O que é afiliado? Saiba como funciona

Índice

O marketing de afiliados cresceu muito no ambiente virtual, ao longo dos anos, e entender o que é afiliado é fundamental para quem deseja começar a empreender online.

Pois com as mudanças no marketing, e o desenvolvimento do marketing digital, as empresas passaram a utilizar uma nova maneira de divulgar seus produtos e serviços através de seus programas de afiliados.

E quem se afilia a esses programas pode ter grandes ganhos através do uso das suas redes sociais, e outros canais de divulgação.

Portanto, se você quer saber o que é afiliado e como ser um afiliado, criamos esse artigo para resolver suas dúvidas de uma vez por todas. 

O que é afiliado?

Para aqueles que não conhecem o ambiente digital entender “o que é afiliado” ou “o que é um afiliado digital” pode parecer difícil, mas na verdade é bastante simples.

Um afiliado é uma pessoa que indica produtos, ou serviços realizados por outras pessoas, e ao fazer essa indicação, a cada conversão, gera um valor de comissão para quem é afiliado, já os afiliados digitais são aquelas pessoas que divulgam produtos digitais,

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em programa de afiliados, é a partir da entrada em um programa de afiliados que você pode começar a divulgar um produto como afiliado. 

Mas como funciona ser um afiliado digital? No ambiente virtual, o afiliado recebe um link único e exclusivo, para aqueles que não sabem o que é link de afiliado, para compartilhar em suas redes sociais, blogs e até mesmo por email. 

É através desse link que são contabilizadas todas as conversões(geralmente vendas) geradas por um afiliado e consequentemente possibilita que as comissões sejam contabilizadas. 

E o melhor de tudo é que o afiliado define quais são os produtos que ele deseja promover, de acordo com seu público-alvo, e existem produtos para todos os nichos e mercados.

Essas atividades de promoção de produtos e serviços são chamadas de Marketing de afiliados, muitos Youtubers e influenciadores digitais também costumam trabalhar divulgando produtos dessa forma.

Se você está interessado no mercado de afiliados, no próximo tópico abordaremos quais são as vantagens e benefícios para quem deseja se tornar o que é afiliado.

Página de afiliados do JivoChat

Por que se tornar afiliado?  Quais são os benefícios?

Agora que você já entendeu o que é afiliado e o que é ser afiliado no marketing digital, já está por dentro do papel do afiliado na divulgação dos produtos de marcas e empresas. 

Nesse tópico, abordaremos alguns dos benefícios e vantagens que fazem com que a maioria das pessoas que desejam começar um negócio virtual optem por entrar no Marketing de Afiliados. 

Você crias as suas próprias regras

Se você quisesse definir “o que é afiliado?” Poderíamos facilmente utilizar a definição:  é ser o seu próprio chefe.

Isso porque você mesmo será capaz de definir as suas próprias regras de atuação no mercado, claro que você deve estar ciente dos termos de cada programa de afiliados que decidir participar, entretanto você define a sua própria carga horária de trabalho e a maneira como trabalha.

Trabalhar como afiliado é um trabalho que pode ser realizado em home office, e além disso a possibilidade de escolher qual programa de afiliados se filiar permite que você escolha trabalhar com os nichos que quiser. 

Dessa forma, ninguém cobrará por resultados e você pode estipular as suas próprias metas. 

Saiba mais sobre como trabalhar em casa conferindo o nosso conteúdo. 

Negócio de baixo risco

Todo o negócio envolve riscos certo? Muitas pessoas que desejam começar a investir em um negócio, simplesmente tem medo de investir seu dinheiro e no final perder o valor investido.

Sabendo o que é afiliado e como funciona um programa de afiliados você já deve ter percebido que ele é um negócio consideravelmente seguro.

Você não precisa adquirir produtos e revender, afinal você está divulgando os produtos ou serviços de outras pessoas, ou seja, não precisa investir o seu próprio dinheiro, além de  que você pode começar a trabalhar a qualquer momento. 

Seus ganhos serão proporcionais ao seu esforço e ninguém ficará cobrando resultados, você organiza e faz o seu próprio planejamento, sem nenhuma burocracia. 

