Publicidade online: o que é e como aplicar?

Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A internet abriu as portas da publicidade para qualquer tipo de negócio encontrar o seu público alvo, divulgar a sua marca e fazer mais negócios online. Você pode anunciar em vídeos, textos e imagens nos mais variados canais.

Antigamente as empresas acabavam ficando limitadas às mídias offline, como outdoors, panfletos, cartões de visitas. E caso quisesse investir mais, realizava anúncios na TV, rádio e no jornal.

A publicidade online na internet é uma excelente forma para criar novas oportunidades de negócios. Mais rápida e precisa para alcançar o público-alvo do que a publicidade tradicional, a publicidade digital vem atraindo cada vez mais empresas.

Devido aos resultados mais rápidos e assertivos. Essa é a maneira de fazer com que potenciais clientes conheçam a sua marca e a sua empresa e se interessem pelos seus serviços ou produtos.

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender o que é,  e também como fazer publicidade online na internet para alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

O que é publicidade online?

A publicidade online encontrou novas formas de se comunicar com os consumidores. Essa estratégia é utilizada para influenciar a compra de produtos ou de serviços através de anúncios em mídias online, como blogs, sites e principalmente redes-sociais.

Investir em estratégias de publicidade online, diferente da tradicional, permite resultados mais rápidos, um alcance maior e fidelização dos seus clientes, aumento das vendas e um retorno sobre o investimento (ROI) bem maior.

Uma das razões para isso acontecer, é que anunciar na internet é muito mais barato do que por meios tradicionais de comunicação, como o rádio, jornal ou a TV. A possibilidade de atingir os consumidores certos, faz com que as conversões sejam mais efetivas.

Vale a pena investir em publicidade online?

Uma publicidade online, quando bem executada, aumenta a visibilidade do seu negócio e, um dos principais benefícios é ter a sua vitrine aberta na principal rua do mundo, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

É mais ou menos isso que acontece quando você investe em publicidade na internet. A sua marca fica visível para milhares de pessoas que estavam procurando o produto e nem sabiam da sua existência.

Isso acontece pois a publicidade online é muito atraente e permite separar os seus anúncios para que alcancem exatamente o tipo de cliente que você precisa. Tudo isso de forma eficiente, simples, flexível e um custo muito baixo.

De acordo com o site Statista, os gastos com publicidade no mercado digital devem chegar a US $398.762 milhões em 2021. O maior segmento do mercado é o de busca orgânica, com US $171.641 milhões em 2021. E a maior parte da receita é gerada nos Estados Unidos, com US $157640 milhões em 2021.

Já no Brasil, os gastos com publicidade online devem chegar a US $6.114 milhões em 2021. E a busca orgânica segue sendo o maior segmento com um volume de mercado projetado de US $2.959 milhões em 2021.

Isso significa que se você deixar de trazer o seu negócio para a internet, e deixar de investir em publicidade online, poderá ficar fora de um mercado bilionário e vai acabar perdendo muitas vendas.

Tipos de publicidade online

Depois de entender melhor o que é uma publicidade online e como isso pode alavancar o faturamento do seu negócio, investindo pouco. Existem diversas maneiras de anunciar na internet.

1. Mídias pagas

As mídias pagas são as plataformas que cobram pela veiculação do conteúdo. O exemplo mais conhecido é o Google Ads. Eles trabalham com a venda de links patrocinados, que são textos que aparecem em posições de destaque nos resultados de buscas.

Outra forma é o mídia display, que são anúncios mais visuais, com imagens ou animações que aparecem em meio ao conteúdo em páginas da internet. O Social Ads é outra maneira de mídia paga, através de anúncios em redes sociais, como:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Sponsored Tweets;
  • YouTube Ads.

Além disso, possui o Mobile Ads que é a publicidade veiculada em sites e aplicativos para dispositivos móveis. E por último o Google Shopping, que anuncia produtos que aparecem nos resultados de busca com informações de preço, marca e loja.

2. Redes Sociais

Atualmente é impossível falar de publicidade online sem mencionar as redes sociais. Para a comunicação direta com o consumidor, é imprescindível para a marca se fazer presente nas redes sociais.

As redes sociais são eficientes não só na estratégia de marketing digital, mas a publicidade online está ganhando cada vez mais adeptos devido a sua eficácia. Hoje a maioria das redes sociais possuem formas de fazer publicidade em suas plataformas.

InstaBoss

Por isso, não deixe de conferir o curso de InstaBoss. É um dos cursos online de Instagram mais completos do mercado. Nele você irá aprender em 8 módulos como: criar uma conta de negócio, como aumentar engajamento no Instagram e muito mais.

É ideal para quem deseja utilizar o Instagram como parte da estratégia de publicidade online para a sua marca, fazendo dele um canal para atrair novos clientes e impulsionar as suas vendas.

3. Banner

Os Banners são provavelmente o primeiro tipo de publicidade online da internet, além de ser também a mais popular. Eles consistem em anúncios localizados em regiões estratégicas da página na internet.

