O que é cashback: como ganhar dinheiro de volta em compras

Índice

A evolução do mercado, tanto físico quanto digital, torna a batalha pela atenção dos consumidores cada vez mais competitiva. Empreendedores e donos de negócios precisam estar ligados em cada novidade que pode impactar positivamente seus resultados, principalmente quando o assunto é clientes.

Segundo uma das maiores referências de marketing no mundo, conquistar novos clientes pode custar entre 5 a 7 vez mais do que manter os atuais. Por isso, diversos métodos e aplicativos que têm a fidelização dos consumidores como seu principal objetivo estão ganhando cada vez mais importância. O cashback é um deles.

Se você tem uma empresa e deseja saber mais sobre esta estratégia de venda ou é um consumidor interessado em entender como se beneficiar desse sistema, confira nosso artigo e aprenda o que é cashback.

O que é cashback

Cashback é um termo em inglês que em tradução livre significa “dinheiro de volta”. Isso sintetiza basicamente este programa de fidelidade: uma forma para que usuários recebam de volta um valor determinado em suas compras. A quantia recebida de volta irá variar de acordo com o programa e a empresa utilizados pelo consumidor.

O sistema funciona de uma forma semelhante aos programas de pontuação adotados por diversas lojas. Porém, ao invés de aguardar a quantidade de pontos para trocar por uma premiação, consumidores que usam cashback recebem seu dinheiro de uma vez.

Por não atuar intermediando os pagamentos, o sistema pode ser adotado por diversas categorias de empresas proporcionando aos clientes a oportunidade de conseguirem economizar quantias consideráveis em restaurantes, mercados, postos de gasolina, entre várias outras opções.

Como o cashback funciona?

As operações de cashback funcionam por empresas intermediárias entre lojas e consumidores. Negócios que desejam oferecer este programa para seus clientes precisam encontrar uma destas empresas para iniciar uma parceria, intermediando a transação e realizando a devolução do dinheiro.

Para que o sistema possa ser utilizado, os consumidores precisam estar cadastrados na plataforma escolhida. Apenas desta forma serão capazes aproveitar os benefícios do programa.

O resgate do dinheiro geralmente é realizado através dos aplicativos de cashback, acumulando o valor em uma conta virtual. No entanto, também existem algumas lojas físicas onde o benefício pode ser solicitado presencialmente.

Já o valor que serpa retornado fica ao seu critério. A quantia pode variar entre 1% a 50%. A quantia definida será repassado para a empresa parceira e será dividida com seus clientes. É desta forma que os negócios de cashback recebem seu dinheiro.

Isso é importante para que os clientes entendam que o valor retornado pode ser usado em qualquer outra loja ou serviço, não apenas em seu negócio. Desta forma, sua empresa também pode se beneficiar com pessoas usando o dinheiro retornado de outras negociações para comprar do seu negócio.

Carteira recebendo dinheiro

Quais as vantagens do cashback para empresas?

Consumidores conseguem identificar a vantagem deste sistema rapidamente, afinal, precisam apenas comprar para receber seu dinheiro de volta. No entanto, os programas de cashback também oferecem excelentes vantagens para empresas que buscam investir em resultados.

Fidelização de clientes

O fácil acesso a informações, várias avaliações sobre produtos, serviços e um mercado muito competitivo tornam os consumidores cada vez mais exigentes. Portanto, negócios que desejam manter-se relevantes precisam oferecer diferenciais para conquistar seu público.

Optar por estratégias de venda com cashback pode promover a satisfação de seus clientes. Essa é uma maneira prática e objetiva de oferecer um diferencial fácil de ser identificado. Algo que pode aumentar consideravelmente a chance de compras recorrentes em seu negócio, contribuindo com a fidelização dos consumidores.

Aumento de visibilidade

Apresentar um diferencial é uma maneira de divulgar o seu negócio. A economia do dinheiro devolvido em compras no seu negócio pode ser a porta de entrada para muitos clientes.

É claro que oferecer um serviço ou produto de qualidade junto a um bom atendimento são etapas essenciais para que uma negociação seja bem-sucedida. Então, ao perceberem as vantagens de comprar com sua empresa, estes novos clientes podem indicar sua maraca para familiares e amigos.

Sua empresa também ganhará visibilidade através das próprias plataformas de cashback. Afinal, elas têm interesse em divulgar os serviços cadastrados no seu sistema para faturar com comissões.

