Entrega expressa: Como fazer no seu negócio

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A entrega expressa é uma modalidade de frete que permite que os seus produtos cheguem aos seus clientes com mais rapidez e segurança.

Ela possibilita que o consumidor tenha acesso ao seu produto o quanto antes, e oferecer essa rapidez aos seus clientes pode fazer toda a diferença no que diz respeito à satisfação do seu cliente.

Se você está em busca de qualificar e melhorar a qualidade do seu serviço para atender as necessidades do consumidor, nesse artigo você vai compreender como a entrega expressa pode te ajudar nesse processo.

O que é entrega expressa?

A entrega expressa é uma modalidade de frete que oferece ao seu cliente uma entrega mais rápida realizada por um ecommerce.

Em comparação com uma entrega tradicional que geralmente demora dias para chegar até o cliente, uma entrega expressa é entregue no menor tempo possível por uma transportadora.

E dependendo do endereço de destino ela pode ser entregue no mesmo dia em que a compra foi realizada. 

Existe relação custo-benefício em uma entrega expressa?

Por ser um serviço expresso seu custo é mais elevado se compararmos ao frete tradicional.

Agora você deve estar se perguntando “Existem pessoas que preferem pagar um valor a mais para receber um produto no mesmo dia?”

A resposta para essa pergunta é: Sim!

Embora o valor do frete seja um tópico sensível quando avaliamos o mercado e o poder de aquisição de um cliente, ainda existem pessoas que preferem gastar um pouco mais para receber um produto antes.

E também existem situações que favorecem esse cenário, tudo vai depender do nicho de mercado que você atua. 

Vamos ver um exemplo de situação em que a entrega expressa poderia oferecer um melhor custo-benefício ao cliente. 

Digamos que um trabalhador enfrenta o dia todo o calor de São Paulo, ao chegar em casa ele liga o ventilador e percebe que ele não está funcionando.

Após tentar fazer ele funcionar o mesmo verificou que o modelo já é antigo, e por isso sai mais em conta adquirir um equipamento novo.

O frete tradicional levaria no mínimo 2 dias úteis, mas se ele optar pela entrega expressa o novo produto pode chegar na casa dele ainda ao anoitecer.

Para ter uma noite mais confortável ele dá preferência por pagar a mais e aderir a entrega expressa.

É claro que essa é uma decisão pessoal, mas esse exemplo demonstra que em alguns momentos a entrega expressa apresenta a melhor solução para atender a necessidade do cliente naquele momento.

E por isso, você não deve abrir mão de oferecê-la como opção e deixar o poder de decisão na mão do cliente, e consequentemente deixá-lo mais satisfeito. 

Modernize a entrega dos seus produtos com a Melhor Envio

Se você possui um negócio virtual ou uma loja virtual e deseja oferecer entrega expressa para o seu cliente aposte em uma plataforma como a Melhor Envio, para agilizar o envio dos seus produtos. 

A Melhor envio é uma plataforma de gestão de frete que permite que você simule os seus fretes e compare condições entre transportadoras (inclusive Correios) com poucos cliques.

Ela simplifica o seu trabalho, pois você não precisa entrar em contato com diferentes transportadoras.

A cotação acontece na hora, através de uma calculadora de frete, logo após ele inserir o frete com as várias transportadoras parceiras da Melhor envio.

Dessa forma, é possível visualizar quais são as transportadoras disponíveis para realizar a entrega no endereço em que ele se encontra, o prazo de entrega e o valor a ser pago por cada modalidade de frete.

Ou seja, a Melhor Envio faz a intermediação entre o lojista e as transportadoras parceiras para entregar as melhores opções de frete ao consumidor.

Embora a responsabilidade pelos envios seja das transportadoras, a Melhor Envio também atua nas soluções de eventuais problemas que possam surgir.

O melhor de tudo é que você pode utilizar a Melhor Envio gratuitamente e só paga pelas etiquetas de frete geradas pela plataforma. 

Além disso, é possível economizar e gerar preços de fretes mais competitivos, pois a melhor entrega oferece descontos exclusivos provenientes dos seus contratos com as transportadoras.

