resolver seus problemas buscam por consultorias para auxiliá-los ou ajudar seus líderes a superarem suas dificuldades.

Profissionais experientes e preparados para auxiliar empresas de diversos segmentos a superarem seus desafios podem complementar sua renda como consultores. Existem muitas oportunidades para ensinar empresas sobre a importância do marketing digital e ajudá-las a estruturar este setor fundamental para a competitividade de mercado.

11. Venda através do Dropshipping

O Dropshipping é uma modalidade de e-commerce que despensa a necessidade de espaço para armazenar seu estoque e despesas com a logística de entrega. Ao optar por vender através deste método, você irá atuar como intermediador entre clientes e fornecedores. Isso significa que será responsável apenas pela venda.

Seu trabalho será abrir uma loja virtual com os produtos do seu fornecedor, ao intermediar uma venda, a empresa responsável pelos produtos irá se encarregar da produção e processo de envio. Sua responsabilidade é apenas divulgar os produtos e fazer vendas.

O lucro de pessoas que optam por esta alternativa vem da diferença do preço original dos produtos e o preço divulgado em sua loja. Gerenciar este negócio pode gerar uma boa quantidade de renda, pois após investir seu tempo livre na loja, ela continuará funcionando 24 horas por dia, enquanto você executa suas outras atividades.

Fluxograma do dropshipping descrevendo o fluxo de cliente, sua loja e fornecedor

12. Revenda produtos

Revender produtos é um trabalho que se tornou mais acessível com as redes sociais e facilidade para criar e-commerces. Para começar a revender e alcançar seu público basta apenas encontrar um bom revendedor, criar suas páginas nas redes sociais e criar sua loja virtual.

A variedade de produtos que podem ser revendidos também é muito grande. Itens importados, cosméticos, roupas, produtos de beleza, artigos de informática, entre tantas outras opções. No entanto, cada um destes segmentos exige muita atenção. Afinal, serão necessários investimentos, fornecedores e público diferentes para cada um deles.

Revender produtos exige muito esforço e um investimento inicial. Portanto, antes de começar, esteja seguro sobre seu empreendimento antes de iniciá-lo.

13. Crie sua loja virtual

Quem já entende de negócios virtuais e deseja ir um pouco além da revenda de produtos pode abrir sua própria loja virtual. O e-commerce é um segmento que continua crescendo e apresenta oportunidade para todos dispostos a investir.

Sua loja pode unificar diversos modelos de venda, como os produtos para revenda, o dropshipping e até mesmo itens ou artesanatos produzidos por você. A principal vantagem é a capacidade de gerenciar o negócio de sua casa. Conforme o crescimento de sua loja, ela pode se tornar até mesmo sua principal fonte de renda.

Contudo, avalie sua situação, seu capital para um investimento inicial e a disponibilidade para gerenciar e organizar todas as atividades que envolvem abrir e comandar um negócio.

14. Ganhe dinheiro como afiliado

Os programas de afiliados apresentam uma das melhores oportunidades online de ganhar dinheiro. Fácil de se inscrever e sem a necessidade de investimentos iniciais, diversas pessoas usam o marketing de afiliados para gerar renda extra.

O modelo de negócio é bem simples. Empresas interessadas em divulgar seus produtos oferecem os programas. Ao se inscreverem, as pessoas recebem links ou códigos que direcionam clientes para uma compra.

Seu papel será divulgar os produtos para gerar tráfego e ganhar comissões de acordo com a quantidade de vendas realizadas.

O que faz este método ser uma excelente opção para muitos é o fato de não necessitar tanta dedicação, nem investimentos iniciais. Contudo, produzir conteúdo, criar vídeos para o YouTube e divulgar seu link em anúncios nas redes socais são ações que exigem mais atenção e tempo, mas que podem gerar a oportunidade de ganhar ainda mais dinheiro.

15. Redator freelancer

A língua portuguesa é um de seus pontos fortes? Talvez trabalhar como redator ou revisor freelancer em seu tempo vago possa ser uma boa opção.

Diversas empresas e pessoas que precisam de serviços profissionais envolvendo textos, como correções, criação de roteiros e artigos, buscam por profissionais da área para trabalhos pontuais. Aproveite esta oportunidade e inscreva-se em sites de freelancers e pegue trabalhos para realizar em seu tempo livre.