Investimento baixo

No subtópico anterior explicamos como se tornar um afiliado pode ser considerado um negócio seguro, dependendo no nicho que você for atuar tudo que você precisa é de um celular, computador e acesso a Internet. 

Depois, você poderá investir na divulgação da maneira que você desejar, podendo utilizar as suas redes sociais ou até mesmo criar um blog com ferramentas gratuitas como Wix, para comentar sobre os seus produtos. 

Um investimento quase nulo que permite que qualquer pessoa começar a atuar nesse mercado em constante crescimento. 

E como você trabalhará da sua própria residência não é necessário alugar um espaço próprio para investir em Marketing de afiliados ou até mesmo contratar funcionários para desempenhar o trabalho. 

Crie seu blog com a Wix

Quer saber como criar um blog para divulgar os seus produtos e serviços?

Confira nosso conteúdo sobre: O que é blog.

Lucros cada vez maiores

Como comentamos inicialmente, o Marketing de afiliados é um mercado em expansão principalmente com a diversidade de programas e também a quantidade de ferramentas disponíveis que você pode utilizar para divulgar os seus lucros só tendem a aumentar.

É preciso ser corajoso e saber como promover os produtos através dessas ferramentas, pois você precisará adquirir uma base sólida de seguidores.

Mas assim que eles confiarem no seu trabalho o volume de vendas tende a aumentar.

Como trabalhar como afiliado? 

O que é preciso para ser um afiliado? Você já entendeu o que é afiliado, mas deve  estar atento, pois existem variações e tipos de afiliados diferentes.

Em primeiro é recomendado  uma vasta pesquisa sobre quais são as opções disponíveis para aqueles nichos que você tem mais afinidade.

Depois de escolher um programa de afiliados, para realizar o seu cadastro é importante preencher os principais requisitos:

  • ter um email válido;
  • possuir RG e CPF
  • ter 18 anos ou mais;
  • fazer uma conta em uma plataforma para Afiliados.

Embora não exista uma regra geral sobre os elementos necessários para se tornar afiliado,  alguns programas podem requisitar ferramentas específicas, por exemplo o programa de afiliados Shopee exige que você esteja presente nas suas redes sociais.

Lembre-se que embora não seja obrigatório, você vai estar vendendo um produto  e por isso é fundamental conhecer sobre vendas e sobre marketing para saber como apresentar os seus produtos de forma adequada e que possam gerar melhores resultados. 

Saiba mais sobre marketing digital e como potencializar as suas vendas.

Imagem vetorizada de um homem puxando uma lavanca e um foguete decolando

Dicas para quem quer ser um afiliado de sucesso

\ Para  ajudar você a entrar no mercado de afiliados, separamos algumas dicas de ouro que todo afiliado precisa saber.

Faça um planejamento antes de começar

O primeiro passo para quem já sabe o que é afiliado e quer investir no mercado é fazer um planejamento.\ \ Defina quais são os nichos que você tem afinidade, pesquise no google quais são os programas de afiliados disponíveis dentro desse nicho, análise a as possibilidades de produtos e também a qualidade dos mesmos, defina quais serão os seus canais de divulgação, se você irá utilizar sua conta pessoal ou criar uma conta profissional para isso.

É preciso estudar o mercado antes de entrar efetivamente nele, assim como em qualquer negócio, lembre-se de que se você for vender infoprodutos, o marketing de conteúdo pode ser um aliado essencial.

Se for vender produtos em geral, é preciso mostrar para o cliente visualmente o seu produto, então certifique-se de ter boas imagens ou até mesmo vídeos para aumentar suas chances de vendas. 

É possível se preparar com um curso específico para quem deseja ser afiliado onde você  pode aprender o passo a passo, como o curso Fórmula Negócio Online que apresenta um método único e simples para criar negócios de sucesso na internet. 

Trabalhe com produtos de qualidade

Antes de começar a divulgar o seu produto é preciso saber se ele oferece qualidade e credibilidade, pois o público quer um produto que realmente possa suprir as suas necessidades. 

Por isso, embora o Marketing de afiliados não requeira nenhum investimento, se possível, é indicado que você experimente o seu produto, assim você poderá comprovar por si se aquele produto é válido.

