O que é Dropshipping, como funciona e como começar

12 de agosto de 2021
atualizado 1 de novembro de 2023
Tempo de leitura22 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Se você está procurando por formas de começar a vender online e quer conhecer mais sobre o que é comércio eletrônico e como funciona, certamente já deve ter ouvido falar a respeito da modalidade de venda utilizando uma técnica de cadeia logística diferente: o dropshipping.

Mas afinal, exatamente o que é dropshipping e como funciona? Quais são as melhores plataformas de dropshipping e fornecedores?

Para ajudá-lo a entender tudo sobre como trabalhar desta forma em seu Ecommerce, decidimos criar um guia completo sobre dropshipping o que é e como começar.

Confira as diferenças entre ele a venda por uma loja virtual ou mesmo através de marketplaces.

O que é Dropshipping?

O termo dropshipping tem origem na junção de duas palavras em inglês, drop que significa "largar" e shipping que significa "remessa". Uma tradução livre pode ser "livre de remessa".

Esse é um modelo de comércio digital onde o empreendedor não arca com custos operacionais de produção e entrega. Tudo fica por conta do fornecedor.

Dropshipping é uma técnica de cadeia logística onde você comercializa e vende produtos que não são produzidos ou estão armazenados em sua própria empresa, mas sim no estoque do fornecedor.

Dessa forma, quando uma venda é concretizada, deve-se enviar o pedido ao fornecedor para que o mesmo realize todo o trabalho de embalar e enviar o produto ao consumidor final.

Como funciona o Dropshipping?

Diferente de criar sua própria loja virtual, aqui você trabalha essencialmente como um intermediador de negócios entre o fornecedor e o cliente, quase como se você fosse um representante da empresa, quando na verdade você é um lojista dono de seu próprio negócio.

A imagem abaixo representa bem como funciona o dropshipping.

  1. O cliente faz o pedido à sua loja;
  2. Você tira sua parcela da venda e envia o pedido ao fornecedor;
  3. O fornecedor faz o envio do produto ao cliente.

Ilustração de um modelo de o que é dropshipping, com ícones de cliente, sua loja e fornecedor interligados

Agora, para saber se isso realmente funciona, nada melhor que números concretos sobre o desempenho e crescimento desta metodologia de vendas e logística nos últimos anos. Confira as estatísticas abaixo:

  • Hoje, entre 22-33% dos donos de e-commerce já adotaram o dropshipping como sua principal forma de vender online.
  • Além disso, ecommerces que trabalham com dropshipping podem ser até 50% mais lucrativos que aqueles que mantém seu próprio estoque – 3Dcard;
  • Em 2017, aproximadamente 23% das vendas online foram feitas através desse modelo, gerando US$ 85.1 bilhões – Forrester;
  • Este modelo de negócios não é algo recente. Em 2012, 34% dos produtos vendidos pela Amazon também foram processados neste modelo – Americommerce.

Levando estes números em consideração, podemos afirmar que é um modelo de negócio que realmente já funciona.

Mesmo assim, no mercado nacional, ainda são poucos os fornecedores que reconhecem o que é dropshipping e atuam neste cenário. Iremos apresentá-los logo mais neste conteúdo.

Entender como funciona o Dropshipping é bem simples. Ele consiste em uma divisão de tarefas entre o lojista e os fornecedores para proporcionar uma boa experiência ao consumidor, desde o pedido até a entrega.

Vamos entender agora como funciona o dropshipping em alguns passos:

1. O cliente faz o pedido na loja

Na loja virtual ou marketplace, o processo de venda no dropshipping começa com o pedido do cliente, onde você adiciona os produtos. Nessa etapa, você recebe o valor total da compra, com o preço que você definir para a venda.

O pagamento é feito na plataforma do vendedor, que precisa aprovar a transação para dar continuação ao pedido.

