Como vender cursos online [Guia Completo]

Índice

Atualmente com a popularização e o acesso a internet, você consegue realizar todo tipo de pesquisa e até fazer compras de supermercado pelo celular. Também é possível estudar sem sair de casa, direto do seu smartphone ou computador.

A praticidade e a eficiência de buscar conhecimento através dos cursos online fez com que cada vez mais pessoas busquem por esse meio de ensino para desenvolver uma nova habilidade ou aprimorar o conhecimento que já tem em alguma área.

Mas em paralelo a isso, surgem novos cursos impulsionados pela facilidade de criar aulas online. Então, pessoas que produzem vídeo aulas ou webinars, acabam surgindo com dúvidas de como vender cursos online

À medida que as pessoas procuram essa forma de ensino, crescem os portais focados em vender cursos online. E por não necessitar de um grande investimento, a chance de um retorno positivo é alta.

Caso você trabalhe com conteúdos, cursos online e pense em investir na venda inteligente de conteúdo em vídeo, por exemplo. Preparamos esse artigo para te mostrar como vender cursos online.

Como vender cursos online?

Assim como qualquer outro tipo de empreendimento, começar um negócio online precisa de um bom planejamento. Atualmente o mercado de cursos online está crescendo no mundo todo, com cada vez mais instituições oferecendo cursos EAD.

Sabendo disso, muitos profissionais começaram a investir na criação e comercialização de aulas pela internet, entretanto, encontram algumas dificuldades ao longo do processo, especialmente em relação a como vender cursos online.

Apesar de não precisar de um alto valor de investimento. Para se destacar no meio online é necessário definir uma boa estratégia de marketing digital, produzir conteúdo de qualidade e investir tempo para criar uma boa relação com o seu cliente.

Por que vender cursos online?

Durante o período da pandemia da Covid-19, a procura por cursos online cresceu 130%. Os cursos online são uma excelente forma de aprender coisas novas, se especializar profissionalmente ou desenvolver habilidades.

Provavelmente você já deve ter percebido como esse mercado vem crescendo, criando uma excelente oportunidade para quem tem um conhecimento e quer começar a empreender.

As chances de alcançar sucesso vendendo cursos online é uma aposta certeira, seja para complementar sua renda ou investir para tornar isso sua principal fonte.

Escolha o segmento de mercado e entenda seu público.

Para entrar em qualquer novo mercado, um dos primeiros passos é entender como ele funciona. É preciso fazer uma análise de mercado, com estudo sobre os concorrentes, o público e, quando necessário, os fornecedores e parceiros.

Ao fazer esse tipo de estudo de mercado fica mais evidente se é uma boa ideia investir nesse ramo. Se será útil para os possíveis clientes e se ele já está saturado sobre esse assunto.

Segmentação de mercado

Em resumo, segmentar o mercado é separar todo o mercado em “fatias” com público que tem objetivos e desejos semelhantes e, trabalhar com um segmento específico é uma excelente forma de garantir que seu negócio terá sucesso.

Ao começar um empreendimento, dificilmente conseguirá bater de frente com os maiores concorrentes do mercado. Por isso, começar com um segmento específico pode ser uma boa forma de entrar para no futuro ganhar mercados maiores.

Então, se insira em mercados menos. No caso de vender cursos online, focar em apenas uma disciplina que você domina e tentar alcançar esse mercado específico pode ser uma boa estratégia para criar sua autoridade.

Crie suas personas

Após entender qual o melhor mercado para o seu negócio, está na hora de começar a analisar quem são as pessoas dentro desse mercado. Para isso, você precisa criar a persona para quem você vai direcionar suas estratégias de marketing.

O que é persona?

Mas afinal, o que é uma persona? Uma persona é uma representação semi-fictícia de um cliente ideal para o seu negócio. Ele é construído através de bastante pesquisa e informações reais dos clientes já existentes.

Ou seja, é um personagem inventado com base na realidade, através de pesquisas reais e entendimento de mercado.

A elaboração de uma persona é pensado para te ajudar a ter uma ideia precisa de quais serão os possíveis clientes que você irá buscar e quem tem mais chance de se tornar realmente um cliente.

Dependendo do seu segmento, é possível que você tenha mais de uma persona. Isso pode ser devido a faixas etárias e gêneros diferentes, então é importante estudar e identificar quantas personas forem necessárias para o seu negócio.