A Melhor Envio trabalha com os modelos de frete tradicionais e também de entrega expressa.

Conheça já essa plataforma e invista praticidade e rapidez para o seu negócio. 

Banner da plataforma melhor envio

Como funciona a entrega expressa?

Agora que você já sabe que contratar a Melhor Envio pode oferecer uma solução para você que deseja melhorar o seu sistema de entregas na sua loja virtual, é importante que você compreenda também qual é o funcionamento da entrega expressa.

Embora ele seja bastante semelhante ao envio de um produto pelo método de entrega tradicional, o fluxo de preparo do pedido para envio à transportadora deve ser diferente.

Pois, esse processo vai contribuir para que o pedido possa ser entregue à transportadora com mais rapidez para que o cliente possa recebê-lo antes. 

Neste caso, é importante que você trabalhe para otimizar os processos de separação do estoque, embalagem e expedição. 

O recomendado é que você tenha uma equipe responsável para lidar apenas com as compras de entrega expressa para agilizar esse processo.

Imagem vetorizada de um entregador fazendo uma entrega expressa

Qual é o prazo médio de uma entrega expressa?

A entrega expressa costuma funcionar de segunda a sexta-feira, e a possibilidade do consumidor em aderir a esse tipo de serviço vai depender essencialmente de três fatores:  disponibilidade do produto no estoque, distância do centro de distribuição e endereço de entrega.

Esses três fatores citados acima irão influenciar também no tempo de entrega de um produto, e a possibilidade de que o produto seja entregue no mesmo dia.

Ela é para acontecer o mais rapidamente possível, pois as transportadoras que oferecem esse tipo de serviço são especializadas.

Em média esse modelo de entrega costuma ocorrer em 1 dia útil após o despacho do produto para a transportadora ou até mesmo pelos correios.

Como aplicar entrega expressa na sua loja virtual

Você se interessou por oferecer essa modalidade de frete aos seus clientes? Confira agora quais são os aspectos que você deve considerar para oferecer entrega expressa.

Faça a manutenção do seu estoque de produtos

Já abordamos a necessidade de manter os produtos que serão enviados através da entrega expressa em estoque para que eles possam ser separados logo após a confirmação de pagamento.

Por isso, o seu estoque deve estar sempre atualizado e você deve definir quais são os produtos que serão elegíveis a essa modalidade de frete.

Produtos mais vendidos podem ser mais elegíveis, principalmente se você pretende fechar contrato com uma transportadora específica.

Se os produtos que você vende são daqueles produtos que oferecem variação de cores, tamanhos, ou estampas, também é preciso estar atento para a quantidade específica de cada item na categoria. 

Para automatizar o seu processo e gestão de estoque do seu negócio você pode utilizar uma ferramenta como o GestãoClick.

O GestãoClick é um software para você organizar a sua empresa permitindo que você controle de ações básicas em um único painel.

Com o GestãoClick você pode fazer o seu controle de estoque, emitir boletos bancários, realizar o controle financeiro e outras atividades de maneira simples e fácil.

Com o controle de estoque eficiente é mais fácil da sua equipe se organizar e preparar um item para a entrega expressa.

Pesquise sobre as transportadoras

A Melhor Envio é uma solução para quem deseja tornar mais prático o processo de contratar uma transportadora na hora de oferecer a solução de entrega expressa para o consumidor.

Mas sempre é bom dar uma olhada na reputação das transportadoras, não é mesmo? 

Lembre-se de que o cliente está pagando um valor adicional para ter esse serviço, e problemas acontecem e as transportadoras não estão isentas disso.

Então pesquise em sites como o “Reclame aqui para saber mais sobre a reputação das transportadoras que você pretende trabalhar.

Quanto aos aspectos que são importantes para avaliar em relação às transportadoras podemos citar:

  • O quão próximo a transportadora fica em relação à sua empresa
  • Acessibilidade de contato a transportadora
  • Abrangência de entrega

Essa pesquisa prévia pode evitar que você passe por alguns transtornos e dores de cabeça.