2. O lojista repassa o pedido para o fornecedor

Após o recebimento do pedido do cliente, o lojista deve encaminhá-lo ao fornecedor. Ao repassar o pedido, o fornecedor é pago pelo preço de atacado do produto, ou o que for definido em contrato, e retém o valor do seu lucro na venda.

Todo esse processo por trás da compra, de relacionamento entre lojista e fornecedor, não é visível para o cliente.  Para ele, é você quem está providenciando tudo.

3. O fornecedor envia o produto ao cliente

Após essas duas etapas, o fornecedor assume o processo. Como o produto está armazenado em seu estoque, será ele quem irá separar o pedido, embalar, e enviar por uma transportadora.

Dependendo, os produtos podem ser identificados com a marca do lojista, mas em muitos casos, levam apenas a marca do fornecedor.

O processo de venda será finalizado assim que o pedido chegar ao endereço do cliente, mas, caso o cliente queira trocar ou devolver o produto, isso será feito na plataforma do vendedor.

Ele deve repassar a solicitação do cliente ao fornecedor, que, por sua vez, executa a logística reversa.

Benefícios do Dropshipping

Agora que sabe exatamente o que é dropshipping e seu funcionamento, podemos identificar alguns dos principais benefícios de trabalhar através desta modalidade em comparação à controlar seu próprio estoque.

Menor custo

De longe, um de seus maiores benefícios é exatamente o menor custo para que você possa lançar seu negócio.

Como o fornecedor é responsável por manter o estoque e também por toda a logística de entrega, você não precisa investir pesado em integrações com transportadoras, otimizações de frete, logística de retorno, entre outros fatores.

Além disso, você também não é responsável pelo catálogo de produtos, ou seja, não precisará se preocupar em ter as melhores ideias sobre o que vender na internet.

Todavia, é importante entender que isso também significa que você não terá um controle perfeito do estoque, disponibilidade de produtos, entre outros fatores que são importantes.

Felizmente, plataformas de dropshipping podem ajudá-lo a administrar e acompanhar todos estes fatores, apresentaremos as principais logo mais.

Melhor escalabilidade

Todo negócio online precisa ser escalável, ou seja, ser estruturado pensando no crescimento.

Mesmo que no começo sua loja online não venda muito, deve-se trabalhar com sistemas capazes de acompanhar os novos patamares atingidos pelo negócio.

Como no dropshipping você conta com o catálogo de produtos dos fornecedores e eles são responsáveis por todo o trabalho após a efetuação do pedido, os desafios na hora de escalar sua loja virtual são menores, pois o trabalho é dividido.

Além disso, você não precisa se preocupar com aluguel ou espaço de armazenamento físico de seus produtos, o que também significa que se aumentar suas categorias e variedade de produtos negociados, não é você o responsável por adquirir e manter um armazém maior.

Foque nas vendas Dropshipping

Nessa modalidade de vendas, enquanto todo o trabalho de logística e processamento das entregas é realizado pelo fornecedor, você ainda é responsável por gerenciar o relacionamento com seus clientes, atrair consumidores e atendê-los da melhor forma possível.

Portanto, poderá direcionar seus investimentos e trabalho para o atendimento ao cliente e vendas.

Então, otimize sua página de produto para conversões, apresenta diferenciais em seu negócio – como convites proativos para abordar visitantes em sua página através do chat online, programas de afiliados ou estratégias de upsell e cross sell para impulsionar suas vendas ao agregar valor à experiência de compra do cliente.

Imagem representando a entrega de um produto comprado com dropshipping

Principais desvantagens do Dropshipping

Apesar de ser extremamente atraente, especialmente para novos empreendedores, esta modalidade de vendas online também oferece algumas desvantagens em relação à outras estratégias ou formatos de negócios para vender online, entenda:

Menor margem de lucro

A verdade é que a lucratividade do modelo Dropshipping é reduzida, pois as chances são que o seu Ecommerce estará competindo com outros negócios que trabalham com os mesmos fornecedores e oferecem os mesmos produtos.

Como os seus custos são baixos – um dos maiores atrativos para começar um negócio neste nicho – frequentemente os produtos são comercializados por preços mais baratos para que possam competir com a concorrência.

