Como criar um blog pessoal [Guia Completo]

17 minutos

Muitas pessoas pensam em começar um blog pessoal para compartilhar o que fazem ou falar sobre o que gostam, mas não levam adiante pois enxergam apenas como um passatempo.

Ter um blog pessoal pode ser uma excelente estratégia para divulgar projetos pessoais, canalizar outros talentos profissionais ou até mesmo gerar uma boa fonte de renda, podendo ganhar dinheiro na internet.

Administrar um blog pessoal pode te ajudar a desenvolver conhecimentos, como marketing de conteúdo e o SEO, que podem ser levados para outras áreas da sua vida.

Quer aprender o que é um blog pessoal e saber como monetizar seu hobby? Preparamos este artigo para te mostrar as vantagens de criar um blog pessoal.

O que é um blog pessoal?

Um blog pessoal é um site diferente de uma página institucional, como site de uma empresa, ou um portal de notícias. Geralmente um blog pessoal é uma página frequentemente atualizada com conteúdos.

Originalmente o blog é pensado para funcionar como um diário pessoal na internet, mas ele pode ser conduzido de outras formas, como um portal com publicações sobre assuntos de um tema específico, ou de empresas que buscam atualizar parceiros e consumidores.

Como funciona um blog?

Basicamente, um blog pessoal é estruturado em um cabeçalho central que possui um menu ou uma barra de navegação completa com as principais páginas. Na seção de conteúdo principal, possui todos os posts mais recentes em destaque.

Em algum, é possível encontrar uma barra lateral com alguns perfis de redes sociais ou publicações com maior relevância. Podendo ser por número de acesso ou engajamentos por comentários.

Por último, no rodapé da página, ficam as informações básicas, como links para políticas de privacidade, avisos legais e dados para contato. É importante seguir essa lógica de layout, pois eles colaboram na navegação do usuário para encontrar seus conteúdos.

Quais as vantagens de se criar um blog pessoal?

Falamos brevemente de algumas vantagens da criação de um blog pessoal para divulgar conteúdos, mas iremos mostrar neste tópico, de forma mais detalhada seus efeitos e trazendo mais informações.

Realizar um sonho

Muitos que pensam em começar um blog pessoal, tem como sonho compartilhar suas ideias e conteúdos para o mundo. Não existe um padrão ou regra, mas provavelmente quem busca realizar esse sonho, acabam escolhendo blogs de curadoria, lifestyle e nicho.

Não se preocupe, falaremos mais a frente sobre os tipos de blogs pessoais que você pode criar. O blog pessoal permite você escolher os temas que irá abordar, qual linguagem vai utilizar e como irá interagir com seus leitores.

Transforma em uma fonte de renda extra

Outra vantagem do blog pessoal é a possibilidade de monetizar seu conteúdo e conseguir uma grana extra ou até mesmo transformá-lo em sua principal fonte de renda. Isso pode ocorrer por meio de parcerias com marcas, programas de afiliados, entre outros.

Foto de uma pessoa utilizando um notebookBlog pessoal

Divulgar seu trabalho

Não é nenhuma novidade que a internet e as redes sociais são canais com alto potencial de divulgação e um baixíssimo ou quando nenhum custo para o criador do blog na hora de promover seus conteúdos.

Dessa forma, acaba sendo muito mais barato e eficaz promover seu conteúdo utilizando o marketing digital do que através de métodos antigos de publicidade.

Networking

Ao criar um canal de informações personalizadas ou apresentar um lifestyle que seja condizente com a proposta de uma empresa ou marca, a possibilidade de aumentar seu networking é enorme.

Além das interações que podem gerar oportunidades, os próprios leitores, por compartilharem do mesmo interesse com o escritor do blog, podem aumentar de certa forma o círculo de amigos.

Além disso, pode haver ganhos no aspecto do desenvolvimento pessoal. Ao emitir sua opinião em seu blog sobre certo produto ou serviço, é fundamental estar preparado para receber elogios e críticas.

Como criar um blog pessoal

Agora que você sabe melhor o que é blog pessoal e os seus benefícios, separamos

Um blog pessoal pode ser uma excelente forma de expressar e compartilhar suas ideias e vivências com um público que tenha interesses parecidos com os seus. Mas como fazer isso? Pensando nisso, separamos um guia de como criar seu blog pessoal.

1. Escolha a plataforma para criar seu blog

O primeiro passo é selecionar a plataforma em que você deseja construir seu blog. Existem várias opções disponíveis e cada uma oferece recursos específicos, então vale explorar para entender qual se encaixa melhor nas suas necessidades. Confira algumas das melhores ferramentas para criar blog pessoal:

1. Wix

O Wix é uma ferramenta que permite criar um blog pessoal selecionando um modelo profissional pronto que já vem otimizado para dispositivos móveis. Basta utilizar o editor que funciona no sistema de arraste e solte para personalizar o blog do seu jeito.

