Trabalho online: 24 ideias para ganhar dinheiro na internet

Confira 24 ideias de trabalhos online

Profissionais e empresas de todos os países estão utilizando a tecnologia para superar dificuldades e desafios impostos pelas mudanças rápidas que o mundo inteiro vem enfrentando.

A possibilidade de trabalhar remotamente através do home office fez com que o mercado repensasse seu modelo de trabalho e oferecesse novas oportunidades de carreiras para profissionais que superam a distância através da internet.

Por mais que isso já seja uma realidade, encontrar um trabalho online ou ter seu próprio negócio no mundo virtual não é uma tarefa fácil.

Para auxiliar sua jornada em busca de um emprego ou empreendimento online listamos neste artigo 24 ideias para ganhar dinheiro na internet. Confira as opções, planeje seu futuro e comece a investir em sua carreira. Vamos lá?

1. Se especialize em uma área de trabalho online através de um curso

Estudar e se preparar para o mercado é uma forma inteligente de começar a trabalhar online conquistando ótimos resultados. Na internet, existem inúmeros cursos de qualidades e encontrar a melhor opção para seus planos pode ser sua porta de entrada no mercado digital. Confira a seguir cursos diretamente relacionados com trabalho online.

1. Treinamento Afiliado de Elite

O curso Afiliado de Elite é um treinamento para qualquer pessoa que deseja iniciar seu negócio online, mas precisa começar do zero. Através da especialização, será possível aprender a montar seu negócio, como vender no WhatsApp, copy (textos que vendem), remarketing e mais.

2. Designer na prática

O treinamento Designer na Prática promete ensinar o CorelDraw em apenas 15 dias. São técnicas para realizar o trabalho de design com eficiência e atrair clientes no automático. No curso é possível aprender a criar artes para redes sociais, artes gráficas impressas, criação de logomarcas, psicologia das cores e vários outros temas.

3. Afiliagram PRO

Através do curso Afiliagram PRO é possível aprender a construir um negócio 100% online usando seu Instagram e suas redes sociais. Ao fazer a especialização, você pode aprender a encontrar um produto lucrativo, criar anúncios, neuromarketing, copy e gatilhos mentais, como funciona o Insta, como ganhar dinheiro no Facebook e muito mais.

4. Blogger Expert

Se você está procurando uma maneira de ganhar dinheiro com o marketing de conteúdo, confira este curso. As aulas ensinam a utilizar a plataforma Blogger como uma poderosa ferramenta de negócios, aplicando conceitos de monetização, e-mail marketing, técnicas de SEO e muito mais utilizando apenas ferramentas gratuitas.

5. Primeiro Negócio Online

O Primeiro Negócio Online é um curso que busca ensinar com detalhes o passo a passo de criar seu primeiro negócio online, indo do nível básico até o avançado. Sua programação é criada para gerar resultados expressivos online e não tem como foco apenas ensinar, mas sim, proporcionar o conhecimento para colocar as técnicas em prática.

2. Loja virtual

O comércio digital é um dos mercados que mais cresceu em 2020. A 42ª edição do Webshoppers, uma pesquisa realizada pela Ebit, apontou que apenas no primeiro semestre o ecommerce brasileiro cresceu 47%.

Este panorama favorável somado à facilidade que as plataformas profissionais de criação de lojas online oferecem hoje tornam a administração de uma loja virtual própria uma das opções mais práticas e rentáveis de trabalho online.

Qualquer um pode criar seu ecommerce, mas para assegurar seu sucesso é preciso estudar os produtos que serão oferecidos e qual será o perfil de seu público-alvo. Comercializar produtos produzidos por você, encontrar fornecedores e até mesmo importar são opções válidas.

O próximo passo após definir estes itens essenciais é a criação da loja virtual, que pode ser feita através de sites como o Shopify, Nuvemshop, Tray, entre várias outras opções disponíveis na internet.

Por fim, planeje sua estratégia de vendas e defina como será o processo logístico para atender clientes de diferentes regiões.

Loja virtual acessada em um computador e um smartphone

3. Gerenciador de Redes Sociais

Se você conta com conhecimento na área de marketing e tem experiência com campanhas para as redes sociais, o trabalho de gerenciador de redes sociais é uma ótima opção.