Isso significa que seu negócio precisará realizar muitas vendas para atingir um bom faturamento.

Para lidar com isso, será necessário focar em oferecer diferenciais exclusivos ao seu negócio, destacando-o dos demais concorrentes no mercado de forma que consiga captar e reter mais clientes.

Possíveis problemas na entrega de produtos ou problemas de estoque

Como você não controla o estoque, problemas de falta de produtos ou dificuldade na entrega dos mesmos para determinados locais não são tão incomuns assim.

Mesmo que isso não seja realmente a sua parte do trabalho entre o acordo com fornecedores, seus consumidores jogarão a culpa em sua marca – visto que a frente da loja é a página de seu Ecommerce.

Para evitar atrasos na entrega ou outros problemas relacionados em seu negócio de Dropshipping, é importante trabalhar com fornecedores que oferecem a oportunidade de rastrear e sincronizar seu inventário com a sua plataforma de vendas.

Além disso, é importante que seu contrato com o fornecedor deixe explícito quais são as responsabilidades quando um consumidor receber, por exemplo, produtos danificados ou pedidos incorretos.

Entretanto, mesmo que seu fornecedor arque com os custos de devolução e envio – sendo este normalmente o caso -, a sua marca continuará sendo penalizada na visão do consumidor final.

Diferenças entre Dropshipping, Marketplace e E-commerce

Muitas pessoas têm dúvidas entre os modelos de negócios digitais. Basicamente, o dropshipping é uma forma de vender online sem se preocupar com estoque ou meios de pagamento.

De forma geral, o fornecedor entrega os produtos direto para os clientes, e assim o empreendedor não precisa se preocupar com a logística.

Nesse caso, é necessário ter um site ou loja virtual. Vale lembrar que o fornecedor não aparece para o cliente final no momento da compra.

Já o e-commerce ou loja virtual envolve a necessidade de possuir um estoque próprio.

É fundamental desenvolver um site e cadastrar seus produtos, além de precisar lidar com todo o processo de logística de entrega. A operação se assemelha a uma loja física, porém no ambiente virtual.

Por fim, o marketplace funciona como um shopping virtual. São reunidos vários fornecedores diferentes e, você enquanto empreendedor, pode vender seus próprios produtos em marketplaces já existentes no mercado.

Quais são as principais plataforma de Dropshipping?

Escolher uma boa plataforma é um passo essencial no seu planejamento para alcançar o sucesso com uma loja de dropshipping.

Existem diversas opções disponíveis na internet, confira as principais:

  • Wix
  • Shopify
  • Nuvemshop
  • Cartpanda
  • Jumpseller
  • Mercado Livre
  • Shopee
  • Orbelo
  • Alibaba
  • Modalyst
  • Dropficado
  • Printify

Dropshipping: como começar a trabalhar

Após entender o que é dropshipping, estruturar seus canais de vendas, confira os próximos passos para começar a trabalhar com essa modalidade de vendas online e o que será necessário para que possa lançar seu negócio e realmente conseguir impulsionar suas vendas.

Fornecedores de Dropshipping

Após selecionar uma das plataformas e determinar seus canais de vendas online como apresentamos acima, será necessário identificar quais produtos você deseja vender e quem é o seu público alvo.

Em seguida, o próximo passo é buscar por fornecedores que trabalham com dropshipping e podem atender a este público.

Para não deixá-lo na mão, podemos indicar alguns dos principais fornecedores que oferecem dropshipping nacional:

  1. Oberlo Brasil
  2. Hayamax
  3. DSlite
  4. MixBarato
  5. Xtreme Atacado

Existem também diversos fornecedores de dropshipping localizados na China, como é o caso do próprio AliExpress, sendo uma alternativa relevante para quem deseja trabalhar com produtos exportados.