Ao finalizar seu blog no Wix, ele terá um domínio personalizado e ainda é possível responder um questionário para receber um planejamento de SEO e aumentar suas chances de ranquear bem nas páginas de resultados do Google.

Além disso, a Wix possui uma IA que ajuda na criação de blog e sites onde você só precisa compartilhar suas ideias e objetivos para que a IA gere uma estrutura completa e visualmente atrativa do seu blog, pronto para ir pro ar em questão de minutos.

A plataforma também ajuda na escolha de temas, layouts e imagens coerentes com o seu nicho, criando uma apresentação coesa e impactante.

Além do visual, a IA do Wix é capaz de sugerir e incluir funcionalidades específicas para sua área de atuação, como páginas de agendamento, soluções para lojas virtuais, gestão de eventos e outras ferramentas integradas que atendem às necessidades do seu negócio.

O Wix conta com quatro planos, sendo que o plano mais básico envolve apenas a aquisição de domínio, já o mais caro conta com logo profissional e arquivos de redes sociais.

E a melhor parte, caso não esteja satisfeito com os resultados, é possível testar a ferramenta por até 14 dias e solicitar um reembolso do valor integral do seu investimento.

Crie seu blog com a Wix

2. SITE123

Outra opção de ferramenta para criar um blog é o SITE123. Com uma interface simples e bem intuitiva, essa plataforma oferece diversos recursos para quem quer começar um blog sem necessidade de saber sobre desenvolvimento web.

O SITE123 também oferece um criador de blog com IA, utilizando o TextAI. Essa ferramenta automatiza a criação de textos personalizados com foco em SEO, contribuindo para uma melhor performance nas buscas online e economizando tempo na produção de conteúdo.

A IA também ajuda na criação de páginas para pequenas empresas, sugerindo textos de acordo com o objetivo, seja para apresentar serviços, destacar produtos ou descrever funcionalidades específicas.

Tudo isso acontece dentro de um ambiente de edição fácil de usar, com recursos integrados que elevam o potencial do seu site.

3. Hostgator

Reconhecida principalmente por seus serviços de hospedagem de alto desempenho, a HostGator oferece uma ferramenta prática para quem deseja criar um blog gratuito. Além disso, também conta com uma ferramenta baseada em IA para criar blog: o Gator Builder.

Essa ferramenta foi pensada para ajudar na criação de páginas mesmo para quem não tem experiência técnica. Por meio de uma interface intuitiva, é possível montar o site arrastando e posicionando elementos, enquanto a IA oferece sugestões visuais e de estrutura conforme o estilo e objetivo do projeto.

Para completar, novos clientes têm acesso a benefícios como domínio grátis por um ano, contas de e-mail, formulários para newsletter e contato, além de suporte técnico disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Crie um site responsivo e profissional com o Hostgator

2. Defina o nicho do blog

Mesmo sendo um blog pessoal, estabelecer uma linha temática pode facilitar a criação de conteúdo relevante e atrair um público mais fiel. Você pode escolher um nicho mais específico, como jardinagem urbana, ou algo mais amplo, como reflexões sobre o cotidiano ou bem-estar emocional.

3. Pense no nome e registre um domínio

Outro ponto importante é escolher o nome do seu blog, ele deve refletir a essência do que você quer transmitir. Após definir o nome, veja se o domínio está disponível. Muitas plataformas oferecem domínios gratuitos, mas ter um domínio próprio passa uma impressão mais profissional.

4. Edite o seu blog

Com a estrutura pronta, é hora de deixar o blog com a sua cara. A maioria das plataformas oferecem modelos prontos que podem ser adaptados ao seu gosto. Escolha uma identidade visual que seja agradável e facilite a navegação. Um bom layout pode prender a atenção dos leitores logo de cara.

5. Interaja com o público

Criar um vínculo com seu público fortalece a comunidade em torno do seu blog e aumenta o engajamento. Por isso, não se limite apenas a publicar, responda comentários, ofereça a opção de newsletter e estimule o diálogo.

6. Produza conteúdos de valor

Chegou o momento de colocar suas ideias no ar! Produza textos com autenticidade, usando uma linguagem simples e acessível. Seja transparente e compartilhe histórias que realmente façam sentido para você.

Procure ter uma frequência, poste com regularidade, isso ajuda a criar uma audiência fiel. Adicione recursos visuais e converse com seus leitores.

