Como criar e vender produtos digitais

atualizado 22 de junho de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os produtos digitais são uma excelente alternativa para quem busca alcançar sua liberdade financeira, empreender na internet ou apenas gerar renda extra.

Com formatos variados como ebooks, cursos online, podcasts, infográficos e vários outros, esse tipo de conteúdo tem feito cada vez mais sucesso por oferecer formas práticas e dinâmicas de aprender sobre um novo assunto.

Esse mercado está em crescimento e oferece boas oportunidades para pessoas que dominam uma área do conhecimento a se tornarem autoridade em seu segmento.

Contudo, mesmo com esse panorama favorável, muitas pessoas encontram dificuldade na hora de dar seus primeiros passos para empreender online.

Se você tem interesse em desenvolver seus próprios produtos digitais para ganhar dinheiro na internet, mas não sabe como começar, confira nosso artigo que explica tudo sobre o assunto e oferece dicas muito relevantes. Vamos lá?

O que são produtos digitais?

Os produtos digitais são materiais e conteúdos produzidos no formato digital e distribuídos pela internet.

Uma grande parcela desses produtos tem foco educacional e geralmente adotam o formato de curso online.

Esses produtos ganharam muita popularidade no mundo do empreendedorismo digital nos últimos anos por ter um grande potencial de alcance e a escalabilidade de lucros.

Isso significa que um curso ou ebook precisa ser produzido apenas uma vez e pode ser comercializado inúmeras vezes.

Os consumidores que adquirem esse tipo de produto também contam com algumas vantagens, como a facilidade do acesso, possibilidade de aprender com grandes autoridades e preços acessíveis.

Alguns dos principais formatos de produtos digitais são:

  • Ebooks
  • Cursos online
  • Webinars
  • Vídeos tutoriais
  • Áreas de membros
  • Clubes de assinatura
  • Aplicativos e softwares
  • Podcasts

Quais tipos de produtos digitais fazem sucesso?

Com cada vez mais procura, existem nichos específicos que oferecem ótimas oportunidades para quem deseja comercializar seu conteúdo digital.

Os principais nichos para atuar nessa área são:

  • Negócios e carreira
  • Saúde e esportes
  • Educação
  • Desenvolvimento pessoal
  • Relacionamento

Vale a pena criar e vender produtos digitais?

Por mais que esse conceito não seja uma novidade, ele viu um grande aumento em seu número de vendas nos últimos anos.

Isso porque cada vez mais pessoas têm acesso à internet no Brasil e buscam produtos que podem ajudar em sua profissionalização.

Caso você tenha dúvidas sobre as vantagens de investir nesse mercado, confira os principais benefícios de atuar no segmento.

1. Baixo custo inicial

Atualmente é possível empreender na internet sem precisar de grandes investimentos iniciais ou até mesmo começando do zero.

Quem já conta com um computador e uma boa internet já pode começar a produzir seus próprios conteúdos digitais.

Isso permite economizar gastos na parte estrutural e mantém o foco de investimentos em recursos que aumentem a qualidade dos seus produtos, gerando mais retornos futuros.

2. Escalabilidade

A escalabilidade de negócios digitais é muito mais fácil e pode ser feita com pouco investimento.

Após finalizar a produção de conteúdo digital, esse mesmo material pode ser vendido para milhões de pessoas sem a necessidade de produzir novas unidades.

Contudo, é importante investir em estratégias de marketing e tráfego para garantir que seus produtos serão vistos e comprados pelo público-alvo.

3. Renda passiva

A escalabilidade desses produtos ao alcançar um grande número de clientes irá proporcionar uma renda passiva bastante relevante.

Conquistar um grande alcance de pessoas irá oferecer a possibilidade do seu negócio gerar vendas diárias.

Por isso é fundamental se planejar, traçar estratégias e fazer investimentos em anúncios para atingir seu público e conseguir uma renda passiva frequente.

4. Vender para o país inteiro

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet no Brasil.

Isso significa que existem mais de 155 milhões de pessoas que estão presentes na internet pelo país inteiro e que podem adquirir seus produtos, sem precisar de

Quais são os produtos digitais mais lucrativos?

Além de grande parte dos produtos digitais serem educacionais, existe uma boa parcela focada no entretenimento.

É importante conhecer bem os tipos de produtos e definir o que você deseja vender para escolher uma combinação de sucesso.

Confira a seguir os principais formatos de produtos que podem ser comercializados digitalmente.

