Como fazer um blog de sucesso [Guia Completo]

Índice

De acordo com o site Hosting Tribunal, existem mais de 500 milhões de sites classificados como blog pelo mundo, e são responsáveis por grande volume tráfego na internet. Só no Brasil, estima-se que dos mais de 10 milhões de sites ativos, metade sejam blogs.

Quem busca crescer no meio digital, é fundamental investir na utilização de blogs em suas estratégias de Marketing Digital. Se está com dúvidas de como fazer um blog e não sabe por onde começar?

Não se preocupe, muitos empreendedores digitais já estiveram nessa situação. Para ajudá-lo a entender tudo que precisa para saber como fazer um blog, nós preparamos este guia completo para te ajudar a definir um nicho e como monetizar seus conteúdos.

Ilustração de uma mulher trabalhando em um blog

O que é blog e como fazer um?

Antes de tudo, para saber como fazer um blog, é necessário compreender qual a sua motivação para querer criar um. Pois fazer um blog envolve diversos aspectos como design, habilidades de comunicação e também divulgação.

De forma resumida, um blog é uma página que recebe atualizações periódicas e é usada para comunicação com pessoas e instituições diferentes através da internet. A palavra blog vem da simplificação do termo em inglês, “weblog”, significando diário online.

Outro ponto importante na hora de pensar em como fazer um blog, é compreender quais são seus objetivos com a criação desta página. Dependendo do seu objetivo, tanto a criação quanto a manutenção irá demandar mais ou menos dedicação.

Portanto, aconselhamos que você reflita: Qual é o objetivo do seu blog? Fazer um blog pode ter diversos objetivos entre eles podemos citar alguns como:

  • Informar sobre notícias e acontecimentos: Sabemos que a internet é um local onde as pessoas buscam informações e mais ainda existe a possibilidade de transmitir informações em tempo real. Você pode direcionar o seu blog para trazer notícias atuais sobre temas que você tem interesse.
  • Mostrar alguma habilidade sua: Se você possui algum hobby, deseja documentá-lo, e oferecer informações e dicas que demonstrem a sua experiência para ajudar quem também deseja iniciar nesse mesmo hobby pode ser bastante satisfatório pessoalmente.
  • Contar sobre o seu dia a dia: Também é uma maneira de iniciar um blog, o que você faz ou como você faz as coisas, mostrar o seu trabalho e também as coisas que gosta de fazer, com um registro diário das suas atividades.
  • Temas específicos para um público-alvo específico: Alguns influenciadores escolhem assuntos específicos que têm mais afinidade para trazer informação a um público-alvo específico.
  • Vendas ou tráfego para um site: Outro objetivo para o seu blog pode ser informar o consumidor sobre o seu produto ou serviço. Você também pode utilizar um blog para investir no mercado de afiliados e vender produtos e serviços.
  • Portfólio: Uma outra maneira de utilizar um blog, é para demonstrar o seu serviço ou exibir seus trabalhos no formato de portfólio. Muitas pessoas utilizam blogs para armazenar e exibir os seus melhores projetos para seus clientes. 

Vale a pena fazer um blog?

Antes de mais nada, é fundamental respondermos a esta pergunta, principalmente caso já tenha uma marca na internet e pense em expandir suas estratégias de marketing digital.

Entender como fazer um blog profissional passo a passo abre oportunidades para que você possa compartilhar conteúdo relevante para sua audiência, podendo ser do nicho que você domina ou algo relacionado a um produto ou serviço que você ofereça.

Com isso, é possível educar o mercado e começar a trabalhar as primeiras etapas do seu funil de vendas, fazendo com que sua audiência reconheça um problema e entenda como solucioná-lo.

Uma pessoa utilizando um notebook

Como fazer um blog

Após definir seus objetivos e o que te levou a criar seu blog, para saber como fazer um blog é necessário definir alguns aspectos importantes sobre a temática do blog.