As redes sociais se tornaram partes integrais das estratégias de marketing digital de muitas empresas e as tarefas realizadas neste cargo permite aos profissionais da área trabalhar online de casa.

As atividades realizadas pelo social media envolverão o planejamento e a execução de estratégias online para ganhar relevância, aumentar o alcance, gerar engajamento, ganhar seguidores e gerar vendas. Além disso, o monitoramento dos comentários, as respostas de mensagens e interações com o público fazem parte da rotina deste trabalho.

Tem interesse em conquistar emprego online como gerenciador de redes sociais, mas não tem a qualificação? A internet oferece uma grande variedade de cursos profissionalizantes na área, escolher um dos mais completos e procurar por estágios é uma das maneiras de começar sua carreira na área.

4. Consultor de Marketing Digital

Já conta com experiência em marketing digital e até mesmo conta com cases de sucesso em seu portfólio? Considere começar a trabalhar na internet oferecendo consultoria online.

Empresas que estão criando seu setor de marketing ou estão passando por reestruturações podem procurar por profissionais experientes que possam organizar suas estratégias de comunicação.

A dinâmica e as necessidades do mercado popularizaram a prestação deste trabalho através da internet. Então, se você é um profissional que conta com experiência, pode ganhar dinheiro com uma atividade versátil que ainda pode apresentar experiências diferentes ao oferecer consultorias para empresas de diferentes segmentos.

Criar seu próprio site, contar com redes sociais e produzir conteúdo são algumas formas de divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes.

5. Marketing de afiliados

Uma das grandes oportunidades de online é o marketing de afiliados. A facilidade para tornar-se um afiliado e começar a ganhar dinheiro é um dos principais motivos que tem tornado este trabalho online cada vez mais popular.

O trabalho funciona da seguinte maneira: pessoas inscrevem-se nos programas de afiliados oferecidos por empresas e recebem um ou vários links rastreáveis para divulgar produtos ou serviços e então, receber através das comissões de vendas geradas com estes links.

É um ótimo sistema que permite empreendedores autônomos trabalhar em casa, divulgando empresas através de conteúdo e anúncios enquanto gera renda.

Algumas das principais maneiras de divulgar seu link de afiliado é produzir conteúdo para blogs, criar seu próprio canal, podcast e patrocinar anúncios nas redes sociais ou GoogleAds.

Trabalho online de divulgação de um link de afiliado

6. Analista de SEO

A popularização das soluções em SEO tem tornado o número de empresas que buscam por profissionais capazes de aplicar esta estratégia em sua comunicação cada vez maior. Uma das grandes vantagens desta carreira a possibilidade de trabalhar em casa através da internet.

Para encontrar um emprego online como analista de SEO será necessário ter um bom conhecimento sobre o tempo, entender bastante de marketing digital, saber com fazer backlinks e principalmente, ter experiência em otimizar as palavras-chave que fazem parte de um conteúdo utilizando as estratégias de SEO.

7. Influenciador digital

Segundo a pesquisa Social Media Trends, cerca de 96% dos usuários de internet do Brasil utilizam alguma rede social. A partir da popularização do uso das redes, usuários com muita relevância e seguidores criaram a ocupação de influenciador digital.

Estas pessoas que alcançam números satisfatórios de engajamento e audiência nas redes acabaram se tornando formadores de opinião. Então, as empresas começaram a investir em conteúdo e anúncios de seus produtos aproveitando a conexão mais direta entre estes influenciadores e seu público.

Enfim, para ganhar dinheiro como um influenciador digital, primeiro é preciso garantir que seu perfil tenha um número satisfatório de seguidores ou inscritos. A partir daí, é preciso trabalhar as métricas mais valorizadas por empresas que divulgam sua marca através da plataforma, mostrando bons resultados de relevância e engajamento.

Confira abaixo algumas das principais maneiras de ganhar dinheiro utilizando sua influência nas redes sociais: * Criação de posts patrocinados * Utilização de links promocionais e divulgação de hashtags * Conteúdo patrocinado para seus seguidores * Colaboração com conteúdos para as redes sociais da empresa em questão

8. Monetização de conteúdo através de seu Blog

Tem interesse em produzir seu próprio conteúdo, mas não deseja manter seu foco nas redes sociais? Crie seu blog! É possível trabalhar na internet produzindo conteúdo escrito e ganhando dinheiro.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com seu blog é a possibilidade de produzir conteúdo sobre assuntos que você domina e gosta de escrever. A partir do momento que suas publicações contarem com um bom número de acessos, o retorno financeiro começará a aparecer.