Para que você possa escolher o melhor fornecedor de acordo com o nicho de mercado que deseja atingir, será necessário qualificá-los a partir de aspectos que impactam diretamente o nível de satisfação do consumidor final, como:

  • Velocidade de entrega
  • Qualidade das embalagens
  • Variáveis da operação logística (OPL)
  • Acordos de nível de serviço (Service Level Agreement, ou SLA) de fábricas responsáveis pela produção e entrega dos produtos

Se você estiver trabalhando com fornecedores de dropshipping internacionais você pode criar uma conta internacional para ter mais praticidade de fazer pagamentos.

Com Payoneer você pode ter a sua conta internacional, para realizar transações com praticidade, e muitos outros benefícios apenas para quem é leitor do Blog JivoChat.

Melhores plataformas de Dropshipping

Antes de começar a sua busca por fornecedores, se deseja criar um ecommerce de dropshipping, precisará estruturar sua loja online para que possa comercializar produtos através de canais digitais e processar pedidos.

Felizmente, para isso, existem plataformas com soluções e canais de vendas dedicados, confira as melhores opções do mercado:

1. Dropshipping no Wix

O Wix é uma das plataformas de e-commerce mais populares do mundo, contando com milhões de usuários em vários países. 

Conhecido por oferecer uma opção facilitada para a criação de sites, hoje o serviço também oferece aos seus usuários a possibilidade de adotarem o modelo de dropshipping.

A  plataforma permite que o seu negócio se conecte com uma série de fornecedores que oferecem produtos que se adequam à sua proposta de negócio.

Tudo isso poderá ser feito através do seu próprio site criado pelo Wix.

Ou seja, apesar de vender produtos de outras empresas, seu site terá a cara da sua marca e poderá oferecer uma excelente experiência de navegação para os visitantes.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Dropshipping no Shopify

Não há como falar sobre o que é dropshipping sem mencionar a Shopify, uma das maiores plataformas de ecommerce no mundo – já atendendo mais de 1 milhão de empresas ao redor do mundo inteiro.

Eles também oferecem uma avaliação gratuita para que você possa estruturar sua loja dropshipping sem nenhum custo inicial.

A Shopify oferece diversos temas prontos e personalizáveis, assim como um construtor intuitivo e projetado para facilitar todo o processo de criação mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos na área de desenvolvimento.

Com o Shopify dropshipping você poderá vender literalmente em qualquer local, seja colocando um botão de venda em seu site, criando uma loja virtual, nas redes sociais, marketplaces, em seu blog ou qualquer outro canal que desejar, incluindo em sua loja física.

Se você ainda não conhecia o Shopify, não deixe de conferir nossa avaliação completa sobre os recursos da plataforma.

captura de tela do Shopify dropshipping

3. Dropshipping no Nuvemshop

A Nuvemshop já recebeu o prêmio de melhor plataforma de ecommerce em 2017 e em 2019 pela ABCOMM e também oferece soluções para quem busca criar uma loja virtual de dropshipping.

Ao criar seu negócio de dropshipping com a Nuvemshop, você terá a oportunidade de vender através de múltiplos canais, incluindo:

A plataforma é extremamente intuitiva, projetada para atender empresas de todos os tamanhos e, com ela, você poderá criar uma loja online de dropshipping mesmo sem ter conhecimentos em programação, web design, etc.

A equipe possui planos escaláveis e oferece um período de 30 dias de teste para cada um deles.

Se gostaria de saber mais sobre cada recurso oferecido pela Nuvemshop, confira nossa avaliação completa da Nuvemshop.

Captura de tela do Nuvemshop dropshipping

4. Dropshipping no Cartpanda

Também não poderíamos deixar de mencionar sobre a Cartpanda, uma das maiores plataformas de dropshipping do Brasil.

Com o Cartpand, você consegue criar uma loja gratuitamente e pagar apenas pelos pedidos efetivados, ou seja: zero risco e nenhum custo inicial para colocar seu negócio no ar e começar a vender online.