Entretanto, é preciso ter cuidado quando se está criando um negócio novo. É melhor focar em apenas uma persona, de forma que potencialize os esforços e aumente as chances de conversão.

Defina o formato de seu curso online

Após entender o mercado e a importância de criar uma persona, está na hora de definir qual será o formato para o seu curso online. Uma das vantagens de se produzir cursos na internet, é a diversidade de formatos que ela possibilita criar.

Não existe um formato ideal para vender cursos online, basta encontrar aquele que funciona melhor com o conteúdo do seu curso para o seu público. Separamos os principais tipos de infoprodutos do mercado:

Ebooks

É um formato simples e bastante popular entre os cursos online. O Ebook é fácil de ser acessado e criado, além disso, se adapta facilmente a qualquer dispositivo que tenha um leitor digital compatível.

Outra vantagem desse formato, é que caso você já tenha salvado o Ebook no seu dispositivo, não necessita de internet para acessá-lo novamente.

Videoaulas

Outro formato muito popular e fácil de ser produzido são as videoaulas. Mesmo que você não possua experiência com ferramentas de edição de vídeo ou equipamentos profissionais. Os próprios smartphones possuem câmeras de excelente qualidade.

Esse é um formato muito utilizado em cursos que precisam de algum tipo de demonstração, como por exemplo, aulas de culinária, exercícios físicos, algo mais artesanal, entre outros.

Caso você seja uma pessoa mais tímida em frente às câmeras, é recomendado treinar bastante em frente ao espelho, gravar alguns rascunhos ou chamar algum especialista que tenha mais jeito diante das câmeras.

Screencasts

Esse formato é feito a partir da captura da tela de um computador. É necessário um software de captura de tela, e um microfone para narrar o curso enquanto você realiza demonstrações em seu computador.

Screencasts são ideais para apresentações em planilhas, ou cursos que necessitem de qualquer demonstração no computador.

Audiobooks

O audiobook tem ganhado uma popularidade pela praticidade de permitir consumir o conteúdo enquanto a pessoa está fazendo outra atividade: praticando atividade física, cozinhando, por exemplo.

Além disso, os conteúdos em audiobooks são acessíveis e úteis para deficientes visuais.

Podcasts

Similar ao audiobook, o Podcast é outra forma de conteúdo através do áudio, podendo ser até mais descontraído, como um programa de rádio.

Algumas vantagens do podcast é a possibilidade do ouvinte escolher os assuntos que mais lhe interessam e o poder de ouvir o conteúdo quando quiser.

Assinatura mensal

A assinatura mensal é um formato interessante, que possibilita disponibilizar conteúdos periódicos e cobrar um valor pelo acesso.

Esse formato é ideal para quem tem uma grande quantidade de conteúdo sobre um nicho específico. É possível disponibilizar vídeos periodicamente, ou de uma vez, com novas técnicas a um preço mais baixo e acessível.

A vantagem desse formato é que o aluno aprende o conteúdo com o tempo ideal para aprender e praticar. E para quem produz o curso, terá garantia de receita recorrente durante os próximos meses.

e-Magazines

Assim como as revistas impressas, as revistas eletrônicas possuem uma periodicidade definida, e tendem a substituir o formato físico.

Kits

Os kits são combinações de diversos formatos de produtos digitais que se completam para transmitir o conteúdo completo do seu curso. Dessa maneira, é possível transmitir um curso online da forma mais completa possível.

Pesquise sobre o tema

Mesmo que você seja um especialista no assunto, é necessário pesquisar e se aprofundar no tema escolhido para garantir que terá muita propriedade para compartilhar esse assunto com outras pessoas.

Sempre busque novas fontes e referências que ainda não conhecia para adquirir mais conhecimento e se tornar uma autoridade sobre o assunto.

Caso você decida vender cursos online sem ser um especialista na área escolhida, é preciso se dedicar ainda mais para conseguir passar todo o conteúdo de forma didática e fidedigna.

Sempre procure as maiores referências sobre o seu tema, leia materiais de fontes estrangeiras. Quanto mais você estudar, mais propriedade você terá para falar sobre o tema do seu curso.

Produza seu curso online

Agora que você já conhece bem a sua persona, sabe qual segmento vai seguir e que formato vai montar o seu curso. Chegou a hora de colocar a mão na massa.