Existem duas maneiras principais de gerar renda através de um blog. A primeira opção é monetizar seu conteúdo através dos anúncios feitos pelo GoogleAds, onde os anunciantes irão pagar por visualizações ou cliques em seus banners.

A segunda opção é oferecer espaços em suas páginas ou criar artigos patrocinados por empresas que desejam anunciar diretamente para o seu público. Esta maneira geralmente é mais rentável, porém, exige mais trabalho, pois seu blog precisa contar com uma boa quantidade de acessos e o trabalho de encontrar anunciantes será feito por você.

Criação de um blog

9. Canal no Youtube

Que tal produzir conteúdo para a maior plataforma de compartilhamento de vídeos na internet?

Se você é uma pessoa que falam bem em frente às câmeras e tem criatividade e está procurando por uma maneira de como trabalhar pela internet, criar seu próprio canal no YouTube é uma opção muito válida.

É claro, será necessário manter uma produção de vídeos contante com planejamento de conteúdo, criação de roteiros, gravação e edição dos vídeos. Mas a partir do momento que seu canal ganhar um bom número de acessos, todo este trabalho terá retorno.

A atividade no site pode ser monetizada através dos anúncios das plataformas Google e do próprio YouTube. Assim como com os blogs e redes sociais, também é possível encontrar empresas parceiras que desejam anunciar sua marca em seus vídeos. Além disso, os canais são ótimas opções para divulgar links de afiliados.

10. Edição de vídeos

Profissionais que têm afinidade e experiência com edição de vídeos, mas não têm interesse em criar seu próprio canal podem trabalhar editando vídeos.

A variedade de possíveis clientes é muito grande. Agências de publicidade, empresas, influenciadores digitais, youtubers, entre várias outras opções podem se tornar clientes do seu serviço de edição.

Geralmente editores que se dedicam a um nicho específico e desenvolvem seu próprio estilo obtém sucesso e acabam sendo procurados por clientes que desejariam ter seu conteúdo editado por eles.

Porém, alguns requisitos são necessários para trabalhar na internet como editor. É preciso ter conhecimento e experiência atuando na área, um computador bom o suficiente para fazer edições com rapidez e um programa de edição. Uma boa notícia é que existem ferramentas de edição profissionais que podem ser utilizadas gratuitamente.

11. Venda de fotos e vídeos online

Esta é uma opção de trabalho online que também exige a execução de atividades em ambientes reais, porém, as vendas e os resultados serão alcançados através da internet.

Muitos produtores de conteúdo e agências de marketing buscam constantemente por imagens que possam ilustrar seus textos ou compor seus vídeos e peças publicitárias. Produzir vídeos, fotos e designs gráficos para este público é uma maneira de ganhar dinheiro na internet usando suas habilidades.

Sites como o Getty Images, iStock e Shutterstock são excelentes plataformas de venda para o seu material. Porém, é preciso conferir o padrão de qualidade exigido por cada um destes sites e garantir que o material produzido será profissional, proporcionando vendas e gerando lucro.

Fotógrafo produzindo conteúdo

12. Freelancer de Design Gráfico

Existem várias oportunidades de trabalhos online para profissionais com experiência na área de design gráfico.

Através dos sites de freelancers é possível encontrar empresas que necessitam de logotipos, publicações para redes sociais, desenvolvimento de identidade visual e uma diversidade de projetos visuais voltados para publicidade.

Uma dica para conseguir freelances de artes gráficas é criar um portfólio online com seu processo de trabalho e designs interessantes, para que possíveis clientes possam ver seu potencial. Divulgar seu trabalho nas redes sociais também é uma maneira de alcançar um público maior e conseguir mais oportunidades.

13. Freelancer de Redação

Se você não tem habilidades com softwares de edição, mas tem intimidade com a produção de textos e conteúdo escrito, procure por freelances na área de redação.

Os sites que oferecem este tipo de trabalho online não são exclusivos para designers, existe uma grande variedade de serviços que podem ser contratados através da plataforma, redação é um deles.

Empresas que precisam de conteúdo para suas páginas em redes sociais, blogs que precisam de artigos, youtubers que precisam de roteiros, enfim, existem diversas oportunidades para atua como redator e ganhar dinheiro na internet.