Verifique a cobertura da transportadora escolhida

Depois de verificar as transportadoras que oferecem o serviço de entrega expressa é preciso estar atento para as regiões que são cobertas pelos serviços dessas transportadoras. 

O Brasil possui um vasto território e algumas transportadoras não atendem todas as localidades em todos os tipos de serviço.

Por exemplo, a entrega expressa pode estar disponível apenas em determinadas regiões como a capitais e deixar de fora regiões metropolitanas.

Dessa forma é possível você deixar o cliente alerta de que esse serviço só será disponibilizado em algumas regiões específicas para que ele não crie expectativas de um serviço que você não irá oferecer por questões de logística.

Esteja atento para as taxas que são cobradas, as restrições, e também se há taxas para a coleta dos produtos no depósito da sua empresa. 

Avalie quais das transportadoras oferecem melhores condições para que você também possa oferecer a garantia de disponibilizar um serviço de qualidade para o consumidor e consequentemente aumentar as suas chances de fidelização.

Avalie o custo desse serviço

Mas não é o cliente que vai pagar o frete? Sim, mas deve pensar na logística também.

Para oferecer entrega expressa a sua equipe precisa se manter atenta sempre que um pedido for realizado para enviar esse pedido o mais rápido possível para a transportadora.

E isso pode envolver alguns custos adicionais como a contratação de funcionários a mais para lidar exclusivamente com esse tipo de serviço. 

Portanto, também é necessário pensar se vale a pena ajustar os preços dos seus produtos para que você possa ter o retorno esperado.

Identifique se a entrega expressa é realmente viável para o seu modelo de negócio

Por mais que a entrega expressa seja atraente para fidelizar mais clientes e aumentar os níveis de satisfação, você precisa ser realista e analisar se ela realmente pode ser útil para o seu modelo de negócio. 

Por exemplo, se você vende produtos personalizados é bem provável que você demore até realizar a personalização de um produto para poder entregá-lo à transportadora. 

Nesse caso, não faz muito sentido você oferecer a entrega expressa, ela funciona mais para aqueles produtos que já estão disponíveis no seu estoque e é apenas necessário separá-lo e prepará-lo para o envio.

Defina os termos e condições para a entrega expressa

Para evitar possíveis frustrações e reclamações, é necessário que você deixe claro que a entrega expressa só passa a valer depois que o pagamento é confirmado.

Na ânsia de receber o produto, alguns clientes acabam entendendo como se a entrega expressa valesse de desde a realização do pedido.

Por isso, é importante avisá-lo através da própria página de compra que o seu pedido só será enviado para a transportadora após a confirmação de pagamento e assim a entrega expressa começará a ser contabilizada.

Ofereça atendimento ao cliente

Também é preciso oferecer atendimento qualificado para atender os eventuais problemas que possam surgir.

Nesse sentido, o seu cliente precisa ter um canal de atendimento ao cliente onde ele pode se comunicar e tirar dúvidas sobre a entrega expressa.

Utilizando o JivoChat, você tem acesso a uma série de recursos que podem facilitar o seu atendimento.

Por exemplo, você pode utilizar o recurso de chatbot para oferecer atendimento 24 horas e responder as perguntas mais frequentes entre os usuários. 

Com os convites proativos você pode oferecer descontos para aqueles usuários que já acessaram a página do seu produto mais de uma vez.

E  também pode utilizar os recursos de CRM para ter acesso às informações como histórico de compra dos clientes e nome para deixar o seu atendimento ainda mais personalizado e oferecer a melhor experiência de compra.

Banner de integração do JivoChat com Instagram

Faça testes

É importante saber se você vai conseguir de fato se adaptar a esse modelo de entrega e conseguir entregar o produto no tempo determinado.

Você pode realizar mudanças no seu processo de preparo do produto e tentar adaptá-lo para que tudo saia como esperado.

Verifique a necessidade de incluir esse serviço

É importante mesmo antes de você investir, de fato, nesse serviço que você avalie o interesse do público em obter esse tipo de serviço. 