O Cartpanda conta com recursos como checkout de 1-página, te permite adicionar produtos ilimitados em seu catálogo, oferece certificado SSL gratuito para garantir a proteção dos dados de seus clientes e te permite gerar cupons de desconto, recuperar carrinhos de compra abandonados e muito mais.

Portanto, se você busca uma solução completa para começar a fazer dropshipping, vale a pena conferir todos os diferenciais oferecidos pela Cartpanda.

5. Dropshipping no Jumpseller

A Jumpseller é mais uma excelente plataforma de dropshipping e criação de lojas virtuais aclamada internacionalmente. Com ela, você poderá começar a vender através de canais de vendas como:

  • Loja virtual
  • Facebook Commerce
  • Google Shopping
  • Mercado Livre
  • Instagram

Todos os planos da plataforma oferecem um período de testes de 14 dias. Além disso, a Jumpseller não cobra comissões de vendas ou taxas sobre negociações e te permite cadastrar quantos produtos desejar em seu ecommerce.

Além disso, você já poderá vender através de múltiplos canais de vendas desde o plano básico.

Crie sua loja online com facilidade na Jumpseller!

6. Dropshipping no Mercado Livre

O Mercado Livre é atualmente a maior plataforma de e-commerce da América Latina. A empresa oferece aos seus usuários a possibilidade de trabalhar com seu marketplace e com dropshipping.

Investir na plataforma é uma forma interessante de começar, aproveitando um site que já está bem estabelecido e já é conhecido pelo público.

Contudo, é preciso focar em conquistar boas avaliações dos clientes que compram da sua loja, já que novos clientes geralmente buscam por avaliações antes de fechar uma compra.

Lembre-se também de conferir os termos de uso do serviço e as exigências cobradas para vender através de dropshipping.

7. Dropshipping na Shopee

A Shopee agora conta com fornecedores brasileiros, o que ofereceu novas oportunidades de negócios para quem tem interesse em focar no mercado nacional.

O dropshipping Shopee conta com um sistema que gera etiquetas para os produtos e suas entregas são feitas pelos correios.

Vale a pena conferir as possibilidades de vender através da plataforma.

Comece a vender com Dropshipping

Com sua loja virtual disponível online e seu catálogo de produtos já integrado entre a plataforma e o fornecedor, o último passo é realmente só começar a vender.

Foque no marketing digital e trabalhe com ferramentas profissionais de email marketing, assim como um chat online – canal de atendimento projetado para alavancar suas vendas.

Sabendo o que é dropshipping, deve-se considerar ainda que nada te impede de trabalhar em paralelo com seu próprio estoque de produtos.

Isso te ajudará a expandir seu catálogo e, caso tenha interesse em vender produtos de sua própria marca, poderá fazê-lo a partir da mesma loja virtual, enquanto em paralelo ainda oferece também outros itens a serem vendidos dessa maneira.

Dropshipping Nacional ou internacional?

O dropshipping pode ser nacional ou internacional. Ou seja, você pode trabalhar com fornecedores que vendem dentro ou fora do país.

Os fornecedores internacionais podem oferecer uma variedade maior de produtos, e isso pode ser muito atrativo para quem está começando a trabalhar com dropshipping.

Ao mesmo tempo que oferecem mais produtos para seu portfólio, eles também podem trazer mais problemas para as operações, visto que é necessário importar mercadorias.

Isso pode gerar entregas fora do prazo, aumento de taxas alfandegárias, perdas na conversão do dólar e dificuldades na emissão de notas fiscais.

Por isso, muitos vendedores optam por fornecedores locais, que vendem dentro do Brasil.

Isso é conhecido como Dropshipping Nacional, que evita a necessidade de importar os produtos e todos os problemas que podem decorrer disso.

Quais os melhores produtos para lojas de Dropshipping?

Uma das melhores formas de posicionar uma loja de dropshipping no mercado é se especializar em nichos.

Dessa forma é possível encontrar e oferecer produtos de maior valor para seu público, oferecendo mais confiança e domínio sobre o assunto.