14. Freelancer de Revisão

Profissionais que têm bastante intimidade com a língua portuguesa e bons olhos para encontrar erros ortográficos ou de digitação podem trabalhar online oferecendo freelances de revisão.

Livros, artigos, legendas de vídeos, uma campanha publicitária, qualquer material textual produzido de maneira profissional precisa da garantia de não ter nenhum erro. Então, utilizar os sites de freelancers é uma ótima maneira de gerar renda colocando em prática o seu conhecimento.

Trabalhando como revisor procurando erros com uma lupa

15. Freelancer de Tradução

Por fim, temos a tradução como nosso último item relacionado às opções de freelance. Empresas que desejam traduzir livros, conteúdos e até mesmo começar a vender em outros países precisam de um tradutor para adaptar seu material.

Muitas vezes estes negócios podem oferecer trabalhos específicos em sites de freelancers para que profissionais que façam a tradução do seu material.

Empresas que desejam trazer conteúdo de fora ou até mesmo começar a vender no Brasil também podem contratar seus serviços de tradução.

16. Professor particular

Profissionais que são especialistas em áreas ou conhecimentos específicos e tem a habilidade de transmitir seu conhecimento, podem encontrar trabalhos pela internet como professores particulares.

Esta é uma ótima oportunidade de conhecer e interagir com pessoas de diversos lugares diferentes, oferecendo novas experiências.

Para conseguir trabalhos online como professor particular é preciso contar com um diploma de licenciatura ou bacharelado na área de conhecimento em questão para conseguir vagas de emprego em sites do ramo.

17. Cursos Online

Que tal expandir a ideia de aulas através da internet e criar seu próprio curso online? Esta é uma ótima opção para quem domina sua área de conhecimento, mas deseja investir em uma forma de gerar renda passiva.

As plataformas de criação de cursos onlines oferecem a oportunidade para que qualquer profissional possa desenvolver, disponibilizar e vender suas aulas na internet.

Para fazer um bom curso é importante criar materiais interessantes, contar com vídeo aulas gravadas, oferecer aulas através de transmissões ao vivo e contar com e-books, infográficos e materiais ricos de informações relevantes.

Assegure boas vendas definindo uma boa estratégia de marketing e procure divulgar suas aulas através de campanhas nas redes sociais e Google Ads.

Computador com um capelo e livros ao lado

18. Personal trainer

Várias atividades convencionalmente presenciais têm se mostrado práticas e efetivas através da prestação de serviço online. Este é o caso do trabalho de personal trainer, que ganhou seu espaço na internet.

Profissionais com conhecimento em edução física, que entendem de exercícios e dominam o mundo fitness podem encontrar pessoas dispostas a contratar seus serviços mesmo de maneira remota. As sessões coletivas de treino através de transmissões ao vivo também têm se popularizado e podem ser monetizadas.

Uma maneira de complementar o trabalho de personal trainer na internet é a criação de um canal no YouTube para a divulgação do seu trabalho.

19. Profissional de atendimento e suporte

Esta é uma ótima opção de emprego online para pessoas proativas na resolução de problemas e que têm experiência de atendimento ao público.

Empresas, sites e lojas virtuais que contam com uma alta demanda de mensagens, ligações e conversas por chat precisam de profissionais que façam este trabalho de maneira eficiente, oferecendo um atendimento de qualidade.

Se o seu perfil bate com estes requisitos, procure por vagas de atendimento e suporte nos sites de emprego online ou até mesmo nos sites de freelancers.

20. Assistente virtual

Esta é outra profissão que ganhou seu espaço no mundo virtual. Está se tornando cada vez mais comum ver assistentes trabalhando no regime de home office.

Empresas que precisam de profissionais para auxiliar o gerenciamento de suas agendas, preencher planilhas, produzir relatórios, realizar atendimentos telefônicos, envio de orçamentos e documentos para clientes.

Se você conta com as habilidades e experiência para executar estas tarefas, procure por vagas de emprego online e envie seu currículo para diferentes empresas.

Assistente oferecendo suporte em seu trabalho online

21. Programador

A importância dos programadores está se tornando maior em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Profissionais que desenvolvem, testam, otimizam e corrigem softwares estão cada vez mais requisitados.

Uma das principais vantagem se especializar na área é a possibilidade de conseguir trabalhos pela internet.