Ebook

O ebook é um dos tipos de produtos mais vendidos na internet. O fato de ser conhecido por muitas pessoas faz com que sua aceitação no mercado seja muito grande.

Além disso, os ebooks oferecem formas fáceis de serem consumidos, como em dispositivos próprios para leitura, mobile e desktop.

Para produzir bons livros digitais é importante ter um bom nível de conhecimento em escrita e escrita para web.

Dessa forma será possível produzir conteúdos dinâmicos e que oferecem valor aos leitores.

Curso Online

Quem é especialista em uma área de conhecimento ou sobre um determinado tópico pode reunir essas informações em um curso online e vendê-lo pela internet.

Esse tipo de formato conta com um grande alcance, pois pode ser consumido por pessoas de qualquer lugar a qualquer momento.

Esses conteúdos exclusivos geralmente contam com videoaulas, mas não estão limitados a elas. É importante oferecer materiais extras como apostilas, planilhas, textos e exercícios práticos para os alunos.

O formato tem uma alta demanda de alunos e pode ser adaptado para qualquer tipo de conteúdo.

Workshop

Com atividades práticas e aprendizado rápido, o workshop é um formato relevante de produto para ser vendido online.

Por mais que existam vários workshops gratuitos, oferecer um conhecimento ou técnica diferenciada pode trazer um bom número de alunos interessados em pagar para aprender.

Planilhas e modelos de conteúdo

Um formato interessante para ser trabalhado é o de planilhas e outros documentos que podem ser replicados e aproveitados.

Quem domina o Excel pode preparar modelos de planilhas financeiras ou de planejamento estratégico para serem vendidas online.

Além disso é possível oferecer modelos de contratos e até mesmo layouts de design gráficos que podem ser editados por quem comprar.

Como criar produtos digitais?

Agora que já sabe o que são produtos digitais e conheceu seus principais formatos, aprenda como criá-los e ter sucesso com sua venda.

1. Defina um tema

Antes de escolher o formato do seu produto, é fundamental planejar o assunto que será abordado nele.

Leve em consideração suas proficiências e assuntos que domina. Dessa forma será mais fácil compartilhar o conhecimento, agregando valor a quem comprar seu material.

Outro fator muito relevante de escolher um tema que domina é a possibilidade de trabalhar sozinho. Caso contrário, será preciso investir em outro profissional ou encontrar alguém para dividir os lucros.

Depois de definir o tema do seu conteúdo, faça pesquisas sobre o assunto nas redes sociais e pesquise palavras-chave relacionadas.

Isso é importante para conferir o que as pessoas pensam sobre o assunto que será tratado, dessa forma será mais fácil se preparar para produzir o conteúdo.

2. Escolha o formato

Com o tema escolhido, é hora de pensar qual pode ser o melhor formato para criar seu produto digital.

Para fazer uma boa escolha, leve em consideração:

  • A preferência do público para o assunto, como essas pessoas consomem conteúdo, formatos que a concorrência usa e como se diferenciar dela.
  • Recursos necessários para produção: computador, câmera, microfone, software de edição de vídeo.
  • Com seu conhecimento atual, qual é o mais fácil para começar.

3. Defina seu público e a persona

Outro aspecto de planejamento importante antes de começar a produção é definir quem será o público do seu produto.

Com o público bem definido, considere desenhar uma persona que represente seu cliente ideal.

Para fazer isso, use alguns destes questionamentos que podem ajudar nesta fase:

  • Quem é?
  • Quantos anos tem?
  • Em qual momento da vida se encontra?
  • Quais são suas peculiaridades?
  • Quais são suas características?
  • Como seu conteúdo irá ajudá-la? Do que ela precisa?
  • Quanto ela está disposta a pagar?

4. Crie seu produto

Depois de passar pelas principais etapas de planejamento, é hora de começar a por a mão na massa e produzir seu conteúdo.

É importante ressaltar que não existe uma fórmula que seja aplicável a todo tipo de tema e conteúdo.

Contudo, crie um plano de ação que apresente etapas e prazos a cumprir para garantir que seu projeto será concluído.

Considere o que será necessário para a produção e defina em quanto tempo deseja lançar seu material.

Lembre-se que os prazos são importantes, mas para criar um produto final excelente é preciso de dedicação e capricho.

Afinal, os consumidores só irão se interessar por conteúdos relevantes que realmente ofereçam valor.

5. Escolha uma plataforma de hospedagem

Outro passo muito importante é definir a plataforma onde o seu produto digital será comercializado.

Existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço, como a Udemy e Hotmart. Além disso, também é possível criar seu próprio site.