Existem diversas ferramentas online que podem ajudá-lo a criar banners grátis, de forma profissional e com recursos projetados para ajudar mesmo aqueles que não possuem conhecimentos aprofundados em design.

4. E-mail Marketing

O e-mail é utilizado como canal de publicidade online desde o princípio da internet, mas ainda é uma das estratégias de publicidade digital mais eficaz. E utilizando da forma correta acaba tendo uma grande retenção do público.

Por ser uma ferramenta com grande poder de segmentação, você pode trabalhar no envio de mensagens personalizadas, camuflando promoções e anúncios em mensagens do dia-a-dia, que o usuário não queira apagar.

É uma forma de fazer a publicidade online permissiva e agradável, diferente da forma que era feita antigamente com e-mails massantes de propaganda que o usuário acabava só excluindo ou jogando na área de spam.

5. Blog

Diferente dos anúncios que aparecem em qualquer blog, como os banners ou anúncios do Google. O Branded Content é um tipo de publicidade online mais editorial, geralmente feita através de uma história, experiência ou reflexão.

O Branded Content é uma forma inteligente de tornar a sua marca mais conhecida e acaba gerando um tráfego mais qualificado, os anúncios são camuflados dentro do artigo e acaba agregando algum tipo de valor para o usuário.

Arte de um homem sentado em uma cadeira de computador comemorando com dinheiro.

6. Pop-ups

Um dos tipos mais irritantes de publicidade online, a janela pop-up está presente na internet a bastante tempo e atualmente com o surgimento de novas formas de propaganda online, essa estratégia tem caído em desuso.

Porém, os pop-ups podem ter algumas utilizadas no seu site, adicionar um que convida o usuário a se registrar, se inscrever ou apenas deixar um e-mail para receber informações gratuitas pode te ajudar a ganhar possíveis clientes.

7. SEO

O SEO, que traduzindo a sigla significa otimização para mecanismos de buscas, é um recurso que ajuda a promover  publicidade online através de técnicas e estratégias para posicionar melhor o seu site nos resultados de buscadores.

8. Mobile advertising

Atualmente é a estratégia de publicidade online mais utilizada, pois passamos mais tempo conectados a um smartphone do que qualquer outro dispositivo. Isso faz com que as marcas escolham adaptar os seus anúncios ao formato Mobile.

Essas propagandas podem aparecer tanto em banner responsivos, como em anúncios no Google Ads, ou até mesmo em redes sociais.

9. Video Advertising

O video advertising é a forma de publicidade online através de vídeos. Isso acaba conquistando muito os consumidores, pois as marcas acabam utilizando em forma de vídeos virais.

E as redes sociais exclusivas de vídeo, como o YouTube e TikTok, acabam se tornando excelentes vitrines para o seu produto e serviço.

10. Remarketing

O remarketing não é uma ferramenta mas sim uma técnica de publicidade online, que permite criar anúncios personalizados para usuários que visitaram a sua página anteriormente mas não fez nenhuma conversão.

Como fazer publicidade online

Antes de sair publicando o seu produto ou serviço de qualquer forma, é importante definir algumas estratégias para fazer uma boa publicidade online.

E, lembre-se de que você pode contratar uma agência de marketing digital para realizar esse serviço caso esteja perdido e não saiba por onde começar. Confira algumas estratégias:

Defina o objetivo

Para fazer uma publicidade online, é importante que tenha um objetivo já definido. Se pergunte quais os resultados que você espera com essa publicidade online? Pode ser aumentar o tráfego para o site da sua marca, aumentar as vendas, por exemplo.

Defina o orçamento

Outro ponto importante a se definir, é o quanto você está disposto a investir na publicidade online. Sempre levando em consideração a capacidade financeira da empresa, é importante lembrar que o valor investido determina a facilidade de alcançar o público que deseja.

Defina o público

Pesquise bem o mercado e defina o seu público-alvo e qual a segmentação da sua campanha. É necessário que a publicidade online chegue nas pessoas certas para ter uma maior taxa de conversão.

Crie os elementos visuais e de texto

Criar uma campanha atraente e com os elementos certos para atrair o público-alvo é fundamental para aumentar as chances de conversão. Então reserve um tempo suficiente para planejar bem o seu anúncio.

Configure sua campanha

Após ter tudo definido, falta só colocar a campanha no ar. Configure tudo que for necessário para que ela fique disponível pelo tempo necessário, que caiba dentro do seu orçamento e que atinja o seu público-alvo.

Mensure os resultados

Ao finalizar todas as configurações da sua campanha, vem a etapa de mensuração dos resultados da sua publicidade online. É a etapa de analisar de forma mais detalhada o desempenho dos anúncios para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado.

Aprendeu o que é publicidade online?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é publicidade online, quais os tipos e como aplicá-la em seu negócio.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre como vender online e aumentar o seu faturamento.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download