Curso de edição de vídeo: os 13 melhores

atualizado 12 de junho de 2023
Tempo de leitura19 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Fazer um curso de edição de vídeo pode ser uma boa oportunidade para quem deseja iniciar uma nova carreira e está em busca de trabalho online.

Independentemente se essa nova carreira for criar o seu próprio canal no Youtube, ou para começar a editar vídeos profissionalmente, é preciso ter conhecimentos técnicos para entregar uma edição de qualidade.

Existem alguns cursos no mercado, e muitos deles permitem que você tenha acesso desde o básico da edição de vídeo, como fazer recortes e adicionar transições, até o avançando, com a inclusão de efeitos.

Nesse aspecto, é importante escolher um curso que atenda às suas necessidades e que seja direcionado para a área que você deseja se capacitar, pois o mercado da edição de vídeo é bastante vasto.

Para que você possa conhecer quais são os cursos de edição de vídeo disponíveis e como eles podem te ajudar profissionalmente, separamos alguns dos melhores e apresentaremos para você nesse artigo.

Como escolher um curso de edição de vídeo?

Para escolher um curso de edição de vídeo primeiramente você deve escolher um segmento de atuação.

Pois, algumas áreas podem demandar conhecimentos mais aprofundados enquanto em outras áreas apenas com conhecimento básico você já consegue fazer um bom trabalho. 

A partir da escolha de uma área para atuar, você poderá direcionar melhor a sua busca por um curso de edição de vídeo que ofereça os recursos necessários para você utilizar a ferramenta. 

Por exemplo, se você deseja editar os seus vídeos de eventos como casamento e aniversário, é bem provável que possa iniciar com um curso básico.

Já para quem deseja se diferenciar nas redes sociais e fazer publicidade online, é preciso saber como adicionar efeitos para tornar o vídeo mais dinâmico e divertido.

Um outro aspecto importante para quem busca um curso de edição de vídeo, é encontrar um programa com o qual você possa utilizar por um bom tempo até que você consiga se aperfeiçoar.

Assim você pode buscar por um curso, que de fato, te ensine a utilizar aquele programa de edição específico. 

Uma vez que você aprendeu a utilizar um programa ficará mais fácil para você aprender sobre os demais, e lembre-se que esse mesmo programa será seu companheiro durante várias horas diárias.

E por isso, também é importante saber quais são os recursos que você dispõe para utilizar programas de edição de vídeo, alguns podem ser mais pesados e exigir CPUs mais potentes.

Portanto, analise todos esses aspectos, antes de escolher um curso para fazer um bom investimento e ser mais assertivo.

Se você está procurando por um programa de edição de vídeos para começar você pode explorar o editor de vídeo Movavi.

Ele é um editor de vídeos leves e não exige muito da sua CPU, além de possuir uma interface amigável que permite que você edite vídeos com facilidade. 

Página inicial do programa de edição de vídeos Movavi

Conheça os melhores cursos de edição de vídeo do mercado

Agora que você já definiu um segmento e também um programa de edição, com base nos recursos que você tem disponível, iremos te apresentar mais de um curso de edição de vídeo online para que você possa escolher o que mais se adequa com as suas necessidades no momento.

Todos os cursos que mencionamos neste tópico possuem certificado de conclusão após o término do curso.

1. Curso Edição de Vídeo pelo Celular

Aprenda todos os recursos da edição de vídeo pelo celular atráves desse rápido e prático que vai te ensinar todos os pilares da gravação e edição de vídeo.

Não perca tempo utilizando programas complexos e que deixam confuso, utilize os recursos que você tem disponível agora mesmo sem precisar de um alto investimento em um computador de última geração ou a licença de um programa.

Com o curso edição de vídeo para celular você utilizará um aplicativo gratuito para fazer as edições de vídeos e recorte.

Captura de tela do curso edição de vídeo pelo celular

Ficha técnica:

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Destravar para gravar seus vídeos mesmo se for uma pessoa tímida
  • aprender como divulgar o seu negócio através da divulgação gratuita e divulgação paga
  • Aprender as técnicas de edição capazes de prender ao máximo a atenção das pessoas

Tipo de acesso: Acesso ilimitado.

2. Curso Edição de Vídeo COMPLETO, 4 Cursos do Zero ao Avançado

Esse curso é uma ótima oportunidade para quem deseja aprender a utilizar 4 softwares diferentes pelo preço de um, ou seja você vai adquirir mais de um curso de edição de video gratuito.

 No curso de edição de vídeo completo, 4 Cursos do Zero ao Avançado você aprende a utilizar os 4 principais programas de edição de vídeo, são eles Adobe Premiere, Adobe After Effects, Cinema 4D e Rubberhose.