Escolha um nicho do seu blog

A primeira etapa para quem deseja aprender como fazer um blog é escolher qual será o seu nicho. Assim como escolher o que vender na internet antes de criar uma loja virtual, é fundamental saber que segmento você irá abordar.

Pesquisando rapidamente, é possível notar que a maioria dos grandes blogs se especializam em diversas áreas de conhecimento, como:

  • Esportes, saúde, fitness e exercícios;
  • Alimentos, receitas, culinária;
  • Tecnologia, software, aplicativos, eletrônicos;
  • Música, bandas, shows, instrumentos musicais;
  • Ecommerce, marketing e marketing digital, vendas, empreendedorismo digital;
  • Produtos de beleza, moda, cosméticos;
  • Entre diversos outros nichos.

Imediatamente após definir o nicho do seu blog, sua primeira tarefa é buscar por concorrentes para palavras-chave que você pretende trabalhar. As chances de já existirem outros blogs trabalhando com o mesmo conteúdo que o seu são enormes.

Mas isso não significa que você não seja capaz de superá-los. Pense em como irá produzir um conteúdo relevante e melhor do que aquele já disponível que está sendo publicado por seus concorrentes.

Escolha uma plataforma para fazer o seu blog

Outra etapa fundamental na criação de um blog é encontrar a plataforma que você irá construir seu blog. Essa plataforma irá permitir que ele tenha um layout e também que você adicione páginas extras caso necessário.

Mas não precisa se preocupar tanto com essa etapa, existem diversas plataformas projetadas para auxiliá-lo na criação do seu blog de forma intuitiva, sem a necessidade de programar nada, com ferramentas prontas.

Provavelmente você irá escolher uma plataforma que utiliza o sistema CMS, essa é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que permite que você crie blogs, sites e lojas virtuais a partir do seu navegador, sem a necessidade de programação.

A escolha da plataforma deve envolver a acessibilidade, funcionalidades disponíveis em seu blog, facilidade de gestão e também o preço. Sabendo disso, iremos mostrar no próximo tópico algumas opções de ferramentas para fazer um blog.

Escolha uma hospedagem de blogs

Dependendo da plataforma para fazer um blog, provavelmente você terá que definir uma plataforma de hospedagem de sites. Essa hospedagem que irá permitir que você armazene seus arquivos e que seu blog fique disponível na internet.

Um exemplo de plataforma que exige uma hospedagem de site é o WordPress. Entretanto, diversas plataformas de criar sites já oferecem planos de hospedagem para criação de blogs, assim não precisa se preocupar em buscar uma ferramenta de hospedagem.

Mas é interessante que você compreenda quais são os tipos de hospedagem existentes caso você necessite contratar uma para o seu blog. 

  • Hospedagem compartilhada: Se trata de um servidor físico com um vários sites dentro dele que compartilham recursos em formato de um pool.
  • Hospedagem na nuvem: Ele visa oferecer o mesmo serviço da hospedagem compartilhada, porém o armazenamento é na nuvem.
  • Hospedagem VPS: VPS, sigla de virtual private server (servidor privado virtual),  
  • permitirá que você configure o ambiente perfeito.

A respeito da hospedagem, ainda é necessário que você verifique se a plataforma escolhida será compatível com a plataforma de CMS que você escolheu. 

Considere também avaliar o preço da hospedagem para tentar encontrar um melhor custo benefício, pois uma hospedagem deve ter um papel importante na construção do seu site.

A quantidade de domínios possíveis e também a quantidade de armazenamento também deve ser levado em consideração, principalmente se você deseja fazer upload de vídeos e imagens. 

E também o atendimento e suporte para que você não precise se preocupar caso precise de algum auxílio. 

Ilustração de uma menina sentada utilizando um notebook e ao fundo a tela com um texto

Registre um nome de domínio 

Outro passo fundamental na criação do seu blog é escolher um domínio. Esse nome será utilizado para que os usuários possam acessar seu blog e entre os domínios mais comuns podemos citar: .com; .net; .org; ou .xyz.

