Muitos empreendedores cometem alguns erros na hora de vender no Ecommerce. Um deles é ignorar a descrição dos produtos nos canais de venda, principalmente nas lojas virtuais. Essa falta de atenção pode acabar limitando as suas vendas.
Uma descrição de produtos bem feita é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Mas essa descrição não se limita a colocar características e especificações. Na internet, além dos consumidores buscarem mais do que isso, boas descrições de produtos ajudam na hora de melhorar a posição do seu negócio nos motores de busca, como o Google.
Para te ajudar a fazer melhor as descrições dos seus produtos e potencializar as suas vendas, separamos alguns pontos importantes que você precisa ter atenção.
A importância de uma boa descrição de produto
Uma boa descrição de produto ajuda o consumidor a se conectar com o produto e a desejá-lo. Além disso, melhora na otimização nos mecanismos de busca.
Mas, para isso, você deve entender que a descrição dos produtos deve ser uma parte do conteúdo. Ou seja, você deve entregar além das especificações técnicas, deve também mostrar como se usa o produto, de onde ele vem, quais são os problemas que ele resolve… Tudo que faça o consumidor entender que o produto é perfeito para ele.
Aproveite o texto da descrição para colocar as palavras-chave que vão te ajudar a melhorar a estratégia de SEO e melhorar seu posicionamento nos motores de busca.
Dicas para uma descrição de produtos perfeita
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1. As especificações
Quando se fala que não deve apenas colocar as especificações, não quer dizer que elas devem ser ignoradas. Pelo contrário, elas não podem faltar de jeito nenhum.
Portanto, a sua descrição deve conter as informações básicas do produto, como:
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Do que o produto é feito: informe o material daquele produto.
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Medidas detalhadas e peso: coloque todas as informações sobre as medidas e tamanhos
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Estado do produto: é novo, usado…
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Sistema utilizado (se for eletrônico).
Nessas especificações, seja direto e objetivo. Formate o texto de forma que, assim que a pessoa chegar, seja fácil que ela encontre essas informações. Há consumidores que querem saber apenas sobre isso, então facilite ao máximo.
2. Escreva de forma personalizada
A sua persona se conecta com quais tipos de texto? São pessoas mais jovens ou mais velhas?
Pegue as informações do seu público-alvo e faça uma descrição de forma que, ao chegar, eles se sintam à vontade para ler. Crie textos que eles se conectem, que falem a língua deles.
Você precisa mostrar que está falando diretamente com a sua persona e não para qualquer pessoa que chegue ali.
3. Tenha uma forma única de falar
Negócios que chamam a atenção são aqueles que são únicos. E isso é alcançado quando a marca cria certos padrões na comunicação.
Por exemplo, se o seu público é mais jovem, você pode fazer descrições usando certas gírias que eles entendem. Isso cria conexão com a sua persona e cria um tom para a sua marca.
4. Conte histórias
Lembre-se que o seu produto precisa gerar um sentimento com o seu cliente e uma das formas mais eficientes de fazer isso é por meio de histórias. Descrever o seu produto não deve ser apenas falar sobre ele, é preciso aproximá-lo do seu consumidor.
Crie histórias que envolvam o seu público com o seu produto, mostre como que aquele produto é perfeito para o dia a dia dele. Mostre que seu produto tem atributos que são ótimos para ele e que vão solucionar alguma dor.
Uma das formas de despertar sentimentos no seu consumidor é por meio dos gatilhos mentais.
5. Use as palavras-chave
Lembra que um dos pontos importantes de se fazer uma boa descrição é melhorar sua posição nos motores de busca?
Então, ao criar a descrição dos seus produtos, lembre-se sempre de usar essas palavras de forma estratégica. Encha o seu texto com a palavra-chave, mas não abuse, de forma que o texto fique chato de ler.
6. Prova social
Busque por avaliações positivas dos seus produtos.
Muitas pessoas buscam saber a experiência de outros clientes antes de comprar algum produto - aliás, confiam mais nisso do que qualquer coisa que você possa falar.
Use os feedbacks positivos a seu favor na hora de descrever seus produtos. Isso é uma forma de mostrar que toda a história que você está contando é real e que o produto ajudou outras pessoas.
Otimize as suas páginas de produtos
A descrição de produtos é uma parte muito importante que vai te ajudar a se conectar com os clientes, gerar uma boa experiência, confiança e mostrar que é autoridade no assunto. Além disso, é uma das estratégias para melhorar a sua posição nos motores de busca, o que faz o seu público chegar mais fácil até você.
Na sua loja virtual, procure também por colocar imagens de qualidade do produto, crie vídeos que mostram como usar, faça reviews. Lembre-se de que o cliente não está próximo ao produto, portanto, tudo que o aproximar dele e mostrar que é um ótimo produto é válido.
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