São mais de 200 aulas, no total, para você aprender como utilizar e em qual situação cada programa deve ser utilizado.

Ele é o curso ideal para quem deseja trabalhar profissionalmente com edição de vídeo, criar vinhetas, adicionar efeitos de pós-produção e aprender mais sobre os softwares que são altamente requisitados no mercado e seus recursos.

Ao adquirir esse curso você conta com mais de 20 horas de videoaulas, não perca a oportunidade de se profissionalizar com esses 4 cursos, assim como os mais 20.000 alunos que já adquiriram o curso. 

Captura de tela do curso de edição de video completo

Ficha técnica:

Carga horária: 26 horas e 30 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Curso Adobe Premiere CC (2014) - 39 vídeos com aproximadamente 7 horas de gravação.
  • Curso Adobe After Effect CC (2015) - 91 vídeos com mais de 12 horas de gravação.
  • Curso Cinema 4D - 72 vídeos com mais de 7 horas e meia de gravação.
  • Curso Rubberhose - 12 vídeos com mais de 1 hora de gravação.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

3. Curso Completo de Edição e Gravação de Vídeo com Movavi 2022  

Se você acessou o link que deixamos no primeiro tópico sobre o software Movavi e quer aprender a utilizá-lo para fazer os seus vídeos, esse curso de edição de vídeo é a sua oportunidade.

No curso completo de edição e gravação de vídeo com Movavi você aprenderá a utilizar o editor do básico ao avançado.

Esse editor que é bem leve para rodar até mesmo CPUs mais desatualizadas, mas que também possui todas as ferramentas necessárias para quem deseja criar vídeos profissionais.

O curso está dividido em duas partes, edição e gravação, para proporcionar um melhor aprendizado acerca do conteúdo do curso, e você também aprenderá como organizar e gerenciar os seus arquivos e projetos.

São mais de 10 horas de videoaulas que já formaram mais de 1000 alunos, e não esqueça que esse curso também inclui um certificado de conclusão ao final do curso.

Captura de tela do curso de edição de video com Movavi

Ficha técnica:

Carga horária: 11 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Edição completa do básico ao avançado utilizando o editor de vídeo Movavi.
  • Gravação com diversos formatos incluindo captura de tela, webcam e smartphones.
  • Inserir vídeos, imagens, músicas de fundo, efeitos Chroma key, filtros, textos, adesivos, transições e muito mais.
  • Organizar as mídias em uma estrutura de pastas de acordo com o projeto.
  • Usar ferramentas como Canva, Pexels, Biblioteca de áudios do Youtube, Google drive.
  • Os principais equipamento, câmeras, softbox, microfone, espuma acústica.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

4. Produção e Edição de vídeos - Você, Editor Profissional  

Neste curso você terá acesso aos recursos de edição do Software HITFILM Express, que é um software gratuito.

O curso é ministrado de uma maneira leve e dinâmica para que você não se sinta cansado durante o estudo. 

Através deste curso você irá dominar a arte de edição de uma maneira simples e livre de complicações, com esse software que é robusto e permite que você explore o seu lado criativo durante a produção de vídeos. 

Mais de 500 alunos já fizeram parte dessa formação e foram capazes de qualificar o seu aprendizado para se tornarem editores de vídeo profissionais.

Apesar do software estar em inglês, o curso é totalmente traduzido para que você possa utilizá-lo e vencer as barreiras do idioma em mais de 9 horas de videoaulas e 5 recursos para download.

Captura de tela do curso de edição de video você editor

Ficha técnica:

Carga horária: 9 horas e 30 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como dominar a arte da edição de vídeos de forma descomplicada.
  • Criar introduções para vídeos, lower thirds, apresentações e muito mais.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

5. Edição de VÍDEOS no celular com o aplicativo INSHOT  

Para quem não tem condições de adquirir uma CPU potente e mesmo assim quer aprender sobre como fazer edições de vídeo através do seu smartphone, não se preocupe.

O INSHOT é um aplicativo de edição de vídeo bastante popular, e considerado o queridinho para quem trabalha como social media

É bastante utilizado para a edição de vídeos curtos e longos que serão utilizados nas redes sociais, principalmente pela facilidade de postá-los no Instagram e em ferramentas como reels

Nesse curso, você aprenderá a fazer edições de vídeo com música e fotos, fazer montagem de vídeo através da função corte, fazer controle da velocidade em vídeos e como mesclar vários vídeos em um só.