7. Utilize ferramentas de inteligência artificial

A IA se tornou uma grande aliada para blogueiros. Ela pode apoiar você desde o planejamento até a execução das postagens. Veja algumas formas de aproveitá-la:

  • Planejamento de conteúdo: Gere ideias de pautas, títulos e tópicos baseados em tendências e preferências dos leitores.
  • Apoio na escrita: Conte com IA para revisar seus textos, ajustar trechos ou até traduzir conteúdos.
  • Otimização para SEO: Use ferramentas de IA para sugerir palavras-chave, estruturar melhor os artigos e aumentar seu alcance.
  • Criação de imagens: Plataformas com IA podem gerar ilustrações personalizadas para suas postagens, deixando tudo mais profissional.
  • Automatização de tarefas: Agende publicações, envie e-mails automáticos e responda interações com mais agilidade.

8. Compartilhe seu blog com o mundo

Depois de publicar seus primeiros textos, é importante divulgá-los. Use redes sociais, envie para contatos próximos e participe de comunidades online relacionadas ao seu tema. A visibilidade vem com consistência e presença nos lugares certos.

Quais os principais modelos de blog pessoal?

Na hora de começar a desenvolver seu blog pessoal, existem alguns tipos de conteúdo que você pode compartilhar. Não estamos falando da plataforma e sim qual será o seu objetivo principal. Então, podemos listar alguns modelos, confira:

Blog de curadoria

Esse modelo de blog pessoal tem como objetivo principal promover suas habilidades e conhecimentos sobre algum assunto. Dessa forma, é essencial para leitores e possíveis parceiros que o blog esteja sempre acompanhando as tendências e novidades do ramo.

Por exemplo, um amante de carros antigos, deve selecionar textos de outros blogs e especialistas do assunto e publicar em seu blog pessoal.

Para quem deseja saber sobre esse assunto, encontre tudo em um único endereço, além de contar com a opnião de quem entende do assunto.

Blog de lifestyle

Esse modelo de blog pessoal sem dúvida teve uma contribuição para o aumento dos blogs nos últimos anos. Os blogs de lifestyle ou estilo de vida retratam o cotidiano de uma pessoa e acaba atraindo leitores interessados na maneira como eles vivem seu dia a dia.

Existem blogueiros e blogueiras que compartilham suas rotinas saudáveis de atividades físicas ou mostram sua relação com a moda com dicas, pode ser um exemplo. Esse conteúdo atrai muitos seguidores que voltam recorrentemente para saber as novidades.

Por outro lado, muitas marcas veem nesse tipo de conteúdo um poder de influência para ajudar a promover seus produtos e serviços. Dessa forma, marcas negociam parcerias com esses criadores de conteúdos com patrocínios.

Blogs de nicho

Criadores de conteúdo que relatam seu estilo de vida em seus blogs pessoais abordam diversos temas, desde o pijama que utilizam para dormir até a mochila que o filha utiliza para ir a escola.

Como o próprio nome já diz, blog pessoal de nicho abordam um nicho específico e acabam sendo uma mistura entre a curadoria e aqueles que utilizam o lifestyle. Por exemplo, um blog sobre gastronomia oferece conteúdos para chefs.

Graças a essa autoridade dos seus criadores, os blogs de nicho podem explorar comercialmente seu posicionamento. Podendo oferecer vantagens para usuários exclusivos, explorando cursos, assinaturas ou materiais que só eles tenham acesso.

Blog profissional

Já o modelo de blog profissional pode funcionar como um portfólio, para que você divulgue seus trabalhos, além de também transformar em um canal para solicitações de cotação, realizar vendas de itens relacionados e muito mais.

Por exemplo, um arquiteto pode montar conteúdos mostrando reformas realizadas, apresentando um antes  e depois da execução, também pode vender seus serviços e consultorias através do blog.

Blog de ensino

Os blogs de ensino podem funcionar como tutoriais sobre técnicas específicas, também podem promover a venda de cursos, sejam eles presenciais ou virtuais. É possível divulgar suas aulas e conteúdos sem precisar investir em uma plataforma de cursos.

Blog de Viagem

Os blogs de viagem podem funcionar como uma forma de guia definitivo, onde você pode compartilhar dicas de viagem, indicar destinos, fazer análise de hotéis e pousadas, indicar equipamentos de viagem e até mesmo criar roteiros completos de viagem para seus visitantes.

Ficou interessado? Então confira nosso guia completo onde ensinamos tudo o que você precisa sobre como fazer um blog de viagem do zero!

Quais as etapas para publicar em um blog pessoal?

Além das vantagens trazidas, podem surgir alguns desafios na hora de criar seu blog pessoal. Para evitá-los ou saber como lidar, é necessário planejar suas ações e determinar como será feito.

Planejamento

Para começar, é necessário planejar e estudar quais plataformas de gestão de conteúdo estão disponíveis. O Wix é um exemplo que citamos anteriormente. Cada uma delas conta com ferramentas interessantes e algumas limitações.