Não esqueça que o nome do domínio deve vir acompanhado do nome do seu blog, pois isso irá possibilitar que as pessoas associam e tenham mais facilidade de acessar o seu blog.

Personalize o seu blog

Outro ponto importante é personalizar seu blog, é importante adotar uma identidade visual e deixá-lo com a sua cara. É possível criar todos seus designs em ferramentas como o Canva.

Como falamos, muitas plataformas possuem templates prontos que você pode utilizar ou editá-lo como quiser.

Existem alguns temas pagos e temas gratuitos e utilizá-los vai do gosto de cada pessoa. Também é possível criar seu próprio tema, por tanto aposte na personalização para deixar o seu blog ainda mais atrativo para quem irá visitá-lo. 

O importante é que você mantenha o seu blog organizado, na questão das páginas por categoria, também crie uma página contando um pouco sobre você para que o público possa te conhecer melhor. 

Nessa página é possível deixar o seu contato e também quais são as redes sociais que você está presente. Não esqueça também de escolher um título interessante para o seu blog, e caprichar na descrição do seu blog.

Escolha uma plataforma para fazer seu blog

Primeiramente, vamos ao mais importante: como fazer um blog do zero, ou seja, como desenvolver um website e colocá-lo no ar, gerenciar seus conteúdos e publicações, inserir imagens em artigos, etc.

Como falamos, hoje, é possível criar blogs sem qualquer conhecimento técnico em programação e desenvolvimento web.

Isso porque você pode contar com diversas plataformas projetadas para ajudá-lo a criar um site de forma intuitiva, sem a necessidade de programar nada, através de ferramentas prontas.

1. Wix

Para que você não tenha nenhuma dúvida na construção do seu blog, nós iremos realizar um passo a passo completo com a plataforma Wix. 

Com a Wix, você consegue criar um blog sem ter conhecimentos em programação, selecionando um modelo profissional pronto e já otimizado para dispositivos móveis. 

A partir disso, basta usar o editor arraste e solte para personalizar seu blog exatamente como preferir.

Seu blog terá um domínio personalizado e você poderá responder um questionário para receber um planejamento de SEO e fortalecer suas chances de ranquear bem nas páginas de resultados do Google e demais buscadores.

A melhor parte? Se não estiver satisfeito com os resultados, poderá testar o Wix por até 14 dias e solicitar um reembolso do valor integral de seu investimento.

O Wix conta com quatro planos, sendo que o plano mais básico envolve apenas a aquisição de domínio, e o mais caro benefícios como logo profissional e arquivos de redes sociais. 

Crie seu blog com a Wix

2. SITE123

O SITE123 é um dos melhores construtores de sites disponíveis online, isso porque a ferramenta oferece praticidade e agilidade no processo de criação e lançamento de sua página.

Vale a pena conferir entre os mais de 100 modelos de blogs disponíveis no SITE123, personalizá-lo de acordo com a aparência que você deseja para seu próprio blog e usar o painel de gerenciamento de conteúdo sem qualquer dificuldade.

Não há necessidade de saber programar ou mesmo de ter conhecimentos avançados em design para criar um blog com aparência profissional e que seja veloz e responsivo, ou seja, compatível com dispositivos móveis.

Com o SITE123 você cria o seu blog rapidamente e em apenas 3 etapas, sites responsivos e adaptados para os dispositivos móveis.

Também há a possibilidade de criar a sua loja online para que você comece a vender rapidamente.

O SITE123 também conta com uma equipe de atendimento 24 horas por dia para que você tenha o melhor suporte online, e ele ainda conta com um banco de imagens integrado para você utilizar as imagens como quiser. 

3. Webnode

Não poderíamos deixar de apresentar o Webnode entre as ferramentas de como fazer um blog. 

A plataforma também oferece um processo de criação simplificado, e é recomendada para todos os tipos de usuários, com ou sem conhecimentos técnicos.