Isso também tornará o atendimento ao cliente mais fácil, além de ajudar a segmentar suas campanhas de anúncios.

Confira algumas dicas de produtos em alta para o dropshipping:

  • Itens para pets: roupas, utensílios e coleira com luz LED
  • Casa: peças de decoração, itens de jardinagem, quadros, itens de escritório e pôsteres
  • Tecnologia: lâmpada smart, teclado sem fio, mouse sem fio, carregadores, cartão de memória e power-bank
  • Segurança: mochila antifurto e cadeado com sensor de impressão digital
  • Esporte: corda elástica, pesos, tapete de yoga e outros acessórios

Como escolher bons fornecedores de Dropshipping

Existem diversas opções de fornecedores para quem deseja trabalhar com dropshipping no Brasil.

Além disso, é muito comum encontrar pessoas que optam por serviços internacionais como o Alibaba e o AliExpress.

Lembre-se sempre de conferir as oportunidades, mas tomar cuidado. Além de avaliar o preço, é fundamental pesquisar sobre a qualidade dos produtos, taxa te importação e tempo de entrega.

Em certos casos isso pode inviabilizar um negócio. Portanto, sempre confira esses elementos e faça uma pesquisa geral sobre o fornecedor e avaliações sobre seus serviços.

Caso você não saiba por onde começar sua pesquisa, confira nossa lista com os melhores fornecedores de dropshipping nacionais e internacionais.

Dropshipping vale a pena?

Considerando as vantagens e desvantagens apresentadas, você pode estar se perguntando se realmente vale a pena trabalhar com essa modalidade de entrega de produtos em seu próprio Ecommerce.

Não podemos dizer se essa modalidade de logística vale a pena para seu negócio ou não, será necessário considerar a sua realidade e pesquisar os fornecedores que já atendem o nicho de mercado no qual você deseja atuar.

O fato é que, em alguns cenários, mitigar os riscos de investimento em aluguel de armazéns e controle de estoque pode ser a melhor opção para que você possa lançar seu negócio e loja virtual, mesmo mediante as desvantagens apresentadas.

O mais importante ainda será criar uma loja virtual profissional e encontrar fornecedores de dropshipping que realmente asseguram qualidade na entrega, ter um contrato bem redigido que deixa explícito as responsabilidades de cada parte e, fora este relacionamento com o fornecedor, fazer o possível para oferecer vantagens e diferenciais ao consumidor final, exclusivos à sua marca.

Além disso, ainda é importante considerar os números apresentados anteriormente neste conteúdo – Dropshipping não é uma modalidade nova no mercado, mas vêm sendo cada vez mais explorada por empreendedores e negócios já bem estabelecidos no mercado, como a própria Americanas.com, por exemplo.

No Dropshipping, você é o vendedor

Devemos mencionar que, normalmente, o fornecedor ou indústria responsável pelo transporte de produtos não aparece para o consumidor final em negociações.

Isso significa que para o cliente, a sua loja é responsável por tudo, desde o processamento das vendas a partir dos valores ofertados à entrega do material, devolução, entre outros aspectos.

Novamente, destacamos aqui a importância de trabalhar com um fornecedor responsável e que esteja de acordo com as diretrizes de seu próprio negócio.

Caso contrário, na prática, sempre que o consumidor final encontrar algum problema, ele será atribuído à sua marca, afetando diretamente a sua reputação – afinal, o cliente não sabe e normalmente não está interessado em entender se o erro foi seu ou do fornecedor.

Mesmo assim, abrir um negócio de dropshipping significa ter responsabilidade pelos produtos oferecidos. Afinal, é o seu negócio.

Após entender o que é dropshipping e como atuar efetivamente nessa área, você tem a oportunidade de explorar em diversos nichos de mercado independentemente de quaisquer barreiras regionais que possam impedir seu negócio, como por exemplo a falta de armazéns para estoque de produtos, entre outros já mencionados no conteúdo.

O importante é lembrar que, por mais que o fornecedor seja responsável pela qualidade do produto e pela entrega, você é o vendedor.