Além da estrutura do seu blog pessoal, é necessário planejar um calendário de postagens, encontrar o formato de publicação, se será necessário investir em impulsionamento do conteúdo, entre outros fatores.

Execução

Criar um blog pessoal é bem simples, visto que existem diversas plataformas de gestão de conteúdo que tornaram esse processo mais intuitivo. A parte mais difícil é encontrar um layout entre os inúmeros existentes.

Foto de duas pessoas utilizando um notebook com Blog escrito na telaBlog pessoal

Na hora da execução deve-se seguir o que foi planejado e o calendário irá determinar em quais dias cada publicação será realizada. Nessa etapa é importante investir nas estratégias de SEO, na otimização do conteúdo para os buscadores como o Google.

Dessa forma, descrição de imagens, distribuição do texto e outros detalhes dos conteúdos precisarão de uma atenção maior. A maneira de utilizar o SEO, pode ser padronizada através de uma lista de melhores práticas para todas as futuras publicações.

Análise

Após uma publicação no blog, é necessário começar a acompanhar o desempenho de engajamento e tráfego. Essas métricas são fundamentais para quem deseja gerar negócios na internet, ou estabelecer sua autoridade em certos assuntos.

Atualização

Todos os tipos de blogs necessitam de atualizações frequentes e elas também são fatores relevantes para o SEO. Dessa forma, é fundamental criar uma regularidade de publicações e garantir suas atualizações.

Entende-se por atualização, trazer novidades e também renovar conteúdos antigos para que eles permaneçam úteis por mais tempo.

Como monetizar seu blog pessoal?

Aqui é um dos pontos mais importantes para você que está criando seu blog pessoal, é possível ganhar dinheiro com seu conteúdo. Caso ele tenha potencial, por que não investir, confira algumas formas de monetizar seu conteúdo.

Marketing de afiliados

A primeira maneira de monetizar seu conteúdo é através do marketing de afiliados, em que, após realizar um cadastro em empresas como o Hotmart, é possível compartilhar links especiais de infoprodutos e receber uma comissão de vendas em seus conteúdos.

É interessante que a oferta tenha relação com as informações do blog. Oferecer cursos que tem a ver com seu tipo de conteúdo ajudam nas chances de converter vendas e aumentar seu faturamento.

É importante avaliar e fazer uma curadoria de quais infoprodutos você irá ofertar, podendo ser e-books, minicursos e demais formatos e materiais. Outras vantagens desse tipo de monetização é o fato de toda transação ser realizada pela empresa responsável.

Além disso, dependendo do seu nicho, sempre existe a oportunidade para criar seus próprios infoprodutos e comercializar através deles. Nesse caso, outros afiliados também ajudaram na divulgação para receberem essa comissão.

Google Adsense

O Google Adsense também é outra maneira interessante para quem deseja monetizar seu conteúdo sem um grande esforço comercial. É possível focar prioritariamente o conteúdo de qualidade para gerar o maior volume de tráfego possível.

Ao cadastrar o blog nele, o proprietário permite que o Google insira anúncios entre seus conteúdos e em áreas estratégicas da página. A cada clique ou visualização, uma quantia é destinada à conta do administrador do blog.

Como colocar blog pessoal no Instagram?

Assim como existem diversas outras plataformas para criar seu blog pessoal, como o Wix que citamos antes, é possível colocar blog pessoal no Instagram e transformar a rede social em seu blog e compartilhar o que quiser com sua audiência.

Para colocar blog pessoal no Instagram, basta acessar as configurações do seu perfil do Instagram clicando nos três tracinhos no canto superior da sua tela e em seguida clique em Configurações.

Abrindo as configurações do Instagram, escolha a opção de Conta, desça até a opção para "Mudar para conta profissional", nessa opção é possível escolher o tipo de conta profissional será exibida em seu perfil.

Basta selecionar a opção Blog pessoal e clicar em "Concluir". Em seguida será necessário escolher o tipo da sua conta, se será de Empresa ou de Criador de Conteúdo, escolha essa opção e clique em avançar.

Ao clicar em avançar, seu perfil cera transformado em uma conta profissional do tipo Blog Pessoal e essa informação será exibida ao acessarem o seu perfil no Instagram.

Assim será mais fácil de você crescer de forma orgânica no Instagram compartilhando o endereço do seu site na rede social.

Aprendeu o que é um blog pessoal?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é um blog pessoal, como criar seu blog e como monetizar seu conteúdo.

Se você está começando a criar conteúdos na internet e quer utilizar o Instagram de forma profissional, confira nosso conteúdo sobre Instagram comercial.

Junte-se ao nosso blog e saiba como os
empreendedores bem sucedidos estão
aumentando suas vendas online.
Subscribe