Rascunho do curso

Chegou o momento de realizar um brainstorm, ou seja, usar a criatividade para escrever todas as ideias que vierem na sua mente e imaginar qual forma seu curso online vai tomar.

Pesquise referências de outros cursos, podendo ter relação com o seu tema ou não. Dessa forma você consegue identificar o que já tem sido produzido e pode conseguir ter ótimas ideias para o seu material.

Criação do plano de aulas

Para criar um curso online é fundamental ter um plano de aula. Ele servirá como guia do seu curso online, com a estruturação da aula, o objetivo, o conteúdo e as atividades que serão passadas.

Uma aula deve ser fluida e espontânea, esse plano de aula é um guia e não uma regra. E para montar esse plano, basta descrever essas informações:

  • Tema da aula
  • Objetivos
  • Conteúdo
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Recursos
  • Avaliação

Elaboração do roteiro das aulas

Outra etapa importante do planejamento do curso é a criação de um bom roteiro, que prevê o que será dito na aula e abrange toda a parte sonora e visual do curso. Além de ser muito útil para não esquecer nenhuma informação importante, e garantir a duração ideal da aula.

Produção do conteúdo

Com o planejamento de aulas e o roteiro em mãos, chegou a hora de produzir o seu conteúdo. Tenha todos os materiais necessários para produção: computador, câmeras, microfone, iluminação e mais o que for necessário.

Caso você não tenha experiências com algum equipamento na hora de gravar vídeos, contrate um videomaker para ajudar na produção ou peça ajuda para algum amigo que entenda. Garanta que o áudio do seu curso esteja claro.

Ilustração de notebook com vídeo aberto e livros

Hospede seu curso em uma plataforma online

Depois de montar todo o curso, chegamos na principal etapa de como vender cursos online, ao finalizar o seu material, é necessário hospedar o curso online em alguma plataforma online.

Também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem, um AVA, é basicamente um software de serviço que funciona como uma sala de aula online.

É nessas plataformas que você vai disponibilizar todo seu material e aulas online, onde os alunos terão acesso e receberão auxílios como chats para dúvidas ou discussão do conteúdo.

Por isso, separamos algumas das melhores plataformas de cursos online disponíveis no mercado para você encontrar a que melhor atende às suas necessidades e comece a vender cursos online.

1. Kiwify

O Kiwify é uma plataforma onde você pode hospedar e vender cursos online de maneira fácil e rápida. Ele libera o acesso aos materiais do curso assim que o cliente realiza a compra, sem a necessidade de esperar algum e-mail.

A plataforma conta com uma área exclusiva para membros. Além de contar com sistema de co-produção, que permite convidar quantos co-produtores quiser para o seu produto e dividir a comissão.

O Kiwify conta com sistema de Upsell de 1 clique e também permite venda de produtos por recorrência, através de assinaturas no cartão de crédito. Eles não cobram taxa para cadastrar seu curso online, mas cobram uma porcentagem por venda.

2. Hotmart

O Hotmart é uma das plataformas mais populares no mercado para hospedar e vender cursos na internet. A plataforma conta com uma área para membros que permite a melhor experiência para os alunos do seu curso.

Eles contam com um sistema de pagamento seguro e que permite vender seus cursos para qualquer país, com pagamento local em vários deles. Além disso, contam com um programa de afiliados que permite que seus produtos sejam vendidos por outras pessoas.

A ferramenta é totalmente customizável, com alguns cliques você pode editar a sua tela de pagamento para deixar com a sua marca. Além de contar com um analytics que permite verificar todos os dados de vendas e informações sobre o desempenho do seu curso.

O Hotmart conta com uma ferramenta de automação que permite você integrar um provedor de e-mail para ficar sempre em contato com seus clientes, recuperar vendas e até aumentar os lucros. Para cadastrar seu curso no Hotmart é gratuito, porém eles cobram taxas sobre a sua venda.

3. Eduzz

O Eduzz é outra excelente plataforma para quem deseja criar produtos educacionais na internet e vender cursos online. A plataforma conta com um construtor rápido de páginas para o seu site e permite integração com diversas ferramentas.

Assim como a Hotmart, eles contam com um programa de afiliados que permite você utilizar dessa estratégia para aumentar a divulgação e consequentemente o número de vendas do seu infoproduto.

Além disso, contam com uma área exclusiva para os alunos. Para hospedar o seu curso online no Eduzz não precisa pagar nada, entretanto, eles cobram taxas de acordo com a venda do seu curso.