O Webnode também conta com diversos templates personalizáveis, editor de texto online extremamente intuitivo, rastreamento de leitores e fácil integração com widgets adicionais caso você queira adicionar elementos externos à plataforma ao seu blog.

O editor do Webnode funciona através de blocos que permite que você faça alterações em poucos minutos.

Crie uma caixa de correio com o seu domínio para receber as mensagens dos seus visitantes.

O Webnode também conta com um atendimento 7 dias por semana para que você possa utilizar a plataforma sem nenhuma hesitação.

Como fazer um blog no Webnode, basta registrar uma nova conta, escolher o design que mais te atrai, adicionar as imagens, textos ou vídeos e publicar o seu site em apenas um só clique.

4. Weblium

Como alternativa, você pode optar por usar o Weblium para criar blogs rapidamente. O construtor oferece um passo a passo intuitivo para que você consiga colocar seu blog no ar dentro do menor intervalo de tempo possível.

Além disso, o serviço de hospedagem integrado, assim como do SITE123 e Webnode oferece certificado de segurança SSL para que você possa garantir a proteção dos dados de seus visitantes - algo extremamente importante para SEO (Search Engine Optimization).

O Weblium conta com uma inteligência artificial que ajuda você a construir o seu site com mais habilidade e praticidade. 

O design é responsivo e se aplica a todas as plataformas de dispositivos móveis, além de contar com otimização para SEO. 

Conta com uma equipe de suporte profissional para você utilizar a plataforma, e essa plataforma possui planos do Weblium são pagos ou gratuitos.

Ilustração de uma menina sentada utilizando um notebook e ao fundo a tela com um texto

5. WordPress

E claro, não poderíamos deixar de mencionar o WordPress em um artigo sobre como fazer um blog. 

Hoje, 37% de todas as páginas no mundo são criadas com o WordPress, mas você deve estar se perguntando porquê o colocamos como último. O fato é que o WordPress é bem menos intuitivo que as opções anteriores.

E para que você seja capaz de realmente personalizar sua página por completo e ter controle sobre todos os plugins oferecidos para a plataforma, será necessário ter certo conhecimento técnico ou contratar um desenvolvedor WordPress.

Mesmo assim, ele é extremamente versátil e, como seus próprios índices indicam, é amplamente usado na internet por blogueiros e empresas.

A plataforma conta com uma série de plugins que você pode instalar no seu blog para ter acesso aos mais diversos tipos de recursos. 

Permite que você transforme o seu blog em uma loja virtual, possui integrações com ferramentas de SEO e Google Analytics para que você possa acompanhar o seu crescimento.

Equipe de suporte garantida para oferecer a você um atendimento personalizado. Os planos do WordPress podem ser assinados mensalmente, onde o valor é maior, ou então anualmente com redução de valor.

Como otimizar o seu blog

Agora que você já conhece algumas ferramentas e como fazer um blog, vamos te apresentar algumas dicas para que você possa otimizar seu blog e deixá-lo mais atraente para seu público.

Defina seu público-alvo

Se você deseja saber como fazer um blog de sucesso, essa etapa é fundamental. Afinal, será necessário entender quem será seu público para que você possa ajustar suas estratégias de conteúdo e até mesmo monetizar.

Alguns nichos são capazes de atingir essencialmente todo tipo de leitor, de qualquer idade. Ou então, é possível definir nichos com foco em gêneros ou faixas etárias específicas, como blogs de estudantes ou para mulheres grávidas, por exemplo.

A definição de seu público-alvo é importante pois afeta diretamente suas estratégias de produção de conteúdo e até mesmo o tipo de linguagem usada, como veremos a seguir.

Utilize a linguagem adequada

Outra dica interessante é saber como se comunicar com seu público, principalmente com relação a escrita do seus textos no blog. Os blogs podem abordar diversos assuntos, e eles vão te dar indícios de qual é a linguagem mais apropriada.

Em um blog é possível utilizar diferentes tipos textuais como: narrativos, descritivos, dissertativos, argumentativos, expositivos, etc.