Ainda vai entender como adicionar música e quais são os recursos disponíveis para esse tipo de edição, como utilizar os filtros de efeito, adicionar adesivo e texto aos vídeos, desfocar e como compartilhar seus vídeos diretamente do aplicativo nas suas redes sociais em poucos minutos. 

Uma opção mais acessível para quem só possui disponível o seu smartphone e ainda sim deseja criar vídeos profissionais e de qualidade. 

Mais de 500 alunos já tiveram acesso a uma hora de videoaula do curso para melhorar o seu alcance através das redes sociais.

Captura de tela do curso de edição de video no celular com inshot

Ficha técnica:

Carga horária: 6 horas e 30 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Conhecendo a interface.
  • Forma de adicionar vídeos.
  • Organizar a timeline para junção de vídeos.
  • Ferramentas de corte.
  • Ferramentas de áudio, inversão e duplicar.
  • Redimensionamento e proporções para redes sociais.
  • Criando headlines.
  • Configurações de textos e efeitos.
  • Organizar textos na timeline.
  • Com ofazer legendas de forma simples.
  • Inserir sticker.
  • Áudio de dicas de direitos autorais.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

6. Criando vídeos incríveis: Produção e edição de vídeos

Esse é um curso de edição de vídeo para Youtube, ou seja, é destinado para aqueles que desejam aprender a produzir vídeos para o seu canal no Youtube. 

Nesse curso você não aprenderá apenas a editar vídeos, mas também vai aprender técnicas de captura, planos de gravação e enquadramento, como escolher equipamentos que sejam de baixo custo para você começar a produzir vídeos incríveis e depois editá-los. 

São mais de 3 horas de vídeo aulas de um curso que já formou mais de 400 alunos.

Ficha técnica:

Carga horária: 3 horas e 30 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como produzir seus próprios vídeos.
  • Definindo seu roteior.
  • Planejando enquadramentos e planos de gravação.
  • Escolha de equipamentos para captura.

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Udemy.

Imagem vetorizada de uma mulher acessando arquivos de curso de edição de video

7. Curso de Adobe Premiere CC - Do Básico ao Avançado

Com mais de 15 mil alunos na plataforma Udemy, esse é um curso que ensina a trabalhar com o Adobe Premiere.

As aulas ensinam os mais variados conceitos de edição e configuração de vídeos, organização de arquivos, técnicas profissionais de trabalho e como trabalhar com áudios.

O conteúdo ensina do básico ao avançado na prática, mostrando como criar vários trabalhos e oferecendo diversos exercícios.

Ficha técnica:

Carga horária: 8 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Apresentando o Adobe Premiere
  • Janela de projetos e linha do tempo
  • Janela de visualização e janela de controle de efeitos
  • Trabalhando com vídeos
  • Trabalhando com áudios
  • Trabalhando com textos e formas
  • Conceitos teóricos
  • Tratamento de cores
  • Seção de dicas

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

8. Edição de Vídeo - Edite Vídeos como um Profissional

Esse curso de edição de vídeo foca em ensinar como usar o Adobe Premiere profissionalmente.

O conteúdo começa do zero, instalando e abrindo o software, para então conduzir os estudantes a uma jornada de aprendizado onde irão se tornar confiantes para editar seus próprios vídeos de forma profissional.

São 4 horas de videoaulas que apresentam uma abordagem com a montagem criativa, uma forma diferente de edição.

Ficha técnica:

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aprendendo 'In' e 'Out', fazendo 'Render'
  • Decupando o material
  • Organizando o nosso 'Select', Fazendo um 'Trim'
  • Colocando 'Markers'
  • Duplicando a timeline e escolhendo músicas
  • Colocando música na timeline, Alterando volume
  • Iniciando a montagem, 'Audio Scrubbing'
  • Editando a trilha
  • Diminuindo a trilha, Novo atalho 'Go to In' e 'Out'
  • Rampa de velocidade ou 'Speed ramp'
  • Diminuindo espaços
  • Transição com corte (Jumpcut)
  • Máscara em movimento
  • Finalizando a montagem
  • Criando e trabalhando com texto
  • Transição de Vídeo - 'Cross Dissolve'
  • Colocando imagem dentro do texto
  • Painel de cor 'Lumetri Color' e LUT
  • Exportando nosso vídeo de forma rápida

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

9. Curso de After Effects para motion designers: do zero ao mercado

Disponível na plataforma Udemy, com mais de 19 mil alunos e 5 mil avaliações positivas, esse é um excelente material para aprender sobre o After Effects.

As aulas ensinam do zero as técnicas mais vendidas de motion graphics, tendo um direcionamento para conteúdos relevantes no mercado real de edição.

A proposta é preparar profissionais capazes de criar seus próprios portfólios e estejam preparados para começar uma carreira na área ao finalizar o curso.