16. Tradutor freelancer

Os freelances de tradução são oferecem ótimas oportunidades para colocar seu conhecimento em prática enquanto gera uma renda adicional. Faça seu cadastro em sites de freelancers e fique atento às oportunidades de traduzir conteúdo das línguas que você domina.

Equipe traduzindo textos

17. Editor de vídeos freelancer

Os vídeos são uma das principais formas de conteúdo nas redes sociais e internet de forma geral. Saber como criar e editar vídeos é uma maneira de garantir uma profissão integral ou trabalhar com freelances para gerar renda extra.

Existem diversos clientes em potencial, como youtubers, influenciadores, empresas e agências de publicidade.

Portanto, se você tem o conhecimento, um computador potente o suficiente e um editor de vídeo, inscrever-se em um site de trabalhos freelances e divulgar seu portfólio pode render várias oportunidades para complementar sua renda.

18. Design gráfico freelancer

Outra opção muito popular de trabalho freelancer ajuda a complementar a renda de muitas pessoas é o design gráfico. Diversas empresas e empreendedores procuram por profissionais para realizar trabalhos específicos para criar logotipos, fazer campanhas, compor sua identidade visual, publicações nas redes sociais, etc.

Quem tem conhecimento e experiência na área, já conta com trabalho suficiente para criar um portfólio interessante pode conseguir muitas oportunidades de trabalho através dos sites de freelance ou divulgando seu trabalho em suas próprias redes sociais.

19. Fotógrafo

Que tal monetizar um de seus hobbies? Se você tem uma câmera fotográfica de qualidade e o conhecimento a manusear, suas fotos poderão começar a render dinheiro.

É possível optar pelo trabalho mais tradicional realizado por fotógrafos, cobrindo eventos e fazendo books em seu tempo livre. No entanto, se você prefere fotografias livres, uma boa opção é criar fotos com qualidade profissional para serem vendidas em bancos de imagens omo o iStock, GettyImages, Shutterstock e outras opções.

20. Pesquisas remuneradas

Investir seu tempo livre em pesquisas remuneradas também pode ajudar a gerar renda extra. Existem diversas plataformas que remuneram seus usuários para coletar suas opiniões sobre produtos e empresas específicas.

Geralmente, os sistemas exigem que diversas pesquisas sejam feitas para acumular pontos e trocar por recompensas. Ao se cadastrar em várias opções e realizar os testes em seu tempo vago, no fim do mês será possível contar com um dinheiro adicional para ser poupado ou usado para lazer.

Homem recebendo prêmios de suas pequisas remueranadas

21. Cashback

O cashback é um sistema oferecido por algumas empresas e negócios em que você recebe de volta uma parcela do dinheiro utilizado em sua compra. Portanto, se cadastrar em aplicativos e sites que utilizam este método pode ajudar a acumular um dinheiro extra sem a necessidade de muito esforço.

22. Produza vídeos para o Youtube

O vídeo é um de formatos de mídia que apresenta o maior crescimento em seu consumo. Seja nas redes sociais ou em plataformas especializadas, pessoas preferem consumir conteúdos interativos do que textos ou imagens estáticas.

Se você domina uma área de conhecimento, fala bem em frente às câmeras, é divertido, tem ideias criativas ou apresenta mais de uma destas características, criar um canal no YouTube pode ser uma maneira interessante para investir seu tempo livre e ganhar dinheiro.

Contudo, será preciso se dedicar para produzir conteúdos constates, além de criar roteiros para seus vídeos, gravá-los e editá-los.

No momento que seus vídeos ganharem tração e seu canal for assistido por muitas pessoas, será possível ganhar o dinheiro de anúncios feitos em seu conteúdo e até mesmo através de patrocínios feitos por empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços para seu público.

23. Crie um blog

Criar seu próprio blog é uma ótima opção você tem facilidade para escrever, mas não quer trabalhar para outras pessoas em seu tempo livre. Busque produzir conteúdo sobre um assunto que gosta e entende bastante, fazendo publicações semanais em seu tempo vago.

Este método de ganhar dinheiro extra também pode ser conciliado com outras alternativas, como a criação de uma loja virtual e o marketing de afiliados.