Se interessou? Então, estude as principais linguagens de programação como Java, Python, C, C++, PHP, entre tantas outras e comece uma carreira de sucesso em um setor cheio de oportunidades.

22. Desenvolvedor de aplicativos

Já é um programador e deseja se especializar em um nicho? Comece a desenvolver aplicativos!

O mercado mobile no mundo é enorme. Segundo um levantamento feito pela FGV, apenas no Brasil existem cerca de 234 milhões de smartphones ativos. Isto significa que o público para soluções inovadoras feitas através de aplicações é gigante!

É possível atuar como desenvolvedor de aplicativos trabalhando remotamente para empresas ou desenvolvendo e monetizando suas próprias ideias para apps.

Para garantir seu sucesso neste nicho, busque familiarizar-se com as linguagens de programação mobile e desenvolva os fundamentos de SEO e Google Analytics, assegurando a divulgação de suas criações.

23. Revenda de produtos importados

Considere começar um negócio revendendo produtos de outros países. A atividade funciona de uma maneira muito simples: uma pessoa encontra um fornecedor internacional com preços acessíveis, compra seus produtos e faz a revenda através de métodos digitais como redes sociais e lojas virtuais.

Para obter sucesso neste segmento, busque encontrar um nicho de consumidores. Pois, lojas com produtos específicos para públicos bem segmentados é uma maneira mais prática de atrair clientes e fidelizá-los.

24. Microfranquia

Para encerrar nossa lista sobre ideias de trabalho online, contamos com uma opção de investimento: as microfranquias.

Este modelo de empreendimento conta com diversas opções de negócios, vários deles podem ser administrados dentro de sua casa através da internet. O serviço de algumas microfranquias pode ser executado completamente online.

Escolas digitais, serviços digitais, agências de viagens, o que não falta são alternativas de empreendimento que já estão estruturados e prontos para serem colocados em prática.

Pesquisando microfranquias por um computador

Onde encontrar trabalho online

Existem diversas opções de sites e plataformas para encontrar trabalho online. Geralmente são focadas em profissionais autônomos e oportunidades de trabalhos com prazos bem definidos, geralmente durando dias ou semanas.

Estes sites conectam empreendimentos com necessidades específicas e os profissionais com a capacidade de atendê-las, geralmente no formato de freelances. Apesar disso, estes trabalhos podem tornar-se oportunidades de uma contratação efetiva após a avaliação dos resultados gerados pelo seu serviço.

Confira algumas das principais opções de sites para encontrar trabalho na internet.

Workana

O Workana é um site especializado em freelances. Pessoas ou empresas que necessitam de um trabalho específico fazem um cadastro na plataforma e buscam por profissionais que possam realizar seus projetos.

Quem deseja ser contratado também precisa de uma conta no site, onde em seu primeiro acesso será possível responder uma série de perguntas para definir sua área de atuação e nível de habilidades.

Algumas das contratações mais comuns feitas através do Workanão são de design, tecnologia da informação, tradução, produção de conteúdo e marketing.

99freelas

Assim com a opção anterior, o 99freelas é um site especializado para pessoas que procuram trabalhar com freelancers.

Alguns dos trabalhos mais procurados no site são: design gráfico, escrita e tradução, fotografia e audiovisual, serviços empresariais, serviços administrativos, suporte administrativo, vendas e marketing.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para pessoas que buscam desenvolver relacionamentos profissionais, interagir com pessoas de sua área de atuação e principalmente, utilizada para encontrar emprego.

Manter um currículo atualizado e bem feito na rede é uma ótima maneira de candidatar-se às vagas disponíveis na plataforma e até mesmo para receber propostas de empresas que estão buscando por profissionais.

banner de cadastro como afiliado

Pronto para encontrar seu trabalho online e ganhar dinheiro na internet?

Esperamos que nosso conteúdo tenha levado informações e ideias úteis para ajudar a encontrar seu trabalho online. A melhor parte é que várias destas opções podem ser realizadas de forma autônoma e pode levar você ao sucesso através da dedicação.

Vamos encerrar nosso artigo com uma dica final. Independente da ideia escolhida para começar trabalhar pela internet, confira os benefícios do programa de afiliados do JivoChat e considere conciliá-lo com outras atividades para gerar renda extra através de comissões.

2020/09/25

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte