O que é blog pessoal? [Guia Completo]

Índice

Muitas pessoas pensam em começar um blog pessoal para compartilhar o que fazem ou falar sobre o que gostam, mas não levam adiante pois enxergam apenas como um passatempo.

Ter um blog pessoal pode ser uma excelente estratégia para divulgar projetos pessoais, canalizar outros talentos profissionais ou até mesmo gerar uma boa fonte de renda, podendo ganhar dinheiro na internet.

Administrar um blog pessoal pode te ajudar a desenvolver conhecimentos, como marketing de conteúdo e o SEO, que podem ser levados para outras áreas da sua vida.

Quer aprender o que é um blog pessoal e saber como monetizar seu hobby? Preparamos este artigo para te mostrar as vantagens de criar um blog pessoal.

Ilustração de uma mulher utilizando um notebook

O que é um blog pessoal?

Um blog pessoal é um site diferente de uma página institucional, como site de uma empresa, ou um portal de notícias. Geralmente um blog pessoal é uma página frequentemente atualizada com conteúdos.

Originalmente o blog é pensado para funcionar como um diário pessoal na internet, mas ele pode ser conduzido de outras formas, como um portal com publicações sobre assuntos de um tema específico, ou de empresas que buscam atualizar parceiros e consumidores.

Como Funciona Um Blog?

Basicamente, um blog pessoal é estruturado em um cabeçalho central que possui um menu ou uma barra de navegação completa com as principais páginas. Na seção de conteúdo principal, possui todos os posts mais recentes em destaque.

Em algum, é possível encontrar uma barra lateral com alguns perfis de redes sociais ou publicações com maior relevância. Podendo ser por número de acesso ou engajamentos por comentários.

Foto de uma mulher utilizando um notebook e tomando café

Por último, no rodapé da página, ficam as informações básicas, como links para políticas de privacidade, avisos legais e dados para contato. É importante seguir essa lógica de layout, pois eles colaboram na navegação do usuário para encontrar seus conteúdos.

Mas na hroa de criar seu blog pessoal, não precisa se preocupar tanto com a estrutura de um blog, hoje existem inúmeras ferramentas que ajudam a criar um blog pessoal sem a necessidade de saber nada sobre desenvolvimento web.

O Wix é um exemplo, com essa ferramenta é possível criar um blog pessoal selecionando um modelo profissional pronto que já vem otimizado para dispositivos móveis. Basta utilizar o editor que funciona no sistema de arraste e solte para personalizar o blog do seu jeito.

Ao finalizar seu blog no Wix, ele terá um domínio personalizado e ainda é possível responder um questionário para receber um planejamento de SEO e aumentar suas chances de ranquear bem nas páginas de resultados do Google.

O Wix conta com quatro planos, sendo que o plano mais básico envolve apenas a aquisição de domínio, já o mais caro conta com logo profissional e arquivos de redes sociais.

E a melhor parte, caso não esteja satisfeito com os resultados, é possível testar a ferramenta por até 14 dias e solicitar um reembolso do valor integral do seu investimento.

Crie seu blog com a Wix

Quais as vantagens de se criar um blog pessoal?

Falamos brevemente de algumas vantagens da criação de um blog pessoal para divulgar conteúdos, mas iremos mostrar neste tópico, de forma mais detalhada seus efeitos e trazendo mais informações.

Realizar um sonho

Muitos que pensam em começar um blog pessoal, tem como sonho compartilhar suas ideias e conteúdos para o mundo. Não existe um padrão ou regra, mas provavelmente quem busca realizar esse sonho, acabam escolhendo blogs de curadoria, lifestyle e nicho.

Não se preocupe, falaremos mais a frente sobre os tipos de blogs pessoais que você pode criar. O blog pessoal permite você escolher os temas que irá abordar, qual linguagem vai utilizar e como irá interagir com seus leitores.

Transforma em uma fonte de renda extra

Outra vantagem do blog pessoal é a possibilidade de monetizar seu conteúdo e conseguir uma grana extra ou até mesmo transformá-lo em sua principal fonte de renda. Isso pode ocorrer por meio de parcerias com marcas, programas de afiliados, entre outros.

Foto de uma pessoa utilizando um notebook

Divulgar seu trabalho

Não é nenhuma novidade que a internet e as redes sociais são canais com alto potencial de divulgação e um baixíssimo ou quando nenhum custo para o criador do blog na hora de promover seus conteúdos.

Dessa forma, acaba sendo muito mais barato e eficaz promover seu conteúdo utilizando o marketing digital do que através de métodos antigos de publicidade.

Networking

Ao criar um canal de informações personalizadas ou apresentar um lifestyle que seja condizente com a proposta de uma empresa ou marca, a possibilidade de aumentar seu networking é enorme.

Além das interações que podem gerar oportunidades, os próprios leitores, por compartilharem do mesmo interesse com o escritor do blog, podem aumentar de certa forma o círculo de amigos.

Além disso, pode haver ganhos no aspecto do desenvolvimento pessoal. Ao emitir sua opinião em seu blog sobre certo produto ou serviço, é fundamental estar preparado para receber elogios e críticas.

Quais os principais modelos de blog pessoal?

Na hora de começar a desenvolver seu blog pessoal, existem alguns tipos de conteúdo que você pode compartilhar. Não estamos falando da plataforma e sim qual será o seu objetivo principal. Então, podemos listar alguns modelos, confira:

Blog de curadoria

Esse modelo de blog pessoal tem como objetivo principal promover suas habilidades e conhecimentos sobre algum assunto. Dessa forma, é essencial para leitores e possíveis parceiros que o blog esteja sempre acompanhando as tendências e novidades do ramo.

Por exemplo, um amante de carros antigos, deve selecionar textos de outros blogs e especialistas do assunto e publicar em seu blog pessoal.

Foto de uma mulher utilizando um notebook

Para quem deseja saber sobre esse assunto, encontre tudo em um único endereço, além de contar com a opnião de quem entende do assunto.

Blog de lifestyle

Esse modelo de blog pessoal sem dúvida teve uma contribuição para o aumento dos blogs nos últimos anos. Os blogs de lifestyle ou estilo de vida retratam o cotidiano de uma pessoa e acaba atraindo leitores interessados na maneira como eles vivem seu dia a dia.

Existem blogueiros e blogueiras que compartilham suas rotinas saudáveis de atividades físicas ou mostram sua relação com a moda com dicas, pode ser um exemplo. Esse conteúdo atrai muitos seguidores que voltam recorrentemente para saber as novidades.

Por outro lado, muitas marcas veem nesse tipo de conteúdo um poder de influência para ajudar a promover seus produtos e serviços. Dessa forma, marcas negociam parcerias com esses criadores de conteúdos com patrocínios.

Blogs de nicho

Criadores de conteúdo que relatam seu estilo de vida em seus blogs pessoais abordam diversos temas, desde o pijama que utilizam para dormir até a mochila que o filha utiliza para ir a escola.

Como o próprio nome já diz, blog pessoal de nicho abordam um nicho específico e acabam sendo uma mistura entre a curadoria e aqueles que utilizam o lifestyle. Por exemplo, um blog sobre gastronomia oferece conteúdos para chefs.

Graças a essa autoridade dos seus criadores, os blogs de nicho podem explorar comercialmente seu posicionamento. Podendo oferecer vantagens para usuários exclusivos, explorando cursos, assinaturas ou materiais que só eles tenham acesso.

Blog profissional

Já o modelo de blog profissional pode funcionar como um portfólio, para que você divulgue seus trabalhos, além de também transformar em um canal para solicitações de cotação, realizar vendas de itens relacionados e muito mais.

Por exemplo, um arquiteto pode montar conteúdos mostrando reformas realizadas, apresentando um antes  e depois da execução, também pode vender seus serviços e consultorias através do blog.

Blog de ensino

Os blogs de ensino podem funcionar como tutoriais sobre técnicas específicas, também podem promover a venda de cursos, sejam eles presenciais ou virtuais. É possível divulgar suas aulas e conteúdos sem precisar investir em uma plataforma de cursos.

Como colocar blog pessoal no Instagram?

Assim como existem diversas outras plataformas para criar seu blog pessoal, como o Wix que citamos antes, é possível colocar blog pessoal no Instagram e transformar a rede social em seu blog e compartilhar o que quiser com sua audiência.

Para colocar blog pessoal no Instagram, basta acessar as configurações do seu perfil do Instagram clicando nos três tracinhos no canto superior da sua tela e em seguida clique em Configurações.

Abrindo as configurações do Instagram, escolha a opção de Conta, desça até a opção para “Mudar para conta profissional”, nessa opção é possível escolher o tipo de conta profissional será exibida em seu perfil.