Por isso, você deve ser capaz de conseguir identificar a maneira mais adequada de transferir a informação para o seu público-alvo através da escolha de qual tipo textual e da linguagem.

E isso demanda um vasto conhecimento do seu público-alvo, para tentar adaptar a linguagem que esse público usa para que você possa utilizá-la também.

Essa é uma maneira de facilitar a comunicação, e tentar fazer com que o seu público se identifique mais com o seu conteúdo.

Estabelecer uma boa comunicação com o público é fundamental para que você consiga alcançar os objetivos que você determinou para o seu blog.

Crie conteúdo otimizado para SEO

Uma dica para gerar tráfego de forma orgânica, você precisará otimizar suas páginas de acordo com as diretrizes utilizadas pelo algoritmo do Google e outros mecanismos de busca.

O nome desse tipo de otimização é Search Engine Optimization (SEO), traduzido diretamente para otimização para mecanismos de busca.

Para definir o posicionamento de cada conteúdo para determinadas palavras-chaves nas páginas de resultados do Google.

A ferramenta usa um algoritmo extremamente robusto e frequentemente atualizado que é capaz de identificar e mensurar a qualidade de seu material.

Afinal, seria impossível para o Google ter um representante humano indexando cada uma dos inúmeros websites disponíveis online.

SEO é um assunto realmente extenso e, por isso, criamos um conteúdo exclusivo para ajudá-lo a entender tudo sobre SEO.

Você deverá otimizar tanto elementos internos de suas páginas, como títulos, imagens, estrutura de texto, HTML, tamanho do artigo, distribuição de palavras-chave, densidade de palavras-chave, conhecidos como elementos SEO On-Page.

Assim como elementos externos, como backlinks e referenciamento de domínios, conhecidos como elementos SEO Off-Page.

Sem este tipo de otimização, não há como criar um blog de sucesso, pois o Google entenderá que seu material não é tão bom quanto outras páginas que oferecem conteúdos extremamente ricos e bem otimizados.

Entretanto, como a própria empresa menciona em suas diretrizes, seu foco principal deve estar na produção de conteúdo:

  • Extremamente rico e valioso para a audiência;
  • Exclusivo, não plagiado, diferente do que já existe;
  • Responsivo, otimizado para leitura em dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

Além disso, recomendamos que leia também todas as diretrizes para webmasters do Google ações que você pode tomar para ajudar a ferramenta a encontrar e indexar as páginas de seu blog, como a inserção de códigos em seu servidor de hospedagem, etc.

Vale mencionar que as plataformas para criar um blog apresentadas anteriormente já oferecem várias dessas otimizações de SEO de forma nativa.

Ou seja, você precisará se preocupar apenas na otimização de elementos SEO On-Page e Off-Page, como apresentados acima.

Entretanto, caso você queira desenvolver seu próprio website e hospedá-lo em um serviço de hospedagem, será importante otimizar elementos técnicos relacionados às diretrizes mencionadas no link anterior.

Envie newsletter para leads cadastrados

Outro ponto interessante para conseguir gerar uma base de leads e obter os e-mails dos mesmos, considere fazer o uso de ferramentas de e-mail marketing e automação de marketing.

Para enviar atualizações de novos conteúdos publicados em seu blog, promoções, eventos e demais anúncios que sejam de interesse de seu público.

Porém, para que isso funcione é importante que você não faça Spam, e envie conteúdo apenas para leads que optaram por recebê-lo. 

Evite o uso de bases frias e não compre bases de e-mails prontas, pois elas podem danificar a reputação de seu website e fazer com que seus e-mails sejam bloqueados por serviços Anti-Spam.

Aprendeu como fazer um blog?

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender tudo o que você precisa para começar o seu próprio blog.

Se você quer conhecer mais sobre nichos de blog, confira nosso artigo sobre o que é blog pessoal.

Início Blog Marketing Como fazer um blog de sucesso [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download