Por mais que um site próprio ofereça boas vantagens, vale ressaltar que o investimento é maior.

Para ter a estrutura necessária será preciso de um site estável, com um bom layout, capaz de hospedar os arquivos e oferecer métodos seguros de pagamento para facilitar a compra.

Caso criar um site próprio não se encaixe em seu orçamento, pesquise sobre as plataformas de cursos online e escolha uma capaz de atender as necessidades do seu empreendimento.

6. Precifique seu produto digital

Escolher um bom preço é mais do que pensar apenas no lucro e oferece benefícios para o seu empreendimento.

Executar essa etapa com sucesso irá garantir que seu produto tenha competitividade e que seu público fique satisfeito.

Para precificar seu produto digital, considere:

  • As características da sua persona.
  • O preço ofertado pela concorrência.
  • Os gastos com produção.
  • A projeção de ganhos.
  • O valor que seu público dá ao seu produto.

7. Crie um plano de divulgação e vendas

Com seu produto finalizado e hospedado, é hora de pensar nas estratégias de venda e como sua divulgação será feita.

É importante ressaltar que esse processo não precisa acontecer só quanto o produto estiver finalizado. É possível começar a anunciá-lo mesmo durante sua criação. O importante é que a divulgação seja bem estruturada.

Se você optar por este caminho, garanta que boa parte do conteúdo já esteja pronto, defina datas e cumpra os prazos.

Já para as vendas, leve em consideração os pontos:

  • Em quais canais as vendas serão feitas?
  • Onde o material será divulgado?
  • Qual será o calendário de divulgação?
  • Quais estratégias serão usadas para vendas?
  • Irá oferecer conteúdos grátis? Como irá fazer isso?
  • Como vai alcançar o consumidor final?
  • O lançamento irá contar com anúncios pagos?
  • Quais estratégias irá usar nos anúncios pagos?

Para que o lançamento do seu produto dê resultados, é importante pensar em vários cenários com datas e planos.

Onde vender produtos digitais?

Uma dúvida comum de quem está começando a empreender na área é onde vender os produtos digitais.

Confira a seguir algumas dicas práticas sobre formas de fazer seu conteúdo ser reconhecido pelos consumidores.

E-mail Marketing

Criar uma lista de contatos de usuários é uma das formas mais efetivas de iniciar um relacionamento com possíveis clientes.

Portanto, pense em formas de divulgar seu produto oferecendo conteúdos de qualidade em troca de contatos, sempre mantendo o foco em assuntos relacionados ao seu produto.

Dessa forma será possível manter um diálogo com esses leads através dos seus e-mails, os preparando para uma eventual compra.

Redes Sociais

Se usadas com planejamento e estratégia, as redes sociais são ferramentas muito poderosas para divulgar seu produto digital.

É essencial identificar quais são as redes e a linguagem que sua persona utilizam, dessa forma irá ficar mais fácil manter o foco em ações que geram resultados.

Outro benefício das redes sociais é a possibilidade de pesquisas e métricas para descobrir o melhor horário de divulgação e avaliar em tempo real o desempenho de seus anúncios e publicações.

Blog

Criar um blog e mantê-lo atualizado com novidades e conteúdos relacionados ao seu produto também é uma boa estratégia.

Busque criar publicações relevantes e interativas relacionadas diretamente com o tema do seu produto e que também ofereçam valor ao seu público.

Programa de Afiliados

Plataformas com a Udemy e Hotmart conta com programas de afiliados, um sistema que permite que terceiros divulguem seus produtos em troca de comissão por vendas.

Esse modelo conta com o benefício das plataformas e afiliados terem o interesse em vender seu material para gerar a comissão.

A estratégia é muito utilizada e pode ajudar a ampliar consideravelmente o alcance dos seus produtos.

A HeroSpark é o exemplo de uma plataforma onde é possível criar seu próprio produto digital e vender, e que engloba desde ferramentas de criação de landing page, hospedagem do produto, disparo de e-mail marketing até um checkout transparente.

Quem deseja ser afiliado, também pode utilizar a plataforma para se conectar com produtores e receber comissões de diferentes porcentagens pelas vendas realizadas.

Preparado para produzir e vender produtos digitais?

Agora que você já sabe como criar e onde vender produtos digitais, é hora de colocar a mão na massa e começar a produzir seu próprio material.

Caso também tenha interesse em ganhar dinheiro atuando como afiliado, confira nosso artigo que explica tudo sobre o que é o programa de afiliados e como ele funciona.

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