Basta selecionar a opção Blog pessoal e clicar em “Concluir”. Em seguida será necessário escolher o tipo da sua conta, se será de Empresa ou de Criador de Conteúdo, escolha essa opção e clique em avançar.

Ao clicar em avançar, seu perfil cera transformado em uma conta profissional do tipo Blog Pessoal e essa informação será exibida ao acessarem o seu perfil no Instagram.

Quais as etapas para sua publicar um blog pessoal?

Além das vantagens trazidas, podem surgir alguns desafios na hora de criar seu blog pessoal. Para evitá-los ou saber como lidar, é necessário planejar suas ações e determinar como será feito.

Planejamento

Para começar, é necessário planejar e estudar quais plataformas de gestão de conteúdo estão disponíveis. O Wix é um exemplo que citamos anteriormente. Cada uma delas conta com ferramentas interessantes e algumas limitações.

Além da estrutura do seu blog pessoal, é necessário planejar um calendário de postagens, encontrar o formato de publicação, se será necessário investir em impulsionamento do conteúdo, entre outros fatores.

Execução

Criar um blog pessoal é bem simples, visto que existem diversas plataformas de gestão de conteúdo que tornaram esse processo mais intuitivo. A parte mais difícil é encontrar um layout entre os inúmeros existentes.

Foto de duas pessoas utilizando um notebook com Blog escrito na tela

Na hora da execução deve-se seguir o que foi planejado e o calendário irá determinar em quais dias cada publicação será realizada. Nessa etapa é importante investir nas estratégias de SEO, na otimização do conteúdo para os buscadores como o Google.

Dessa forma, descrição de imagens, distribuição do texto e outros detalhes dos conteúdos precisarão de uma atenção maior. A maneira de utilizar o SEO, pode ser padronizada através de uma lista de melhores práticas para todas as futuras publicações.

Análise

Após uma publicação no blog, é necessário começar a acompanhar o desempenho de engajamento e tráfego. Essas métricas são fundamentais para quem deseja gerar negócios na internet, ou estabelecer sua autoridade em certos assuntos.

Atualização

Todos os tipos de blogs necessitam de atualizações frequentes e elas também são fatores relevantes para o SEO. Dessa forma, é fundamental criar uma regularidade de publicações e garantir suas atualizações.

Entende-se por atualização, trazer novidades e também renovar conteúdos antigos para que eles permaneçam úteis por mais tempo.

Como monetizar seu blog pessoal?

Aqui é um dos pontos mais importantes para você que está criando seu blog pessoal, é possível ganhar dinheiro com seu conteúdo. Caso ele tenha potencial, por que não investir, confira algumas formas de monetizar seu conteúdo.

Marketing de afiliados

A primeira maneira de monetizar seu conteúdo é através do marketing de afiliados, em que, após realizar um cadastro em empresas como o Hotmart, é possível compartilhar links especiais de infoprodutos e receber uma comissão de vendas em seus conteúdos.

É interessante que a oferta tenha relação com as informações do blog. Oferecer cursos que tem a ver com seu tipo de conteúdo ajudam nas chances de converter vendas e aumentar seu faturamento.

É importante avaliar e fazer uma curadoria de quais infoprodutos você irá ofertar, podendo ser e-books, minicursos e demais formatos e materiais. Outras vantagens desse tipo de monetização é o fato de toda transação ser realizada pela empresa responsável.

Além disso, dependendo do seu nicho, sempre existe a oportunidade para criar seus próprios infoprodutos e comercializar através deles. Nesse caso, outros afiliados também ajudaram na divulgação para receberem essa comissão.

Google Adsense

O Google Adsense também é outra maneira interessante para quem deseja monetizar seu conteúdo sem um grande esforço comercial. É possível focar prioritariamente o conteúdo de qualidade para gerar o maior volume de tráfego possível.

Ao cadastrar o blog nele, o proprietário permite que o Google insira anúncios entre seus conteúdos e em áreas estratégicas da página. A cada clique ou visualização, uma quantia é destinada à conta do administrador do blog.

Aprendeu o que é um blog pessoal?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é um blog pessoal, como criar seu blog e como monetizar seu conteúdo.

Se você está começando a criar conteúdos na internet e quer utilizar o Instagram de forma profissional, confira nosso conteúdo sobre Instagram comercial.

Início Blog Ferramentas O que é blog pessoal? [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download