Divulgue seu curso online

Outra etapa fundamental para vender cursos online é a divulgação. Após hospedar o seu produto em alguma plataforma de confiança, é preciso mostrar para seu público que você oferece o melhor curso online para solucionar os seus problemas.

É necessário traçar uma estratégia de marketing digital para pensar na divulgação do seu curso. Separamos algumas sugestões de ações que pode ajudar a promover o seu curso online:

Blog

O blog é uma das grandes estratégias utilizadas no marketing de conteúdo. Onde você fala sobre temas de interesse do seu público e sobre a sua marca, dessa forma atraindo um tráfego orgânico com um conteúdo de valor.

Dessa maneira, é possível gerar autoridade em torno do seu nome ou marca e ajuda aumentando a chance de efetuar vendas por ser um especialista naquele segmento.

A finalidade do blog é que o seu público se convença sozinho de que o seu produto seja a melhor solução para ele.

SEO e busca orgânica

Search Engine Optimization (SEO) reúne estratégias para melhorar o posicionamento de sites e blogs em ferramentas de busca na internet. Essa estratégia funciona para aprimorar a busca orgânica.

E-mail marketing

Quem pensa que ninguém mais utiliza e-mail, está enganado. Essa ferramenta é uma das mais preciosas em uma estratégia de marketing digital. O e-mail permite que você estabeleça um vínculo direto com seu público e torne a divulgação do seu produto mais eficaz.

Para utilizar essa estratégia, é necessária uma ferramenta de disparo de e-mails que possa ser integrada com a plataforma que você está hospedando o seu produto. Esses e-mails podem conter materiais complementares como ebooks e infográficos.

Anúncios pagos

Com um pequeno investimento é possível ter uma boa visibilidade online pagando por anúncios que irão aparecer em motores de buscas em sites anunciantes e redes sociais.

É possível atrair pessoas que estão interessadas em seu produto, com boas imagens e um texto interessante e chamativo que pode direcionar para o seu site, blog ou direto para a página de vendas do seu curso online.

Ilustração de uma mão segurando um imã e atraindo pessoas

Redes sociais

Um excelente local para investir na divulgação do seu curso online é através das redes sociais. Lá é possível entender melhor o comportamento e se aproximar dos seus clientes.

É importante se atentar em quais redes sociais sua persona está utilizando, e elaborar estratégias para falar diretamente com ela. Dessa forma, você foca seus esforços em um local onde você consegue criar um forte relacionamento com seu público.

Programas de afiliados

Os afiliados funcionam como uma ponte entre o produto e o consumidor final e recebem uma comissão por cada venda realizada. Investir em um programa de afiliados aumenta a chance de crescer sua marca e gerar mais oportunidades de venda.

Muitas plataformas de hospedagem de cursos online possuem um programa de afiliados onde eles escolhem os produtos mais adequados para promover. Essa divulgação será um processo constante no seu negócio.

Por que vender cursos online?

Separamos algumas vantagens para você que ainda está em dúvidas se vale a pena ou não produzir e vender cursos online.

  • Flexibilidade: Ao criar um negócio online, você é seu próprio chefe. Dessa forma você define quanto tempo irá se dedicar ao seu negócio, podendo trabalhar sem sair de casa.
  • Escalar alcance e lucros: Vender cursos online possibilita você não ganhar por hora como em um emprego comum.  É possível realizar vendas simultâneas para qualquer pessoa no mundo.
  • Versatilidade: Como seu próprio chefe, você escolhe como vai querer transmitir o seu curso para seu público. Como já falamos, existem vários formatos de cursos online.
  • Praticidade: Diferente dos produtos físicos, quando compram o seu curso online a entrega é imediata. Assim que comprar o seu cliente já terá acesso ao curso.
  • Baixo custo: É bem mais barato produzir um curso online do que um físico, pois o online será produzido uma única vez e distribuído milhares de vezes, diferente do físico que será comercializado por unidade.

Aprendeu como vender cursos online?

Vencer cursos online é uma forma de transmitir conhecimento de maneira rápida e simples, por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a aprender como vender cursos online e divulgar para aumentar as vendas do seu conteúdo.

Se deseja aprender outras formas de ganhar dinheiro na internet, não deixe de conferir nosso artigo.

Início Blog Marketing Como vender cursos online [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download