O sucesso do seu blog, além da qualidade do conteúdo, vai depender de sua divulgação. Portanto, deixe a timidez de lado e fale compartilhe sua página para amigos e familiares. Além disso, busque interagir com outros blogueiros e personalidades de sua área.

Existem várias opções para quem deseja criar seu blog de forma completamente gratuita e alternativas para quem deseja um resultado profissional. Independente de sua escolha, seu blog pode ser feito com facilidade por você mesmo.

24. Crie seu curso online

Se você domina uma área de conhecimento, pode transformar sua sabedoria e experiência em dinheiro. Plataformas como a Hotmart e Udemy proporcionam aos seus usuários a oportunidade de criar e vender cursos online.

Algum conhecimento técnico além de sua área também será necessário, afinal, é preciso produzir seu material em diferentes formatos, produzir vídeos e criar uma página ou site do seu curso para atrair seus clientes. Mas isso pode ser resolvido com facilidade em plataformas de criação de site e programas de edição de imagens online, como o Canva.

A principal vantagem deste modelo de negócio é que a maior parte do trabalho e investimento é inicial. Após finalizar a criação do seu curso e suas aulas, basta apenas divulgá-lo para ganhar com vendas pelo período que seu conteúdo continuar relevante.

25. Escreva um livro

Profissões e métodos de trabalho que antes eram bastante restritivos, hoje se tornaram mais acessíveis graças a internet. A profissão escritor é uma destas formas de trabalho que se tornou mais simples para profissionais independentes que desejam criar seus livros e contar suas histórias sem a necessidade de um alto investimento inicial.

Pessoas criativas que gostam de escrever podem usar plataformas como o Kindle direct publishing da Amazon e realizar todo o trabalho necessário para publicar seus livros online.

É algo que exige dedicação, pois além de escrever, é preciso editar, revisar e publicar seu material, mas tudo isso pode ser feito aos poucos em seu tempo como um investimento para gerar dinheiro no futuro.

Escrevendo em um notebook

26. Desenvolva seu próprio aplicativo

Os smartphones já são parte integral do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Isso faz com que as soluções em forma de aplicativos ganhem cada vez mais valor. Identificar um problema comum e propor uma solução através de um app é algo que pode gerar muito dinheiro.

É claro, não basta apenas uma ideia revolucionária sem a habilidade de trazê-la a realidade. Para criar uma solução inovadora é preciso de conhecimento técnico para executá-la, caso não tenha, é possível aprender e desenvolver seu conhecimento em programação através de cursos online.

Utilizar seu tempo livre para aprender a programar e para executar sua ideia é um investimento que pode trazer muitos frutos no futuro.

27. Serviços de manutenção

Você não sabe o que fazer para ter uma renda extra, mas sabe como consertar as coisas quebradas dentro de casa, como encanamento, torneiras ou resistências de chuveiros? Ofereça serviços de manutenção durante os finais de semana.

Nem todo mundo tem o tempo ou o dinheiro para contratar profissionais para solucionarem os problemas dentro de sua casa. Aproveite o tempo vago nos sábados e domingos para aproveitar as oportunidades de quem deseja realizar algum tipo de manutenção em sua casa.

Divulgue seu trabalho para colegas e vizinhos, para que eles também possam ajudar a encontrar clientes em potencial. Lembre-se de cobrar um valor para suas visitas e tenha em mente que será necessário comprar materiais e ferramentas para executar seu trabalho com qualidade.

28. Seja um guia de turismo

Sua cidade recebe muitos turistas? Se a resposta é sim e você conhece os principais pontos turísticos, além da história de sua cidade, considere começar a ganhar renda extra atuando como um guia turístico.

Crie suas rotas com os lugares mais interessantes, melhores restaurantes, paisagens naturais e praias para transformar a experiência de quem está passando por ali. Sites que lidam com viagens, como o Airbnb, podem ajudar a encontrar pessoas que buscam por um rumo em sua jornada.

29. Faça formatação de trabalhos acadêmicos

Sabia que muitos universitários e acadêmicos buscam por pessoas para terceirizar a formatação de seus trabalhos de acordo com as normas da ABNT? Se você tem experiência fazendo este tipo de formatação, comece a anunciar seu trabalho.

Teses de mestrado e doutorado, monografias, trabalhos de conclusão de curso, são várias as oportunidades de ganhar um dinheiro adicional através de sua habilidade e atenção. Além disso, o trabalho exige apenas um computador com programas como o pacote Office ou LibreOffice e conexão com a internet para enviar os arquivos concluídos.