Ao fim de cada módulo um tipo de animação será produzida, como animação com textos, animação de logo, whiteboard, animação de personagens e infográficos.

Ficha técnica:

Carga horária: 10,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Técnica KinectType
  • Técnica Whiteboard
  • Técnica Infográficos
  • Técnica Personagem básico
  • Técnica Animação de logo
  • Técnica Efeitos visuais básicos
  • Técnica Personagem avançado
  • Conseguindo clientes globais, recebendo em dólar e trabalhando em casa

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy.

10. Curso de After Effects CC - Do Básico ao Avançado

Esse é um curso que ensina como usar o After Effects de forma avançada, criando composições de vídeos, edições e efeitos especiais com foco no mercado.

O material conta com vários exercícios e trabalhos desenvolvidos para estimular a criatividade e imaginação dos estudantes.

O sistema de didática aplicado no curso é simples e de fácil entendimento, apresentando todos os truques, técnicas e formas de dominar o principal programa para criação de motion graphics e efeitos visuais do mercado.

Ficha técnica:

Carga horária: 9 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Apresentando o Adobe After Effects
  • Janela de projetos e linha do tempo
  • Janela de visualização e janela de controle
  • Trabalhando com vídeos
  • Trabalhando com áudios
  • Trabalhando com textos e formas
  • 3D, traqueamento e câmeras
  • Conceitos teóricos
  • Desvendando as ferramentas e efeitos
  • Início de sessão - finalizando arquivos
  • Seção de dicas

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy.

11. Introdução ao DaVinci Resolve para edição de vídeo  

Esse curso de edição possui enfoque em apresentar as etapas iniciais na elaboração de um projeto de edição de vídeo até a finalização do seu projeto na ferramenta DaVinci Resolve.

Ele é um curso super completo, e que abrange 6 cursos que irão te ajudar a utilizar essa ferramenta do básico ao avançado. 

Neste curso você irá aprender como preparar o seu projeto de edição, como fazer o backup e organizar o seu material, explorar as ferramentas de edição e entender mais sobre compressão e principais codecs.

Com mais de 5 horas de videoaulas que estão divididas em 43 aulas para você conhecer todos os recursos que a ferramenta oferece, é um curso com mais de 3 mil estudantes capacitados.

Ficha técnica

Carga horária: 5 horas e 54 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Preparando um projeto de edição
  • Importação e gestão do material no Media Pool
  • Página de cut
  • A página Edit
  • Edição multicâmera
  • Exportar a edição e finalizar o projeto

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

12. Adobe Premiere Pro para edição de vídeo

Não podemos falar de curso de edição de vídeo sem falarmos de Adobe Premiere, o Adobe Premiere é um dos programas mais utilizados e populares no mercado.

Se você quer ter mais chances de encontrar uma vaga de trabalho para trabalhar com edição de vídeo, não pode deixar de incluir no seu currículo um curso de edição de vídeo do Adobe Premiere.

Neste curso você irá aprender a como começar a editar vídeos no programa a partir do zero e como manter o seu fluxo de trabalho organizado. 

Você aprenderá a utilizar o Adobe Premiere em um passo a passo para dominar todos os recursos e ferramentas disponíveis na plataforma. 

Desde a instalação do programa até a etapa em que você executará os principais ajustes finais.

São 6 cursos incluídos em um único curso, onde você irá estruturar o seu projeto de edição, aprender a utilizar as ferramentas básicas, transições e os efeitos básicos na imagem e gráficos na imagem, sincronização e multicam, como editar áudio e por último com exportar o seu vídeo.

São mais de 5 horas de videoaula em um curso que já formou mais de 3000 alunos e uma oportunidade única de explorar todos os recursos da ferramenta. 

Ficha técnica:

Carga horária: 5 horas e 54 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estruturando seu projeto de edição
  • Ferramentas básicas
  • Transições, efeitos básicos e gráficos na imagem
  • Sincronização e multicam: um caso específico
  • Editando o áudio do seu filme
  • Finalização e Exports

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

13. Produção e edição de vídeo com câmera DSLR e Adobe Premiere

Deseja produzir os seus próprios vídeos com câmera profissional e depois editá-los?

Nesse curso você aprenderá as principais técnicas com um dos especialistas em câmeras SLR digitais.

Você aprenderá as principais técnicas de filmagem, desde a utilização de acessórios até a mudança de iluminação no ambiente, e posteriormente depois de ter o vídeo em mãos aprenderá a como editá-lo através do Adobe Premiere.