No caso de infoprodutos, você pode pedir materiais como vídeos, em que o criador fala sobre o produto, ou até mesmo materiais que ele utiliza na divulgação e que ajude a compreender mais sobre o produto  a ser divulgado. 

É importante conhecer os diferenciais dos seus produtos para poder divulgá-los de maneira adequada. 

Não esqueça de analisar as avaliações dos seus produtos, pois elas podem te oferecer insights muito importantes.

Antes de comprar um produto as pessoas tendem a pesquisar sobre ele na internet e dificilmente você irá conseguir vender um produto com avaliações negativas.

É importante lembrar que existem algumas práticas proibidas no mercado de Afiliados, como a divulgação de SPAM, a venda de promessas inalcançáveis e o uso equivocado de ferramentas.

Defina um nicho

Ao longo do nosso conteúdo viemos abordando a importância de escolher um nicho de mercado que você já tenha certa afinidade e familiaridade.

Se você pretende começar do zero, vale a pena pensar em quais são esses nichos, por exemplo, você pode vender produtos para gamers, pets e outros, desde que você se identifique e se sinta bem ao falar sobre aquele produto específico. \ Caso você já trabalhe em uma área específica, vale também você fazer uma relação com o produto que você vende e sua área de atuação.

Escolher um nicho que você já tenha afinidade permite que você transmita maior credibilidade para o seu público e fazendo com que o seu discurso soe mais natural.

É importante sempre pensar em “Quem é o público?” que você está oferecendo aquela solução, principalmente se você já tem uma base de seguidores, pense se o produto realmente atende uma necessidade desse público.

Saiba mais sobre nicho de mercado acessando o nosso conteúdo. 

Analise as comissões

Outro passo importante para entender o que é afiliado e se tornar um, é você verificar sobre as possíveis comissões a receber por cada venda.

Nem todos os programas de afiliados oferecem o mesmo valor de comissão, a partir desse ponto será possível definir o quanto você deve se dedicar a venda de um produto.\ \ Por exemplo, embora a comissão de um produto com valor maior também seja maior, é mais difícil vender produtos mais caros dependendo do poder aquisitivo do seu público-alvo.\ \ Todos esses aspectos devem ser levados em consideração na hora de escolher um produto para venda e a sua comissão.

Sobre as comissões, não existe um valor ideal definido, mas escolher entre comissões que variam de 25% até 75% podem gerar uma renda interessante.

Estude funil de vendas

Seja utilizando o marketing de conteúdo, ou então contando uma história de como aquele produto pode ser uma solução.

O importante é saber que todo produto a ser vendido passa pela jornada de compra, e por isso você também deve se inteirar em conhecer termos como funil de vendas e AIDA para conseguir criar um caminho para conduzir o seu público a realizar uma compra. 

Assim você poderá ser mais assertivo  no seu discurso de venda, além disso você também pode utilizar mídia paga para conseguir alcançar um público ainda maior como anúncios patrocinados do Google Ads e do Facebook Ads.

Avalie seus resultados

Você já sabe o que é um afiliado e levou em consideração todas as dicas que apresentamos nesse post, mas no final do mês a conta tem que fechar não é mesmo?

Apesar de não investir dinheiro, você vai investir bastante tempo na divulgação dos seus produtos e dessa maneira é importante que você mantenha uma planilha com todos os seus gastos e ganhos, e estipule metas mensalmente.

Caso verifique que não está alcançando as metas, talvez os seus produtos não sejam tão interessantes para o seu público ou tente modificar a abordagem na hora de vender seus produtos.

Não desista se não conseguir alcançar os resultados esperados nos primeiros meses, pois para vender como afiliado é preciso ser consistente.

Comece com o programa de afiliados JivoChat

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é afiliado e como começar as suas vendas? Não deixe de conferir o programa de afiliados JivoChat.

No programa, você ganha 30% das comissões e todo o suporte para realizar o seu marketing com materiais como capturas de tela, apresentação de vendas, banners e muito mais para facilitar o seu trabalho.

São muitos benefícios para quem entrar no programa de afiliados da JivoChat, por isso não perca tempo, e visite a nossa página

Até a próxima.

Início Blog Afiliados O que é afiliado? Saiba como funciona
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download