Caso você tenha bastante propriedade na língua portuguesa, considere também oferecer o serviço de revisão para valorizar seu trabalho e ganhar ainda mais.

30. Faça a declaração de Imposto de Renda para terceiros

A declaração do Imposto de Renda é um acontecimento anual. No entanto, nem todos estão preparados para lidar com este tipo de burocracia ou não contam com o tempo necessário para fazer seus cálculos com qualidade.

A união destes fatores gera uma excelente oportunidade para quem tem experiência, conhecimento e confiança para lidar com o dinheiro dos outros.

Ofereça o serviço para seus colegas e familiares, além de divulgar o serviço que será prestado em suas redes sociais e grupos na internet. Lembre-se que é importante planejar seu tempo livre para garantir que todas as demandas realizadas possam ser atendidas a tempo.

declaração de imposto de renda

31. Ajude pessoas com suas mudanças

Fazer mudança é algo que dá muito trabalho, principalmente para pessoas que não têm um automóvel em casa e precisam encontrar um bom serviço de frete que irá transportar seus itens com cuidado.

Se você tem algum modelo de veículo com carroceria, que permite executar este serviço levando móveis e eletrodomésticos grandes, como geladeiras, freezers e armários, não perca tempo e monetize seu carro ou caminhonete.

Comece anunciando seu novo serviço para amigos e familiares, então, busque por serviços de mudanças em sua cidade e esteja preparado para trabalhar em seu tempo livre.

32. Motorista de aplicativos

Os aplicativos de transporte já se tornaram uma forma prática e muito popular das pessoas se locomoverem, principalmente em grandes cidades e centros urbanos.

Aplicativos como Uber, Cabify e 99 Táxi oferecem uma oportunidade para motoristas que desejam cadastrar, seja para trabalhar em tempo integral ou nos finais de semana para complementar sua renda. Quem já tem um carro e experiência de condução pode aproveitar esta oportunidade.

No entanto, é preciso se planejar. O ganho através desta atividade está diretamente ligado às horas trabalhadas, algo que pode ter uma estimativa calculada previamente. Além disso, é preciso se planejar bem, pois, ao exercer esta atividade alguns custos adicionais irão surgir: combustível, manutenções mais constantes e seguro em caso de acidentes.

33. Faça entregas nos finais de semana

A entrega de comida, seja por um delivery de restaurante ou aplicativos, é mais uma alternativa para tornar seu tempo livre em dinheiro.

O ramo de entregas cresceu muito, hoje existem diversas opções de aplicativos, como Ifood, 99Food, Uber Eats, Rappi. Basta apenas dedicação e um veículo, seja uma moto, um carro ou até mesmo uma bicicleta.

34. Serviços de estética a domicílio

Você tem habilidades manuais e experiência para fazer serviços de estética com uma boa qualidade? Os finais de semana podem render uma boa verba através do atendimento a domicílio com serviços de maquiagem, penteados, manicure e pedicure.

Assegure os materiais necessários e divulgue seu trabalho para vizinhos e colegas. Com um bom trabalho, pouco a pouco será possível conquistar uma boa clientela e ganhar bem.

Se você tem vontade de prestar este tipo de serviço, mas ainda não se sente segura para começar, considere fazer um curso online sobre estética para até mesmo aumentar suas especialidades, com design de unhas, sobrancelhas, entre outras opções.

35. Passeie com cachorros

Por fim, quem ama os animais pode tornar todo este carinho em uma forma divertida de ganhar dinheiro. Muitas pessoas que têm pets não contam com o tempo necessário para passear e oferecer todo o cuidado necessário.

Você pode usar seu tempo livre para oferecer um serviço em que passeia com os cães de outras pessoas ou então tomar cuidado deles durante um ou mais dias.

Pessoa passeando com cachorros de diversas raças

Já sabe como vai começar a gerar renda extra?

Existem diversas formas de transformar suas habilidades e tempo vago em um dinheiro adicional no fim do mês. Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil e ajudado você a encontrar a melhor opção.

Se o sistema de afiliação atraiu sua atenção, conheça o nosso programa de afiliados e comece a ganhar dinheiro com suas indicações.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download