Você pode fazer uma pesquisa de mercado, para entender se o seu público-alvo realmente vê a necessidade que esse serviço seja implementado ao seu negócio.

Você pode fazer questionários e enviar aos seus clientes logo após finalizarem uma compra nesses questionários você pode incluir algumas perguntas do tipo:

  • Você pagaria mais para ter sua compra em até 1 dia útil após a aprovação do pagamento?
  • Quanto você pagaria a mais para desfrutar desse serviço?
  • Está satisfeito com o tempo de entrega atual dos produtos?

Perguntas como essa podem te dar um bom panorama e entender se o frete expresso é a solução que os seus clientes estão em busca.

Imagem vetorizada de uma cliente recebendo uma entrega expressa

Correios ou transportadora, qual adotar?

Para que você conheça os diferenciais que esses dois métodos de transporte que oferecem o serviço de entrega expressa apresentaremos suas características abaixo.

Entrega expressa dos Correios

O serviço de entrega dos Correios provavelmente é o mais utilizado para as entregas de ecommerce.

Mas com o aumento no número de transportadoras disponíveis ele perdeu espaço no mercado brasileiro, pois ele possui algumas restrições e especificações que dificultam a disponibilidade de serviço para a categoria. 

O peso dos produtos possui um limite máximo e a embalagem deve ser embalagem padrão dos correios ou então papel pardo, e o pagamento deve ser feito na hora do envio da compra. 

O nome do serviço de entrega expressa do correios é SEDEX e ele possui três modalidades de serviço:

  •  SEDEX tradicional: com entrega em até 5 dias úteis
  •  SEDEX 10: Entrega até as 10 horas da manhã do dia seguinte
  •  SEDEX Hoje: Entregue no mesmo dia 

Entrega expressa transportadora

A entrega expressa através de transportadora pode apresentar maior flexibilidade, e ela vai depender da transportadora contratada. 

A entrega é feita diretamente na transportadora e algumas até oferecem o serviço de coleta em depósito entre outras vantagens.

O custo para contratação de uma transportadora pode ser mais elevado, e por isso é preciso estar atento à precificação e ao frete. 

A vantagem é que as transportadoras não estão sujeitas a greves e interrupções dos serviços. 

Entrega expressa ou entrega 24 horas existe diferença?

A entrega expressa embora deva acontecer o mais rapidamente possível, ela não tem um prazo máximo de entrega. 

Já a entrega 24 horas, deve respeitar o prazo máximo que é fornecido o produto ao cliente em um período de 24 horas.

Elas são bastante semelhantes, e na maior parte do tempo a entrega expressa é mais rápida do que a entrega 24 horas.

Uma diferença que também deve ser levada em consideração é que a entrega 24 horas costuma funcionar também aos sábados e domingos.

Já tem a sua loja virtual para fazer entregas expressas? Conheça o Zyro

Se você possui um ecommerce e não está satisfeito com a sua plataforma de hospedagem ou então quer abrir um ecommerce para vender os seus produtos, conheça o Zyro.

O Zyro é uma plataforma de hospedagem de ecommerce que permite que você monte um ecommerce profissional sem precisar saber HTML.

Montando o seu ecommerce com o Zyro você pode ter acesso a ferramentas Marketing para fazer o seu negócio crescer.

Você também pode gerenciar preços, pedidos e estoques diretamente da central de controle do Zyro.

O construtor de ecommerce do Zyro é fácil  para que você consiga montar e personalizar o seu ecommerce da maneira que quiser. 

E você ainda pode contar com planos personalizados para atender às suas necessidades.

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Esteja atento ao contratar a entrega expressa

Nesse artigo apresentamos mais sobre entrega expressa e como você pode aplicá-la ao seu negócio.

Como vimos, a entrega expressa pode ser um investimento bastante benéfico para o seu negócio, pois ela pode aumentar a satisfação dos seus clientes e consequentemente aumentar as suas chances de fidelização.

Entretanto, é necessário saber se o investimento realmente vai trazer benefícios para o seu negócio, e por isso não deixe de fazer as pesquisas de mercado.

Boas vendas!

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