É um curso incrível e completo para quem deseja aprender a produzir vídeos de qualidade seja para criar o seu próprio portfólio, e ao adquirir o curso você terá acesso a 5 horas de videoaulas.

Ficha técnica:

Carga horária: 5 horas e 1 minuto

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Pré-produção
  • Filmando
  • Estréia

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Principais características para quem deseja trabalhar com edição de vídeo

Quer saber quais são as características que todo editor de vídeo deve cultivar? Pois vamos te apresentá-las neste tópico. 

Se você tiver alguma dessas características já é meio caminho andado para saber se você vai se dar bem na profissão e deve mesmo investir em curso de edição de vídeo. 

Mas atenção, não quer dizer que se você não tiver essas características deva descartar a hipótese de exercer a profissão, pois elas apenas irão te ajudar no processo de aprendizagem, 

Ser uma pessoa criativa

Desde o processo de produção de um vídeo até a sua edição exige que você utilize a sua criatividade e pense fora da caixa

Quando você começa a editar um vídeo o processo é semelhante a montagem de um quebra cabeças, pois você tem que encaixar as peças nos lugares corretos para que elas façam algum sentido. 

Com os efeitos, recortes, transições e edições não é muito diferente, além de escolher as mais adequadas para que a composição vídeo faça sentido, mas que ainda seja algo dinâmico e interessante para o seu público. 

A criatividade é um aspecto que ajuda principalmente na escolha dos elementos e onde esses elementos devem ser inseridos no seu vídeo. 

Então se você se considera uma pessoa criativa, talvez trabalhar com edição de vídeo seja o caminho certo para você deixar a sua criatividade fluir.

Observar os detalhes 

Se você é uma pessoa atenta aos detalhes, e gosta de manter tudo é um ponto positivo para você que está pensando em investir em um curso de edição de vídeos, pois editar vídeos requer muita atenção.

Durante a edição de vídeo se você inverte um frame, a composição final do vídeo pode ser afetada e as pessoas certamente irão notar o seu erro.

Imagine que você provavelmente terá que trabalhar com diferentes timelines e frames, é preciso atenção, não é mesmo?

Além disso, a edição de vídeo pode ser útil para eliminar os principais erros que ocorreram durante a gravação.

E por isso você precisa estar atento a todos os detalhes e não deixar nada passar despercebido.

Tenha paciência

Como você pode ver, o trabalho com edição de vídeos pode ser cansativo, demorado e até mesmo repetitivo.

Acredite se quiser, as horas muitas vezes vão passar voando e você vai sentir que não saiu do lugar, e outras vezes o negócio vai fluir melhor.

Engasgos são normais, seja por bloqueio na criatividade ou cansaço, e a única alternativa que você tem nesse momento é fazer uma pausa e ser paciente com você mesmo. 

Saiba que você também terá que assistir o mesmo trecho do vídeo muitas vezes, terá que lidar com várias versões do mesmo vídeo, pois nem sempre a versão que você gostou mais é a que o cliente também gostou.

Então esteja preparado para passar horas sentado na frente do computador dando o melhor de si para que tudo saia perfeito, e para que isso aconteça é preciso ter paciência. 

Apaixonado por vídeos

Muitas coisas aprendemos na prática, e muitas outras aprendemos enquanto vemos os outros fazendo.

Portanto, principalmente para quem está começando, é importante assistir produções de outros profissionais e entender como eles passam pela construção de um material.

O estudo de materiais de outros profissionais é essencial, e precisa ter contato com o trabalho de outras pessoas.

Pois esse ato permite que você faça uma autocrítica e pense se o lugar que você está realmente é o lugar onde você queria chegar ou se você pode buscar ainda mais qualificação e entregar um trabalho melhor. 

Amante da tecnologia

Se engana quem acha que editar vídeo é uma rotina sem atualização, toda hora surgem recursos novos, dependendo do seu nicho de mercado, e você precisa conhecer como utilizar essas ferramentas.

Portanto, é preciso sempre estar ligado, e seguir as tendências do mercado sem achar que os recursos que você utiliza agora serão os mesmos que você utilizará daqui a 3 anos.

Já sabe qual curso de edição de vídeo escolher?

Nesse artigo, apresentamos mais de um curso de edição de vídeo para quem deseja entrar no mercado de edição de vídeo e também quais são as principais características que um editor de vídeos precisa ter.

Mas não desanime, embora a jornada seja longa, ela pode render bons frutos e você pode se capacitar ainda mais e estender o seu trabalho de edição de vídeo a produção de vídeo, edição de fotos e fotografia.

É um mercado bastante vasto, o importante é estar capacitado e colocar as suas habilidades em prática. 

Bons estudos!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download