Mais informações sobre seus clientes

Para que o cadastro em uma destas plataformas seja realizado, os usuários precisam disponibilizar suas principais informações pessoais.

Isso significa que as empresas de cashback contam com valiosos bancos de dados sobre seu público. Ao fechar uma parceria com negócios deste ramo, você terá acesso a estas informações e poderá conhecer melhor quem é seu público-alvo.

Desta forma será possível rastrear e entender o comportamento dos clientes provindos destes programas.

Além disso, é possível escolher estrategicamente quais itens de seu catálogo estarão inclusos no programa. Desta forma, técnicas de cross sell e upsell poderão ser testadas para estimular suas vendas.

Aumento de vendas

É comum que clientes satisfeitos consumam mais. A adesão aos programas onde uma parcela do dinheiro dos clientes é devolvido irá afetar diretamente sua satisfação.

Além disso, após conhecerem a economia gerada por este tipo de programa, os consumidores poderão apresentar um interesse maior em consumir produtos e serviços de empresas que oferecem cashback.

Como ganhar com o cashback

Conferi a seguir as principais maneiras de aproveitar este benefício e receber seu dinheiro de volta de empresas que utilizam este sistema.

Lojas físicas

Lojas físicas, restaurantes, mercados, farmácias e outros estabelecimentos podem oferecer este método de fidelização. Geralmente, para usufruir deste benefício, os consumidores precisam cadastrar dados como email e telefone na hora do pagamento.

Então, o próprio estabelecimento será responsável por gerenciar as negociações realizadas através do método, devolvendo a quantia combinada com os clientes.

Internet

O sistema funciona de forma automatizada em compras online ou em aplicativos que cadastram suas informações. Geralmente são mais rápidos e práticos, devolvendo o valor instantaneamente ou debitando em seu saldo.

Em todas as compras

Algumas empresas de cashback oferecem programas de fidelização que retornam dinheiro em todas suas compras. Para que isso seja possível, os usuários utilizam um cartão de crédito cadastrado na plataforma e devem utilizá-lo para aproveitar as vantagens oferecidas.

Dicas para assegurar seu dinheiro de volta

Confira alguns cuidados que podem ser adotados por consumidores e clientes para evitar confusões na hora de receber o dinheiro de volta.

Escolha aplicativos e programas confiáveis

Lembre-se sempre de analisar a credibilidade de empresas de cashback antes de fornecer seus dados ou efetuar qualquer compra. Isso é necessário para garantir sua segurança e evitar golpes que podem gerar grandes prejuízos financeiros.

Faça isso buscando por avaliações de clientes e sites que confiáveis que analisam produtos. Desta forma, será mais fácil conhecer a reputação das empresas e saber se o investimento é seguro.

Esteja atento às regras

Uma das principais ações que podem ser tomadas para evitar transtornos e frustrações é conhecer bem as regras dos programas de cashback. Estes termos sempre serão apresentados antes de qualquer contrato e devem ser avaliados com cuidado.

Esteja atento ao valor mínimo resgatável, às lojas participantes, formas de reembolso, prazo de expiração dos benefícios e a porcentagem média dos resgates.

Não compre por impulso

Este sistema pode oferecer excelentes formas de economia. Contudo, a tentação de receber o dinheiro de volta pode fazer com que alguns consumidores comprem por impulso apenas para aproveitar os benefícios.

Portanto, evite gastos desnecessários e avalie o momento correto para realizada qualquer compra. Caso contrário, a ferramenta feita para diminuir seus custos pode se tonar o motivo de endividamentos.

Tenha cuidado com ofertas tentadoras

Ofertas que aparentam serem boas demais podem esconder alguma armadilha ou podem influenciar na compra de algo que não é necessário. Esteja sempre alerta para avaliar a segurança e confiabilidade dos programas, além do focar seu dinheiro em gastos planejados.

Melhores plataformas de cashback

Méliuz

Esta é uma das maiores empresas de cashback do Brasil. A Méliuz foi desenvolvida em 2011 para atuar no mercado de ecommerce, mas seu crescimento foi tão grande que hoje ela conta com um enorme e variado número de parceiros: mais de 1600 negócios digitais e cerca de 2500 estabelecimentos físicos.

Estes parceiros estão situados em algumas das principais capitais do país e oferecem uma recompensa mínima de 0,75%, que pode chegar até 150% em ações promocionais. Além disso, a plataforma também gera cupons de desconto para seus usuários

Sua única limitação é resgate, que só pode ser realizado por contas que contam com um valor mínimo de R$ 20.

Méliuz

PicPay

O PicPay é um app que reúne diversas funcionalidades em um lugar só. Através dele é possível pagar boletos, recarregar seu celular, pagar contas, fazer compras, entre diversas outras opções.

Uma de suas principais características é que o cashback também pode ser aplicado nas transações entre pessoas físicas.

Seu uso em estabelecimentos físicos é um pouco mais restritos, pois é preciso de maquininhas Cielo disponíveis para aceitar o pagamento através de um QR Code específico.

O retorno do dinheiro é feito na hora e pode vir de diversas ações no aplicativo. No entanto, este saldo não pode ser transferido para contas bancárias e só pode ser utilizado em compras ou transferências feitas com o próprio app.

PicPay

AmeDigital

O Ame Digital é um aplicativo de cashback para dispositivos Android e iOS. Alguns dos principais ecommerces brasileiros estão dentro do seu quadro de parceiros: Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.

O app conta com a opção de poupar nas taxas de transações DOC ou TED. Algumas contas também podem gerar a devolução de dinheiro quanto pagas através da ferramenta.

O aplicativo também conta com a transferência entre usuários, mas não proporciona a transferência do dinheiro para uma conta-corrente. O valor adquirido deve ser usado através da plataforma.

AmeDigital

Beblue

Uma opção de cashback bastante comum em lojas físicas no Brasil é o Beblue. O cadastro em sua plataforma é feito através do CPF e o programa de cashback só pode ser aproveitado em estabelecimentos que usem uma maquininha Beblue, que aceita cartões Elo, Visa, Mastercard e Hipercard.

A alternativa também conta com algumas particularidades. Seus usuários precisam pagar uma taxa de adesão de R$ 1,99 do seu saldo de cashback. Além disso, uma taxa é cobrada quando o programa não é utilizado em um período de 100 dias.

Beblue

Mooba

O Mooba é a solução de cashback oferecida pelo grupo Reclame Aqui. O programa funciona apenas em negócios online e conta com transferências para contas bancárias que pode devolver valores entre 0,5% a 7% de suas compras.

O sistema funciona através de uma extensão para navegadores Chrome e Firefox que identifica a oportunidade de utilizar o programa durante suas compras online.

Mooba

Ganhe de Volta

O Ganhe de Volta é mais uma opção brasileira para receber seu dinheiro de volta em compras. O sistema funciona através de um site que conta com mais de 900 negócios virtuais parceiros. Dentre eles estão Ebay, Netshoes, Shoptime, Trip Advisor, Natura e Decolar.com.

O valor mínimo do reembolso é de 0,8% e o valor máximo pode chegar até 100% em promoções especiais. O dinheiro pode ser devolvido diretamente em uma conta bancária ou através do PayPal. Já o valor mínimo para resgatar o dinheiro é de R$ 20.

Ganhe de Volta

Dúvidas comuns sobre o que é cashback

Após aprender mais sobre este sistema que traz vantagens tanto para consumidores quanto para empresas, é hora de solucionar algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema.

Desconto e cashback são a mesma coisa?

O desconto geralmente é provindo de cupons ou uma seleção de itens que têm seu preço reduzido. Já o cashback não diminui o valor de produtos ou serviços, ele devolve uma parcela do dinheiro gasto em uma negociação.

Podemos dizer que a economia dos cupons é restrita a itens específicos, enquanto o cashback pode atingir uma variedade maior de produtos e serviços de empresas.

Os benefícios expiram?

As regras podem variar de acordo com o programa de devolução de dinheiro aderido. É preciso conferir os termos de serviço antes do seu cadastro para ter conhecimento do prazo que seu dinheiro retornado pode ser acumulado e retirado.

Aprendeu o que é cashback e está preparado para aproveitar seus benefícios?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado as vantagens do cashback tanto para consumidores, quanto para empresas.

Se você tem um negócio e deseja implementar novas estratégias de atendimento e fidelização, considere a alternativa de instalar um chat online em seu site. Aumente a produtividade e o resultado do seu atendimento com o JivoChat.

Início Blog Vendas O que é cashback: como ganhar dinheiro de volta em compras
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download