Isso também significa que há muito o que se ganhar caso decida trabalhar com fornecedores de qualidade, visto que os méritos serão atribuídos à sua marca, algo que irá ajudá-lo a fidelizar clientes.

Erros comuns de quem trabalha com Dropshipping

Muitas pessoas que trabalham na área não entendem muito bem o que é dropshipping e acabam cometendo erros que comprometem seus resultados.

Confira a seguir uma seleção com os erros mais comuns para serem evitados:

  • Depender de apenas um fornecedor: isso significa que se o fornecedor falhar com seus clientes, sua loja também irá falhar.
  • Escolher fornecedores ruins: fornecedores ruins geralmente oferecem produtos com menos qualidade e apresentam problemas frequentes com entras.
  • Não atuar em um nicho: lojas dropshipping que vendem de tudo têm mais dificuldade para conquistar clientes do que lojas que focam em nichos de mercado.
  • Lojas amadoras: escolhas amadoras no nome de domínio, design do site e imagens dos produtos não passa confiança aos conusmidores, que podem abandonar sua loja.
  • Não apresentar o custo de envio: negócios online precisam ser transparentes e mostrar o valor total da compra, junto com o frete. Negócios que escondem esses custos geralmente não são bem vistos pelos consumidores.
  • Não oferecer rastreio das compras: os consumidores de hoje em dia já estão acostumados a acompanhar os items até chegarem em sua casa. Oferecer o rastreio hoje em dia é uma necessidade, não apresentar essa função faz com que o negócio fique para trás.

Qual o papel do vendedor no Dropshipping?

Quem opta por vender através do dropshipping terá o papel de fazer a ligação entre consumidores e fornecedores. 

Para que isso funcione, é preciso fazer algumas atividades:

Ter uma loja virtual ou estar em um marketplace

É preciso que o vendedor conte com uma plataforma de vendas para atender seus clientes, seja por meio de um marketplace ou sua própria loja virtual.

É importante estar presente em plataformas que aceitam pagamentos online, permitem gerenciar pedidos e os encaminhar aos fornecedores automaticamente.

Escolher os preços

Também é papel do vendedor definir o valor com que os produtos serão disponibilizados em sua loja.

É importante estudar a precificação e fazer uma escolha estratégica que equilibre lucro e um preço atrativo para os clientes.

Conquistar clientes

Assim como em qualquer outra loja, é papel do vendedor atrair os clientes para sua loja e fazer com que eles se interessem pelos seus produtos.

Atender os clientes

O atendimento também é importante e influencia diretamente a decisão de compra dos clientes. 

É importante contar com boas ferramentas de atendimento para criar um relacionamento com seu público, incentivando eles a comprar novamente em sua loja.

Achar bons fornecedores

A qualidade dos itens de sua loja e de sua entrega estão diretamente relacionadas à qualidade dos seus fornecedores.

Portanto, pesquise bem por fornecedores com produtos de qualidade e que também ofereçam suporte e uma boa entrega.

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Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto e aprender como começar um negócio de dropshipping do zero, na prática, nós recomendamos o curso da Danki Code chamado Viver de Dropshipping.

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Aprendeu o que é dropshipping e está pronto para começar a vender?

Seja através do dropshipping ou caso você mesmo faça o controle de estoque em sua loja virtual, para destacar-se no mercado digital, será necessário investir em soluções que diferenciam seu negócio dos demais.

Lembre-se, através do dropshipping, sua concorrência será maior pois você estará ofertando os mesmos produtos que outras lojas online e não produtos exclusivos à sua própria marca.

Portanto, é importante alavancar outros aspectos de seu negócio e transformá-los em um diferencial competitivo.

Para isso, não deixe de conferir como o JivoChat, uma plataforma de chat online e atendimento omnichannel que oferece todos os recursos que você precisa para alavancar seus serviços, pode ajudá-lo a transformar visitantes em clientes e fidelizá-los. Boas vendas!

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